Multiplicity – Um teclado, um rato para controlar vários PCs

26 Comentários

Para quem trabalha diariamente com informática, as vezes depara-se com uma secretaria cheia de computadores (desktops ou notebooks).  Tradicionalmente, necessitamos de um teclado e rato por computador para controlar cada máquina ou então podemos recorrer a um KVM switch.

Para quem tem todas as máquinas ligadas em rede, pode usar o Synergy+ ou o Mouse without Borders para controlar todas as máquinas recorrendo apenas a um teclado e a um rato.  Hoje apresentamos o Multiplicity que permite controlar até 9 2 computadores usando um simples teclado e rato (a versão paga permite controlar até 9 computadores) .

Multiplicity_00

Como já foi referido, o Multiplicity é uma aplicação disponível para Windows, que permite controlar vários PCs. Esta aplicação disponibiliza algumas características interessantes, das quais se destacam:

  • Suporte para copy e paste de texto e imagens entre máquinas
  • Drag & drop de ficheiros e diretórios (bastante útil para copiar informação entre PCs)
  • Som centralizados – Capacidade de reproduzir os sons de todos os PC’s num único
  • Capacidade de cifrar a informação trocada entre PC’s
  • Possibilidade de escrever no teclado e enviar para todos os PC’s
  • Possibilidade de bloquear todos os PC’s

Multiplicity_01

Este é sem duvida uma aplicação de grande utilidade. De referir que  é necessário  uma LAN (e que todas as máquinas estejam configuradas/ligadas em rede) para que assim possa haver comunicação entre as máquinas. Um dos pontos fracos é o suporte apenas para Windows…pode ser que no futuro a coisa mude! Experimentem e vejam o quanto esta ferramenta é fantástica.

Licença: Freeware

Sistemas Operativos: Windows

Download: Multiplicity2 [3,9 MB]

Homepage: Stardock

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Mesmo muito interessante, obrigado

    Amanha já tenho que exprimentar no meu local de trabalho

    1. Avatar de Pedro Pinto
  2. Avatar de João
    João

    como se pode partilhar um pc por vários utilizadores em simultâneo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Nesse caso o sistema operativo tem de ser multitarefa…tipo Linux ou Windows Server.

      1. Avatar de João Silva
        João Silva

        é neste tipo de SO que eu posso aceder as vários pc´s da rede com o mesmo user e pass em todos eles e também ter acesso as mesmas configurações e ficheiros em todos?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          hum…será que estás a falar em PCs colocados num domínio?

          1. Avatar de João Silva
            João Silva

            Sim acho que sim por exemplo tenho um pc no quarto e tenho lá um utilizador. e tenho outros na sala e no escritório gostaria de saber se era possível por-los todos ao iniciar ligarem-se ao utilizador do pc quarto

          2. Avatar de Pinho
            Pinho

            Acho o que ele esta a tentar dizer é partilhar o mesmo ambiente de trabalho em todos os computadores da casa

          3. Avatar de João Silva
            João Silva

            sim isso Pinho alguém me sabe dizer como fazer?

  3. Avatar de Preto
    Preto

    Dou valor, não conhecia.

    Dou bastante uso a este tipo de ferramentas(synergy), tenho de testar isto…

    Obrigado.

  4. Avatar de Tiago Correia

    Finalmente, algo que me chama a atenção!
    Já a tempos atrás procurei algo idêntico, e nada encontrei!

  5. Avatar de CMatomic
    1. Avatar de CMatomic
    2. Avatar de Pedro Pinto

      Também é bom…sem duvida 🙂

  6. Avatar de Tiago Branco
    Tiago Branco

    Gostei desta aplicação. Bastante fácil de configurar, apenas tenho que acrescentar duas coisas:
    – algumas das funções apenas estão disponíveis na versão paga como drag & drop, copy-paste, entre outras. A versão grátis é apenas para uso básico do teclado e rato mas que na maioria dos cenários já deve ser suficiente.
    – poderiam melhorar um pouco o consumo do CPU na máquina primária. Mesmo sem estar a controlar uma segunda máquina o consumo é algo exagerado, chegando a 25% num Intel i5. Em máquinas mais fracas o valor é mais elevado. 😐
    – gostei a opção de escurecer os monitores que não estão a ser controlados. Faltou foi ocultar o rato que no meio de um ecrã escuro uma seta branca fica a destacar. 😛

    1. Avatar de Tiago Branco
      Tiago Branco

      Afinal foram três coisas… LoL 🙂

  7. Avatar de Alfredo
    Alfredo

    Existe algum deste género mas apenas com um monitor?? Se estiver em rede pode não estar próximo e desta forma não conseguimos visualizar nada…

    1. Avatar de Ricardo N.
      Ricardo N.

      Nesse caso talvez seja melhor aceder através de remote desktop.

    2. Avatar de Pinho
      Pinho

      Ligas o teamviewer e metes no outro ecrã a trabalhar no outro computador easy

      1. Avatar de Alfredo
        Alfredo

        A ideia era ter por software o equivalente a um KVM, ou seja, um teclado, um rato e um monitor e controlar dois pc’s

  8. Avatar de ToVentura
    ToVentura

    “Hoje apresentamos o Multiplicity que permite controlar até 9 computadores usando um simples teclado e rato.”

    “Licença: Freeware”

    Parece que não é bem assim, infelizmente. Pelo menos segundo o que li no site oficial:

    http://www.stardock.com/products/multiplicitypro/downloads.asp

    Esta aplicação, na sua versão Free apenas permite controlar 2 pcs (1 secundário), e a opção de copy/paste ficheiros só existe na versão paga. E a versão paga permite controlar 6 pcs secundários, e não 9.

    Assim que li esta notícia do pplware disse pra mim: “Finalmente…”
    Uso o Input Director há muito tempo, e uma das coisas que sempre achei que faltava era a opção de copiar ficheiros entre máquinas, e controlar as várias máquinas secundárias ao mesmo tempo, ao mover o rato ou carregar no teclado ele assumir esses controlos em todos os pcs.

    Sendo assim, ou compro esta aplicação (é sempre uma opção), mas para já devo continuar com o Input Director.

    Abraços.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas ToVentura, guiei-me pela versão beta que de facto também so serve para 2 computadores. http://www.stardock.com/products/multiplicity/beta/download.asp A versão paga eles referem 9.

      PPinto

    2. Avatar de pSmileX
      pSmileX

      O Mouse without Borders (referido no artigo) é capaz de ser aquilo que procuras, já que permite copiar ficheiros entre as máquinas que estão ligadas pelo programa. Já uso este programa à muito tempo e funciona bastante bem.

      É completamente gratuito e permite controlar até 4 Computadores com sistema operativo Windows.

  9. Avatar de Ptcornea
  10. Avatar de Informatico.pt

    Não consegui por a funcionar o Multiplicity…

    🙁

    Mas encontrei uma solução também muito boa e que penso que ainda não foi referenciada aqui:

    http://www.share-mouse.com/