Microsoft quer diminuir número de apps na Loja de aplicações

64 Comentários

Um dos primeiros parâmetros para avaliar uma loja de aplicações é quantidade de aplicações que esta disponibiliza. Nesse campo a Microsoft perde para todos os seus concorrentes mas, ao que parece, a empresa quer reduzir ainda mais o “pequeno” número de apps que disponibiliza.

A ideia não é descabida pois, segundo a própria Microsoft, a ideia é ter qualidade e não quantidade.

windows-store-look


Com a Apple e a Google a disponibilizarem nas suas lojas de aplicações mais de 1,2 milhões de aplicações cada uma (em Janeiro de 2015 a App Store tinha 1,21 milhões de aplicações e o Google Play 1,43 milhão de apps), a Microsoft parece não querer seguir esta tendência e quer ter menos aplicações mas melhores.

Apps “repetidas”

Na prática a empresa de Redmond quer acabar com as apps para o mesmo efeito (para quê ter 20 apps que são simplesmente uma lanterna???), apps que tenham ícones semelhantes (para não enganar utilizadores) e até apps que tenham fraco desempenho.

windows_000

Apps com preço Elevado

Além disso, a Microsoft poderá também intromete-se no preço praticado pelos programadores. A ideia é que o preço seja justo e que as apps não cobrem por um serviço que é oferecido gratuitamente por outra aplicação.

apps_1

Apps “falsas”

Ao nível da segurança a Microsoft pretende também dar uma “limpeza” nas apps falsas, clonadas/disfarçadas. Por exemplo, se procurarem actualmente por minecraf o resultado será um conjunto de apps que nada tem a ver com o jogo. Com esta medida, a Microsoft pretende também diminuir o volume de downloads “por engano”.

Minecraft-windows-store-exemplo

Com estas medidas a Microsoft pretende oferecer uma loja de aplicações mais credível. O desafio não é fácil mas é sem dúvida uma boa iniciativa por parte da Microsoft. Os utilizadores não se deverão regular pela quantidade de apps da loja de aplicações mas sim pela qualidade que esta oferece.

Considera uma boa estratégia ou um risco que a Microsoft vai correr?

Via Windows Blog |windowsteam

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    Os outros dois players deveriam seguir o exemplo, porque a quantidade de lixo é terrível!

  2. Avatar de Mikes
    Mikes

    Se os outros fizessem o mesmo não tinham o número de apps que teem.
    Se o Google fizesse o mesmo, certamente perdia 50% das apps (ou mais).

  3. Avatar de Luis Sa
    Luis Sa

    Excelente estratégia.
    Gostava de ver era a Apple e a Google a seguirem a Microsoft já que realmente existem apps nas diferentes atores que não servem para nada.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1

      Concordo plenamente, “a ideia é ter qualidade e não quantidade.”

  4. Avatar de Joao A
    Joao A

    E para quando facebook messenger, hangouts, google maps apps para o windows 10? Isto no surface 3 ou pro 3 seria fantastico. Se nao preciso do ipad.

    1. Avatar de flavio
      flavio

      Aplicações google em windows esquece, a google não quer saber. Em relação ao facebook messenger, ve isto : http://messengerfordesktop.com/

      1. Avatar de Ismael Guimarães AJ
        Ismael Guimarães AJ

        Esse site – https://www.messenger.com – tem uma versão melhor

    2. Avatar de censo
      censo

      O windwos 10 ainda não viu a luz do dia. Tudo o que há são testes e mais testes. De qualquer forma, aplicações google no windows será pouco provável por culpa da google.

      1. Avatar de Joao A
        Joao A

        porque a microsoft nao proibe a instalacao do chrome e servicos google no windows 10? Seria um bom braco de ferro.

        1. Avatar de Ricardo Raimundo
          Ricardo Raimundo

          Gostava de assistir a isto.. sem dúvida!

        2. Avatar de Mikes
          Mikes

          Porque seria acusada de concorrência desleal – como já foi no passado.
          Além do mais, a MS tem é de se preocupar com os seus produtos e não com os dos outros – como tem feito até agora e quem está, muito bem. Quem não está, também não faz falta.
          Actualmente os produtos da Google nem são assim tão melhores que os da concorrência, portanto… a Google que fique “orgulhosamente só”!

        3. Avatar de JJ
          JJ

          Por isso seria contra actual filosofia da Microsoft.
          E o Windows é um sistema onde “tudo” pode ser instalado…

          1. Avatar de Joao A
            Joao A

            Imaginando que és um tipo amigavel com todos, mas ha um que entra em conflito ctg, vais ser amigavel com ele? A filosofia acaba quando outra empresa entra em birras que nada beneficiam o consumidor

          2. Avatar de JJ
            JJ

            A Microsoft nunca foi dessa de birras. Se a Google não quer fazer apps para Windows, tudo bem. Mas a Microsoft continua a fazer as suas apps para todos os sistemas. No final, vamos ver qual é a empresa que fica mais bem relacionada com os clientes.

          3. Avatar de censo
            censo

            E não se esqueçam que a google é um excelente cliente da Microsoft à custa das patentes!

        4. Avatar de Ismael Guimarães AJ
          Ismael Guimarães AJ

          Porque não pode, nem lhe interessa isso. Eles também querem ter suas APPS no Android.

    3. Avatar de Mikes
      Mikes

      Usas a vertente webapp e tá feito 🙂

      1. Avatar de Joao A
        Joao A

        n tens notificacoes como no ios / android

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Como é que sabes se o W10 ainda não saiu?!

        2. Avatar de Telmo Andrade
          Telmo Andrade

          Nisso estás completamente enganado. Se tivesses visto a //Build 2015, verias que as webapps no windows 10 a partir de agora poderão ter notificações, bem como a Cortana.

  5. Avatar de JJ
    JJ

    Acho uma medida muito boa!
    As vezes perder-se “horas” a procura da app que realmente é para aquilo que se quer, passando por dezenas/centenas apps que simplesmente não servem para nada!!!

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    hehe deixa-me rir, isto é atirar areia para os olhos do ppl,

    Bem sabemos que a Microsoft não chega aos calcanhares da google no que toca a oferta de apps, porque os developers nunca apostaram muito na microsoft, agora dizer que vão diminuir por vontade propria hehe pois sim!

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Sim. Como já começa a haver lixo a mais na store, acho este passo importante para a MS que quer passar a ideia de qualidade.
      Os outros que façam o mesmo se tiverem coragem de admitir que 50% da sua loja é lixo.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Há perto de 300 aplicações que imitam arejos do interior no Google store,só há meia duzia para Windows,isto não pode continuar,os desenvolvedores tem de por mão nisso.

    3. Avatar de Joao A
      Joao A

      O windows 10 depende disso, se as apps continuarem ao nivel do w8, mtos vao trocar para mac ou w7. Eu gostava de ter um surface mas o ipad tem apps que o windows n tem..e os programas windows em touch sao para esquecer.

      1. Avatar de flavio
        flavio

        Estás a comparar duas coisas diferentes. No windows 7 não existe o conceito de apps. Existem programas, que irão também funcionar no W10, por isso a primeira situação que referes não faz muito sentido

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Eu tenho um Surface e não vejo os problemas que referes.
        Além do mais, com o Windows RT morto, nem podes comparar um Surface (que corre programas) com um iPad (que só corre apps).

    4. Avatar de JJ
      JJ

      Lá no fundo, a Microsoft não precisa de ter muitas apps na sua loja. No Windows pode-se instalar todo o tipo de programas!
      É muito simples, se as apps não tiverem o mesmo nível de qualidade do que os programas “normais”, simplesmente não instala.

  7. Avatar de Sim Sim!
    Sim Sim!

    Por um lado acho boa estratégia! é sempre melhor ter menos mas com muita qualidade do que muito com pouca qualidade.

    Por outro lado, o facto de poderem ter mais aplicações, pode ser uma ajuda para se criarem novas e inovadoras inspiradas, e tb pelo facto de possivelmente o processo de se criar e publicar novas apps ser facilitado

    1. Avatar de Mikes
      Mikes

      Sim, apps de peidos e lanternas é very inspiring sem dúvida.

  8. Avatar de Realista
    Realista

    Acho muito bem, apps para peidos deixem para os iphones e androids!

    1. Avatar de Joao A
      Joao A

      se n tens apps para isso, tens de ser tu a da-los 😛

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Nada melhor para animar a malta além de que sensorialmente é outro nível! 😀

  9. Avatar de JN
    JN

    Se o Windows já tinha a loja com menos lixo, agora ficará ainda melhor.
    O pior que pode acontecer neste particular, é os utilizadores terem uma loja que mais parece um bazar chinês, daqueles que nem se consegue circular nos corredores…
    Excelente estratégia.

  10. Avatar de Ricardo Raimundo
    Ricardo Raimundo

    Considero uma excelente medida por parte da Microsoft. Estou a gostar desta nova maneira de fazer as coisas.
    A Microsoft está a renascer das próprias cinzas.. e quem diz isto é um ex MS hater..

    1. Avatar de JJ
      JJ

      “renascer das próprias cinzas”… é um pouco exagerado, porque a Microsoft nunca teve numa real queda.

      1. Avatar de Telmo Andrade
        Telmo Andrade

        Nao digo que seja um renascer das proprias cinzas, mas sim reinventar-se de novo. O Satya Nadella vei trazer uma lufada de ar fresco e mudar o conceito que era antes a Microsoft e limpar as besteiras da epoca do Steve Ballmer.

  11. Avatar de Proud Troll
    Proud Troll

    Abre-se a app nativa Win8 para ver o tempo para a semana: demora mais tempo a abrir que abrir o browser e ir ao site da meteorologia.

    Loja de apps demora mais a abrir que o tempo que demora a descarregar a app 200MB.

    E querem falar em padrões de qualidade.

    Só de pensar que depois é a mim que chamam de troll quase me dá um BSOD nos neurónios, ou daria se o meu cérebro corresse windows.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Já pensas-te em fazer um upgrade ao hardware ou reinstalar o Windows? É que para demorar assim tanto, é porque algo não estará bem com o teu sistema…

      1. Avatar de Proud Troll
        Proud Troll

        E ainda me chamam troll…

        Qual foi a parte de só as apps “nativas” win8 arrancam que nem lesmas nesse mesmo win8?

        Browsers, seja qual for, é click e começar a usar (IE não conta . Offices, tanto ms como libre, idem. VS2013, o mesmo. Spotify, quase instantâneo. Apps “estilo” win 8: 20-30s a ver um ecrã de uma só côr com o icon da app a branco no centro. E estou a falar de coisas insignificantes como tempo, notícias, etc… Nas de notícias (nativa pre-instalada) ainda é mais ridículo, vejo no “rectângulo” um título, abro, espero, e depois de aparecer texto vejo que ainda me apresenta a última que li, mas 20-30s e lá aparece a respectiva. Para não falar da usabilidade inutilizável.

        Nada contra o menu aos quadradinhos, mas as apps são um lodo. Querem fazer um pau para toda a obra, quando cada dispositivo tem o seu contexto. Mas depois eu é que sou troll.

        E falo de PCs que telelés é 3310 4ever. Mais nada.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Ainda bem que és mesmo orgulhoso de ser troll.
      Alguém que reconhece e tem orgulho na sua estupidez não vale a pena contra-argumentar.

    3. Avatar de Joao A
      Joao A

      isso e porque tens um hdd…compra um ssd que as apps abrem tao ou mais rapido que no ipad

      1. Avatar de Joao A
        Joao A

        n digo android pq ja se sabe que e um SO lento e cheio de bugs, mas apple e o padrao de qualidade

        1. Avatar de Mikes
          Mikes

          Tu e o Proud Troll são o mesmo ou pertecem ao mesmo grupo?!

  12. Avatar de Tulio
    Tulio

    Boa medida. Deviam acabar com as aplicações falsas. Muitas vezes o nome do programador/empresa foi criado com o intuito de enganar o utilziador e para o levar a pensar que está a instalar uma aplicação de uma empresa credivel. Até os icons são criados com esse objectivo são varios os icons com design semelhante as apps da microsoft e que sao de outras empresas. Acredito que para os stressados das apps vai ser um reves. so querem quantidade …

  13. Avatar de Oscar
    Oscar

    Eu sinto falta de algumas aplicações no Windows Phone 8, procuro algo do tipo Cerberus no Android e não há. É só um exemplo

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Sabes… podes ativar o sistema de segurança do WP, e consegues fazer praticamente o mesmo do que essa aplicação, através da tua conta no site do Windows Phone: localizar o equipamento, fazê-lo tocar, bloquear, entre outras coisas…

      1. Avatar de Oscar
        Oscar

        Mas existe alguma aplicação para receberes ou teres acesso aos SMS?
        Necessito de aceder aos SMS / Telefonemas realizados pelos meus filhos e em WP não encontro nada?

  14. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Andei a procura da app pushbullet para o windowns phone do meu irmao, pelo que percebi não existe official, então entalei uma alternativa, que nem passa da tela inicial. alguém tem uma solução?

  15. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    É uma posição ‘paternalista’ que se for aplicada em demasia vai criar uma “barreira” ou neste caso ‘subir a barra’ para os programadores. Se calhar muitos deles vão desistir de desenvolver para Windows.

    E sim, há muitas aplicações de lanternas, mas porque decidir pelo utilizador qual fica? E o preço? Decidir ‘eliminar’ uma app porque existe outra que é gratuita?

    Para mim este tipo de medidas é não deixar os utilizadores serem os filtros e limitar a escolha. Se eu quiser desenvolver uma aplicação que liga a lanterna e dá pedidos quando se liga fico logo de fora.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Acredito que isso não venha a ser assim tão linear.
      Até porque duvido que vão ter uma equipa a testar individualmente todas as apps que são lançadas.

    2. Avatar de Mikes
      Mikes

      Sim, é lixo tem de ficar de fora para evitar que os utilizadores percam tempo a instalar -> abrir -> dizer palavrões -> reportar à MS -> desinstalar -> dizer mais palavrões e procurar outra.
      Os programadores que façam coisas úteis se querem ter clientes.

  16. Avatar de Oscar
    Oscar

    Conhecem alguma aplicação de vigilância para Windows Phone, necessitava de fazer a supervisão do telefone do meu filho, SMS e Telefonemas sem ter acesso ao hardware.
    Para IPhone e Android há, mas para o WP não encontro, penso porque o sistema operativo não permite correm aplicações em 2º plano.

    Há alguma solução?

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Procura por controlo parental, pode ser que encontres algo.

    2. Avatar de ilima
      ilima

      Boa tarde ,existe o site da Microsoft family , se dá para isso não reparei ,mas uma coisa que dá para fazer por exemplo é controlar e autorizar as apps que os miudos querem instalar ,isto tudo associando o tel.do miudo na sua conta microsoft, espero ter ajudado

  17. Avatar de Cleiton
    Cleiton

    “Preço Justo” seria se o Visual Studio fosse de graça. Como não é, a loja ainda continuará em deficiência de bons aplicativos.

    1. Avatar de Proud Troll
      Proud Troll

      Não só houve o Express à borliú para WP, como agora há o Community, 100% funcional para indivíduos e empresas com equipas pequenas (até 5 programadores, julgo eu).

      Mas tudo bem, eu é que sou o verdadeiro troll cá do burgo. Há cada um…

    2. Avatar de JJ
      JJ

      Mas existe uma versão gratuita do Visual Studio, praticamente ao mesmo nível do que a versão PRO.

  18. Avatar de Mota
    Mota

    Este é oficialmente o post com comentários menos inuteis ever seen.

    Estão todos de parabéns por isso. Menos fanboys e mais informação! 😉

  19. Avatar de Necroman
    Necroman

    A Microsoft já tinha esta ideia desde o lançamento da loja com o Windows Phone 7. No entanto os utilizadores costumam achar que “mais é melhor” e então a imprensa nem se fala!
    De qualquer forma, queria alertar para os erros que existem no artigo “minecraf” em vez de “minecraft” e devem haver mais, mas acabei por nem ver pois este artigo é baseado num outro de um site brasileiro, como se pode ver inclusive pelas imagens.

  20. Avatar de Pinheiro
    Pinheiro

    Quando li o titulo da noticia pensei “ainda mais?!” depois é que reflecti e apercebi-me da genialidade disto. uso um iphone 5 e na app store há demasiadas aplicações e sem efeito nenhum, alias a uma que é a mais cara do mundo e não serve para nada lol ao que chegamos.
    estou ansioso que a microsoft lance o seu topo de gama com W10 para trocar pelo iphone. cada vez mais rendido a windows, sem duvida. se o que é simples, é bom, então a windows é o produto certo

  21. Avatar de Pinheiro
    Pinheiro

    amigos, o mercado do “vender muito” já acabou,agora é mais nicho de mercado e não em massa. vender um determinado produto a um determinado cliente. e assim se fazem as boas empresas. o que interessa é mesmo a qualidade 🙂