iPhones reiniciam com uma “simples” mensagem

106 Comentários

Lembra-se do problema que afectou os smartphones Wiko? Desta vez, um problema idêntico está a assombrar os utilizadores do iPhone/iPad. Na prática basta o utilizador receber um conjunto específico de caracteres no iMessage que este bloqueia de imediato, obrigando o iPhone/iPad a reiniciar.

Esta informação apareceu inicialmente no site Reddit e a Apple ainda não tem qualquer solução para tal problema.

iphone_00


Se é utilizador do iOS e se recebeu uma mensagem “esquisita” no iMessage e o seu dispositivo reiniciou…não se assuste! Trata-se de um bug que foi detectado no iMessage e que leva o iPhone/iPad a reiniciar abruptamente. A mensagem em questão contem uma sequência de caracteres árabes, sendo o suficiente para fazer reiniciar o dispositivo.

Apesar de ainda não existir solução, há no entanto algumas medidas que o utilizador pode tomar para evitar que o sistema reinicie, como por exemplo, bloquear o contacto pelo qual recebeu tal mensagem.

 

messagescrashingbug

Até ao momento a Apple ainda não reagiu a tal problema mas um utilizador já informou via Twitter que, em conversa com o suporte técnico, lhe deram a indicação que o bug está a ser resolvido – ver aqui.

Veja como tudo acontece

Comentários

106

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Reinicia ou faz respring?

    1. Avatar de FG
      FG

      Nem um, nem outro, apenas crasha a App das mensagens.

      1. Avatar de int3
        int3

        não. O meu iphone ficou todo preto e reiniciou sem mostrar o apple logo. Depois só passando uns minutos é que consegui aceder á app das mensagens porque se aceder logo depois disso a app crasha.

        1. Avatar de knom
          knom

          isto já é bug antigo se não me engano é da altura do 4 e do 4s… e foi “resolvido”

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Nota-se.

          2. Avatar de censo
            censo

            Pois…enganas-te!

        2. Avatar de HUMM
          HUMM

          Então um gajo que tem o simbolo do linux aqui tem um apple? hummmm.. isto de apple e liberdade não se mistura haha (brincadeira sem ofensa atenção!)

          1. Avatar de int3
            int3

            UNIX 😀
            Um bom “geek” usa e entende de tudo 😉

          2. Avatar de Etnic_bOy
            Etnic_bOy

            Um bom geek não é hater ridiculo da Microsoft.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            Há uma diferença entre os que percebem, e os que fazem que percebem…

            Os religiosos são os últimos, e os que fazem mais basqueiro na Internet…

  2. Avatar de gFan
    gFan

    LOL pensei que fosse só em telemóveis made in China.

    1. Avatar de stuff
      stuff

      e o Iphone é feito onde?

      1. Avatar de knom
        knom

        *agozar*

        NO JAPÃO

        1. Avatar de int3
          int3

          Montado na china. Feito nos USA

    2. Avatar de Cenas&Coisas
      Cenas&Coisas

      Afinal de contas o iphone também é feito na China….

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Os androids reiniciam se no início da mensagem tiver um = ..isso sim ridículo agr caracteres árabes ninguém usa, os árabes n precisam e tlms n tem dinheiro para isso na grande maioria

      1. Avatar de alexmv
        alexmv

        estás enganado.. Apenas os Wikos tinham esse bug..

        1. Avatar de knom
          knom

          primeiro o bug era nos androids…. wiko, bq, etc…. era tudo afetado por essa treta

          1. Avatar de Flavio
            Flavio

            primeiro o bug era da app que vinha por defeito para as mensagens nesses “smartphones”. Não vinha em todas as marcas.

        1. Avatar de Diigo
          Diigo

          Mentira o S3 da minha namorada acontecia… Agora com uprate de Android ja nao

      2. Avatar de João MS
        João MS

        Realmente….quem é que se vai lembrar de enviar mensagens escritas com o alfabeto árabe?? Os Árabes comunicam por linguagem gestual. E na ARABIA Saudita são uns pobretanas…a familia real quase que passa fome!

      3. Avatar de JJ
        JJ

        Se calhar mais de metade da população dos Emirados tem mais poder de compra que do que os Português que usam iPhone.

      4. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        Então é tal e qual os europeus. A grande maioria não pode ter um iPhone.

      5. Avatar de Hugo
        Hugo

        Carlos lool isso so sao os aparelhos que tem CPU mediatek
        O meu n desliga

      6. Avatar de Pedro
        Pedro

        Comentário infeliz… Só porque são árabes não podem ter iPhones? Os tugas são dos mais mal pagos da Europa, também não deviam ter iPhones…

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Os arabes detestam os EUA, logo n vejo porque vao comprar um simbolo americano como e o iphone…e mais provavel comprarem samsung ou lg

          1. Avatar de Imparcial
            Imparcial

            Por essa ordem de ideiais os japoneses nunca iriam consumir produtos americanos. Basta “recuar” 70 anos para perceber porquê. No entanto, no japão, os iPhones vendem mais do que os Sony Xperia.

            Mais, se é possível escrever árabe nos iPhones é porque o iOS suporta essa língua. Escrevendo essa língua nunca deveria causar esse tipo falhas. É um bug sério e merece atenção independentemente de ser no iOS, Android, Windows Phone ou qualquer outro sistema operativo. Ou suporta e funciona bem ou não suporta.

      7. Avatar de Daniel
        Daniel

        Os Arabes não têm dinheiro?
        Pois… realmente se há coisa que não falta a uma parte deles é dinheiro… infelizmente também só têm isso, já inteligência….
        Já agora tenta comprar em Portugal numa qualquer loja um iPhone ou iPad em ouro de 24 kilates, ou telemoveis com pedras preciosas no lugar de botões?
        Pois é, aqui nas Arabias, quase que tropeças em lojas com artigos desses para venda!

        1. Avatar de Mario
          Mario

          os arabes ricos sao uma minoria…a grande maioria nem para comer tem…querem la saber do iphone, nem para um dumbphone tem se calhar

          1. Avatar de flavio
            flavio

            como sabes isso?

          2. Avatar de Daniel
            Daniel

            Mario, olha só para teres uma ideia:
            Existe uma cadeia de lojas no Médio Oriente chamada EXTRA, que é o equivalente ao que tens em Portugal tipo a FNAC, Worten ou Radio Popular.
            http://www.extrastores.com/en-sa/
            Se fores ver a secção só da Apple, tanto nos iPads como iPhones repara na quantidade, que eles têm a venda em ouro e prata:
            http://www.extrastores.com/en-sa/products/computers/tablets-385?brandid=611
            http://www.extrastores.com/en-sa/products/mobiles/smartphones-191?brandid=611
            Nota, isto não é só na página web deles, eu já estive na loja deles em Alkobar, a saida de Dammam, e estão lá em exposição, em stock ao lado dos outos, e são vendidos da mesma forma que os normais!
            Pobreza há muita aqui por estas bandas, mas o equivalente a nossa classe media na Europa, aqui está muito mais a frente!
            Lembra-te disso quando fores por combustivél da próxima vez!!

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Afinal, o mais belo, o melhor, o telemovel com mais vendas de sempre,o itudo, com uma simples mensagem vai abaixo? como e possivel… venham as pipocas e os argumentos.

    1. Avatar de FG
      FG

      A diferença é que na Apple, isto é pesquisado e é notícia…

      No android, seria o pão nosso de cada dia, não era assunto…

      E a diferença maior, é que a Apple lança um update, e isto é resolvido… Para toda a gente…

      Além disso, não se perde nada, já grande parte dos android podem ser reservados com uma simples SMS ou código QR!

      1. Avatar de FG
        FG

        *resetados = apagados todos os dados pessoais do utilizador.

      2. Avatar de Realista
        Realista

        A diferença é que no Windows Phone não há disto… LOL

        1. Avatar de FG
          FG

          A diferença é que ninguém usa Windows Phone, nem se lembrariam de testar isto…

          Quem é que quer saber de testar o WP?

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            O que é que fazem os outros sistemas operativos que não faz o windows Phone?!
            Eu vejo erros nos outros sistemas que não vejo no wp e são considerados os melhores do mundo!!!

  4. Avatar de Skilo
    Skilo

    Ai e tal, os Androids …

    Como podem ver, todos os SO’s têm problemas, nenhum é perfeito.

    Portanto aproveitem para falar das coisas boas de cada um.

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Chiii ter o mesmo erro que um Wiko ainda por cima um Android.. SHAME ON YOU lololo

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Problema idêntico, não é tal fácil de testar (caracteres árabes :))

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Vai um copy past do google translater hihihi

        Acho irónico a noticia eu nem ligo a isto de IOS VS Android ja que utilizo um nokia “achas” 500

        Comentei pois apenas pra me meter na fogueira o que eu vejo na minha realidade é quando querem tanto faz um Sistema que esteja incluído num telemovel de 99€ como um de 999€ as pessoas é que não aprendem que o que o Homem Constrói o Homem destrói

        logo viva o meu Asha 😉

        1. Avatar de knom
          knom

          e o meu Nokia X2-00!!!!

  6. Avatar de fabio
    fabio

    O problema anterior não funciona(va) só nos WIko, funciona em muitos telefones equipados com socs mediatek..

  7. Avatar de Mikes
    Mikes

    É uma feature, não um bug

    1. Avatar de O Tenro
      O Tenro

      E uma feature grátis, ainda por cima!!!

  8. Avatar de scalare
    scalare

    ex?
    que se possa fazer copy/past e enviar ?
    😉

    1. Avatar de int3
      int3

      Power
      لُلُصّبُلُلصّبُررً ॣ ॣh ॣ ॣ

      1. Avatar de scalare
        scalare

        ja me c** a rir , e depois assustei-me, pois nao parava de reiniciar , tive de mandar outro sms com uma palavra qualquer para que o “power….” subisse e deixa-se de fazer rebbot

  9. Avatar de JJ
    JJ

    Uma boa brincadeira para fazer bloquear os iPhones dos amigos…

    Mas quem envia, também não tem o mesmo problema?

      1. Avatar de JJ
        JJ

        Pois… isso deve ser uma questão de interpretação de caracteres em equipamentos que não tenho o idioma árabe. Não deve ser difícil de resolver.

      2. Avatar de Andre Alves
        Andre Alves

        e agora como se resolve! eu fikei com esse problema, e já fiz reboot e nada. continua a não dar :/ 🙁

        1. Avatar de HUMM
          HUMM

          Compras um telemóvel Android. Poupas dinheiro e ficas melhor servido.. ah e não reinicia com sms.

        2. Avatar de lourenço
          lourenço

          tens q receber uma sms qualquer a dizer qualquer coisa depois o “mensagens” desbloqueia!

      3. Avatar de NT
        NT

        Se for Android não tem… 😉

  10. Avatar de O Curioso
    O Curioso

    A notícia seria mais interessante se tivesse uma caixa de texto preparada para o copy paste, mas isso é só a minha opinião.

  11. Avatar de Jay_OR
    Jay_OR

    Já está corrigido.

  12. Avatar de Luis Soares
    Luis Soares

    Já testei diversas combinações que vi na NET e ate agora nada a menos que não funcione no iPhone 5

    1. Avatar de Luis Soares
      Luis Soares

      Já testei não faz reboot só crash a APP e tens de se reiniciar para a APP voltar a funcionar

      1. Avatar de Pedro Peixinho
        Pedro Peixinho

        Como faço para que a app volte a funcionar?
        é que enviaram-me uma msg destas e agora não consigo ir à app. está sempre a ir abaixo.
        reinicio e continua na mesma.

        1. Avatar de Luis Soares
          Luis Soares

          mandar um foto para o utilizador e ja da para poderem apagar a sms manhosa e fica a funcionar perfeitamente

          1. Avatar de gFan
            gFan

            “funcionar perfeitamente” LOL

        2. Avatar de HUMM
          HUMM

          hahaha

          Então peixinho??? Defendias tanto a apple, apple é que é! Não tem bugs nem nada agora estás aflito???

        3. Avatar de André
          André

          Usas a siri para responder à mensagem 😉

  13. Avatar de RazorBlade
    RazorBlade

    Vale a pena acrescentar que mesmo após o dispositivo ser reiniciado, a app de mensagens pára de funcionar automaticamente caso esteja aberta na visão de listas. Além disso, ao abrirmos a conversa que iniciou o problema, o iphone vai bloquear de novo.
    Já correm pela net algumas soluções não oficiais para a resolução provisória deste problema.
    É notório Apple está cada vez mais descuidada com as funcionalidades dos seus produtos como ex-utilizador acho muito mau que isso aconteça, tenho a certeza que quem acabará por aproveitar serão os rivais especialmente a Microsoft que terá no Windows 10 mobile um sistema muito mais estável e seguro que o actual Windows Phone 8.1.

    1. Avatar de André
      André

      Usas a siri para responder à mensagem 😉

  14. Avatar de Realista
    Realista

    No meu Windows Phone não há disto…

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Engraçado, no meu também não…

    2. Avatar de knom
      knom

      não? ahahahaha

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      No meu Windows Phone também não 🙂

  15. Avatar de artnerfy
    artnerfy

    a completa é: effective. Power لُلُصّبُلُلصّبُررً ॣ ॣh ॣ ॣ 冗

    1. Avatar de knom
      knom

      BOLAS, CRACHASTE O MEU WINDOWS =/

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        O Windows Crashar é uma rara actualmente… actualiza para o 8

  16. Avatar de RF
    RF

    Como eu gosto do meu Lumia com Windows Phone 8.1….

  17. Avatar de Mario Pereira
    Mario Pereira

    Pelo que li, o problema só acontece quando se recebe a sms e o iphone tenta mostrar o preview. Depois do reboot/crash/reset, o que lhe queiram chamar, dá para ir à aplicação das mensagem ler a mensagem sem problema (fonte: https://www.youtube.com/watch?v=kcifpTa7E1g ). A solução temporária também é simples, basta desactivar a pré-visualização dos sms (fonte: https://twitter.com/mikko/status/603572146070286337 ).

    (mas vai ser giro ver a quantidade de pessoas que vão receber este sms nos próximos dias 😉 )

  18. Avatar de Rafael
    Rafael

    Testei com iPhone 4S, 5, 5S e não aconteceu nada

    1. Avatar de censo
      censo

      Então tens os equipamentos avariados. Vai a uma loja reclamar.

  19. Avatar de JV
    JV

    Engraçado que o meu microsoft lumia 435 de 50€ funciona na perfeição (não tem bugs) e faz praticamente o mesmo trabalho de telemóveis de 500€, como ir a net, aplicações, facebooks e afins.
    Por isso não entendo a razão de ter um iphone ou um android de mais de 500€ que por uma simples sms reinicia e que afinal não valem nem de perto o que custam.
    VIVA O WINDOWS PHONE

    1. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      isso é um bocado infeliz este comentario LOL, é o mesmo que estares a comparar um Citroen saxo a um Ferrari ou um Lamborghini ,porque ambos fazem as mesmas coisas ,porque é que uns custam tanto e outros tao pouco?ja descobriste??

      1. Avatar de JV
        JV

        Na questão dos carros é totalmente diferente. Se abrires o capô ves logo onde está a diferença de preço, bem como em questões de suspenção, chassis, tecnologia, etc…
        Já nos telemóveis não assim, se os abrires são todos iguais e vem “quase com as mesmas peças” e fazem o mesmo trabalho.
        Já para não falar que o preço de fabrico de praticamente todos os telemóveis é muito baixo e nunca valem o preço de mais de 500€ ou 600€.

        1. Avatar de W10 Incoming
          W10 Incoming

          +1
          +Respect

          Mas os cromos continuam a dar dinheiro pela imagem de marca e pelo markting iludidos que lá por ser mais caro é melhor! LOL. Comprar telemóveis de 700 ou és rico (e ai tudo bem) ou és pobre com algum trauma que te faz viver de aparencias.

        2. Avatar de Marco Chapita
          Marco Chapita

          Ai tu nao consegues ver a tecnologia nos telemoveis a diferenca entre um telemovel que custe 800euros e outro que custe 70euros?entao tas muito mal eu nao preciso de o abrir para ver as diferencas,comecar logo nos materiais de construcao na camera,interface com o utilizador se tem leitores de impressoes digitais,a definicao do ecran.e por ai adiante,a qualidade das ou da coluna.Depois se quiseres ser mais tecnico consegues avaliar a tecnologia que eles trazem tambem. Claro que os telemoveis nunca valem os 500euros se eles vendessem pelo preço que custa a fazer nao tinham lucro e fechavam a loja,a isso chama se lucro.ou pensas que um Bmw m3 custa a fazer 140mil euros?decerteza que deve custar uns 80/100mil euros,nas quando as pessoas vao comprar nao dizem no stand Olhe este carro todo montado nao vale este dinheiro todo.se eu arranjar as pecas todas e montar fica mais barato… Logico ninguem diz isso…

          1. Avatar de gFan
            gFan

            @Marco
            Acontece que o teu Ferrari não anda quando recebe uma sms!
            Enquanto que muitos de Fiat Uno passam por ti a rir.

        3. Avatar de vc
          vc

          A diferença é simples… A comunidade de programadores de internet que faz ROMs e aplicações Android, dão mais suporte aos mais caros dos que os mais baratos por uma questão de hardware. Essa é a comparação válida como no exemplo dos carros.

  20. Avatar de K
    K

    “há no entanto algumas medidas que o utilizador pode tomar para evitar que o sistema reinicie, como por exemplo, bloquear o contacto pelo qual recebeu tal mensagem.”

    O melhor que se consegue é bloquear o numero? Ora, primeiro dava jeito saber de que numero vem a mensagem. Se já a recebi se calhar esta solução já vem tarde demais. E depois, se um amigo meu me mandar uma mensagem destas pela piada a solução é bloquea-lo. Não é radical demais? Aproveito, chateio-me a sério e nunca mais falo com ele também?

  21. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    Acho uma piada o pessoal querer experimentar o crash. E se a mensagem tiver algo mais do que o crash? tipo um código que cria backdoors. Fixe, ah?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Não sabes que quem usa Ifones são muito inteligentes (realmente, pagar plástico a preço de ouro…) e como são inteligentes sabem ler árabe e sabem (acreditam) que a imaculada maçã já trincada nunca na vida criaria backdoors no seu próprio sistema operativo! Ora essa, onde tinhas a cabeça?

      1. Avatar de W10 Incoming
  22. Avatar de W10 Incoming
    W10 Incoming

    Só nunca teve bugs quem nunca programou.
    Acontece aos melhores.

  23. Avatar de ISucks
    ISucks

    ah e tal o android não presta, só IPHONE é que é bom material é do melhor em tudo

  24. Avatar de sapo
    sapo

    A serio? Lololol que verdadeiro gozo ahahahahahajaha não consigo parar de rir. Já testei e funciona. Que lixooooo

  25. Avatar de Tiago Faria
    Tiago Faria

    Colocar o mesmo texto no hangouts do ios tb crasha a app. não é exclusivo do imessage.

  26. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    Forma de resolver:
    “E aí Siri, enviar mensagem para mim”

    Vendo ao “preço de custo”, sinceramente não me estou a ver a dar-me ao trabalho para experimentar 🙂
    Mas tenho impressão que esta coisa do bloqueio com mensagens de texto em árabe não é nova, nem que tenha afetado só o iOS. 🙂

    http://appadvice.com/appnn/2015/05/this-ios-bug-crashes-iphones-using-a-simple-text-message-but-there-is-a-fix

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Finalmente um comentario com algum conteúdo.
      Não se esqueçam de eliminar a thread de mensagem sem a abrir, senão volta a acontecer o mesmo.
      O resultado de receber a mensagem pode ser variado dependendo das settings do iphone.
      O mesmo pode ser feito num android com a mensagem certa. Isto é so um exploit da aplicaçao de mensagens…

  27. Avatar de Fernando Ramos
    Fernando Ramos

    Consegui resolver o problema de não ligar a app iMenssage.
    Basta criar uma nota na App Notas e partilhar com o IMessage a mandar para alguem.
    A partir dai a app funciona normalmente.

  28. Avatar de joao
    joao

    Ainda bem que deixei o meu Iphone na loja assim ja nao me aconteçe isto

    1. Avatar de Carlos Alberto
      Carlos Alberto

      +1

  29. Avatar de Danny
    Danny

    Estou tão bem c/ o meu Nexus 5 (6) 😀

  30. Avatar de Andre
    Andre

    Facil de resolver manda uma foto do teu rolo para quem te enviou o sms e o iphone fica a bombar

  31. Avatar de Fábio Antunes
    Fábio Antunes

    Posso estar enganado, pois não li religiosamente todos os comentários, mas julgo que ninguém referiu que potencialmente este ‘bug’ possa ter sido desencadeado por algum ‘hacker’ contratado ou que faz parte das fileiras do Estado Islâmico. Não quero com isto dizer que só pela mensagem conter caractéres árabes que tenham sido eles a desencadear tal ‘bug’, mas hoje em dia tudo é possível. *Cheers*

  32. Avatar de Luis
    Luis

    Ultima dica da apple antes do suposto update que vai resolver este bug:

    Ask Siri to “read unread messages.”
    Use Siri to reply to the malicious message. After you reply, you’ll be able to open Messages again.
    In Messages, swipe left to delete the entire thread. Or tap and hold the malicious message, tap More, and delete the message from the thread.

    🙂

  33. Avatar de Nawazi
    Nawazi

    Existe uma cadeia de lojas no Médio Oriente chamada TamkeenStores, que é o equivalente ao que tens em Portugal tipo a FNAC, Worten ou Radio Popular.
    https://tamkeenstores.com.sa/
    Se fores ver a secção só da TV tanto nos OLED como iQLED repara na quantidade, que eles têm a venda em ouro e prata:
    Nota, isto não é só na página web deles, eu já estive na loja deles em Alkobar, a saida de Dammam, e estão lá em exposição, em stock ao lado dos outos, e são vendidos da mesma forma que os normais!
    Pobreza há muita aqui por estas bandas, mas o equivalente a nossa classe media na Europa, aqui está muito mais a frente!
    Lembra-te disso quando fores por combustivél da próxima vez!!

  34. Avatar de Future World
    Future World

    Loja online de eletrodomésticos na Arábia Saudita
    https://golden-futureworld.com/