Tutorial – Crie facilmente uma Live USB do Moblin

31 Comentários

O Linux é uma plataforma poderosa e flexível que serve de base a muitos projectos que nascem como cogumelos. O Moblin é desses projectos um dos mais interessantes e promissores dos últimos tempos. Esta variante de Linux orientada para dispositivos móveis de pequena e média dimensão, já hoje pode estar ao alcance das suas mãos.

O tutorial que apresentamos, consiste na criação de uma Live USB Pen (e consequente pen de instalação) do Moblin, mas de forma simples e intuitiva. Existem outros guias para o fazer, não tão simples e explicados, um desses casos poderá encontrar no site oficial do Moblin.

Mas o procedimento que lhe propomos hoje é mais amigável e realiza-se exactamente da mesma maneira quer use Windows ou Linux (não precisará de comandos obscuros na consola).

NOTA PRÉVIA

O Moblin é um projecto open source fundado pela Intel com o objectivo de criar uma distribuição de Linux baseada nos processadores de baixo custo e consumo Atom, presentes numa boa parte dos netbooks actuais.

A visão futura do projecto será expandir a plataforma a outros processadores e torna-la modular para correr não só em netbooks, mas também em MID’s ou mesmo smartphones.

Por isso, caso pretenda testar esta distribuição no seu vulgar portátil sem um processador Atom, irá funcionar mas não da forma como poderia desejar. Isto porque não notará nenhuma melhoria de velocidade ou maior autonomia em relação a outras distribuições de Linux. Assim sendo e sem mais demoras vamos à instalação.

INSTALAÇÃO

1º PASSO – DESCARREGUE A IMAGEM DO MOBLIN

Comece por ter ao seu dispor uma pen USB com o mínimo de 1GB, previamente formatada e pode introduzi-la já para que não se esqueça. De seguida descarregue a imagem no formato IMG, no link que lhe deixamos em baixo, para um sitio do disco.

2º PASSO – GRAVE A IMAGEM PARA A PEN

Para criar uma Live USB, vamos utilizar o popular programa multiplataforma Unetbootin que já falámos aqui no Peopleware.

Como o objectivo era criar um tutorial fácil para iniciantes testarem o Moblin, colocou-se um problema da forma como o UnetBootin suporta a criação de Live USB.

Existem dois métodos para criar Live USB’ no UnetBootin:

  • Criação através do download automático do ficheiro ISO correspondente a uma das distribuições suportadas
  • Criação através de um ficheiro ISO previamente descarregado.

Ora neste caso a opção do UnetBootin mais perto do que aqui é pretendido é o de usar o ficheiro que tínhamos descarregado anteriormente, mas este tem uma extensão diferente (IMG). Para contornar a questão resolvemos renomear a extensão do ficheiro ISO para IMG e “eureka” que se fez luz. É aliás esse passo que deve realizar nesta fase.

De seguida, já dentro do Unetbootin, terá de seleccionar a opção “Imagem” e apontar para o caminho do seu disco onde tem a ISO armazenada. Não se esqueça de em baixo na opção Disco, seleccionar o dispositivo correspondente à sua pen USB.

Depois de acabar de preencher os campo da forma indicada, o UnetBootin ficará parecido com o que ilustramos na seguinte imagem:

Certifique-se por uma última vez que preencheu bem os campos do Unetbootin e se tem inserida de uma forma correcta a sua pen USB. Já verificou? Muito bem, carregue em OK e o processo será iniciado podendo demorar alguns minutos.

3º PASSO – TESTE A SUA LIVE PEN

Depois de criar a sua Live USB, coloque-a na no computador onde quer testar a mesma (caso não seja o computador actual) e proceda à sua reinicialização.

Dependendo do fabricante do seu netbook poderá seleccionar na altura de arranque com uma tecla pré definida, qual o dispositivo pelo qual quer arrancar.

No teste conduzido para a escrita do tutorial foi usado o meu Acer Aspire One, onde a tecla para o efeito é o F12.

Uma vez seleccionado o dispositivo correspondente à sua pen drive, o seguinte menu de arranque gerado pelo UnetBootin irá aparecer.

Caso pretenda apenas testar a pen como Live USB, seleccione a opção de Default ou Boot. Caso pretenda instalar esta Live USB deverá escolher a opção Boot Install. Seleccione a opção Default e verá que em segundos (máximo 1 minuto) terá o Moblin carregado.

NOTAS FINAIS

É certo que o que está é uma beta do Moblin, mas o trabalho realizado pela Intel até agora é simplesmente notável. O interface é do mais intuitivo e natural que eu já encontrei até hoje num qualquer sistema operativo.

Os mais tradicionais utilizadores de Windows, ao usarem pela primeira vez o Moblin, um dos primeiros comentários será, “isto nem parece Linux”. Isto porque a facilidade de uso e integração com alguns serviços web, como o Twitter, é um sinal do Moblin claramente apontar para um utilizador de conhecimentos suaves de informática.

Apenas devo preveni-lo que, embora já bastante usável, o Moblin tem alguns pequenos bugs alguns dos quais como eu encontrei (algumas mensagens de erro ocasionais). Contudo, garanto-lhe que está num estado maduro o suficiente, tendo e vista a análise, teste e  quem sabe reportar bugs aos programadores do projecto.

Para todos os curiosos que testarem esta solução deixo a seguinte pergunta. Com base na impressão que teve do Moblin, ponderaria usá-lo num Netbook ou mesmo num smartphone num estado de maior maturidade?

Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: Linux
Download: Moblin Netbook Beta Refresh [697MB]
Homepage: Projecto Moblin

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dgpalma

    Muito bom sim snhor…

    grande iniciativa da intel

    será suficiente para destonar o android quando este começar a ser introduzido em netbooks???

  2. Avatar de Helder Ferreira
    Helder Ferreira

    Boas,

    A minha questão é, funciona num pc dito normal? Portatil Core 2 Duo?

    1. Avatar de Paulo

      Eu há tempos pu-lo a correr no meu core 2 duo e tudo ok, excepto alguns bugs já mencionados aqui. Mas, o Moblin é mesmo para outras máquinas que não as nossas…em todo o caso experimenta! 😀

  3. Avatar de Vigilante

    Faço a mesma questão do Helder Ferreira.

  4. Avatar de A friend
    A friend

    Parece estar espetacular! Vou já testar…

    Simplicidade e Design estão a meu ver a 100%, se a velocidade e estabilidade tiverem no mesmo patamar, será sem duvida o sistema operativo a dar vida ao meu AspireOne…

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    Download do Moblin não está disponível 🙁

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Está sim, ainda agora testei o link que disponibilizámos. Tenta novamente 😉

  6. Avatar de Vitor Leite
    Vitor Leite

    Boas…

    Vou instalar isto no Magalhães para ver como funciona…
    Espero que seja melhor que o ubuntu…

  7. Avatar de Moblin
    Moblin

    O Moblin não dá para ver vídeos em dvix/avi ler mp3 ou wma !
    Ainda falta muito para ser usado, mas uma coisa é certa o AA1 com moblin demora 8 segundos a chegar ao desktop e a estar pronto para correr !
    O problema é conseguir fazer um dual boot moblin/Ubuntu N.R. !
    Alguém sabe como ?

  8. Avatar de anderson.
    anderson.

    OffTopic… lançado AIMP v2.60 Beta 2, Build 485…

  9. Avatar de Edgar Clérigo
    Edgar Clérigo

    será que posso meter isto no meu servidor ? xD

  10. Avatar de cartoon
    cartoon

    Vitor, continuo à espera de um esclarecimento…

  11. Avatar de Kayn
    Kayn

    suponho que leitura de divx e afins seja uma questao de instalacao do que falta. Não testei nem faço ideia como isto funciona ou se sequer tem algum tipo de gui para facilitar instalações mas suponho que, na pior das hipoteses, o velho metodo de compilar fontes para instalar funcione.

    Nao tenho grande utilidade para isto como está mas vou tentar fazer uma pequena adaptação para um pequeno projecto meu, para o qual isto me pareceu bastante porreiro.

  12. Avatar de Diego Castro
    Diego Castro

    é so trukes pra por isto a bombar no meu eeepc (701)…
    é pena pois keria muito testa-lo

    1. Avatar de xptonix.wblogin.com

      Não funciona no 701. Para quem diz que é para netbook devia dar. Exprimentei noutro e não vale a pena aínda tem muitos bugs. Ansioso pela chegada do google os. Têm ainda que trabalhar muito como no chrome. Estou a gostar destes produtos simples.

  13. Avatar de LFCPirex
    LFCPirex

    Alguem sabe como utilizando o Unetbootin ou outra aplicação colocar vários sistemas numa pen, por exemplo um ubuntu e um backtrack…

    Já vi em algum sitio da net isso, e até vendem kits com vários S.O. em lojas online de linux, gostava de saber como fazer uma casa.

    Se no pplware houver alguém dentro do assunto era uma ideia para um tópico.

  14. Avatar de Vitor Leite
    Vitor Leite

    Alguem me sabe dizer como por o Messenger a correr no moblin???

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Nesta versão ainda não é suportado apenas o Google talk.

      Porém como o cliente de mensagens do moblin é o empathy, no futuro terás a certeza que esse protocolo será adicionado 😉

      Lembra-te que é apenas uma versão beta 😉

  15. Avatar de Shogun
    Shogun

    Da para instalar num nokia?

    1. Avatar de Rui Oliveira

      é o que digo na nota prévia esta distribuição actualmente é optimizada para netbooks, ou tablets com o processador intel atom.

      Os nokia tem geralmente processadores moveis especificos como os ARM.

      Mas no futuro té experado esperado que suporte para outras arquitecturas móveis seja adicionado, caso outras partes interessadas como a ARM queiram participar no projecto 🙂

  16. Avatar de Kekes

    Ora aqui está o que estava a espera, vou ja sacar e testar e ver como está a cena :P, possivelmente ja dou feedback

  17. Avatar de neon
    neon

    Para quem tem um Netbook (principalmente EeePc) e quer colocar Linux a bombar, existem várias opções:

    As dez melhores distribuições deLinux para netbooks:
    Aqui vai a lista:

    1. Eeebuntu – optimizado para o eeePC, baseado no Ubuntu.
    2. OpenGeeeU
    3. Mandriva
    4. Puppy Linux
    5. OpenSuse 11
    6. gOS Cloud – foco nos netbooks, mistura aplicações no netbook com online.
    7. CrunchEee – baseada no Crunchbang, que é baseada no Ubuntu.
    8. Slax – baseada no Slackware.
    9. Debian
    10. Fedora

    Origem: http://blogs.techrepublic.com.com/10things/?p=729

    E ainda: Easy Peasy (o novo nome do Ubuntu Eee) e o Ubuntu Netbook Remix. E já agora porque não experimentar Android?

    http://www.linux-netbook.com/
    http://www.geteasypeasy.com/
    http://www.canonical.com/projects/ubuntu/unr
    http://opengeu.intilinux.com/Download.html
    http://www.eeebuntu.org/
    http://www2.mandriva.com/
    http://www.puppylinux.org/
    http://www.opensuse.org/en/
    http://www.thinkgos.com/index.html
    http://crunchbanglinux.org/wiki/downloads#cruncheee_eee_pc_edition
    http://www.slax.org/
    http://fedoraproject.org/wiki/EeePc
    http://www.debian.org/

    1. Avatar de Diego Castro
      Diego Castro

      Eee ubuntu e easypeasy …. so valiam antes da saida do Jaunty (9.04)… agora ja não vale a pena … o jaunty + uns scriptzinhos do eeeuserforum e esta tudo a bombar.

    1. Avatar de Organismo Terra

      Já experimentei o Moblin no meu Aspire One. Gostei imenso do interface, é rápido e com estilo, mas não consegui aceder à Net. No entanto, já experimentei o Notebook Remix e este funciona sem problemas.
      Estive a analisar as sugestões do NEO, de facto existe muito boas alternativas, estou deliciado com esta experiências.
      O meu Aspire One trouxe o Linpus de fábrica, mas este ainda estava com muitas limitações, por isso, substitui-o pelo Windows Xp, pois tenho drivers para tudo, mas este é muito lento.
      Hoje fui ao site do Linpus e vejam as novidades da versão Lite: “The new version of Linpus Linux Lite takes the user experience to the next level: our live desktop gives live and instant access to recent and favorite websites, communication tools, applications and multimedia; it adds cutting edge clutter 3D technology allowing more vivid graphics and simulation of real world movement and physicality: actions, instructions, and places are easier to remember and more fun; and it has integrated all the key features and benefits of Moblin V2 with an additional Intel UX user version”.
      Parece-me que houve uma adaptação do Linpus ao Moblin.

  18. Avatar de Kekes

    Ora bem como prometido é devido, tive a testar a pouco, e simplesmente nao gostei, há muito que evoluir, é esperar para ver, é que agora so pela interface que está engraçada fora isso… Mas penso que isso vai evoluir.

  19. Avatar de Pedro Valente
    Pedro Valente

    Tenho no meu AAO 110 o fedora 11 XFCE a bombar, depois de umas afinações descritas neste site aquilo ficou mesmo bom.
    Mas claro vou experimentar o moblin e o android, já tenho os isos é só ter oportunidaade e instalar.
    links:
    A distro:
    http://spins.fedoraproject.org/
    As dicas de optimização
    http://jorge.fbarr.net/2009/06/11/fedora-11-on-the-acer-aspire-one/

  20. Avatar de Pedro Valente
    Pedro Valente

    O moblin v2 funciona perfeitamente no Acer Aspire One, o Android live usb v0.2 ainda não consegui, encrava na instalação.

  21. Avatar de wellen

    não consegui correr a pen USB com a imagem do Moblin no meu LGx110. é normal??? isto não dá em qualquer netbook?