Autocarros do Porto com Internet gratuita a partir de hoje

41 Comentários

Hoje, dia 22 de Setembro, comemora-se o Dia Europeu sem Carros e a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto, STCP, aproveita a data para lançar um novo serviço que irá oferecer Internet gratuitamente através de Wi-Fi aos passageiros dos autocarros que circulam nas cidades do Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo e Vila Nova de Gaia.

stcp_internet

Serão cerca de 400 autocarros que irão oferecer Internet gratuita aos seus passageiros, com o objectivo de tornar o transporte público mais atractivo, que acabará por gerar mais receitas e permitirá melhorar a qualidade de vida urbana, bem como aumentar a possibilidade de pessoas com menos recursos financeiros acederem à Internet.

O serviço será inaugurado esta tarde numa viagem com partida da Praça General Humberto Delgado e estará em período experimental durante 6 meses, tornando o Porto na primeira cidade europeia a disponibilizar cobertura Wi-Fi em autocarros públicos através desta nova tecnologia.

stcp_internet_1

Este serviço está a ser desenvolvido há 5 anos pela startup Veniam’Works das Universidades do Porto e de Aveiro e está finalmente pronto para ser lançado em fase experimental. O serviço parte de uma ideia inovadora já que não se limitará a utilizar a rede móvel, mas também a rede de Wi-Fi e de fibra óptica do projecto Porto Digital, permitindo fazer face ao volume de tráfego gerado pelos passageiros.

João Barros, um dos fundadores da Veniam’Works, referiu que o serviço já está a ser cobiçado por cidades como São Francisco e Barcelona.

Gostaria de ver implementado este serviço nos autocarros da sua cidade?

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Soares
    Miguel Soares

    O Porto não será a primeira cidade europeia a ter cobertura Wi-fi em transportes públicos.
    Vivo em Madrid e todos os autocarros têm Wi-fi

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Claro que não, mas já comparaste a tecnologia que tens no Porto e que tens noutros sítios?

      Por Wi-Fi num autocarro é fácil, pego no meu telemóvel e ligo o teethring, e já está… Agora fazer isso bem em termos de débito, fiabilidade, segurança, etc… os “detalhes” isso é que faz diferença…

      1. Avatar de João Pires
        João Pires

        O Nelson tem razão, mas atenção que os android n devem conseguir ligar se pois tem lag,,,,so iphones com a tecnologia dualspeed wifi permitem ligação rápida e segura…como consultor presidencial da carris austríaca sei que vão implementar a mesma tecnologia em lisboa nos próximos 7anos

        1. Avatar de Francisco Castro
          Francisco Castro

          Enfim…

    2. Avatar de Gil
      Gil

      “tornando o Porto na primeira cidade europeia a disponibilizar cobertura Wi-Fi em autocarros públicos ATRAVÉS DESTA NOVA TECNOLOGIA.”

      1. Avatar de Pedro Oliveira
        Pedro Oliveira

        Pois… eu gostava de saber qual é a nova tecnologia uma vez que passei o mês de Agosto a viajar pela Europa e o que não me faltou (graças a Deus) foi WiFi nos autocarros – pelo menos os internacionais.

        Não digo com isto que este passo não seja inovador se me permitirem aceder ao email, redes sociais e pouco mais livremente – também não estou à espera de ver séries no autocarro…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Autocarro ou camioneta?

          Se é internacional é camioneta.

          1. Avatar de Mark
            Mark

            Camioneta é para carregar Areia

        2. Avatar de Diogo
          Diogo

          IEEE802.11p -> mesh networks

        3. Avatar de Enfim
          Enfim

          Em Lisboa há Wi-Fi nos autocarros há mais de 3 anos.

    3. Avatar de luislelis
      luislelis

      Irlanda/Dublin, estive la a semana passada, e tb tem free wifi em todos os autocarros.

      http://www.dublinbus.ie/en/News-Centre/Media-Releases-Archive1/All-aboard-Dublin-Bus-with-Free-Wi-Fi-on-all-routes/

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Lá estão a comparar alhos com bogalhos…

        O que é que acontece se 4 ou 5 passageiros estiverem no YouTube, ou simplesmente no Spotify? Isso é um MiFi ligado ao autocarro, ou é algo mais?

        Porque é que São Francisco e Barcelona estão interessados no projeto destes tugas, e não está interessado em copiar o de Dublin, por exemplo?

        É que se visses o site da Veniam, vias que é muito mais que Wifi à pala no autocarro…

    4. Avatar de João Terra
      João Terra

      Nem mais. Este conceito já não é novo, em espanha, Madrid existe isso já ao tempo e além disso sabe-se quantos minutos o autocarro demora a chegar

      1. Avatar de Maria Inês Coelho

        Claro que o conceito não é novo. Existem transportes públicos com Wi-Fi há anos. Falamos aqui numa nova tecnologia e da implementação da mesma em quase toda a frota de autocarros da STCP.

  2. Avatar de ZédeGaia
    ZédeGaia

    Espero que o Metro siga pelo mesmo caminho.

  3. Avatar de moedinha
    moedinha

    Que se lixe a internet nos autocarros e metro, quero é os passes mais baratos !!!!!!

    1. Avatar de Mota
      Mota

      +1 eu achava mais util tbm.

      Andar de manhã nos autocarros cheio de sono não me dá vontade nenhuma de levar o telemóvel na mão 😀

      “Esta tecnologia..” Mas que tecnologia? não estamos a falar de Wifi’s convencionais ou..?

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Sim, e não…

        Estamos a falar de mesh networks, com pontos de acesso espalhados pela cidade, que os autocarros “apanham”, inclusive, um autocarro faz também de ponto de acesso para outros autocarros.

        Quando não há rede desses pontos, eles usam 3G/LTE.

        Para os utilizadores, tem vantagens, como de teoricamente nunca perder o acesso, nunca ficar sem o IP com que te ligaste, e outra fiabilidade, outra capacidade de débito que não tem nada a ver com outras foleirices 😉

        Mas Wifi grátis, é só um “extra” para as pessoas…

        Os autocarros, com GPS, sensores, e comunicação com a centralina, entregam informações à cidade digital do Porto.

        Com estas informações será possível optimizar não só a rede de autocarros, as emissões poluentes, assim como outros projetos no âmbito do projeto de cidade inteligente.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não tem nada a ver com os STCP.

    3. Avatar de Rochita
      Rochita

      Sinceramente achas os passes andante caros? a sério? Teres direito a duas zonas bem grandes como a c2 e a s8 podes andar dentro dessa zona em autocarro, metro e comboio e pagas 30€?
      Meu menino quando andava a estudar no porto fazia 25km desde paredes numa empresa chamada gondomarense que me levava 85€, fora os 30€ do andante. Esses sim é que são caros, onde não existe concorrência.

      Ah, e wifi? Se tivesse lugar para ir sentado ás vezes já era bem bom.

      1. Avatar de Enfim
        Enfim

        30€, andas muito mal informado, ou andas a tirar passes para crianças.

  4. Avatar de D. Afonso I
    D. Afonso I

    Acho que tinha mais utilidade nos hospitais. Mas talvez seja só uma ideia minha….

    1. Avatar de CheCosta
      CheCosta

      concordo a 300%.. até o acho muito estranho.. um pais como o nosso com operadoras xpto, não disponibilizarem Wi-Fi para os hospitais.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Talvez seja por uma questão de interferência com outros aparelhos.

        1. Avatar de Joel Paiva
          Joel Paiva

          Não será por uma ques tão de “interferências”, pois nos hospitais universitários existe a rede wi-fi eduroam e até agora não houve problema algum.
          O problema é que enquanto este serviço for rentavel para os operadores, dificilmente alguem o irá oferecer.

        2. Avatar de D. Afonso I
          D. Afonso I

          Realmente não sei mas mesmo. Mas nem que seja so nas zonas de espera.

          1. Avatar de Maria Inês Coelho

            E já se encontra Wi-Fi em muitas salas de espera dos hospitais públicos em Portugal.

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        No Hospital de Santa Maria em Lisboa há WiFi à borla.

        Há é sítios onde a cobertura não é lá grande coisa, mas tem-se o serviço que se paga…

    2. Avatar de RICARDO
      RICARDO

      Os hospitais não precisam de meter net para angariar clientes. eles vão lá ter sozinhos.

      1. Avatar de D. Afonso I
        D. Afonso I

        Pois infelizmente só pensam em lucros, o bem estar da população é o menos importante. Mas também com problemas mais graves para resolver(falta de médicos/enfermeiros/material hospitalar, etc) estou a ter um pensar um pouco egoísta, pois não ter wi-fi gratuito é o menos.

  5. Avatar de Andre
    Andre

    Para o preço que as pessoas pagam para andar nos transportes já era sem tempo.

    Embora no algarve já se encontra na rede “Proximo” os autocarros com wifi.

  6. Avatar de FP
    FP

    WI-FI nos hospitais não pode ser colocado, por interferências em certos equipamentos hospitalares e laboratoriais e vice-versa.
    Em relação a autocarros com Wifi, a Carris em Lx em tempos tb teve (não sei se ainda tem), no entanto era a viagem de autocarro toda para abrir uma pagina.

    1. Avatar de zombie
      zombie

      claro que pode e ja ha ! agora n podera ser usado em blocos de cirurgia ou UCI, OBVIO ; UM EXEMPLO…HOSPITAL PRIVADO DA BOA NOVA, matosinhos-porto ! ate nos quartos, em internamento. sais de uma cirurgia, acordas, ligas o tablet e ja tens como passar o tempo, assim como as visitas. faz-se logo ali uma tertulia digital e as apostas online,vao vertendo, dp liga.se o spotify, umas colunas portateis ( sem exageros de volume) e ja n eh chato tar num hospital ( a n ser a comida, mas levam de fora eheheh );

  7. Avatar de Gonçalo Silva
    Gonçalo Silva

    Andei de 803 há uma hora e já estava em funcionamento. Só não tive tempo para experimentar…

  8. Avatar de JoaoMota
    JoaoMota

    Uma coisa é certa já vi aqui muita gente a criticar mas certeza que irão utilizar esta mesma rede wi-fi quando andarem nos bus da stcp -.-
    Eu sou do Porto e viajo muito de autocarro e acho uma boa iniciativa de parte deles.
    Se tudo correr bem só espero que isto seja metido no metro pois era algo de útil.

  9. Avatar de carlos
    carlos

    Em Faro a rede de autocarros “Proximo” já tem isso disponível desde o dia 23 de ABRIL. http://www.sulinformacao.pt/2014/04/faro-passou-a-ter-rede-gratuita-de-wi-fi-%C2%ABproximo%C2%BB-da-populacao/

  10. Avatar de Francisco Castro
    Francisco Castro

    Tudo bem que a Carris já tem (ou teve); tudo bem que a Próximo tem, mas a questão é: Vocês ao menos perderam tempo a informar-se quanto a esta notícia? Não se trata simplesmente o ter wifi! Se não quiserem ter o “trabalho” de se informarem melhor, vejam os comentários do Nelson!

  11. Avatar de SamuelS
    SamuelS

    Era bom que houvesse no metro do Porto também..

    1. Avatar de Francisco Castro
      Francisco Castro

      Sem dúvida, mas acho mesmo que vai acabar por ter e num futuro próximo. Não podemos querer tudo de uma vez 🙂