Aprenda a instalar o novo Linux Fedora 22

22 Comentários

Passados cinco meses do lançamento do Fedora 21, os responsáveis por esta distribuição lançaram o Linux Fedora 22. Esta versão está disponível em três edições distintas (Workstation, Sever e Cloud) e vem com um conjunto de melhorias significativas em cada uma delas.

Hoje vamos aprender como instalar o Fedora 22 Workstation.

fedora22_06


Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial que ensina como podem instalar a mesma. Os instaladores usados no GNU/Linux, em geral, têm vindo a evoluir e simplificar todo o processo.

Quais as novidades do Linux Fedora 22?

  • Disponível em três edições distintas (Workstation, Sever e Cloud)
  • KDE Plasma 5
  • XFCE 4.2
  • DNF (Dandified YUM) substitui o YUM (Yellowdog Updater, Modified)
  • GCC 5.1

Pré-Requisitos

Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual no VirtualBox com as seguintes configurações:

  • Disco: 20GB
  • Memória RAM: 2 GB
  • Versão do Fedora 22: Workstation

Como instalar o Linux Fedora 22?

A instalação do Linux Fedora 22 é agora muito mais simples, tudo graças à nova interface do instalador Anaconda. Para a instalação da versão Workstation deveram seguir os seguintes passos:

fedora22_00

Passo 2) Escolher a opção Install to Hard Drive

fedora22_01

Passo 3) Definir o idioma de instalação

fedora22_02

Passo 4) Configurações da Data/hora, teclado

Procedemos às configurações da Data/hora, Layout do teclado, Destino da instalação e se possível indicar logo a configuração da rede. Feitas as configurações basta carregar em Begin Installation

fedora22_03

Passo 5) Definir Credenciais para o utilizador root

Durante o processo de instalação é necessário definir a password para o utilizador ROOT, assim como podem criar um novo utilizador para o sistema.

fedora22_04

E está feito! Agora é só autenticarem-se e explorar a distribuição e todas as novidades desta versão.

fedora22_05

A versão instalada, como referido, é a  Workstation e é direccionada para desktops/portáteis. Incluiu várias ferramentas de desenvolvimento e está também mais fluído.

Se tiverem alguma duvida ou questão relativamente à instalação, deixem os vossos comentários.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao
    Joao

    Adoro fedora pois é simples e fácil de utilizar. Funciona até em maquinas antigas out of the box. Só ainda não consegui por a funcionar o radiotray. Fora isso é excelente. Testem!!!!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      O que considera “maquinas antigas”??
      tenho um portatil com HP Pavilion com Pentium 4 @3.4Ghz com 1Gb de Ram e não estou a conseguir instalar linux nenhum…
      Já cheguei a pensar que tinha a bios bloqueada a sistemas windows… é que nem em modo live cd eles correm…

      1. Avatar de jorjão
        jorjão

        Experimenta Lubuntu que é o mais levezinho . . .

      2. Avatar de Yuri da Silva
        Yuri da Silva

        Já tentou o Xubuntu?

      3. Avatar de geisson
        geisson

        Teus sistema é muito antigo e fedora, ubuntu e outras distros são tão pesadas quanto windows ou 8, tem versões minimalistas de linux que podem rodar sem problemas no seu equipamento 🙂

      4. Avatar de joao
        joao

        Hugo tenta o linux mint ou WattOS pois correm bem nesse HP

    2. Avatar de Yuri da Silva
      Yuri da Silva

      Após instalar no QEMU, Fedora 22 não dava boot. Ficava com o logotipo na tela. Também, o uso de memória, no LiveDVD, do GNOME Shell começava em 100MB e aumentava…

  2. Avatar de Bruno Jesus
    Bruno Jesus

    Já o tinha testado mas tirei e instalei o Ubuntu Gnome e meti o Gnome 3.16.

    O fedora parece-me muito fraco no que toca a repositórios.

    1. Avatar de nibbleshifter
      nibbleshifter

      O Fedora pode parecer fraco em repositório para o utilizador comum porque é filosofia da Fedora não ter pacotes que contenham software com uma licença comercial nos seus repositórios. É por isso que o Fedora não consegue ler MP3s sem alguma batota, por exemplo.

      Também foi por isso que eu abandonei o Fedora há já alguns anos! Não fosse isso e provavelmente ainda o utilizaria porque é extremamente sólido e fiável.

      1. Avatar de irlm
        irlm

        Solução adicionar RPMFusion e instalar Fedy tudo automático.

    2. Avatar de Joel Queiroz
      Joel Queiroz

      Eu não diria que é fraco, senão que é um sistema produzido pelo Red Hat e distribuído gratuitamente, com o objetivo de testar os bugs dos programas novos, para posteriormente lançá-los perfeitos no Red Hat comercial, que é um sistema pago.

  3. Avatar de Realista
    Realista

    Não gosto do aspecto visual do Unity… deus me livre, feio como tudo e precisa de recursos até dizer chega.

    1. Avatar de José Cordeiro
      José Cordeiro

      este é GNOME…

    2. Avatar de Marco
      Marco

      va repete comigo: “Fedora não é Ubuntu. Vá outra vez. Fedora não é Ubuntu.”

  4. Avatar de Alc
    Alc

    Olá,

    Preciso de uma ajuda no seguinte:
    Tenho instalado o Ubuntu Server instalado no VMWARE.
    Tenho uma partilha da máquina física para o Ubuntu via vmware-tools.
    Tenho no Ubuntu o Mysql instalado, mas a base de dados está na maquina fisica, na qual o Mysql tem acesso via a partilha.
    Tudo funciona bem, excepto sempre que reinicio o server, em que o Mysql falha o acesso à base de dados.
    O que acontece é que o mysql é carregado no ubuntu antes do vmware-tools (que habilita a partilha) e então como quando o mysql é arrancado, a partilha ainda não existe, ele origina erro.
    Para o por a funcionar, tenho que pelo terminal fazer start e funciona bem, dado que o arranque do ubuntu foi concluida e a partilha restaurada.
    Há maneira de alterar o arranque de forma que o mysql inicie depois de wmware tools?
    Onde poderia alterar isso? Não sou muito conhecedor de linux.
    Obrigado em quem possa disponibilizar ajuda

    1. Avatar de Marco
      Marco

      e que tal instalares o mysql na maquina fisica? ou então a bd na maquina virtual.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      e que tal instalares o mysql na maquina fisica? ou então a bd na maquina virtual.

    3. Avatar de Ryze
      Ryze

      Bem a solução para o teu problema depende se os serviços estão a arrancar através do Upstart ou não. Partindo do principio que sim, deve existir um ficheiro chamado /etc/init/vmware-tools.conf .
      Edita esse ficheiro e muda a linha que começa com “start on…” para “start on starting mysql” (sem as aspas). Guarda o ficheiro anterior para o caso de dar bosta e reinicia p ver se funciona.

    4. Avatar de Alc
      Alc

      Obrigado a ambos pelas respostas. Infelizmente não funcionou. Felizmente que não preciso desligar o servidor constantemente, dado que ativando o mysql manualmente no inicio do arranque do server, ele funciona bem! Por enquanto vou usando assim até que descubra uma solução.
      Abraços

  5. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Conhecem algum bom forum em português sobre o fedora, onde se esclareçam duvidas, etc. Aqui no pplware, fala-se mais em ubuntu e a maior parte dos foruns falam de debian based como o ubuntu. E pelo pouco que sei e tenho visto, parece-me que o fedora é um melhor SO, no sentido de ser mais fluido que o Ubuntu. Mas sem um bom forum para tirar duvidas, vai tornar-se complicado.

  6. Avatar de Macopio
    Macopio

    Boa tarde,
    Instalei o Fedora no VirtualBox para testar e após reiniciar volta a pedir para fazer novamente a instalação. Isto também acontece para o DeePin. Instalei na mesma máquina virtual o OpenSuse e correu bem.
    O que estou a fazer de errado?