Consultório Pplware – Esclareça aqui as suas dúvidas

4 Comentários

Esta semana no consultório temos os seguintes temas para questões colocadas pelos nossos visitantes:


Este consultório pretende esclarecer as dúvidas principais que nos forem transmitidas pelos leitores e visitantes do Pplware, em todas as plataformas, locais e endereços onde estamos já representados.

A escolha das questões é feita de forma a que sejam abrangidos os máximos de temas possíveis e que sejam apresentadas as que achamos mais relevantes e interessantes.

As respostas apresentadas espelham o nosso entendimento e pretendem apresentar soluções possíveis. No entanto contamos com os nossos leitores para as complementar, enriquecer ou até contrapor, de forma a que estas fiquem o mais ricas e completas possíveis.

Para dar continuidade a esta rubrica escolhemos mais algumas questões que nos foram colocadas no Facebook do Pplware ou por por email.


Forçar uma  página de abertura num browser

web_page_1

Boas Tardes,

antes demais queria agradecer pelo esclarecimento da minha 1ª e anterior duvida muito obrigado e continuem com o trabalho assim 😉

a minha nova duvida e se e possível através do meu router do café definir a pagina web em que inicie cada dispositivo que se ligue a rede?

Com os maiores cumprimentos,

Tiago Cruz

Resposta:

Tiago,

A sua questão, que para mim é extremanente interessante, tem na verdade duas respostas, contrárias uma à outra.

A resposta mais rápida e que provavelmente se adequará à maioria dos utilizadores é, não é possível fazer apenas com o router.

Mas a verdade é que é possível, mas requer hardware adicional (pelo menos 1 servidor), software adicional, e muitas horas de trabalho para configurar e afinar a solução.

Necessitaria de ter um servidor de DHCP a correr fora do router, num servidor próprio, que iria fornecer como servidores de DNS o endereço IP desse mesmo servidor onde esse serviço adicional estaria a correr e depois com muito engenho e paciência conseguiria fazer o que pretende.

Se o que pretende for uma coisa muito mais simples, mas que ainda assim requer um servidor, recomendo que procure soluções de captive portals e que explore um pouco mais face ao que quer oferecer.

[Respondido por Pedro Simões]


Trocar a bateria de um smartphone, aconselham?

bateria

boa tarde,

tenho 2 telemóveis (iPhone e Samsung)os quais as baterias estão  “cansadas”, após pesquisa na Internet vejo que há baterias a venda com maior capacidade (mAh) chegando muitas das vezes a ser mais do dobro do original.

A minha questão é será que estas baterias não danificam o telemóvel?

Cumprimentos

Curioso

Resposta:

Curioso,

Uma bateria de maior capacidade nunca é prejudicial, pois só é fornecida a capacidade que a carga (smartphone, neste caso) exigir.

Deve apenas certificar-se de que a bateria é mesmo para o modelo que pretende, de forma a que não só o encaixe da bateria mas também o valor de tensão eléctrica (medido em Volt) seja igual à original.

As baterias “chinesas” que alegam grande capacidade, tal como o exemplo que dá, normalmente têm até capacidade real inferior à original, embora continuem a ser uma solução a considerar.

Certifique-se ainda que a grossura da bateria é igual à original, pois nalguns casos as baterias de maior capacidade (se for mesmo o caso na que refere, que é raro) costumam ter uma grossura superior e exigem, por isso, uma capa diferente, pelo menos no caso do Samsung.

[Respondido por Hugo Cura]


Clonar disco, como o fazer?

disco_1

Boas amigos,

Acabei de adquirir um SAMSUNG – 840 EVO MZ-7TE250 – 250 GB para fazer um pequeno ( espero que grande) upgrade ao meu Toshiba Satellite A660-12X. Espero que tenha sido um produto compatível.

No entanto tenho uma questão, para fazer a clonagem do HDD para o SSD o que aconselham? Um adaptador Sata to USB? A cablagem SATA existente no portátil é depois plug&play para o SSD?

Cumprimentos

Miguel

Resposta:

Miguel,

Sim, esse adaptador é o mais prático (as vulgares caixas USB também servem).

O tamanho de ambos os discos é 2.5″, portanto é só tirar um e colocar o outro. O SSD deverá ser um pouco mais fino.

Para a clonagem, podes utilizar o software recomendado pelo fabricante do SSD. O EaseUS Todo Backup Free também é capaz de fazer essa tarefa.

[Respondido por Hugo Cura]


Enviar emails para listas ou grupos no Gmail do Android?

gmail_android

Boa tarde,

como encaminhar um email para várias pessoas (incluídas em listas de contatos, grupos) a partir do aplicativo GMAIL num dispositivo ANDROID?

obrigado

Constantino

Resposta:

Constantino,

O Gmail no Android não suporta a funcionalidade de reencaminhamento para grupos.

No entanto, é possível criar novas mensagens para grupos. Supondo que o que pretende reencaminhar, pode fazer a edição “inline” do email, copiar o conteúdo e colar no corpo do novo email a enviar.

Para fazer o envio directo para um grupo, deve:

  • abrir a lista de contactos
  • abrir Grupos
  • fazer um toque longo sobre o grupo para o qual se pretende enviar o email
  • escolher “Enviar e-mail”
  • compor

Vamos esperar que uma nova versão da aplicação Gmail já suporte a funcionalidade de reencaminhamento.

[Respondido por Hugo Cura]


Onde anda a Play Store no meu Android?

play_store

Boa tarde,

Sou um leitor assíduo do V/ site e desde já os meus parabéns pelas matérias que abordam.

Pergunto se é possível ajudar-me, pois já tentei pesquisar, mas o que li não fiquei convencido.

Comprei um telemóvel com Android, sem marca conhecida. Quase tudo funciona na perfeição. Acontece que não consigo aceder à play store e ao facebook (tenho contas já registadas previamente).

Pergunto se será algum bloqueio que o telefone possa ter ou poderei aceder à play store de outra forma. Quanto ao facebook consigo aceder através do browser.

Já tentei fazer hard reset, mas não aparece a linha para formatação completa e reposição nova do sistema.

Existe possibilidade de reinstalar o Android 4.2 de outra forma?

Obrigado.

Cumprimentos.

Sérgio Silva

Resposta:

Sérgio,

A aplicação da Play Store faz parte do conjunto de aplicações do sistema, e se o seu smartphone não a tem é porque nem é suposto que tenha (típico dos smartphones chineses mais baratos).

Não é bloqueio que o smartphone tem, é apenas lacuna.

Pode tentar aceder à recovery (programa especial de arranque, do género das BIOS dos computadores) e fazer o restauro completo, normalmente referido como “Wipe data / Factory reset”. Pode ver aqui um exemplo de como o fazer:

Pode pesquisar no Google a marca e modelo do smartphone em questão para verificar se alguém já passou pelo mesmo e apresenta uma solução para colocar a Play Store em funcionamento.

Deixo-lhe o .apk da Play Store:

Penso que não deverá dar para instalar, pois trata-se de uma aplicação do sistema.

Se tiver permissões de acesso root no seu smartphone, pode tentar colocar esse .apk no caminha /system/app e dar-lhe o nome “Phonesky.apk” ou “vending.apk”, dependendo da versão/marca do equipamento. As permissões desse ficheiro terão de ser rw-r–r–.

Pode utilizar a aplicação Root Explorer para fazer todo esse procedimento.

De outra forma, para obter uma ROM diferente, tem de pesquisar pelo seu dispositivo e seguir eventuais procedimento que possam existir. É necessário que a ROM seja produzida especificamente para esse dispositivo, não é possível instalar uma genérica.

[Respondido por Hugo Cura]


Como recuperar a partição de recuperação para ter o XP?

xp

Boa tarde.

Parabéns pelo v/ trabalho, tão útil para todos aqueles, que como eu, fazem das novas tecnologias algo importante no dia-a-dia.

Tenho um problema e peço-vos preciosa ajuda, pois já tentei tudo e não consigo resolver.

É o seguinte:

Comprei um PC desktop usado ACER SA80, que vinha com o Windows XP Home Edition (a etiqueta está colada na caixa), mas alguém instalou a versão Professional, dando como resultado a mensagem de que o software não é genuíno, etc.

Eu quero instalar o Home Edition. O “Service Manual – pág 14” deste PC refere que com as teclas ALT+F10 resulta no ACER eRecovery, mas não está disponível. Penso que, com a instalação do Professional, apagaram o que vinha originalmente no HD.

O HD é um Hitachi Deskstar HDS728080PLA380 de 82,3GB.

Ligando por USB ao portátil, no W8 este HD está dividido em duas partições. A primeira com 39GB tem o sistema e ficheiros e está perfeitamente acessível. Da segunda não se obtém acesso, apenas informando de que a unidade necessita de ser formatada antes de a poder utilizar!

Usando o EaseUS Partition Master Free Edition dá a informação de três partições, conforme imagem anexa.

disco_small

Agora apelo a V/ ajuda: como ter acesso a estas duas últimas partições? Será que a indicada com o asterisco é a que tem o ficheiro ou imagem do ACER eRecovery?

Pf ajudem tão breve como possível, porque preciso recuperar tudo antes que acabe o apoio ao XP.

Desde já obrigado.

Abraços e continuem com o v/ bom trabalho.

José Gorda

Resposta:

José,

Na verdade apenas tem duas partições, já que “a terceira” se refere a espaço não alocado de apenas ~12MB.

Não conte com a unidade de recuperação que supostamente deveria ter, isso claramente já foi eliminado.

O que sugiro que faça é que pesquise por um ISO do Windows XP Home Edition OEM para fazer o download, nos torrents ou noutros locais, grave-o para um CD e depois instale de raiz com a chave existente no computador.

Seja como for, relativamente ao suporte oficial da Microsoft ao Windows XP, o que vai acontecer é que o sistema vai deixar de receber novas actualizações, mas não significa que não possa instalar tudo o que existe e foi lançado até agora.

[Respondido por Hugo Cura]


Trocar Android por Windows Phone, é possível?

android_winphone

Boas, gostaria de saber, se me poderiam informar sobre a questão de Trocar o SO Android por Windows Phone 8?

O telemóvel em questão é um sony xperia miro.

Agradecia que respondessem o amis breve possível.

Luís Martins

Resposta:

Luís,

O que pede seria muito interessante se fosse possível. Infelizmente não o é por várias razões.

Quando um fabricante desenvolve um dispositivo elege um sistema operativo e cria um conjunto de drivers para conseguir que estes dois componentes (SO e Hardware) consigam falar entre si.

Não é por isso comum que exista desenvolvimentos posteriores para novos SO’s e muitas vezes nem para actualizações do mesmo.

O que se tem falado de telefones dual-boot ou que permitem essa mudança, requer que o fabricante desenvolva essas versões para o seuequipamento e que as mantenha no tempo, o que não é compensador.

Temos o caso do Geeksphone, que apresentámos esta semana, em que o fabricante disponibiliza o Android (4.2.2) e o Firefox, mas sempre com desenvolvimentos internos.

Mesmo as ROM’s, como a Cyanogen, são trabalhadas equipamento a equipamento e apenas é feita com o Android por este ser um sistema operativo aberto, o que não acontece no Windows Phone, impedindo que os programadores trabalhem sobre ele.

[Respondido por Pedro Simões]


Como configurar uma conta Outlook no Android?

outlook_android_1

Eu tenho um Vodafone 845 com o sistema operativo Android 2.1 e preciso de ligar o meu smartphone ao meu e-mail da Microsoft.

Podem-me dizer como se configura um o telemóvel ao e-mail ou alguma aplicação segura que o faça.

P.S. a aplicação oficial do Outlook não é compatível com o meu sistema operativo

Jorge Azevedo

Resposta:

Uma vez que a versão de Android do seu telefone não permite que instale e corra a aplicação Outlook da Microsoft, a solução que lhe resta é configurar uma conta de forma manual, usando a aplicação de email nativa do Android.

O processo não é complicado e a Microsoft detalhou-o bem para facilitar a vida aos utilizadores.

Siga as instruções abaixo e configure a sua conta Outlook.com no seu telefone:

  • No seu dispositivo, toque em Correio eletrónico e toque em Adicionar uma conta.

  • Introduza o seu endereço de correio eletrónico e palavra-passe do Outlook.com e, em seguida, toque em Configuração manual.

  • Em Que tipo de conta é este?, toque em Exchange.

  • Se existir um campo Domínio, deixe-o em branco. Se existir um campo Nome de utilizador, introduza o seu endereço de correio eletrónico.

  • Introduza a sua palavra-passe.

  • Em Nome do servidor, introduza s.outlook.com.

  • Certifique-se de que a caixa de verificação Utilizar ligação segura (SSL) está selecionada e toque em Seguinte.

  • Escolha as opções para a conta e toque em Seguinte.

  • Para concluir a configuração, toque em Concluído.

São estes os passos que precisa seguir para configurar a sua conta no seu Android.

[Respondido por Pedro Simões]


Agora que estão apresentadas as questões escolhidas e dadas as respostas, pedimos que os nossos leitores as comentem e que contribuam com informações adicionais que julguem serem necessárias.

Todas e quaisquer questões que gostassem de ver aqui respondidas devem ser colocadas nos canais de comunicação do Pplware. Falamos do nosso Facebook, da comunidade Google + Pplware, do email geral @ pplware.com ou do nosso formulário de contacto.

Comentários

4

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Gorda
    José Gorda

    Boa tarde.
    Muito obrigado Hugo pela resposta.
    Vou proceder conforme recomendado.
    Cumprimentos.

  2. Avatar de Pedro :P
    Pedro 😛

    Receberam a minha pergunta do root ao Xperia M?
    Obrigado

  3. Avatar de Henrique caldeira
    Henrique caldeira

    Boas tardes tenho um tablet WOLDER miTab LEGEND 7,9 mas nao traz a play stor como faço para a instalar? comps

  4. Avatar de carlos Gaspar
    carlos Gaspar

    Bom dia.
    Gostava de instalar no meu LG G 2 uma aplicação de contactos que me permita ter o histórico dos sms trocados com determinado contato também os mails….

    Recomenda-me algum?

    carlos Gaspar