Apple já tem solução para o bug das mensagens do iOS

20 Comentários

Descoberto esta semana, o mais recente bug do iOS consegue deixar fora de serviço qualquer iPhone com uma simples mensagem de texto. Recorrendo à sequência certa de caracteres é possível reiniciar o equipamento.

Mesmo havendo já soluções não oficiais, e que conseguem resolver o problema, o mesmo tem estado a ser avaliado pela Apple, no sentido de ser disponibilizada uma solução final.

Enquanto essa actualização não chega, a Apple recomenda aos utilizadores três simples passos para se libertarem do problema.

ios_bug_sms_2

O problema que este bug traz não é simples de resolver de forma directa pois a aplicação de mensagens está sempre a tentar ler a nova mensagem recebida, o que leva que os dispositivos voltem a reiniciar.

É por isso necessário que a mensagem que está a travar o iOS seja eliminada ou pelo menos marcada como lida para que a aplicação de mensagens volte a funcionar correctamente.

A solução oficial da Apple, apresentada numa página dedicada ao problema, mostra uma forma simples de resolver o problema. Basicamente segue os mesmos passos que a maioria das restantes soluções, mas recorre à Siri para o fazer.

Eis então os passos recomendados pela Apple para resolver o problema:

  • Pedir que à Siri para marcar todas as mensagens como lidas – “Siri, read unread messages”
  • Usar a Siri para responder à mensagem que está a comprometer o sistema. Após este passo a aplicação de mensagens voltará a funcionar de forma correcta
  • Com a aplicação Mensagens aberta só tem de arrastar a mensagem em causa para a esquerda para a apagar.

Notem que esta solução é apenas temporária e que o iOS voltará a ter os mesmos problemas caso recebam novamente uma mensagem com o código malicioso.

ios_bug_sms_1

Apesar de ser um problema do iOS não se limita a afectar a aplicação de mensagens, tendo sido já reportados comportamentos similares nas aplicações do Twitter e do Snapchat.

A forma mais segura de evitar estar exposto ao problema é através do desligar das notificações das aplicações de mensagens, Twitter e Snapchat.

Com o erro identificado e com o problema reconhecido, a Apple estará a tratar de o resolver com a máxima brevidade. Uma solução surgirá em breve e muito provavelmente através de uma actualização do sistema.

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    E sabeis vós que a string de caracteres unicode são àrabes, marathi (uma língua falada em parte da Índia) e chineses?

    Como raio é que o sujeito que descobriu a string foi juntando os caracteres até crashar o “interpretador” unicode do iOS?

    1. Avatar de int3
      int3

      debug. reverse eng.
      o core do iOS é open .

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        não é nada. não espalhes mentiras

      2. Avatar de Mário
        Mário

        A Apple utiliza o FreeType, como outros, inclusive o Android…

        https://www.youtube.com/watch?v=-cXam3OQCSg

        REVENGE TIME!

      3. Avatar de W10 Incoming
        W10 Incoming

        “o core do iOS é open .”
        Aldrabão.

  2. Avatar de Joao
    Joao

    apple resolve logo, android nc resolve..e a diferenca e o preco vale tudo isso

    1. Avatar de Fagl4
      Fagl4

      Solução é resolver o problema, não é resolveres com uma mensagem e a próxima causar um reboot e teres que repetir isto novamente

      O título devia ser modificado

    2. Avatar de LP
      LP

      “Notem que esta solução é apenas temporária e que o iOS voltará a ter os mesmos problemas caso recebam novamente uma mensagem com o código malicioso.”

  3. Avatar de Mota
    Mota

    Nada contra a apple mas…

    “Com a aplicação Mensagens aberta só tem de arrastar a mensagem em causa para a esquerda para a apagar.”

    Isto não é solução de nada.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mota, parece-me que esse é o 3.º passo. É necessário fazer os dois anteriores e pela ordem correta.

    2. Avatar de Hélder
      Hélder

      Também não é solução para muitos problemas ter de instalar root e meter apps de terceiros…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Mais vale pagar fortunas por aplicações com varias alternativas gratuitas para android, é?

        1. Avatar de Mário
          Mário

          Fortunas para que aplicações?

          Para resolver problemas no Android, muitas das vezes tens de pagar por apps, mas é!

          1. Avatar de Marc
            Marc

            ai é? dá me um exemplo… Nunca tive que usar e nunca vi na net apps que resolvem problema em troca de dinheiro. é capaz de haver, mas basta dar um salto ao XDA que la tem tudo e grátis…

          2. Avatar de Mário
            Mário

            Hã?

            Sim, sim.. manda-me lá os teus detalhes do cartão de crédito, que eu resolvo-te o problema do dinheiro…

  4. Avatar de LP
  5. Avatar de Nokall
    Nokall

    Se forem as notificaçoes > Desactivar > Mostrar pré-visualizaçao. Ja nao crasha nada 😀 Espero ter sido util 😛

  6. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    Provavelmente isto tem haver com o TextKit do iOS8, devem lançar uma versão com um hotfix para isso não tarda.

    1. Avatar de Nuno Gonçalves
      Nuno Gonçalves

      Afinal parece ser o problema outra vez do CoreText :/ – http://www.imore.com/unicode-rendering-bug-crashing-messages-lockscreen

      O que se torna esquesito estar isolado só ao iOS8.3, ainda nem tentei testar no meu iPhone3GS que tem só o iOS6.1.3.