18 funcionalidades “escondidas” no novo iOS 8 (Parte II)

44 Comentários

Finalmente o novo iOS 8 chegou! Este é provavelmente um dos melhores no segmento móvel e são muitas a novidades ao nível do design, saúde, partilha, etc, presentes nesta versão. Sendo o iOS uma das plataformas mais inovadoras e completas, são muitas as funcionalidades à disposição o utilizador (algumas meio escondidas).

Depois das primeiras 6 dicas, hoje desvendamos mais algumas funcionalidades “escondidas” do fantástico iOS 8.

ios8

7) Ficha médica

Com o novo conjunto de funcionalidades que a Apple quer disponibilizar na área da saúde, apareceu também no IOS8 a possibilidade do utilizador ter a sua própria ficha médica digital (onde podemos ter informações sobre alergias, medicamentos,  contactos de emergência, tipo sanguíneo, etc). Uma pequena funcionalidade que poderá fazer toda a diferença. Para criar a sua ficha médica basta ir a à app Saúde  e depois Ficha médica.

De referir que depois do iPhone estar bloqueado, qualquer pessoa pode aceder à informação da Ficha médica acedendo Emergência.

ios8_08

 

8) Temporizador na câmara fotográfica

Já reparou que além do modo Time-Lapse existe também agora um temporizador na parte superior?

ios8_09

9) Privacidade com o Safari

O Safari para iOS tem agora também o modo navegação privada. Nos separadores em modo de navegação privada, o Safari não memoriza as páginas visitadas, o histórico de pesquisas, nem a informação de preenchimento automático.

ios8_10

10) Gerir o icloud no iOS

Sabia que agora já é possível gerir a conta de iCloud via iOS? Para isso basta ir a Definições > iCloud

icloud_00

11) Desactivar sugestões no teclado

Já reparou que o teclado do IOS8 agora também sugere palavras? Tal opção pode ser activada em Geral > Teclado > Sugestões.

É possível desactivar as sugestões no teclado carregando durante 1s sobre o smile que aparece no teclado e depois desactivar a opção Sugestões.

IOS8_11

12) Contactos “acessíveis”

Experimente carregar duas vezes no home. Já reparou que agora os contactos mais recentes aparecem na parte superior?

ios8_12

Por hoje ficamos por aqui. Este novo iOS dá continuidade ao apresentado com o IOS 7 e há um conjunto de pequenas funcionalidades que fazem toda a diferença e que garantem a melhor experiencia com qualquer iPhone/iPad.

Já descobriu outras novas funcionalidades no IOS8?

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    privacidade no safari? ja não existia isso? …..

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      Existia, tal como tb já existia a gestão da conta iCloud! Mas fica mais fácil escrever assim do que descrever o que mudou

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sim, mas fechava as outras tabs, assim tens tabs privadas e outras normais…

      1. Avatar de filipe
        filipe

        lol…privacidade e segurança no iphone ao mais alto nivel… ja agora Nelson essa foto que tens vem de onde? É daquela do icloud? como estava a dzier privacidade e segurança maxima!! (ironia off)

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não, vem das 5 milhões de contas da Google roubadas, e do malware que andam a distribuir nos anúncios.

          1. Avatar de LP
            LP

            Insistes na mentira das contas Google roubadas? Haja decência…

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Sim, haja decência… estão todos sujeitos a ataques de phishing.

          3. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            a minha conta e password estava na lista de contas roubadas, e só me dei conta quando tentaram acede-la a partir de Israel… 🙁

  2. Avatar de boda
  3. Avatar de Marco Cipriano
    Marco Cipriano

    Oi,
    Alguém sabe se é possível adicionar na app Saude outros itens?

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Muitas outras, como por exemplo tipo de sangue

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Exacto, este acho muito importante…

        Assim como informações de contacto em caso de emergência…

        1. Avatar de Gonçalo Damas
          Gonçalo Damas

          Mas se está encriptado como é que os médicos ou polícias ou o que for conseguem ver?

          1. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Pq tu podes fazer chamadas de emergencias, mesmo com o telemovel bloqueado. Na parte das chamadas de emergencia tem lá uma opção para ver os teus dados médicos.

        2. Avatar de André Barbosa
          André Barbosa

          Uma função de extrema utilidade e importância, muito bem pensado de facto!

        3. Avatar de André Barbosa
          André Barbosa

          Aliás, penso que deveria ser obrigatório todos os sistemas moveis terem acesso a ficha medica do utlizador no ecrã de emergência, acho que o preenchimento de ficha médica devia ser obrigatório. Mais uma vez, uma função simples e no entanto importantissima!

  4. Avatar de Toninho
    Toninho

    Eles são assim caros, porque teem estas coisas que os outros nao tem ?

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Nos teclados nativos, tb podemos fazer um swipe para baixo nas sugestões para as desligar.

    Outra coisa fixe é que agora no consumo de dados móveis alem de seleccionarmos as apps que usam dados moveis, tb mostra o seu consumo.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      podem tb já instalar no windows o icloud drive. Acho que ainda só está para windows.

      Note-se que o icloud drive nos iphones vai funcionar muito ao genero do funcionava com as fotos. Nas fotos nós temos o camera Roll. As apps que querem usar as fotos vão busca a esse repositório. podem ter o seu proprio repositório e no fim voltar a repor no repositório fotos. Agora isto vai ser extendido a todos os outros tipos de ficheiros. As apps poderão criar os seus repositórios e torna-los publicos.

      Se algum developer do iOS achar que estou a dizer algo errado que me corrija.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Nas fotos agora podemos definir tb a Abertura. Quando damos um tap para definirmos um foco, aparece um pequeno icon onde podemos definir a abertura.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Abertura não, compensação de exposição.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          sim, tens razão

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Nos mapas agora já temos de forma clara a opção “navegar com…”. Pena não podermos definir um default. Mas ajudou imenso.

    4. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      As sugestões para o Spotlight não funcionam para Portugal

  6. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    No safari algumas extensões já funcionam. Por exemplo, 1password, Instapaper

  7. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    E se eu quiser apagar os contactos recentes na parte superior tal como faço com as app abertas?

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Bem visto. Esse contacto, não desparece nem que apaguemos o registo de chamada (e desliguemos o telefone)

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      vais às definições e desactivas a opção de apresentar os contactos – creio que apaga

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        onde fazes isso?

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Definições > Mail, Contactos, Calendário >
          Na zona de contactos tens uma opção para o que queres mostrar no App Switcher

          1. Avatar de Rui Marques
            Rui Marques

            Já resolvi. Muito obrigado.

          2. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Obrigado Nuno. Mas não apaga o contacto do recente, mesmo que tenhamos removido o registo de chamada.

          3. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            erro meu. tinha apagado outro registo. Funciona!

  8. Avatar de LR
    LR

    Mais alguém viu o bug na foto da ficha medica, acima do teclado. SO em PT e aparece noutra língua aquela informação lol

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Não é um bug. Aquela informação vai aparecendo em várias linguas.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      No entanto, tem um bug. a ficha médica só aparece se tivermos desbloqueado o SIM

  9. Avatar de Pedro Henrique
    Pedro Henrique

    Boa tarde
    No ipad mini alguém sabe onde está a aplicação Saúde?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      creio que nos iPads essa aplicação não existe

  10. Avatar de Diogo Esteves
    Diogo Esteves

    11) Desactivar sugestões no teclado

    Fazer swype para a esquerda em cima das mesmas sugestões desactiva-as.

    😉

    1. Avatar de Ivo
      Ivo

      Nada disso amigo.

      Basta deslizar para baixo em cima das sugestões, mas é necessário ficar a carregar uns instantes nas sugestões, i.e., imagina que ele dá a sugestão de «olá», carrega-se na sugestão um segundo e desliza-se para baixo (espero ter-me feito entender). Para abrir de novo, basta deslizar para cima.

  11. Avatar de LP
    LP

    Parece que é melhor esperarem por um update, que este bugOS saiu antes de tempo…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Continuas a insistir na mentira?

      1. Avatar de LP
        LP

        “issues with third-party keyboards, Apple’s own native keyboard, iMessage glitches, multitasking gestures, frequent crashes of the Settings app, laggy notifications, and overall sluggishness… issues with the Notification Center, the Twitter app, formatting issues with dialogue boxes, intermittent Wi-Fi, and issues with the audio from various music apps layering on top of one another…”
        É mentira que são bugs… são “funcionalidades visíveis”