Obama testa equipamentos Android para substituir Blackberry

39 Comentários

Já não é de agora que surge o assunto do presidente Barack Obama resolver substituir o seu amado Blackberry por um outro equipamento mais sofisticado.

Com as mais recentes declarações de uma pessoa ligada à Casa Branca, pode estar para breve essa substituição já que estão a ser feitos testes a equipamentos Android das fabricantes Samsung e LG.

barack_obama_blackberry_android_tech2


Os testes estão numa fase inicial e estão a ser realizados pela equipa interna de tecnologia e da Agência de Comunicações da Casa Branca. Segundo a fonte, ainda serão necessários vários meses até que haja uma confirmação de que se realmente irá haver substituição do seguro BlackBerry do presidente Barack Obama.

We can confirm that the White House Communications Agency, consistent with the rest of the Department of Defense, is piloting and using a variety of mobile devices.

Nenhuma das empresas envolvidas, Samsung ou LG, confirmam os referidos testes, por outro lado o porta voz da BlackBerry falou o que toda a gente sabe, o governo americano preferir esta fabricante devido às suas rígidas politicas de segurança e pela segurança que o sistema operativo oferece.

For more than a decade, BlackBerry has been securing the U.S. government’s mobile communications and only BlackBerry is designed to meet the high-security needs of U.S. and allied government agencies.

dear-president-obama-ask-not-how-you-can-dial-an-iphone-ask-how-imore-can-help-you-dial_abe-r_0.jpg

Sendo o Android um sistema com uma estrutura não muito segura e o iOS podendo oferecer as exigências das equipas de segurança da Casa Branca, porque não usar?

De volta a Dezembro, escrevemos um artigo de umas declarações feitas pelo próprio Barack Obama que por questões de segurança não podia usar iPhone, apesar de usar um iPad.

I’m not allowed for security reasons to have an iPhone…

Não se sabe quais são as razões especificas de não puder usar um iPhone, mas uma delas poderá ser de não haver margem monetária para o pedido à Apple do fabrico de uma versão personalizada do iOS com as exigências das agências de segurança da Casa Branca.

iphone_not_buy_small

Caso venha mesmo a ser implementado equipamentos Android, com toda a certeza que serão feitas enormes modificações ao software original, seja pelas mãos da fabricante escolhida seja por outra empresa qualquer.

As questões de segurança do Android podem ser facilmente resolvidas se as fabricantes começarem a ter em consideração esse ponto e destacarem equipas especializadas para resolverem vulnerabilidades. Apesar do Android não ter sido construído sobre uma estrutura segura não quer dizer que a Google seja a única responsável e a preocupar-se com isso.

Também o facto de ser o sistema operativo móvel mais usado e por ser open source, faz com que a percentagem de malwares e de ataques sejam enormes. Parte da percentagem de malwares é culpa da Google, por não ter uma politica rígida na sua loja de aplicações como a Apple tem na App Store.

O presidente Obama tem o seu mandato até 2017, até lá é possível o contrato que existe com a RIM venha a terminar, apesar da BlackBerry ser a fabricante preferida e usada durante anos para fornecimento de equipamentos móveis para a Casa Branca. Outros sistemas e fabricantes (Android e iOS) também procuram o mesmo privilégio, incluindo a Google que via o seu sistema como o preferido pelo governo americano.

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vítor
    Vítor

    Como eu o compreendo… Já tive vários Android de TOP e o meu blackberry dura e dura e já mais me separo dele. Não há melhor para email.

  2. Avatar de NewJ
    NewJ

    Obviamente WP8 é a solução mais segura, fiável eficaz.

    1. Avatar de Malic x
      Malic x

      Aleluia irmão. WP8 Simple the best.

      Com Android passa a ter acesso direto da NSA e de todos os hackers deste mundo.

      1. Avatar de joao lobo
        joao lobo

        wp seguro? só podem tar a gozar…

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Porque é que não usa iPhone?

    Ele não usa nenhum, nem android, iOS, blackberry, Windows, etc…

    O telemóvel dele, é um blackberry todo modificado.

    Ele usa protocolos de comunicação que simplesmente não estão acessíveis aos civis.

    Ou seja, pela mesma razão que nós não podemos utilizar o telemóvel (software) que ele usa.

    1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
      PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

      Acho que respondeste a tua própria questão.
      iPhone … “todo modificado” (só o que tinham de mudar estavam tramados)

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        E ao ser Android pior ainda…
        Ubuntu ou um iPhone será o melhor, modificado é mais simples que o Android, que se for o que ele experimentar de certeza que não será o Android que será usado

        1. Avatar de Xis
          Xis

          Obviamente vocês entendem mais do assunto do que os engenheiros que trabalham para a casa branca…

        2. Avatar de rv
          rv

          “Obama testa” … ele não testa nada 😛 senão ainda dizia: quero iphone porque sim

          1. Avatar de Hélder Ferreira

            Sim claro, não é ele que os testa, é o DoD e a agência de comunicações da Casa Branca.

        3. Avatar de Nelson
          Nelson

          Sim, sim, já percebemos que o teu telemóvel é tão bom como o do Obama.

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Quem não percebe do que fala, é assim…

        O presidente,assim como qualquer equipamento militar usam protocolos que são exclusivos ao dod.

    2. Avatar de Hélder Ferreira

      O software que ele usa é uma versão modificada do BlackBerry OS. Mas é por isso que deixa de ser BlackBerry OS?

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        Sim 🙂 Tu respondeste a ti mesmo. O Osx é BSD ? O Android é o (não me recordo do raio do nome) etc

        1. Avatar de Hélder Ferreira

          Mas o que uma coisa tem a ver com outra?
          Sinceramente não percebi nada do que disseste.

  4. Avatar de Nunes
    Nunes

    A notícia original não diz que isto é para o presidente, dando inclusive a ideia de que se trata para os funcionários da Casa Branca, afirmando até que não parece haver planos para o presidente deixar de usar um Blackberry!
    A notícia original tb não especifica que estão a testar modelos com Android, podendo ser modelos com Windows Phone!

    1. Avatar de Vítor M.

      A notícias são notícias, várias, há uma série de notícias sobre o assunto.

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        A notícia é do Wall Street Journal, é o jornal que tem a fonte anónima que fala da existência de testes! E todos citam o Wall Street Journal para falar disto
        http://online.wsj.com/news/articles/SB10001424052702303802104579451572176510040
        basta ler…
        de modo que ser para o Obama ou ser Android, são especulações vindas de terceiros que não estão por dentro do processo!

        1. Avatar de Hélder Ferreira

          Nunes, o WSJ refere o Android, mas sim pode ser WP ou outro sistema, mas o que foi referido foi o Android, logo é este que prevalece para a noticia.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            :S essa agora!
            indica onde é que no artigo do WSJ é dito que estão a testar aparelhos com Android!?
            Apenas refere o Android para caracterizar a situação actual do mercado, não estabelecendo qualquer ligação entre as duas coisas!

          2. Avatar de Hélder Ferreira

            O artigo refere o Android, por alguma razão.
            Não tem sentido preferirem os Samsungs com WP quando têm os Lumias que são muito melhores, mesmo os de média gama são melhores.
            A LG já não produz um equipamento com WP há uns tempos.

            É sensato concluir que os equipamentos em teste sejam Android, basta ver isso em toda e qualquer outra fonte que a conclusão é exactamente a mesma.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            considerando que tb não há nenhum telemóvel da LG com Android oficialmente certificado pelo DoD – os únicos Androids são da Samsung que usam Knox – tb não parece verosímil que seja Android!

      2. Avatar de Malic x
        Malic x

        E como sempre ninguém valida nada. E se a noticia não é original, que tal indicar a fonte? Ou o pplware agora concorda com o plágio?

        Jornalismo de trazer por casa dá nisto.

  5. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Acho engraçado a parte do “substituir o seu amado Blackberry por um outro equipamento mais sofisticado.”
    O smartphone que Obama usa é um z10 que se equipara a um iphone ou android de topo apesar de não ter características de topo o SO faz tanto como qualquer outro sistema. Se fosse um BlackBerry Curve dos antigos aí percebia-se a frase.

    1. Avatar de Alexandre Martins
      Alexandre Martins

      Quem já usou blackberry certamente entenderá o conteúdo da frase.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Como utilizador de BB Z10, diria que sim a ultima versão o BB10 está simplesmente brutal. E até me atrevo a dizer bem a frente do android.
        Todas as pessoas que pegam no telefone dizem, ” ah pensava que os BB não prestava” mas este tá muito fixe e bonito”.

        E com snap instaldo, até as apps do android market instalam directamente 🙂

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Tudo indica que o Obama continua a usar o mesmo Blackberry modificado desde de 2009!
      O z10 que foi notícia parece que era de outra pessoa!

  6. Avatar de navyseal
    navyseal

    Quando muito seria a motorola que iria fornecer o telemóvel. Os americanos não são de comprar produtos vindos de outras nações no que toca a segurança. Daí se ter falado no iphone há uns meses, LG e Samsung não me parecem sequer plausiveis.

    1. Avatar de Telmo
      Telmo

      A Motorola não é americana. Agora é chinesa (pertence à Lenovo).

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      A Blackberry tb não é americana, é canadiana!

  7. Avatar de AC Investor Blog

    Não passou de rumores mais uma vez protagonizados por alguns investidores que tentam de todas as formas fazer cair a cotação da Blackberry a uma semana da apresentação dos resultados. Isto tem sido sequencial nos ultimos trimestres, e não passa mesmo de rumores. Ainda ontem foram divulgadas várias noticias da casa branca a desmentir tal rumor.

    1 abraço,

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      “We can confirm that the White House Communications Agency, consistent with the rest of the Department of Defense, is piloting and using a variety of mobile devices.”
      Foi dito pelo porta voz do Departamento da Defesa.

  8. Avatar de Hugo Xavier
    Hugo Xavier

    Caros amigos, podemos falar de tudo e todos os SO’s, mas sempre se conheceu o Blackberry como sendo um dos equipamentos como mais seguro e fiável no que diz respeito a empresarial / trabalho. E Blackberry não é só querer, é preciso gostar e acima de tudo SABER trabalhar com ele. Por ser tão virado para o segmento empresarial é que ficou um pouco atrás dos outros. Tenho Blackberry desde 2001 e sempre foi o meu preferido.

  9. Avatar de Andre

    Tenho um BBQ10. Sem duvida que a Blackberry tem nas maos(e eu e todos os utilizadores de BB10) o melhor SO do Mercado. Simples, seguro, rapidissimo e em termos de “user friendliness” tao bom ou melhor que qualquer outro SO. Estas noticias so podem ser financiadas pela Samsung, LG ou Google. Mesmo que a casa branca tivesse a testar seja o que for, nao seria noticia em qualquer parte do mundo. Pensando bem, o que interessa que telephone o Obama utiliza? e o mesmo que a limosine que o conduz. De cadilac nao tem nada, so o nome.

  10. Avatar de Daniel San
    Daniel San

    O que tem a ver ser open source com ter mais vulnerabilidades????? Não seria o contrario não?

    1. Avatar de Cláudio Esperança
      Cláudio Esperança

      Concordo com o Daniel… A suposta falta de segurança do Android não tem a ver com o facto de este ser opensource, mesmo porque basta estudar um pouco o assunto para perceber que os problemas de segurança são geralmente introduzidos pelos fabricantes dos dispositivos nas suas APIs proprietárias que não são devidamente protegidas… Acredito que se o Android for o sistema escolhido será mesmo pela vertente opensource que permitirá aos departamentos de segurança a modificação livre do software para definir os protocolos de comunicação necessários. Achar que o governo dos estados unidos não tem dinheiro ou que a Apple não gostava de ter a publicidade de ter os seus equipamentos na casa branca parece-me não fazer sentido.

  11. Avatar de António
    António

    Iphone muito caro para o presidente dos EUA lololol

  12. Avatar de GugaMaster

    O smartphone “ideal” para o presidente Obama é o Blackphone.

    https://www.blackphone.ch/enterprise-government/

  13. Avatar de Alan Lobo
    Alan Lobo

    Engraçado,kkkk. O governo americano teria que investir em outra plataforma, sendo que a Blackberry ja. Faz esse servico, faça-me o favor, investir na plataforma dos outros, sendo uma que ja faz duas e seguras pra corporativos e consumidores comuns. Eu tenho um Torch, e mesmo sabendo das preferencias alheias eu não publicaria esse artigo. Vc não precisa disso, esta claro que quer sofisticacao de detalhes e graficos lindos, nem se atreva a comprar Blackberry, kkkkk. Sua estrutura eh fechada. Por isso ate .gif so funciona no navegador por conta do Javascript. Outro dia eu li que existe um programa que desencripta conversas no Whatsapp pra IOS e Android, mas pra Blackberry, somente atraves de espiao e com o SO 5.x.x… O Meu esta no SO 7. Bom, não levem a mal, mas espero ter ajudado, cada um vai puxar a sardinha pro seu lado. Nem vale a pena fazer isso.