Chegou a CloudPT – 16 GB gratuitos para todos os portugueses

97 Comentários

…em actualização

O paradigma do alojamento de ficheiros tem estado a mudar. Está a ser abandonado o tradicional alojamento físico nas instalações e nos equipamentos das pessoas e empresas, e passam a estar alojados em serviços de alojamento na Cloud e sem necessidade de equipamentos de redundância ou planos de contingência de recuperação de dados.

A Portugal Telecom apresentou em Outubro (ver aqui), na sua “Technology and Innovation Conference”, a cloudPT um serviço de cloud storage para o segmento pessoal que permitirá que todos os portugueses tenham 16 GB de espaço na “nuvem” onde poderão armazenar e gerir todos os seus documentos digitais. Neste momento, o CloudPT está disponível por convite. Indique já o seu e-mail!

cloudPT_00

Através da cloudPT, todos poderão alojar, aceder de qualquer local e partilhar os seus ficheiros, quer sejam documentos, fotografias, vídeos ou música, de forma simples e intuitiva e guardá-los de forma segura nos data centers da PT. Guardar conteúdos em cds, dvds ou dispositivos USB passou a ser algo do passado. Guardá-los na cloud é agora a alternativa simples, segura e acessível a todos.

Disponível a partir de hoje, o serviço cloudPT terá como características diferenciadoras:

  • Capacidade de armazenamento gratuita: 16GB
  • Multiplataforma: Estará disponível através de PC (Windows, Mac e Linux), equipamentos móveis – smartphones e tablets (iOS e Android) – e através de uma aplicação web otimizada para os principais browsers;
  • Sincronismo: Qualquer ficheiro enviado para a cloudPT será imediatamente sincronizado ficando acessível em qualquer equipamento do utilizador que esteja ligado ao serviço;
  • Partilha: Permite manter os documentos privados ou partilhá-los com uma ou várias pessoas. Será, igualmente, possível aceder aos documentos em qualquer lugar e partilhá- los através de um endereço personalizado ou através das redes sociais.
Primeiras imagens











anterior próxima

Download: Escolha a sua plataforma aqui
Homepage: CloudPT

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Conimbrigae
    Conimbrigae

    Opa… muito fixe. Podem mandar-me um convite?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Conimbrigae,
      O convite é enviado após indicares o teu e-mail aqui: https://cloudpt.pt/

      1. Avatar de Mª João Nogueira

        Não, não é. Se ler o texto, verificará que não é isso que lá está escrito.

        1. Avatar de Vítor M.

          Boa noite Mª João, como vai?

          Bom, o que lá está e é útil explicar mais claramente, até porque a ansiedade é muita é o seguinte:

          Já recebeu um convite? Estamos a distribuir milhares de convites pelos primeiros utilizadores da plataforma. Se ainda não recebeu um convite, deixe-nos o seu endereço de mail para que possamos enviar-lhe uma mensagem em breve.

          Quantos são os primeiros? Mil, 10 mil?

          É que pelo que estamos a ver, o sucesso está garantido, a procura deverá ser brutal.

          Será a isso que se refere?

          1. Avatar de Mª João Nogueira

            Se calhar o texto precisa de ser reformulado 🙂

            O que queríamos dizer era que distribuímos milhares de convites pelas pessoas que já usam a plataforma, todas as pessoas que foram ao Codebits e a grande maoria dos colaboradores da PT a quem foi dado acesso há cerca de uma semana. É agora a estes early adopters que cabe a missão de distribuir os convites.

            Obrigada pelo reparo, se calhar a mensagem precisa mesmo de ser mais clara.

          2. Avatar de Vítor M.

            Mª João, mas deixe-me já dizer-lhe que o serviço está muito bom.

            Parabéns pelo vosso trabalho.

            Vamos incentivar para que este seja realmente um serviço “Dropbox killer”, que sejam desenvolvidas aplicações e serviços que complementem este que disponibilizam via API.

            Muito bom sim senhor.

        2. Avatar de Pedro Pinto

          Viva Mª João,
          O texto disponível no site do serviço leva, no meu entender, a interpretações erradas. Penso que com a sua segunda explicação está esclarecido.
          Parabéns desde já pela iniciativa e serviço. Teremos todo o gosto em apoiar e divulgar até porque se trata de um serviço nacional, com a marca PT.

          Obrigado

        3. Avatar de Marcelo Alves
          Marcelo Alves

          Boas…

          E assim já tentei mais de 10 vezes meter mail´s meus para me enviarem um convite em vários dias e ate hoje ainda nada …

          Sera que ninguém e capaz de me enviar um convite sff agradecia ..

          Cumprimentos
          Marcelo

          1. Avatar de Samuel
            Samuel

            Marcelo;

            Não é boa ideia estares sempre a colocar o teu e-mail no site a pedir convite.

            Cada vez que colocas de novo o e-mail, o sistema considera sempre a entrada mais recente. Ou seja, fizeste o pedido há 10 dias e fizeste outra vez hoje, o que conta é o pedido de hoje.

          2. Avatar de Marcelo Alves
            Marcelo Alves

            Samuel

            E normalmente quanto tempo demora a ser enviado o convite …

  2. Avatar de Scalawag
    Scalawag

    Offtopic: alguém consegue ir ao Facebook? Aqui no meu PC “morreu”

    Quando ao CloudPC. Vou experimentar. Sempre é mais que os meus quase 3 gigas do Dropbox.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Temos informação que alguns serviços online estão com problemas, incluindo o Facebook e Gmail.

    2. Avatar de David
      David

      No meu tb ñ funciona o facebook

    3. Avatar de David
      David

      No meu tb ñ funciona o facebook

      1. Avatar de lmx
        1. Avatar de Glink
          Glink

          ahh então foi isso que aconteceu? la em casa vou ter de mudar isso 😛

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    OffTopic: O Facebook parou ? Meu Deus, grandes Maias 😀

    Ainda bem que se tomam iniciativas destas por cá.
    16GB, é de aproveitar, para quando a Dropbox voltar aos 7, após o prazo do Race 😛

  4. Avatar de Sergio
    Sergio

    Como é que podemos ter um convite?

  5. Avatar de AnaJ
    AnaJ

    Podem enviar-me um convite. sff

  6. Avatar de Pajopasa
    Pajopasa

    Boa noite.
    Como conseguir um convite 🙂 ???

  7. Avatar de Luis
    Luis

    O face foi se xDDD

  8. Avatar de Francisco
    Francisco

    Aos que pediram convites:

    Por favor, leiam o que está no website. Coloquem o e-mail e serão contactados em breve.

  9. Avatar de miguel
    miguel

    voçês nem ler sabem ?
    está la assim de caras como conseguir convite

    1. Avatar de Conimbrigae
      Conimbrigae

      Sabemos ler e também sabemos que «vocês» não se escreve com «Ç», mas são detalhes. E pela imagem colocada não dá para perceber como se faz para receber o tal convite… só entrando na página dá para saber. Sabemos ler, não somos analfabetos e não somos adivinhos.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        eu nunca fui bom aluno a português

        basta entrar no site e viam logo

        mas é mais facil pedir ja a papa toda

  10. Avatar de André Silva

    Fiquei positivamente surpreendido com este pré-lançamento da PT. Tenho andado desatento ultimamente, e nem sabia que já tinham anunciado um serviço de armazenamento de ficheiros.

    Estive a dar uma olhada à app para iPhone, e gostei muito, principalmente pela integração de vista de fotos e leitor de música. Já estou inscrito para receber novidades!

    1. Avatar de PT em altas
      PT em altas

      Não é nenhum pré-lançamento!
      É o lançamento….
      O pré foi feito a semana passada, desde dia 6 que uso a cloud e já fiz uma análise extensa da mesma

  11. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Oi. adorava ter um convite por favor. rodry_faby@hotmail.com

    1. Avatar de noosphere
      noosphere

      E que tal ler a noticia… custa assim tanto?

      1. Avatar de miguel
        miguel

        é mais facil pedir tudo

        ha pessoal que nao se da ao trabalho de procurar nem que esteja a 1 cm dos olhos

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Caros, para que não haja duvidas:

          Já recebeu um convite? Estamos a distribuir milhares de convites pelos primeiros utilizadores da plataforma. Se ainda não recebeu um convite, deixe-nos o seu endereço de mail para que possamos enviar-lhe uma mensagem em breve.

          Basta que acedam aqui: https://cloudpt.pt/

  12. Avatar de carlos
    carlos

    alguem sabe qual é o tamanho maximo por ficheiro que podemos colocar na cloud?

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      “Se está a usar uma das aplicações de PC/Mac/Linux, não existe qualquer limite. Tenha em atenção no entanto que quanto maiores forem os ficheiros, mais tempo levarão a sincronizar. Se estiver a usar a aplicação web (via browser) ou mobile, o tamanho máximo é de 350 MB”

      Informação retirada do site CloudPT

    2. Avatar de Mª João Nogueira

      Carlos, tem tudo em https://cloudpt.pt/help/

      Mas, de qualquer forma, se usar uma das apps nativas, não tem qualquer limitação de tamanho (à excepção da quota que tiver disponível).

  13. Avatar de dio
    dio

    Parece que a “obra” ainda não está acabada… diz para deixar email para receber convite, mas coloca-se o mail e diz “Não indicou o endereço de email”…

  14. Avatar de Bruno
    Bruno

    Os colaboradores que trabalham para a PT já usam a cloud desde dia 7/12 e hoje foi-lhes dada a possibilidade de dar 3 convites que possibilitam acesso imediato à cloud.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      True Story… Agora so falta saber o que fazer com tanto espaço na cloud xD

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vão ao site metam o vosso email e ESPEREM CONTACTO.
    Está no site escrito para todos lerem, não percebo porque continuam a pedir convites aqui…

  16. Avatar de PT em altas
    PT em altas

    Aqui têem uma pequena captura dos ficheiros como fica a interface para aguçar a vossa curiosidade: http://img593.imageshack.us/img593/5519/aposcarregamento.jpg

    1. Avatar de João Campos
      João Campos

      403 Forbidden
      This file removed due to violation

  17. Avatar de Américo
    Américo

    Eheh…alguém tem escrito quer uso intensivo de Net com a sua informação de pequena dimensão, pouco estruturada, muito diversificada e restantes características conhecidas, promove a diminuição de concentração, capacidade cognitiva e perca de memória de longo prazo.
    Parece que já se começam a sentir os efeitos…com tantos a pedir para lhes enviar um convite quando basta ler a noticia com a calma necessária, sem saltar palavras, e/ ou frases para perceber.

    Just joking, guys!
    Be calm.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      É mesmo essa a explicação que aqui vinha dar. As pessoas raramente lêem as coisas como deve ser na internet, fazem só uma leitura na diagonal. Houve até quem fizesse a experiência de pedir aos leitores para escrevem a palavra “banana” (que não tinha nada a ver com o texto) nos comentários e só depois de mais de 50 comentários é que alguém referiu a palavra banana. True story.

  18. Avatar de Fernando
    Fernando

    Há uma funcionalidade bastante interessante que irá agradar a muitos (alguns, pelo menos) utilizadores do serviço CloudPT: a possibilidade de usar o serviço como alojamento das suas páginas web e demais conteúdos, e até usar um domínio próprio para o efeito.

    Para o fazerem, terão apenas que criar uma pasta e partilhá-la publicamente, e depois poderão associar o vosso domínio personalizado (que terão que ter registado num serviço que vos permita editar os registos CNAME) à mesma, usando as configurações avançadas da pasta partilhada (dentro do “Ver Partilhas”->”Para todos”).

    No serviço onde registaram o vosso domínio – por exemplo, o http://www.xpto.com – necessitarão criar um novo registo CNAME, por exemplo “cloud”, apontando para o endereço: customdomains.cld.pt

    Assim, depois de associarem a pasta partilhada publicamente com o domínio cloud.xpto.com, poderão aceder ao que lá colocarem como se fosse o vosso servidor privado.

    1. Avatar de Miguel Marques
      Miguel Marques

      Amigo Fernando, a cloud da PT só tem 2 diferenças, a meu ver em relação à DrpBox:
      – É portuguesa e dá emprego a portugueses
      – Tem mais espaço que a dropbox.

      De resto parece-me igual… mesmo na questão de alojamento de páginas em html simples…

      1. Avatar de Pedro Pais
        Pedro Pais

        Miguel,

        Concordo, mas ainda está um pouco verde em relação à DropBox, como não podia deixar de ser.
        Há uma funcionalidade que prezo muito na Drop que é verificar a velocidade de transferência de ficheiros que ainda não existe na CloudPT.
        Mas é uma aplicação bastante promissora e com uma grande importância para a PT por isso só se espera boas noticias dela 🙂

        1. Avatar de Mª João Nogueira

          Miguel,

          Obrigada pelo voto de confiança (em nome da equipa).

          Ainda há muito por fazer, e o desafio é enorme, mas estamos convictos de que será ainda melhor à medida que o tempo for passando e lançarmos não só as funcionalidades que já temos previstas, como aquelas que a comunidade nos sugerir 🙂

      2. Avatar de Mª João Nogueira

        Eu, sendo suspeita, é um facto, tenho uma opinião diferente 🙂

        Mas parece-me diferente não só porque sou suspeita, mas, sobretudo, porque estou por dentro do plano de desenvolvimentos do serviço, e sei o que está a ser preparado 🙂

        Mas claro que é uma questão de se esperar para ver e para experimentar e depois formar opinião e usar….. ou não 🙂

        1. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          É possível publicarem o roadmap (mesmo sem datas) ?

          1. Avatar de Mª João Nogueira

            Carlos. Compreendo a sua curiosidade, mas compreenda a minha perspectiva de querer manter as funcionalidades previstas para lançarmos, e o nosso roadmap, o mais privado possível 🙂

      3. Avatar de PmB
        PmB

        Errado… eu tenho 19GB na Dropbox por causa dos referrals.

        E o CNAME… não sei se funciona para alguém, mas fiz um cloud.xxx.com e depois de verificar pelo ‘dig’ que estava tudo ok…

        ” Nothing to see here, move along. ”

        Ainda têm muito para arranjar, e eu não sou cobaia… odeio quem lança productos cheios de bugs e fica “à espera que a comunidade resolva”. Bah.

        BTW, a SugarSync dá até 32GB com referrals.

        1. Avatar de Mª João Nogueira

          Olá PmB,

          Obrigada pelo seu feedback, e fique descansado, porque não ficamos à espera que a comunidade resolva seja o que for. Gostamos de ser nós a tratar do assunto.

          Gostava de lhe pedir, se possível, e se não der muito trabalho, que nos dissesse quais são os bugs que justificam a frase “cheios de bugs”. Quanto mais não seja porque a única dificuldade que refere é com um tema em específico, que está a funcionar lindamente, com muitos utilizadores. Se não for muito trabalho….. claro.

          O meu mail é jonas arroba telecom.pt e estou à disposição.

  19. Avatar de vitor reis
    vitor reis

    Estou agradavelmente surpreendido com a velocidade do serviço. Muito superior à concorrência.

    Já consegui fazer umas coisinhas… têm umas funcionalidades muito interessantes!

  20. Avatar de lmx
    lmx

    Ainda não vi nada lol 🙁 …também aguardo a disponiblização da app linux 64.

    cmps

  21. Avatar de pedro
    pedro

    já estou a utilizar …. muito bom, 16GB, rápido e com https ….

  22. Avatar de Filipe Lourenço

    Vou aguardar com expectativa pelo convite. Tenho 28GB no Dropbox e é um serviço que não prescindo nos dias de hoje. Vamos ver como se comporta este da PT.

  23. Avatar de Miguel Ferreira
    Miguel Ferreira

    Caros, ao entrarem no site cloud.pt, no canto superior direito existe a opção login, cliquem no login e depois criem uma conta PT com o vosso mail pessoal. De seguida recebrão via email o link de ativação da conta. Depois é só ativar a conta e está pronto a usar.

    1. Avatar de Nuno Pimenta
      Nuno Pimenta

      Não é bem assim. Após realizar esse processo volta automaticamente à janela a pedir convite.

  24. Avatar de Monteiro
    Monteiro

    E app para windows Phone irão ter?

    1. Avatar de Mª João Nogueira

      Sim, algures durante o próximo ano.

  25. Avatar de João
    João

    Era ontem. Estava quase….continua quase! Era para “todos”os tugas e afinal agora é pro convite

    É por estas e por outras que me recuso a ter qualquer serviço pago da pt. Incompetência acima de tudo!

    1. Avatar de Mª João Nogueira

      Este servição não é pago, é gratuito, para todos.

      Estamos a lançar exactamente da mesma forma que lançam os grandes players internacionais desta e doutras áreas, como por exemplo o Gmail, a Dropbox, o Facebok.

      Não é incompetência, é estratégia de comunicação. Mas respeitamos o facto de não gostar.

    2. Avatar de Vítor M.

      João, bem pelo contrario, aliás, nem é preciso puxar muito pela imaginação, qualquer serviço desta magnitude, tem de ter um controlo apertado no início de funções. Estamos a falar em acessos brutais.

      Depois, nenhum dos grandes players deste mercado teve a “coragem” ou a visão (chamem-lhe o que entenderem) de OFERECER 16GB… portanto, podes não gostar, como disse a Mª João, estás no teu direito, mas que este é um serviço Premium… isso é inegável.

      Depois tem a grande vantagem de ser português, para mim é uma grande vantagem, para outros não sei!

  26. Avatar de peter
    peter

    Nada melhor do que ter os vossos ficheiros directamente vigiados pela PJ e afins, visto este serviço ser da PT.

    1. Avatar de Mª João Nogueira

      Olá “peter”.

      Agradeço-lhe que consulte os nossos termos de utilização e, já agora, a lei portuguesa.

  27. Avatar de Miguel Reis
    Miguel Reis

    Uso o skydrive (com 20GB grátis) e estou também interessado em aderir a este ainda por cima um produto nacional.
    A minha grande dúvida, e até alguma resistência inicial a estes serviços, é qual será a rentabilidade destes serviços para as empresas que os desenvolvem?
    Ou seja parece que nos oferecem tudo, e nós não damos nada, isto em linguagem mais bazaroca… Fico sempre apreensivo, pois no fundo todos acabamos por lá colocar informação mais ou menos sensível.

    1. Avatar de Mª João Nogueira

      Está curioso acerca do modelo de negócio 🙂

      É simples, e facilmente explicável: mais espaço. Se quiser mais espaço, pode comprá-lo. Não é, no entanto, obrigado a fazê-lo, e se quiser usar “apenas” os seus 16GB grátis, poderá fazê-lo sem quaisquer limitações de funcionalidades ou restrições.

  28. Avatar de Samuel
    Samuel

    Eu tenho todo o interesse em experimentar o CloudPT.

    No entanto, lanço a pergunta a quem já experimentou: O Serviço permite definir quais as pastas do nosso computador que queremos que sejam sincronizadas para a cloud? Ou seja, podemos definir o que queremos sincronizar para o serviço sem ter que arrastar sempre para uma pasta CloudPT?

    1. Avatar de Mª João Nogueira

      Olá Samuel.

      Anda não. Sendo que a palavra chave da minha frase anterior é “ainda” 🙂

      1. Avatar de Samuel
        Samuel

        Se tal se verificar, seria a cereja em cima do bolo 🙂

        É por ter essa funcionalidade que prefiro o sugarsync ao dropbox. Se a cloudpt incluisse essa funcionalidade, nao precisiria de mais nada 🙂

  29. Avatar de Miguel Ribeiro

    Eu já recebi o meu Convite 🙂

    1. Avatar de tide
      tide

      Viva
      caro Miguel, por acaso tem algum convite que possa disponibilizar?

      Desde ja agradeço

      Aristides

  30. Avatar de Bruno Lopes
    Bruno Lopes

    O seu comentário aguarda moderação.

    Desculpem lá, mas tenho conta no mediafire gratuita, e tenho acesso a 50 Gigabytes.
    Upload bastante rápido, e quando faço download faço-o a 1 Mega de velocidade no minimo.
    Por isso não me acreito que esta cloud venha a ser melhor em nenhuns aspectos, até porque no design até é bastante parecido com o mediafire.

  31. Avatar de Goju
    Goju

    Para quem diz que n existe limites nos files… não é bem assim…

    Qual o tamanho máximo dos ficheiros enviados para a CloudPT?

    Se está a usar uma das aplicações de PC/Mac/Linux, não existe qualquer limite. Tenha em atenção no entanto que quanto maiores forem os ficheiros, mais tempo levarão a sincronizar. Se estiver a usar a aplicação web (via browser) ou mobile, o tamanho máximo é de 350 MB

  32. Avatar de Paulo Cesar
    Paulo Cesar

    Uso o ADrive que me dá 50 GB e o Mixturecloud que me dá 30 GB, ambos gratuitos e sem convite :>)

  33. Avatar de Paulo
    Paulo

    Uso o ADrive (50 GB) e o MixtureCloud (30 GB), ambos gratuitos e sem convite 🙂

  34. Avatar de tide
    tide

    boa tarde

    Fiz o pedido de convite no dia 11 de dezembro e ainda aguardo.
    Alguém sabe se existe um tempo máximo para envio dos convites a quem os solicite?

    Obrigado

  35. Avatar de pedro
    pedro

    Eu também fiz o pedido do tal convite no dia 11 e até agora convite nada…

  36. Avatar de João Batista
    João Batista

    O “em breve”” da PT demora semanas. Vamos a ver se não ultrapassa o mês. Ainda não recebi qualquer convite.

  37. Avatar de rui
    rui

    Esperava receber o convite antes do Natal, mas pelos vistos o Pai Natal esqueceu-se de mim…

    1. Avatar de cirus
      cirus

      O convite a mim demorou apenas duas semanas. Se calhar á medida que vão “fortalecendo” a coisa vão disponibilizando os convites…

  38. Avatar de Luis Pedro Fernandes
    Luis Pedro Fernandes

    Por favor alguém me arranja um convite tenho muita urgência…..

    1. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      Manda-me o teu mail para mferreirapt@sapo.pt

      1. Avatar de João Nunes
        João Nunes

        Boa noite, também me podes enviar é que não encontro mais nenhum que dê para ios e android, o meu email é o jo_mokia@hotmail.com, desde ja agredecido

        1. Avatar de Miguel Ferreira
          Miguel Ferreira

          Já não tenho mais convites.

          Cumprimentos.

          1. Avatar de João Nunes
            João Nunes

            Obrigado na mesma

  39. Avatar de Tiago
    Tiago

    caso alguem tenha algum convite que possa dispensar agradecia: tiagosalema2@gmail.com

  40. Avatar de Paulo
    Paulo

    Introduzi agora a pouco o meu email lá para eles me enviarem convite.
    Quanto tempo anda o tempo de espera para que o mesmo seja enviado?? Alguém sabe??

  41. Avatar de yeah
    yeah

    se alguem quiser um convite que responda com o mail..tenho 2 🙂

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Boas
      Agradecia então um convite. Aqui fica o mail. Paulomgon@hotmail.com
      Obrigado

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Obrigado “yeah”

          Logo que tiver tempo já lhe vou dar uso.

          Como já tenho um convite na caixa postal agradecia a moderação do blog que eliminasse o meu mail visível na minha mensagem anterior (podem por se preferirem no lugar do mail a frase “mail eliminado a pedido do dono”).

          Obrigado

  42. Avatar de Marçal
    Marçal

    Alguém sabe dizer qual e a encriptação da cloudPT quando enviamos para lá algum ficheiro?

  43. Avatar de Marçal
    Marçal

    Se alguém desejar convites eu tenho 3

  44. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas,

    para quem quiser aderir e receber mais 512MB grátis:

    https://meocloud.pt/?referral_code=PCmmvTQYxxNkAvXeNIS2ZNTcg

    Thanks, eu tb recebo 512MB