TOP 6 – Novidades do Windows 8.1

82 Comentários

Foi no passado dia 17 de Outubro que a Microsoft disponibilizou o Windows 8.1 – um actualização gratuita do Windows 8. Este actualização, que chega um ano depois do lançamento do Windows 8, traz um conjunto de novidades que melhoram a experiência do utilizador com o sistema operativo.

Vamos conhecer as 6 novidades que mais se destacam para os utilizadores de Desktop.

top6

O Windows 8.1 é considerado por muitos como um “pedido de desculpas” por parte da Microsoft para com os utilizadores. De relembrar que Steven Sinofsk, responsável pelo desenvolvimento do Windows 8, abandonou a empresa logo após o lançamento do Windows 8. Com o lançamento do Windows 8.1 aparecem algumas novidades mas também algumas funcionalidades  que na altura Sinofsk e a própria Microsoft se recusaram a implementar no Windows 8. Vamos então as 7 novidades que vêm com o Windows 8.1.

De referir que a maioria das funcionalidades estão disponíveis na interface Taskbar and Navigation properties (em cima da Taskbar, botão do lado direito do rato e depois properties )

1) Arranque directo para o Desktop

Com o Windows 8.1, o utilizador tem a possibilidade de ir directamente para o ambiente de trabalho, logo após a autenticação, evitando assim a interface metro. Essa configuração é feita na interface Taskbar and Navigation properties, no separador Navigation e depois activar a opção “When I sign in or close all apps on a screen, go to the desktop instead of Start”

win81_00

Artigo: Dica: Como arrancar directamente no Desktop no Windows 8.1

2) Desactivar Hot Corners do topo esquerdo e direito

Na mesma interface onde está a funcionalidade anterior, o Windows 8 permite também desactivar a funcionalidade Hot Corners. De referir que a função Hot Corners permitem que os utilizadores do Windows 8 e do 8.1 acedam directamente a algumas funções especiais apenas apontando o rato para um dos dois cantos superiores do seu ecrã, estando a zona esquerda reservada às aplicações já abertas e a direita à Charm Bar.

win81_bb

Artigo: Dica: Desabilitar os Hot Corners no Windows 8.1

3) O regresso do botão Start

Finalmente voltou o botão Start. Apesar de ter funcionalidades diferentes daquelas que conhecíamos no Windows 7, o botão Start é sem duvida um “ícone” do sistema Windows.

win81_cc

Carregado com o botão do lado direito do rato, o utilizador passa a aceder a um conjunto de funcionalidades do sistema.

win81_cc

4) Desligar ou Reiniciar através do botão Start

Uma das funções agora incluídas no botão Start (Carregado com o botão do lado direito do rato) é a possibilidade de Desligar, reiniciar, fazer logout e também de hibernar)

win81_08

5) Partilha do background na interface Metro

O Windows 8 sempre foi pobre na oferta de backgrounds para a Página inicial –  Start Screen (diz-se que era os Steven Sinofsky  aprovados para aquela zona). Com o Windows 8.1 tudo mudou e agora é possível associar os nossos backgrounds também ao  Start Screen.

win81_09

Artigo: Dica: Como activar o Wallpaper no Start Screen do Windows 8.1

6) Pesquisa unificada

Uma das melhores funcionalidades é a Pesquisa unificada. O utilizador deixou de ter a necessidade de ir ao Start Screen pois carregando na tecla Win+Q aparece de imediato na parte lateral direita a ferramenta de pesquisa. O fantástico desta ferramenta é que pesquisa nos mais diversos programas e tipos de ficheiros (e-mails, musicas, fotos, sites visitados, etc, etc) – a fazer lembrar o projecto Google desktop que infelizmente foi descontinuado.

win81_10

E são estas algumas das novidades que podemos encontrar no novíssimo Windows 8.1. De referir que o Windows 8.1 trouxe também melhorias ao nível da integração com Skydrive, melhorias na interface do Windows Store, melhorias no recurso multitarefas, etc.

Quais as funcionalidades que mais gostam? Conhecem outras?

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lufino
    Lufino

    Artigo sem dúvida interessante e que “vem mesmo a calhar”. Pena as instruções exclusivamente em inglês. Pensar neste pormenor na próxima, talvez não fosse má ideia!

    1. Avatar de Fernando Jorge
      Fernando Jorge

      Lá venho eu defender o Pedro Pinto.

      Eu pessoalmente até prefiro os tutoriais com os programas e sistemas operativos em Inglês. E agora? Para quem é que o Pedro Pinto deve trabalhar?
      Para a tua preferência, para a minha ou para dele?

      1. Avatar de Pedro Pinto

        eh eh eh, vamos fazer um “meio meio” 🙂 Mas como tenho o Windows em inglês, este tutorial saiu meio ingles, meio Português

        1. Avatar de Eurico Pita
          Eurico Pita

          Boas Pedro, obrigado pela nova partilha de conhecimento. Mas só um aparte, não é preciso Instalar em VM, basta ir ao Gestor de sistema e ir a línguas do sistema mudar para português. 😉

      2. Avatar de Joc
        Joc

        Alinho com o Lufino. As implicações vão muito para além de uma simples tradução num ou noutro sentido.

    2. Avatar de LuísG
      LuísG

      De acordo, tenho o sistema em Português (porque sou Português, vivo em Portugal, e a Microsoft até já disponibiliza a sua versão do software em Português atempadamente) e ainda ando à procura de algumas das funcionalidades descritas no artigo…
      De qualquer das formas, sempre muito agradecido pelo vosso óptimo trabalho (neste caso tenho que dar mais umas voltas, à cabeça inclusivé :P) e excelente serviço prestado. Bem-hajam 😉
      \o/

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Os vossos pedidos são ordens 🙂 Acabo de montar um VM com o windows 8.1 em PT 🙂
        Se entretanto tiverem alguma duvida perguntem. Os próximos artigos já virão totalmente em PT

        1. Avatar de LuísG
          LuísG

          “Jasus”, é a isto que eu me refiro quando falo em excelente serviço prestado… Se este não é o melhor exemplo (O Pedro Pinto instalar o Windows 8.1 em Português numa “VM” só para atender aos nossos pedidos ;)) não sei que mais possa ser 🙂 Caro Pedro, como alguém costuma dizer, um abraço do tamanho do mundo para si.
          \o/

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Sempre as ordens 🙂

        2. Avatar de Oscar
          Oscar

          Não espera outra coisa, com o Pplware estamos habituados a ter qualidade.

  2. Avatar de Edgar
    Edgar

    Gostei do novo Windows!

  3. Avatar de panhonhas
    panhonhas

    Fizeram um artigo como instalar o 8.1 no virtualbox e esse até estava em português, mas agora fazem isto em inglês? Para isso vou ver no askvg ou no how-to-geek.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      hum…vais-me dizer que encontras tutoriais com este gabarito no askvg ou no how-to-geek??? Eles são de TOP são duvida..mas são ingleses…muita da informação já está feita e até é muito mais fácil ser jornalista nesses sites. Em Portugal é preciso experimentar, analisar, testar e traduzir…é trabalho feito do zero, que muita das vezes temos de ir à procura (ninguem nos envia ja feito).
      Por isso meu caro panhonhas, acho que devias valorizar o trabalho que por aqui se faz.

      1. Avatar de Joc
        Joc

        Julgo que a maioria de nós quando comenta, comenta com apreço e para aperfeiçoar ainda mais.

  4. Avatar de José
    José

    Um pouco off topic mas eu instalei o windwos 8.1 e ficou tudo bem mas no dia seguinte quase todos os meus programas desapareceram do modern ui. Eles continuam instalados mas não aprecem mesmo se eu fizer a pesquisa eles nao aparecem. Alguém sabe ajudar?

    1. Avatar de golias17
      golias17

      Se fores a lista onde se encontra todos os programas, na morden ui clicar na seta para baixo que aparece do lado esquerdo, e seleccionares com o botão direito do rato clicas em “afixar ao inicio” e eles aparecem na morden ui.

    2. Avatar de David Ferreira
      David Ferreira

      aconteceume o mesmo. mas deslogueime e logueime com o email que tinha antes e voltaram

      1. Avatar de José
        José

        mas eu entrei sempre com o mesmo mail. como faço?

      1. Avatar de José
        José

        Obrigado Pedro mas não e isso. aquilo que me aconteceu e mesmo estranho mas não consigo resolver

        1. Avatar de Manuel Costa

          Isso acontece caso tivesses instalado o Windows 8.1 preview. Foi anunciado na altura do lançamento da preview que todas as aplicações instaladas na preview teriam que ser re-instaladas ao actualizar para o Windows 8.1.

  5. Avatar de Bruno
    Bruno

    Depois de actualizar, ao clicar com os 2 dedos no meu touchpad para abrir o menu correspondente este nao faz nada não aparecendo o menu correspondente. só carregando no botao. alguem sabe do que poderá ser?

    1. Avatar de André Viana
      André Viana

      drivers, está tudo partido isto

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        e agora? o que faço?

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Tenho de fazer um top idêntico para os touchpads

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        pelos vistos não sou o unico a ter problemas com o touchpad após a actualização para o windows 8.1. Fiz uma pesquisa na net e pelos vistos há pessoas a ter os mesmos problemas…

        1. Avatar de Rui Oliveira
          Rui Oliveira

          Atualiza as drivers do touchpad manualmente no site da synaptics e não deixes o windows 8 instalar automaticamente as que ele quer e tudo se resolve

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            eu tenho actualizado com a ultima versão.

  6. Avatar de Osiris2
    Osiris2

    a minha favorita é a 2) Desactivar Hot Corners. passei a usar a taskbar pendurada no lado esquerdo, e sempre que queria passar para o desktop, ou usava o atalho Win+D ou tinha que desviar o cursor um pouco do canto para usar a o atalho que se encontra lá. ao desactivar aquele hot corner fica mais simplificado o dia-a-dia

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, também nunca gostei. O rato “fugia” muitas vezes para esses lados e acabavam por aparecer outras janelas.

  7. Avatar de jedi
    jedi

    Para mim em algumas funcionalidades andou de cavalo para burro.

    A pesquisa anterior, podia-se refinar mais e eles mudaram totalmente, quando se clicava rato lado direito num icon de um dos resultados da pesquisa dava mais funcionalidades.

    Não gostei do icon do iniciar no ambiente de trabalho, ate porque ate não faz sentido. Que ate porque com rato esquerdo vai para iniciar da interface metro e com esquerdo, que já fazia na versão anterior tem outras funcionalidades chegando o rato o canto inferior esquerdo.
    Para mim isto devia ter sido ao contrario com direito ia ter aquelas funcionalidades e com o direito ia ter a interface metro. Mas por mim o botão podia desaparecer porque existe esse icon no teclado. Mas pronto é o que dá não pensar na consequências das mudanças radicais!!! 😉

  8. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Infelizmente para mim pouco mudou,
    Creio que este será como se ouve dizer: um windows bom e um mau, e este calhou a ser mau…
    .
    Ou seja, tenho-o instalado mas pouco dou uso à interface “metro”. Creio que foi uma completa amalgama o que eles quizeram fazer. E num Pc de secretária não serve para nada.
    .
    Assim sendo voltei a instalar o programa startisback 🙂
    é a unica coisa boa deste windows: dá para configurar quase todos os seus aspectos (mesmo sendo através de outros programas)
    .
    Tenho esperança que com a saída do sr Steve Ballmer a microsoft mude o seu rumo…
    .
    À parte: creio que os dois grandes (microsoft e apple) cometeram o mesmo erro no ano de 2013…

    1. Avatar de leugim
      leugim

      Mas então o botão Iniciar não está de volta nesta nova atualização? Foi o que percebi.

      1. Avatar de JmanPT
        JmanPT

        O botão está, mas leva-te ao novo Start Menu (ou seja o Start Screen). O Startisback traz de novo o antigo menu Start.

  9. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    7) novos tamanhos de tiles pequenas e gigantes

    8) possibilidade de colocar uma tile para um site e este implementar funcionalidades nesta tal como uma aplicação nativa (feed RSS por exemplo)

    1. Avatar de paulosousa
      paulosousa

      Como se cria um tile de um site?

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Tens de adicionar aos favoritos primeiro se não estou em erro, agora não estou ao pé do pc. Depois abres os favoritos e está lá o icon com o marcador para fazer pin.

        Um exemplo é o site wpcentral.com, suponho que ainda não existam muitos sites com esta feature (se bem que não é difícil de implementar, deve começar a ter maior adesão aos poucos)

  10. Avatar de leugim
    leugim

    Então, para quem já experimentou, recomendam a atualização para o 8.1 ou mais vale ficar quieto?

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de leugim
        leugim

        Não há problemas/bugs que possam influenciar o desempenho do sistema então? Obrigado.

        1. Avatar de Jeudi Prando
          Jeudi Prando

          usar o basico do bluetooth ta dificil

          1. Avatar de Mário Cardoso
            Mário Cardoso

            Isso é problema dos drivers do fabricante, não da microsoft!

    2. Avatar de Muleta
      Muleta

      mais vale ficar quietinho…. o que se ganha é muito pouco.
      Além do problema da marca de água que aparece no ecran, por causa dos problemas do secureboot, deu cabo do controlador de usb3.0.
      os discos externos ligados ao usb 3.0 ficam “adormecidos” e quando se pretende aceder há que esperar que “acordem”……

  11. Avatar de Leonard Medeiros
    Leonard Medeiros

    Perfeito, obrigado mesmo pelas dicas, pelo menos duas ou três vão ajudar muito aqui!

  12. Avatar de Jeudi Prando
    Jeudi Prando

    tecla de atalho para o passo 3) que utilizo muito

    Win + X

    pra quem nao sabia, espero ter ajudado

  13. Avatar de Rui Pereira
    Rui Pereira

    O win8.1 instala as drivers da placa grafica automaticamente?
    é que desde que o instalei tenho tido alguma lag a jogar.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, por norma ele instala tudo

    2. Avatar de golias17
      golias17

      Vê lá se ele não te tenta correr os jogos a usar a gráfica e ou o GPU, se for esse o carro defines para correr com a gráfica e deve funcionar sem problemas.

      1. Avatar de Rui Pereira
        Rui Pereira

        E onde vejo isso?

        1. Avatar de Serginho M

          A mim numa das máquinas não instalou, ou instalou drivers que não eram os aconselhados! Aconselho-te a ires ao site do fabricante da gráfica e fazer o update da mesma.

          1. Avatar de Rui Pereira
            Rui Pereira

            Já fiz isso :). Problema resolvido.

  14. Avatar de Romeu Caetano
    Romeu Caetano

    … só gostaria de fazer um comentário:
    – Este pessoal do PPLWARE é fantástico, mas há sempre quem aponte o dedo, se fazem é porque está em inglês, ou isto ou aquilo, se não fazem também são criticados.

    Àqueles que criticam, deixo aqui um pedido …. façam melhor!

    Grande abraço a toda a equipa!

  15. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    A pesquisa unificado é umas das coisas que eu mas esperava! 😀

  16. Avatar de leugim
    leugim

    “O SecureBoot não está configurado corretamente.”
    É o que surge no ambiente de trabalho como ‘marca de água’.

    Alguma solução?

    1. Avatar de paulosousa
      paulosousa

      Tens que activar o windows

      1. Avatar de Muleta
        Muleta

        não tem nada a ver com isso… vejam os foruns da microsoft, estão cheios de reclamações contra essa marca dágua…

  17. Avatar de SamC
    SamC

    Muito bom artigo, parabéns!

    Concordo com a maioria do pessoal, que no caso de existir software em PT-PT que devia utilizar-se essa versão no fórum. É um site nacional e são uma minoria os que têm o Windows em Inglês. Só aumenta a qualidade do site!

    Quanto às novidades, faltam duas MUITO IMPORTANTES: tamanho dos mosaicos e novas aplicações ou aplicações redesenhadas. O correio está muito melhor!

  18. Avatar de Miguel L.
    Miguel L.

    Alguem me ajuda?

    Como vou ao taskbar e navigation properties em Portugues?

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Botão direito do rato em cima da barra de tarefas (no desktop) e carregar em propriedades. Deve ser a 2ª tab.

  19. Avatar de Miguel L.
    Miguel L.

    Ja encontrei!

  20. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Viva,
    Algo que notei é que quando estou no e-mail Outlook, não consigo selecionar as mensagens com o rato nem clicar para as visualizar.
    Como proceder?

  21. Avatar de João Meixedo
    João Meixedo

    É um update virado para os tablets. As alterações são quase todas relacionadas com aModern UI, ou seja, basicamente inuteis num desktop.
    Não noto verdadeiramente diferença nenhuma, até porque com o classic start menu já entrava directamente para o ambiente de trabalho.

    1. Avatar de JmanPT
      JmanPT

      Mas para quem não tinha ou não queria ter o classic start, startisback, start8, etc, dão muito jeito. Dizer que este update é para tablets é na minha opinião errado. É exatamente o contrário. Com este update muito do que não conseguias customizar (ou dava mais trabalho) na criação de uma imagem corporativa passa a ser muito mais simples (boot to desktop, no start menu ter a lista de aplicação, conseguir ter 4 views dessa lista, exportar e importar o layout do start screen, ter o background do desktop no start menu, etc).

  22. Avatar de LeonelF
    LeonelF

    Uma coisa que notei quando fiz o update para o 8.1 foi que isso removeu o meu anti-virus.

    Tive de instalar novamente o AV (neste caso o Comodo CIS), mas já vi casos com outros AV.

    1. Avatar de Filipe Delgado
      Filipe Delgado

      A mesma coisa com o Avast.

  23. Avatar de Braga Ultras

    Esta semana quero formatar meu Asus k52sv windows7ULTIMAT, queria saber qual Windows meter 7/8 podem-me ajudar.

  24. Avatar de Flávio
    Flávio

    Boas pessoal venho desde algum tempo a testar o W8 e tenho tido alguns problemas por exemplo instalar actualizações e ao voltar a ligar o portatil , ele fica congelado a configurar as actualizaçoes! sera que ja corrigiram??? por varias vezes isso aconteceu-me e decidi voltar ao w7… quem me da feedback sff??? Obrigado

  25. Avatar de Bruno
    Bruno

    o videocall do facebook não é compativel com o windows 8.1? fail…

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      fail é o facebook que não actualizou a sua aplicação atempadamente. E não foi por falta de tempo, que as primeiras builds do Winwos 8.1 para developers já circulam há muito tempo por aí!

  26. Avatar de Miguel L.
    Miguel L.

    Malta para duvidas rapidas, bugs e problemas afins com o windows 8 ou o 8.1 ir ao forum msf.Respondem em 10 minutos

    http://answers.microsoft.com/pt-br

  27. Avatar de Bruno
    Bruno

    É impressão minha ou o windows 8.1 é mais lento que o 8 tanto no arranque como no encerramento???

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      No meu caso não notei diferença alguma.

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      no meu caso está bastante mais rapido

    3. Avatar de Bodycount
      Bodycount

      O meu 8.1 está mais rápido.

  28. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Vejam este artigo que explica todos os passos para legalmente adquirirmos um ISO do windows 8.1.

    Artigo : http://www.neowin.net/news/here-is-how-to-get-the-windows-81-iso-and-create-a-usb-install-stick

    Link a usar no caso de Portugal: http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-8/upgrade-product-key-only

  29. Avatar de ruirego
    ruirego

    Boas,

    fazer a actualização instala o windows de novo, como se a maquina tivesse recém formatada?

    Ob.

  30. Avatar de Márcio Ferreira
    Márcio Ferreira

    Bom dia, estou com problemas, depois de instalar o Windows 8.1 não mais consegui aceder a internet, isto é ligo-me a um ponto wi-fi depois abro o navegador e não consigo visualizar nada. Aparece “esta pagina Web não esta disponível”.

    Obrigado

  31. Avatar de João
    João

    Tenho o Win8 e queria actualizar para o 8.1 mas ele não me vai pedir para introduzir uma chave? é que não vei nem na caixa do pc nem em nenhum papel do pc :/

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      não. a actualização é feita como qualquer outra actualizaçao normal.

      1. Avatar de João
        João

        Obrigado, já actualizei 😀

  32. Avatar de Leonnardo Medeiros
    Leonnardo Medeiros

    Olá, Pedro.
    Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo site que é muito informativo.
    Em seguida vai meu caso: após fazer a atualização do Windows 8.1 meu touchpad, às vezes, para de funcionar a função de rolar a página com os 2 dedos. As outras funções permanecem normais. Quando reinicio o computador ela volta, mas pode parar a qualquer momento.
    Como posso resolver esse problema?
    Obrigado!

  33. Avatar de Balduino
    Balduino

    olá amigo tou com um preocupação o meu pc veio com win 8.1 mas eu quer mudar isso para win 7 só que quando eu coloque cd de instalação de wind 7 ele não consegue detetar isso só do cd do win 8.1 porque o pc veio com um ativação que não permite fazer alteração de sistema, agora eu quero o vosso ajuda como posso solucionar este problema obrig por favor ajuda-me.