Jolicloud – SO para Netbooks disponível

30 Comentários

O Sistema Operativo que virá revolucionar o mundo dos netbooks.
Durante as minhas pesquisas na blogosfera encontrei o Jolicloud. E sabem aonde? Ora nem mais, no Pplware, mais concretamente neste artigo da Ana Narciso.

Jolicloud é um novo projecto liderado pelo fundador da Netvibes Tariq Krim, que deixou a empresa e decidiu dedicar-se a tempo inteiro a este sistema operativo baseado em Linux e que promete tornar mais agradável a experiência do utilizador nos netbooks, sendo este um SO completamente baseado no conceito de cloud computing.

A equipa de desenvolvimento do Jolicloud anunciou nesta quinta-feira a disponibilização da versão Express do Jolicloud.

jolicloud_1


Actualmente os netbooks estão limitados ao Windows XP, com bastantes tweaks, para o tornar o mais leve possível, ou versões de Linux também bastante personalizadas e que utilizem interfaces mais leves como por exemplo o XFCE. Mas de facto não existe nenhum sistema operativo construído propositadamente para os ultra-portáteis.

O conceito do Jolicloud vai de encontro à abordagem do ChromeOS, um sistema operativo leve, compacto e optimizado essencialmente para correr aplicações Web como são o caso do Gmail, Facebook, Google Docs, Twitter, Hi5… etc.

A versão Express traz como principais novidade o Kernel optimizado para máquinas baseadas em processadores Intel Atom, suporte para o chipset Intel de video GMA500, entre outros. Se pretende instalar de imediato o Jolicloud confira aqui as especificações e se o seu netbook é compatível: ver aqui.

Screenshoots

Menu Principal

jolicloud_2

Spotify a correr no Jolicloud

jolicloud_3

Directório de Aplicações

jolicloud_4

Acesso às redes sociais

jolicloud_5

A interface de utilizador faz lembrar o iPhone, primando pela sua simplicidade e suporte touchscreen, sendo utilizada uma navegação por meio de ícones. Está prometida também uma plataforma de aplicações para developers terceiros.

Como notas finais apenas salientar que o JoliCloud funciona em dual boot ou facilmente através de uma Pen USB. Prometemos fazer uma análise mais detalhada nos próximos dias.

Para quem pretender experimentar via Pen USB sigam a documentação fornecida no site do JoliCloud: download the Jolicloud ISO and Jolicloud USB Creator. Alguma dúvida deixem o vosso comentário.

Download: Jolicloud Express [600 MB]
Homepage: Jolicloud
Twitter: Jolicoud

Partilhar:
Tags:

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de The STK
    The STK

    Muito bom;)

    1. Avatar de João Costa
      João Costa

      Muito Bom mesmo, quando tiver 1 instalo =)

    2. Avatar de AFonseca
      AFonseca

      Esperem pela versão beta/final, esta ainda tem o launcher Ubuntu.

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Existe ainda o moblin que já vai na versão 2. É desenvolvido pela intel e pela linux foundation e é desenvolvido de raiz a pensar em netbooks equipados com os Atom.
    http://moblin.org/documentation/moblin-netbook-intro

    1. Avatar de racoq

      Vasco, já aqui se falou 🙂 Até tem guia para instalar fácilmente.

      https://pplware.sitedev.pt/2009/07/06/tutorial-crie-facilmente-uma-live-usb-do-moblin/

      Gosto bastante do Moblin, porque é uma fundação para muitas distribuições de Linux. O próprio netbook remix da canonical e muito provavelmente o Jolicoud que se baseia no ubuntu, têm componentes (nomeadamente optimizações a nivel de processadores Atom), que são retiradas do projecto Moblin.

      Tem também algo bastante inovador que é fazer a renderização da interface por opengl com a tecnologia. Também gosto da abordagem á interface com o utilizador, diferente mas ao mesmo tempo simples.

      O Moblin considero que é a grande fundação (ou incubadora) de muitas distribuições de Linux para netbooks. É um grande projecto e contribuído pela Intel, que na minha opinião terá bastante futuro, na forma actual ou noutra.

      1. Avatar de Santos
        Santos

        Concordo plenamente. Tenho o meu Aspire One a “bombar” com o Moblin e estou satisfeito: é rápido em tudo e tem um design muito apelativo. Também tem um interface muito prático.
        Aconselho.

        P.S. Gostei também do Kubuntu Netbook, mas no meu Aspire One, tinha algumas falhas, não sei se é geral…

  3. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    vi o post e fiquei curioso pelo design da coisa..
    meti isto numa pen e neste momento estou a escrever atraves dele.

    sinceramente isto e’ mais do mesmo.. pelo boot e mais umas coisas pareceu me mais um mod de ubuntu.

    era bem mais interessante ver este tipo de projectos nao a entrar na area dos OS’s como e’ o caso, mas sim a disponibilizarem um script q modificasse o sistema q ja esta na maquina (no caso de ser linux), porque sinceramente, alguem estar a substituir a sua particao actual de linux para por isto e’ perda de tempo, no sentido em q nao passa de um tema novo, com uma plataforma para as redes sociais, uns applets e mais meia duzia de coisas..

    nunca na vida trocaria isto pelo meu archlinux+openbox..

    mas la esta.. e’ so a minha opiniao..

    cumps!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Guilherme
      Não queres aproveitar, já que tens isso montado e fazer um artigo/analise ao sistema operativo para o pplware?

      Se aceitares o desafio envia um e-mail para ppinto @ pplware . com

      Obrigado

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        é urgente?

        se poder ser ao longo da proxima semana, por mim ate é algo a pensar.. agr para hj ja n da q amnh tenho teste pratico de PO:X

        cumps

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Sim, claro. Tás a vontade

          PPinto

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Fico também a aguardar esse tutorial 🙂

          Neste momento tenho a Spin do Fedora com o LXDE e estou bastante satisfeito com a Distro, rápida e sem lixo.

          Mas estou curioso em relação a essa proposta do Archlinux+OpenBox.

  4. Avatar de Ivo Santos

    Muito bom sem duvida, vou esperar que estabilize vou pensar em experimentar 🙂

    Continuem com o óptimo trabalho.

    zebradoida.blogspot.com

  5. Avatar de Francisco
    Francisco

    Fantástico, adorei ! 😀

    1. Avatar de te-x
      te-x

      Quando tento correr o JolicloudExpress.exe tenho o erro “Non 7-zip archive”. Ninguém tem este problema?

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    parece uma cópia do ubuntu netbook remix

  7. Avatar de mmick
    mmick

    Posso fazer uma sugestão? Que tal UM COMPARATIVO entre os variados LINUX “netbook” ou LINUX LIGHT (como preferirem chamar) e, se possível, com o WINDOWS 7 com avaliação de por exemplo: TEMPO ARRANQUE + DESLIGAR, COMPATIBILIDADE (CPUs, gráficas, etc), APPS/GAMES que trazem de base, BATERIA, GUI, facilidade de uso, multitasking, network, análise aos programas que trazem de base (WEB/NETWORK/FTP), sistema de updates, etc? Seria excelente para o pessoal com netbooks ou laptops antigos saberem qual o SO mais indicado para eles!

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      E que utilidade isso pode ter? Sinceramente para análises dessas basta ir a um forum linux e lançar a discussão. E depois levar com flames a torto e a direito. 🙂

  8. Avatar de kekes
    kekes

    O grande problema que vejo no linux em uso em netbooks e o flash, e videos em alta defenição… Fora isso algumas distribuições funcionam muito bem.

    1. Avatar de L.Mata
      L.Mata

      Isso nao tem tanto a haver com linux ou windows mas sim com os drivers de placa de video e o hardware em si.

      Não estás a espera de consgeuir ver um video de alta definição num netbook com uma grafica fraquinha certo? 🙂

      Agora começam a aparecer alguns com aceleradoras 3d mas mais uma vez… não esperes milagres. Se estiveres a ver um filme é bom que desligues tudo o resto. Incluindo a net 🙂

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Caso nao saibas corro 1080p no W7 sem qualquer problema 😉 só percisas de ter o CPU com um bom overclock, coisa que o tenho estavel nos 1950mhz e com temperaturas muito boas apenas disparando para os 65graus em alturas assim exigentes, no Linux Estou com o browser ligado no pplware, e estao 2 graus celcios ambientes e tou com o CPU a 50 Graus coisa que em Windows estou a 30 Graus.

        Há muita falta de optimizaçao, o flash e de chorar em Linux, é pessimo o seu desempenho, mas isto e a minha opiniao.

        1.66ghz é muita fruta se for bem usado, eu sempre tive habituado a ter PC’s no limite dos limites por isso sei bem do que sao capazes, em linux nao consigo, e por isso que meia volta quando quero ver um filmes em HD tenho de ir para o Windows7 e com as drives pre instaladas e um pack de codecs, faço a festa em casa nesta pequena maquina.

        A minha proxima compra e um com 9400, aka ion, para a minha sala 😛

        1. Avatar de kekes
          kekes

          PS. Desligar tudo incluso a Net? Eu faço Streaming do meu servidor dedicado de 720p pelo VLC para o meu eeepc 1000he e dá sem falhas, entao com uma ION deve correr dois filmes ao mesmo tempo se for perciso, ve-se que nao sabes do que estas pequenas maquinas sao capazes… Eu nao espero milagres, nao sao percisos 😉

          1. Avatar de viperbruno
            viperbruno

            Fiquei muito interessado no que disseste. Segundo o que dizes posso correr um filme HD no youtube sem problemas num netbook com ATOM e uma placa grafica intel com 64MB dedicados? Podes explicar resumidamente o que e’ necessario para conseguir fazer isso?

            Cumps,

  9. Avatar de Nobre
    Nobre

    Fiquei particularmente interessado no Mobilin, parecem um bom sistema e com uma interface muito intuitiva.
    A experimentar!

  10. Avatar de Miguel Augusto
    Miguel Augusto

    Experimentei um bocado (pelo método de instalação em disco) e gostei bastante da arrumação das várias aplicações. De salientar, pela parte negativa, a lentidão como funcionam, mesmo com o desempenho definido para 100%.

  11. Avatar de Drakul
    Drakul

    Isto é um Ubuntu remix, não?

    Não consigo pôr a funcionar no meu netbook, não me detecta o monitor de 7 polegadas. Então põe-me 10 polegadas por default e não consigo fazer nada.
    Alem disso não aceita touchscreen.

    Alguem me consegue ajudar nisso?

  12. Avatar de Jorge Encarnação
    Jorge Encarnação

    Por acaso parece um pouco o Ubuntu Netbook Remix, mas nunca testei nenhum portanto não sei as diferenças. Até à data, o Netbook Remix pareceu-me o melhor SO para netbooks, mas sei testar é difícil ter a certeza.

  13. Avatar de Beto
    Beto

    Ainda acho que é melhor um Xubuntu se for para instalar um Linux

  14. Avatar de CuSS
    CuSS

    Boas,
    alguem sabe onde é que eles foram buscar a interface do “Directório de Aplicações”?
    eu vi uma igualzinha aqui: http://www.lvengine.com

  15. Avatar de André
    André

    olá! Fiquei com curiosidade de experimentar! como não tenho netbook, posso instalá-lo num notebook ou num PC fixo?

    obrigado