TOP 10 – Editores de texto para Windows e Linux

90 Comentários

Um editor de texto é sem duvida uma ferramenta essencial em qualquer sistema operativo. Além das funcionalidades básicas de edição de texto, este tipo de ferramentas integram hoje muitas funções direccionadas para a programação.

Hoje o Pplware deixa-me um conjunto de 10 sugestões, relativamente a  Editores de texto para Windows e Linux.

top_editoresTexto

1) Notepad++

O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital. É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).

Homepage: Notepad++

2) MetroTextual

MetroTextual não se limita a ser um simples e puro editor de texto. Tem a capacidade de recorrer a sintaxe específica e assim tornar a escrita e leitura de código mais simples e fácil.

As sintaxes disponíveis são várias, abrangendo a maioria das linguagens de programação. O MetroTextual não tem a capacidade de detectar a linguagem a ser usada e devem por isso escolher qual a que pretendem usar.

Homepage: MetroTextual

3) GOBBY

O Gobby é um editor de texto abrangido pela licença GPL (General Public License) que tem como principal funcionalidade o desenvolvimento remoto cooperativo síncrono. Este permite que duas ou mais pessoas, estejam elas onde estiverem, possam visualizar e fazer alterações num arquivo de texto, seja ele do tipo .txt (ficheiro de texto), .doc (ficheiro Word), ficheiro .cs (ficheiro C#), do tipo .vb (ficheiro visual basic), ou de qualquer outro tipo.

gobby

Homepage: Gooby

4) Brackets

Considerado já como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), Brackets é um novo editor de texto código, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis .

brackets_00

Homepage: Brackets

5) PSPad

O PSPad é um editor ideal para programadores. Esta ferramenta tem muitas características, das quais se destacam a organização de ficheiros em diferentes projectos, Cliente FTP, Gestor de sessões, Syntax highlighting, Verificação ortográfica, etc.

Homepage: PSPad

6) Bend

O Bend tenta uma abordagem interessante ao apresentar uma interface completamente diferente do habitual a uma funcionalidade já muito explorada. É um editor de texto, mas com “outra cara”. A interface do Bend tenta uma abordagem muito simplista ao reduzir ao mínimo e essencial as funcionalidades disponíveis. Desapareceram os menus e as opções que por norma poucos utilizadores usam.

bend

Homepage: Bend

7) Komodo Edit

O Komodo Edit  é um excelente editor de texto open source que combina a rapidez, “inteligência” e  simplicidade de operação. Este editor é multi-plataforma e suporta o reconhecimento de sintaxe de algumas linguagens de programação como são o caso do PHP, Python, Ruby, JavaScript, Perl, Tcl, XML, HTML 5, CSS 3.

komodo_00

Homepage: Komodo Edit

8) Aptana Studio

O Aptana Sudio é essencialmente um editor de texto opensource desenvolvido em Java com suporte para o desenvolvimento  HTLM, CSS, Javascript, SciptDoc, XML. É também possível obter suporte para PHP, Ruby on rails, Adobe Air 2.0 e outros, instalando o plugin adequado.

aptana

Homepage: Aptana Studio

9) Bluefish

Bluefish é um poderoso editor de texto, recomendado para programadores e webdesigners.
Como muitas opções disponíveis, permite desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl,  JSP, Python, entre outros.

O Bluefish foi criado por Chris Mazuc e Olivier Sessink em 1997, com o objectivo de facilitar o desenvolvimento web a profissionais tivessem como sistema operativo o Linux.

blue_01

Homepage: Bluefish

10) Geany

Geany é um editor de texto multiplataforma desenvolvido em GTK+ que possui funções básicas para um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE). Tal como outros ferramentas já apresentadas, este editor tem suporte para vários tipos de formatos e algumas interessantes características.

[Imagem: geany_main.png]

Homepage: Geany

E são estas as ferramentas que hoje compõem o nosso TOP 10! Como utilizador de Windows não dispenso o inigualável  Notepad++ (não esquecendo claro o wordpad e notepad) e no Linux sou adepto do Geany (claro que também não nos podemos esquecer do  vi, nano , gedit…entre outros).

Hoje gostaríamos de saber qual o vosso editor de texto favorito para Windows ou para Linux. Têm outras sugestões?

Comentários

90

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Nascimento

    Falta o sublime text!

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      +1
      o sublime text é excelente.. pena não ser 100% free e chatear de vez em quando cm a mensagem da licença. mas nada de mais xD
      recomendo! 😉

    2. Avatar de Emannxx

      Ia precisamente comentar isto. É, para mim, o melhor editor de texto – o Brackets poderia eventualmente ser superior, no entanto o sistema de tabs não é perfeito, e não funciona lá muito bem com a edição em tempo real do Cyberduck.

    3. Avatar de Bruno Jesus
      Bruno Jesus

      Uso esse, é espetacular

    4. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Também ia falar no sublime text. Falta esse na lista.

    5. Avatar de israel
      israel

      faltou o Emacs

    6. Avatar de cris
      cris

      Yap, Sublime é mesmo o melhor editor de texto

    7. Avatar de José Pedro Marques
      José Pedro Marques

      Ia falar desse mesmo! 😉

    8. Avatar de Pedro Sousa

      Faltou mesmo o Sublime Text! Foi o primeiro editor que instalei quando comprei o último portátil x)

  2. Avatar de Tiago Caneira
    Tiago Caneira

    Ninguém conhece o UltraEdit???

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, ainda esteve para entrar no TOP mas depois ja nao havia espaço. Num próximo TOP

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Na minha opinião não há nenhum editor que chegue sequer perto do Sublime Text

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Sim, realmente o Sublime Text é muito bom. Acho que era digno de aparecer neste top10.
      Dos que estão no top10, uso/usei e gosto do Geany e do Notepad++.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Ja ouvi falar muito bem do Sublime Text. Vamos proceder a uma analise

        1. Avatar de Emannxx

          Esperem pela versão 3.0 que está quase a sair, trás grandes melhorias de performance 😉

          1. Avatar de cjnslm
            cjnslm

            Já a usar o Sublime 3 beta 🙂

            Fluido, recheado de funcionalidades, intuitivo e com atalhos de produtividade que metem inveja aos editores e IDE’s mais conhecidos!

    2. Avatar de ph
      ph

      O Emacs e melhor que o Sublime Text.

    1. Avatar de ph
      ph

      O Vim e o Emacs nao entraram na lista, porque nao estao na “moda”, acho estupido alguem falar de editor de texto sem mencionar o
      Vim e/ou o Emacs.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Calma ph…isso da estupidez tem muito que se lhe diga. Num próximo artigo deste tipo vamos incluir esses.

        1. Avatar de Diogo
          Diogo

          Vim e emacs São os editores por excelência do mundo linux e por sinal eternos adversários, não falar neles num artigo sobre editores de texto é um pouco estranho, no mínimo

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Boas Diogo

            O top é para editores com ambiente gráfica

    2. Avatar de Rui Moreira
      Rui Moreira

      vim para presidente !!!!!

      1. Avatar de Rui Moreira
        Rui Moreira

        E claro que o que eu queria dizer era “VIM” (editor de texto) para presidente em tom de piada …. so para rematar !

  4. Avatar de Armando Monteiro
    Armando Monteiro

    Apesar de ser em java está ao nivel dos melhores: Jedit.

  5. Avatar de poptrolha
    poptrolha

    Falta o vi (visual editor) o editor nativo do unix/linux .

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, de TOP, mas também apenas num próximo TOP. Tem uma menção “honrosa” no final e no Linux sou adepto do Geany (claro que também não nos podemos esquecer do vi, nano , gedit…entre outros).

  6. Avatar de Sonic
    Sonic

    Emacs ou Vi !!!
    Não sei como se pode falar em editores de texto, e referir como ferramentas para programadores sem falar no Emacs…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      O TOP é só de 10 🙂 Vamos fazer outros no futuro

      1. Avatar de daniel
        daniel

        Precisamente por se estar a falar num TOP é que não se percebe a falta de referência ao Emacs!

        1. Avatar de ph
          ph

          O Emacs nao entrou na lista pois ele e um sistema
          operativo.

          1. Avatar de zeca
            zeca

            ?????!!!!

          2. Avatar de ph
            ph

            @zeca a frase que disse era uma piada, entre amantes de detratores de Emacs
            existem varias piadas interessantes uma delas e “Emacs e um excelente sistema operativo tudo o que lhe falta e um editor de texto decente”, “Tudo e possivel! Emacs ate tem um modo para isso.”

          3. Avatar de Rui Moreira
            Rui Moreira

            Pois … para o Emacs ser um OS completo so lhe falta um bom editor de texto !!!! 😀
            Just Kidding !!!!

          4. Avatar de Diogo
            Diogo

            Pois, não te esqueças que o emacs foi criado em vim 😀

      2. Avatar de Sonic
        Sonic

        O meio conceito de Top é um bocado diferente então…
        😉
        Se calhar queria dizer “Selecção aleatória de 10 editores de texto”.

      3. Avatar de José Sousa
        José Sousa

        O Emacs é “O” editor para programadores em sistemas unix-like (embora haja uma versão para windows mas pessoalmente não simpatizo muito com ela).
        E o Vi/Vim é “O” editor para administradores de sistemas visto que funciona na consola e nenhum lhe chega aos calcanhares.
        Num Top de editores estes estão, sem dúvida, no podium juntamente com o Notepad++ para windows.

  7. Avatar de Vladdrac
    Vladdrac

    Falta o melhor deles todos Vim…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Está la a referencia ao “pai”…vi 🙂

  8. Avatar de Mário Queirós

    O kate para linux tb é muito fixe 😀

    1. Avatar de Pedro Pinto
  9. Avatar de asdrubal

    esta gente tá toda maluca ? metem-me o Brackets em 4º? e nem metem o sublime…tá tudo maluco

    1. Avatar de Pedro Pinto

      o 4º nao é propriamente a posição. O sublime como é meio comercial, vai ter uma review à parte

  10. Avatar de Ricardo Luis
    Ricardo Luis

    Uma das funcionalidades mais poderosas do Notepad++ é a replace com comandos em ReGex. Muito poderoso mesmo… é quase como ter um Grep + Sed sempre à ponta dos dedos.

    Em *Nix, sempre que possivel uso o Vi/Vim, seja em Linux, Unix, HP-UX, Solaris, AIX, etc. É raro nao haver uma variante do Vi.

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Há duas semanas essa funcionalidade poupou-me um bom trabalho

  11. Avatar de Rui Pedro Peixoto
    Rui Pedro Peixoto

    Para mim Sublime Text está no TOP 3.

  12. Avatar de liquidz
    liquidz

    o meu top 3 neste momento é

    1ºSublime Text
    2ºBrackets
    3ºNotepad ++

  13. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Gostei da parte que o Gobby tem de edição cooperativa, mas pelos comentários decidi exprimentar o Sublime Text e faz jus ao que dizem, é bastante bom este editor. Já tenho que explorar nos proximos tempos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, é uma funcionalidade que o difere dos outros

  14. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    tinha um stor no secundário que era tolo pelo notepad++(sempre a gabar-se das funcionalidades e a mostrar..)
    um dia numa apresentação de um projeto usei o sublime text para fazer umas correções de última hora… ele perguntou.me que editor era.. desde esse dia nunca mais usou outro xD

    1. Avatar de Rui Moreira
      Rui Moreira

      Pedro …. se muitos professores aprendessem algumas coisas com os alunos só lhes fazia bem . A educação e bilateral, e aprender e uma coisa que devemos fazer ate morrer.

  15. Avatar de António Pereira
    António Pereira

    Sublime Text, ponto.

    Nunca pensei não o ver nesta lista …

  16. Avatar de Ana
    Ana

    Wait.. Nada de vi? nem kate? What’s next? Adicionar o notepad?

  17. Avatar de someone
    someone

    Actualmente uso bastante o Kate.

  18. Avatar de cdgramos
    cdgramos

    Sublime Text!

  19. Avatar de Nuno Ribeiro
    Nuno Ribeiro

    E falta o Eclipse 😛

    1. Avatar de Letz
      Letz

      o eclipse não é um editor de texto

      1. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        penso que se formos por aí, o aptana Studio também está a mais xD

      2. Avatar de César Araújo

        Por essa lógica o bluefish e o aptana studio não são editores de texto mas sim ide’s. Falta o sublime text já fortemente mencionado, o vi e o emacs. Enfim…..

  20. Avatar de afonsov
    afonsov

    Sou utilizador desde a 1ª versão do Ultraedit, que apesar de ser pago é o avô de todos estes editores. 🙂

    Tem todas as funcionalidade que estes têm.

    1. Avatar de Rui Moreira
      Rui Moreira

      Pois … ou seja estes tem todas as funcionalidades do Ultraedit mas sao de borla … e outra forma de ver a coisa !!!!

  21. Avatar de Fernando
    Fernando

    Komodo FTW

  22. Avatar de Luis Gil
    Luis Gil

    uso o EditPad lite
    poucos recursos
    abre ficheiro muito grandes

    1. Avatar de Wykzl
      Wykzl

      O UltraEdit é muito bom e já me safou a abrir ficheiros muito (muito) grandes. Até agora não vi mais nenhum editor a abrir um ficheiro de 600Mb – felizmente também não vi mais vezes semelhante ficheiro… malditas mainframes 🙂

      Pena que não é free…

      1. Avatar de Rui Moreira
        Rui Moreira

        Ainda a pouco tempo me safei a editar algumas linhas num dump de uma base de dados que tinha mais ou menos 6G …no vi !!! 😀

        Claro esta que a maquina ate se torce toda, mas funciona !!!!

  23. Avatar de Ivan Cantarino
    Ivan Cantarino

    Usei muito o tradicional Notepad++
    Já o Brackets parece-me interessante.

  24. Avatar de Wykzl
    Wykzl

    Deviam fazer isto em separado… editores free e os outros.

    Como agora só uso free, Notepad++ e Komodo (permite abrir remotamente ficheiros através de scp e outros protocolos) são os atuais editores em uso.

  25. Avatar de Nuno
    Nuno

    Sublime. Vim. Emacs.

    Aptana não é editor é IDE.

  26. Avatar de Psof
    Psof

    Editplus 😉

    1. Avatar de Everaldo Lopes dos Santos
      Everaldo Lopes dos Santos

      Editplus é realmente o melhor! Pena que não é free.

  27. Avatar de Márcio
    Márcio

    Um dos melhores e ninguem se lembrou,
    Microsoft Expression Web 4 (Free Version)

  28. Avatar de Jerry
    Jerry

    Sem sombra de duvidas o Sublime é o mais completo e atende a demanda

  29. Avatar de Leandro Gomes
    Leandro Gomes

    Para Linux comecei a usar o vim e não quero outra coisa. Até acho estranho não aparecer no top.

  30. Avatar de Andrey de Oliveira
    Andrey de Oliveira

    O Notepad++ é uma ferramenta muito leve e completa.

    Trabalho com Linux e em casa uso o Windows, gosto tanto do Notepad++ que rodo ele no Wine quando tenho necessidade de um editor gráfico.

  31. Avatar de Ricardo

    Se é para pedir, e que tal um top de editores de texto do mesmo estilo, mas para dispositivos móveis. Acho que ainda não foi feito…

  32. Avatar de Pedro Coelho
    Pedro Coelho

    Boas,

    O editor que mais uso é o Sublime Text, adquiri a licença e posso instalar a mesma licença em qualquer computador e/ou sistema operativo que me pertença. É muito bom, uso-o em Windows e Linux para programação em PHP.
    Uso o Vim na consola, principalmente remotamente e o PSPAD para os meus programas antiguinhos ainda em COBOL (O PSPAD reconhece a sintaxe de COBOL).
    Quanto aos restantes já utilizei o KomodoEdit (antes do Sublime Text) e o Aptana (embora este seja mais um IDE que um editor de texto e para IDE prefiro o NetBeans), também numa emergência utilizo o NotePad++ que é o meu editor portátil nas PENs.
    Recentemente (+/- 6 meses) instalei o Brackets para testar a funcionalidade de editar o CSS num ficheiro HTML e/ou PHP, o que é óptimo.

    Já tentei experimentar o Emacs, mas é muito complexo, embora tenha a noção de que se pode fazer TUDO (saliento o tudo) com ele.

    Cumprimentos.

  33. Avatar de Bruno Santos

    Uso o VIM !
    É simplesmente genial ! Sabendo trabalhar bem com ele e quais as teclas de atalho, não há melhor. Com syntax highlight e suporte para muitas e muitas linguagens, é simplesmente uma maravilha de trabalhar.

  34. Avatar de João
    João

    O top 10 de editores de texto e não conter nem o vim nem o emacs, nao estar certo dado a quantidade de linguagens e plugins que ambos suportam…

  35. Avatar de Durval
    Durval

    Com certeza o TextPad é o mais flexível e leve editor

  36. Avatar de Tiago
    Tiago

    Se o artigo é sobre editores de texto para Windows e Linux, porque é que a imagem do topo é o XCode (no Mac OS X)

  37. Avatar de mirex
  38. Avatar de quimkaos
    quimkaos

    pois… está realmente em falta o Sublime Text, que eu não uso por ser a pagar e por ter muitas alternativas opensource/livre, e os vim/emacs.
    O que me incomoda no artigo é em pressupostamente se falar em editores para Linux e Windows e depois uns serem só Linux ou só Windows.
    Eu cá, em Linux, ando aos saltos principalmente entre Bluefish, JEdit e Brachets por todos eles terem os seus problemas de promenor, mas também uso o Netbeans, Komodo Edit e Aptana Studio…
    O Brachets promete mas também ainda está em fase beta…

  39. Avatar de Augusto Carneiro
    Augusto Carneiro

    O meu top só tem um, o vi/vim, por mais que experimente outros o Vi continua sempre no top.

  40. Avatar de Clarissa

    Obrigadão, me ajudou num trabalho escolar… Mas, esses editores de texto servem tanto para linux quanto pra windows ??? Obg ♥

  41. Avatar de Iurie Solomon
    Iurie Solomon

    tao, nano ja nao se usa?