Vídeolog Pplware – Limpe toda a sua informação no Android

35 Comentários

Por Nuno Agonia para o Pplware

Sempre que utiliza um equipamento Android com as suas credenciais, há diversa informação que nele fica guardada, mesmo que não tenha visto explicitamente que isso aconteceu. A simples associação de uma conta Google, mesmo que seja para experimentar um equipamento, desencadeia imediatamente a sincronização de todos os elementos da conta, incluindo fotos, contactos, emails, dados do browser, etc.

Se o equipamento não for seu, ou se o pretender vender, então o melhor que tem a fazer é limpar toda a informação que não pertença ao sistema operativo! Há duas formas simples de o fazer, veja como!

videolog_70


Canal YouTube SeeMee

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Pires
    Ricardo Pires

    Eh eh ao fim disso ainda faço um flash da ROM por cima.

    Uma perguntinha, após remover certas app’s de sistema, que vêm já no telemóvel, elas voltam aparecer quando vou ao menu recovery do Android. O estranho é que basta entrar nesse menu e sair logo de seguida e elas voltam aparecer. São do tipo Google Videos, Google Music, etc. Alguém sabo o porquê?

    1. Avatar de byteMyBits
      byteMyBits

      Não sei do que falas. Sempre que eu faço disable de uma aplicação das gapps, ela nunca mais me chateia. A não ser que o Google services é que te ande a fazer isso.

      1. Avatar de Ricardo Pires
        Ricardo Pires

        Pois, mas eu faço a desinstalação da mesma (via Titanium Backup), não disable. Entrei novamente no menu e saí de seguida, apareceu a Play Videos (Google), Play Livros (Google), Play Musica (Google) e Flipboard, isto depois de as eliminar. Estranho. Alguém que tente ver num Samsung se acontece igual, de preferência com ROM original.

        1. Avatar de Frederico
          Frederico

          No titanium antes de desinstalar tens que a tirar como aplicação de sistema.

          1. Avatar de Ricardo Pires
            Ricardo Pires

            E como faço isso?
            Obrigado.

          2. Avatar de Ricardo Pires
            Ricardo Pires

            Já descubri. Selecionei a aplicação, fui à aba da direita e converti a aplicação de sistema para utilizador e depois removi. Mas aparece na mesma, não resulta.

    2. Avatar de eu
      eu

      desde o momento que eleminas elas deixam de estar no telemovel logo não pode aparecer a não ser que seja “puxada” pela google da store

      1. Avatar de Ricardo Pires
        Ricardo Pires

        Sim também pensei nisso, mas não tenho a internet ligada.

        E só uma nota, a aplicação permanece em algum sitio (memória) mesmo após remoção, pois quando se restaura ou se faz os Wipes, aparece tudo o que se eliminou.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Elimina os .apk em /system/app

          1. Avatar de Ricardo Pires
            Ricardo Pires

            Obrigado pela resposta, mas não resulta, já tinha tentado essa opção :S Aparecem na mesma 🙁

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Exacto, elas aparecem na mesma porque isto vai apagar os dados do utilizador, não apaga os dados (e app’s) de sistema, como essas app’s da googla.

            Se queres apagar essas sugiro instalares root e usares uma app para desisntalado com permissões root…

          3. Avatar de Hugo Cura

            Tens a certeza que as eliminaste mesmo? O que usas para as eliminar?

          4. Avatar de Ricardo Pires
            Ricardo Pires

            @Nelson

            Tenho root feito, e já tentei com vários programas para eliminar como o Titanium Backup, System App Remover Pro, etc. E sei qual a diferença entre system app e app normal. Mas estas teimam aparecer quando entro no menu recovery.

            @Hugo Cura

            Tenho a certeza, pois elimino com o programa Root Explorer e ao eliminar há que dar permissão de escrita.

            Após eliminar se reiniciar o smartphone não aparecem.
            Só aparecem se entro no tal menu recovery, o que acho estranho.

          5. Avatar de Hugo Cura

            Muito estranho mesmo…
            Em /data/app existem outros .apk mas esses são (tipicamente) os que o sistema carrega e vai actualizando.
            Em /system/app estão os “originais”.

            Mas experimenta retirá-los dos 2 lados. Se continuar a não funcionar, não sei o que poderá ser…
            Trocas de ROM e instalas um GApps personalizado 🙂

          6. Avatar de Ricardo Pires
            Ricardo Pires

            @Hugo Cura

            Em data/app só tem as aplicações que uso. Já agora o que são os ficheiros com o mesmo nome que as app mas com extensão .odex?

          7. Avatar de Ricardo Pires
            Ricardo Pires

            Prontos consegui. 😀

            Fiz uma pesquisa no Root Explorer com o nome de “Books.apk”.
            Retornou 4 ficheiros, apaguei os 4 e já não apareceu mais. Estou a ver que é melhor eliminar assim.

            Tirei uma print:

            http://postimg.org/image/yw19bsz15/

          8. Avatar de Hugo Cura

            Muito bom! Está então no /system/csc/common/system/app.

            Nem conhecia esse local para albergar com .apks. No meu, esse caminho nem existe.

            Quanto aos .odex, são uma espécie de partes parciais das apps e contêm algum código pré-compilado, para melhorar o desempenho e melhorar também algumas questões de segurança.

          9. Avatar de Ricardo Pires
            Ricardo Pires

            Também não conhecia este caminho. Mas achava mesmo estranho, pois para aparecer novamente tinha que ter um género de “BACKUP” em algum lado. Mas prontos já encontrei a solução e fica aí para quem também precisar em eliminar certas apps em que insitem aparecer após a sua eliminação.

            Uma última pergunta, no caminho

            data/dalvik-cache/

            É onde fica “toda a tralha” para depois repor caso se faça um restauro ou os wipes? Se não, a onde está guardado isso?

            Obrigado a quem me ajudou e Hugo por explicares. 😉

          10. Avatar de Hugo Cura

            É na pasta /system.

  2. Avatar de Élson
    Élson

    Qual é a Diferença entre:

    wipe data/factory reset
    wipe cache partition

    Alguém pode me explicar?

    obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      A limpeza de cache mantém todas as aplicações, configurações e dados, mas pode resolver alguns problemas que existam devidos à cache das aplicações. Pode também ser utilizado para recuperar espaço ocupado indevidamente pelas caches de algumas aplicações

      A limpeza de dados/restauro de fábrica, limpa tudo e fica como se fosse ligado pela primeira vez.

  3. Avatar de zombie
    zombie

    A atençao do Pplware,

    O que se passa com estes videos no chrome ? De ha uns videos para ca, o local da pagina, onde deveria estar o video, fica a branco no chrome ( nao da para clicar em nada, isto sem fazer quaisquer alteraçoes no navegador ), mas p exemplo no “emagrecido” ligth, funciona perfeitamente…tal como no firefox, opera e maxthon!!!!

    1. Avatar de Hugo Cura

      Uso o Chrome Stable sempre actualizado e nunca notei esse problema. Usas algum Adblock?

      1. Avatar de zombie
        zombie

        tb tenho sp os browsers actualizados (versao actual chrome 33.0.1750.154 m) e sim, de facto, uso adblock e adblock pro, no chrome, mas sp usei e antes n tinha problema ; sera por vcs terem alterado para o sapo e vir sp com add-on publicitario ? mas ja antes vinha, e dava para ver…!

        1. Avatar de zombie
          zombie

          ah e p ex na rubrica “tardes de cinema” tb fica em branco,em “e porque hoje eh sexta”, embora apareçam os videos, da sp erro agora…!

          1. Avatar de zombie
            zombie

            perdao, em ” e porque hj eh sexta” alguns dao outros nop, mas aparecem sempre (podera ser simples erros de ligacao de links)

        2. Avatar de Hugo Cura

          Mas sem adblock, funciona?
          A tua extensão adblock pode subscrever uma lista de ads onde foi adicionada a ligação ao Sapo Vídeos.

          Seja como for, podes colocar o domínio Pplware na whitelist:
          – nas opções da extensão AdBlock para Chrome, no separador Customize, na edição manual dos filtros coloca @@https://pplware.sitedev.pt$document e guarda.

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    Alguém sabe como se faz num Sony Xperia J?

    Obrigado

  5. Avatar de sbam
    sbam

    para o padfone 2..

    qual o atalho?

  6. Avatar de guedes
    guedes

    Se fizer root, ele vai receber actualizações?

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim, mas nota que o procedimento aqui explicado não exige root.

  7. Avatar de Muleta
    Muleta

    uma dúvida de novato. o meu telemovel estava originalmente bloqueado e foi desbloqueado na operadora depois de passados dois anos. se fizer um factory reset isso altera alguma coisa? volta a ficar bloqueado? obrigado

    1. Avatar de Hugo Cura

      O bloqueio à rede não interfere com nada que se relacione com a ROM. O restauro pode ser feito à vontade.