Linux wattOS R8: Uma das distribuições Linux mais rápidas

8 Comentários

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No Pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Depois de termos apresentado pela primeira vez o WattOS (versão 6) e o WattOS (versão 7) vamos conhecer o que nos traz de novo o wattOS R8 que agora é baseado no Debian (Debian Wheezy).

wattos_03

Uma das questões mais frequentes que chegam ao Pplware é “..sou iniciante no mundo Linux…qual a distribuição que devo instalar..?”. Bem, para esta questão são muitas as distribuições que podem ser sugeridas. No entanto, devido à grande comunidade e ao constante suporte, o Ubuntu é a distribuição que normalmente sugerimos.

No entanto, no caso do utilizador ter uma máquina já antiga e com baixa performance, há outras distribuições como é o caso do Damn Small (um distro com 50 MB) ou o Puppy mas o WattOS cumpre também tais requisitos.

wattos_04

O WattOS 8 está disponível em três versões:

  • Versão com LXDE (32 e 64bits LXDE)
  • Microwatt (versão a 32 bits) versão muito light com o gestor de janelas pekwm
  • Versão com MATE, para desktop (máquinas mais recentes)

Para quem não conhece, o WattOS é uma distribuição Linux, baseada no Ubuntu e é ideal para correr em máquina com cerca de 10 anos (ex. Pentium 366 Mhz, com 256 MB de RAM… apesar de agora já existirem novas versões para Desktop).

A versão que testamos foi o WattOS 8 + LXDE que incluiu muitas ferramentas, das quais se destacam:

  • PCManFM – Gestor de Ficheiros
  • Shotwell
  • Filezilla
  • Iceweasel
  • Transmission
  • VLC
  • Audacious
  • …entre outros

wattos_05

Principais novidades do wattOS R8
  • O wattOS R8 é baseado no Debian, ao contrário das versões anteriores que eram baseadas no Ubuntu.
  • Novo instalador, ainda mais simples
  • Novos drivers para placas wireless
  • suporte non-pae continua na versão de 32 bits
  • Aplicações
    • Core system – Linux Kernel 3.13.10-1
    • File manager – PCManFM 1.1.2
    • Graphics Editing – Shotwell 0.12.3
    • Web Browsing (suporte para flash) – Iceweasel 24.5.0
    • File transfer – Filezilla 3.5.3
    • BitTorrent client – Transmission 2.52
    • PDF viewing – ePDFViewer 0.1.8
    • Music Player – Audacious 3.2.4
    • Video/multimedia player – VLC 2.0.3
    • CD burning utility – XFBurn 0.4.3

wattos_06

Como temos vindo a divulgar aqui, são muitas as distribuições Linux gratuitas que estão disponíveis para todos os cenários.  O WattOS R8 é uma distribuição ideal para quem já está habituado ao Debian, mais concretamente ao Ubuntu, e pretende dar vida à sua máquina antiga que tem encostada lá por casa. Experimentem e deem-nos o vosso feedback. Eu fiquei maravilhado com o desempenho e “look and feel” desta distribuição.

Licença: GPL/LGPL
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage: Watts OS

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de cnavigator
    cnavigator

    É a melhor distribuição “levezinha” que já experimentei, na minha opinião, e recomendo a todos os que precisam ressuscitar um PC antigo ou ter uma alternativa ao Windows XP. Pela minha experiência, tem melhor performance que o Lubuntu e é a única que consegue fazer sentir a diferença, no uso diário, entre LXDE e XFCE. Não abdica de um desktop funcional, mantendo os requisitos mínimos desejáveis para o seu propósito.

  2. Avatar de Agora não.
    Agora não.

    No meio de tantas dezenas de diferente escolhas, venha o diabo e escolha. E quer a comunidade Linux ser uma alternativa.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Então??? Alternativas é o que não faltam 🙂

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Claro que Linux é uma alternativa! E quantas mais, melhor! É mau poder escolher a melhor para tua máquina e/ou a que tu gostas mais? Mas que raio de argumento!!…

  3. Avatar de EuTech
    EuTech

    Vou instalar essa ja no meu NB250 :)…tava no Xubuntu, lembrei me de exprimentar o novo Ubuntu 14LTS para ver como ficava ali, mas da uma pisca lento

  4. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Tenho a versão R7.5 instalada. Alguém sabe como actualizar para a 8 sem ter que formatar?
    Existe algum comando que possa executar no terminal?

    Obrigado

  5. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    É melhor que o xubuntu para instalar num magalhaes que ressuscitei e coloquei 1gb de ram?