Aprenda a instalar o Linux Caixa Mágica 18

49 Comentários

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições com um pequeno tutorial do processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã estas mesmas distribuições…ainda mais esta que é made in Portugal!

Vamos então aprender como instalar o Linux Caixa Mágica 18 !

cm18_000

O Linux Caixa Mágica 18 traz algumas novidades interessantes das quais se destacam o suporte durante o período de 5 anos e também as ultimas novidades do mundo open source. Tal como as versões anteriores,  esta versão traz já de raiz um conjunto bastante alargado de codecs áudio e vídeo, bem como o Adobe Flash, Acrobat Reader e Skype para que após instalação o utilizador tenha um sistema totalmente operacional.

Para instalar o Linux Caixa Mágica 18 devem seguir os seguintes passos:

Nota: Neste Tutorial foi usado o Linux Caixa Mágica 18 – Gnome

Passo 1 – Fazer download do Linux Caixa Mágica 18 aqui

Passo 2 – Gravar num DVD ou PenUSB e fazer boot.

Passo 3 – Depois de arrancar, basta escolher a opção Instalar o CaixaMágica e escolher o idioma.

cm18_01

Passo 4 – Certifiquem-se que têm todos os requisitos para a instalação:

cm18_02

Passo 5 – Preparar o espaço em disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este tutorial, definimos a opção Apagar e utilizador o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Linux Caixa Mágica 18.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa

cm18_03

Indicamos agora qual o disco para acolher o CM18. No meu caso, como estou a virtualizar o sistema, aparece um disco virtual, referente ao VirtualBox.

Para inicializar a instalação, carregamos em Instalar Agora

cm18_04

Passo 6 – Vamos agora definir o nosso fuso horário:

cm18_05

Passo 7 – Definimos agora o layout (disposição) do nosso teclado:

cm18_06

Passo 8 – Por fim indicam os dados que querem dar à vossa máquina:

cm18_07

Depois é só esperar e deixar instalar. No meu PC, a CM18 demorou cerca de 25 minutos a instalar.

cm_00

Instalação concluída!

cm18_08

Após a  instalação, basta reiniciar e na hora de introduzir as credenciais coloquem as indicadas no passo 8.

cm18_09

Agora já não tem razão para não experimentar e descobrir as novidades do Linux Caixa Mágica 18.

cm18_10

Tal como referi no artigo de ontem (ver aqui), tenho ficado impressionado relativamente à performance do Linux Caixa Mágica 18. Mesmo virtualizando, o sistema é bastante rápido e bastante estável. para quem está habituado ao popular Ubuntu, utilizador o Linux Caixa Mágica 18 é como se “estivesse em casa”, uma vez que a distribuição portuguesa é baseada no Ubuntu.

E tu, já usas o Linux Caixa Mágica 18?

Licença: GPL
Download: Escolha aqui a versão que pretende
Homepage: Caixa Mágica

Partilhar:
Tags:

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Ribeiro

    Hehe! Ubuntu em cinzento 😛
    Usei uma versão bem antiga do CM, há alguns anos… lembro que na altura até achei piada.
    E ainda por cima português… =)

  2. Avatar de quim
    quim

    Liberdade…Segurança…Estabilidade…Variedade…Gratuito…Enfim o Futuro

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Estou ansioso que chegue esse futuro para eu poder ter, finalmente, o meu Chevrolet Corvette inteiramente GRATUITO!!!

      1. Avatar de antonio
        antonio

        Que comparação absurda

      2. Avatar de Glink

        ah não falta muito, primeiro é preciso mudar mentalidades(e educar as pessoas), depois é aplicar o conceito de elevador horizontal em todas as cidades, os testes estão a decorrer no aeroporto de heathrow… e no que toca a carros todos poderão usufruir do melhor 😉

        para saberes mais podes pesquisar por “projecto venus” e verás o futuro.

        o futuro está na partilha 🙂

        1. Avatar de Designer
          Designer

          Zeitgeist a bombar 🙂

        2. Avatar de Thames

          Se vc eh simpatizante do socialismo o problema eh seu.

          Compartilhe o seu rabo com o proletariado!

          Nao invada a privacidade, a propriedade e nem o espaco de ninguem!

          Quer usufruir do que nao tens? Compre ou alugue!

          Esquerdista de merda! Vc nao entende nada sobre a liberdade do linux!

          Enquanto comunismo nao for crime como o nazismo, teremos uma sociedade incapaz, mediocre e doente. Lixos que vivem do estado e nao possuem capacidade de apresentar propostar no mercado.

  3. Avatar de Dat55
    Dat55

    sou capaz de experimentar num magalhaes, tenho la o mint 12 lxde, e visto que o projecto mint abandonou esta interface, talvez a substitua pelo cm

    1. Avatar de JM
      JM

      Em que Magalhães estas a pensar fazê-lo? Eu também estava a pensar nisso (magalhaēs 1)mas não sei se suporta 64 bits. Existe alguma versão 32?

      1. Avatar de Dat55
        Dat55

        sim, tem versão lxde 32 bits, tou a sacar agora.

      2. Avatar de Eu
        Eu

        JM,o magalhães 1 só aceita S.O. de 32bits,o magalhães 2 já aceita 64bits.

        1. Avatar de JM
          JM

          Eu tentei instalar mas deu erro: (GNU GRUB version 0.97 (639k 1039040upper memory) alguém sabe o que signiffca e como resolver? Não chegou chega a passar do boot.

          1. Avatar de Flávio Moringa

            Usou DVD ou PEN? Garantiu que o ficheiro ISO que descarregou estava correcto, através da verificação de MD5SUM?

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Tenho um Magalhães 1. Instalei o ubuntu 12.04 e funciona maravilhosamente, mas em 2D. Será que funciona bem com este CM18?

      1. Avatar de Dat55
        Dat55

        instalei a versão 32 bit lxde. ate agota nada a apontar

        1. Avatar de JM
          JM

          Podes ajudar me? Acho que fiz asneira. Tentei instalar a versão 32 bits e não deu. Da um erro manhoso fiz através da pen e do processo que esta feito no site da cm. Depois de escolher o boot para USB ele não passa dai.

          1. Avatar de portaro
            portaro

            Verifica a integridade da iso com o md5sum, se quiseres queima a imagem com unetbootin na pen e quase de certeza que não falha.

  4. Avatar de Joaquim Azevedo
    Joaquim Azevedo

    Realmente está muito bom, também experimentei no virtual box e é bastante rápido !

  5. Avatar de Gomes
    Gomes

    Ainda bem que a equipa do CM trocou de base para a distro agora com o Mandriva em standby o Debian é sem dúvida uma melhor base para fazerem uma distro rápida, fácil para iniciantes e o melhor claro está ser desenvolvida por terras lusas

    @OFFTOPIC alguém que tenha comprado um raspberry pi pagou mais ivas ou algo a mais alem do preço + envio é enviado do UK mas como eles avisam era só para não me surpreender

    1. Avatar de Mastiksoul
      Mastiksoul

      @GomeS,
      se fores sujeito passivo em IVA(seja independente ou empresa) com regime de aquisições intra comunitárias não pagas IVA. Se fores cliente final pagas IVA.

      Isto contabilisticamente falando!!!!

      Abraço

      1. Avatar de jorge santos
        jorge santos

        E está muito bem falado, contabilisticamente 🙂 .

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    O ubuntu com outra skin.

  7. Avatar de CodeGlitch

    Sou o único que acha estranho o site http://www.caixamagica.pt/ estar completamente desactualizado? Basta entrar na página inicial e vê-se logo o anúncio da versão 16 em flash… e se procurarem bem ainda encontra-se “versão 14” algures…. :S

    1. Avatar de Carlos Santos
      Carlos Santos

      Mesmo. Não haver fundos para tudo. Se isto é mesmo PT mesmo baseando-se em ubuntu n sei como sobrevivem…

    2. Avatar de Serva
      Serva

      Sim está de facto , absurdo , mas esta nova versão em KDE está um mimo , Debian é outra coisa .

      Cumprimentos

      Serva

  8. Avatar de mokito
    mokito

    sim de facto eles nao mudam o site ah ja algum tempo…..

    ja alguem reparou que o wubi do DVD 32bits (do kde pelo menos)nao ta a funcionar??? nao tou com muita paciencia para estar a fazer a dual boot pela via normal (boot cd e particionar e tudo o resto….)

    cumps

  9. Avatar de Luis Duarte
    Luis Duarte

    Isto é tão bom como ubuntu?

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Está fantástica esta versão experimenta e verás , rápida estável é neste momento a minha segunda distro em KDE .

      Cumprimentos

      Serva

  10. Avatar de Pedro Leão Santos
    Pedro Leão Santos

    Boas! Bom artigo: uma questao, tenho um pc velho que tem os requisitos pqra instalar. Nele so queria instalado algo como um office para trabalhar e nada mais. Aconselha este linux com algum office open source ou mantenho o xp no outro com um office tambem open offce por ser mais leve? Obrigado

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Pedro ,

      Boa tarde o Office já faz parte do Caixa Magica , mais concretamente o Libre Office , aliás em todas ou em quase todos o SO é acompanhado por um conjunto se software aonde está presente a suite de produtividade e posso te garantir que não é por esse facto que o SO fica mais pesado , se o teu PC corre XP então podes instalar a versão do Caixa Magica em KDE vais sentir que o pc fica mais responsivo e por muitas coisas que venhas a instalar ele nunca perde a performance ao contrário do Windows que tem o malfadado registo , Unix é outra musica experimenta e verás co os teus próprios olhos .

      Cumprimentos

      Serva

  11. Avatar de Pedro G.
    Pedro G.

    Boa tarde ,gostaria de referir que gosto do linux apesar de ter experimentado apenas o caixa mágica 12 e o caixa mágica 17 gnome 64bits. Fiquei fascinado com a saida do caixa mágica 18 e tentei instalar a versão gnome 64bits pela net ,mas não consegui.Depois por ser persistente tentei através do live dvd instalar o caixa mágica 18 64 bits gnone e depois o lxkde ,pois tenho um pc com 4 anos. Resultado não consegui pois tento instalar e apresenta-me o seguinte:( 4.484051) disabling IRQ # 28 e ( 4.536634) disabling IRQ #29.Confesso que percebo mmuito pouco ,mas estou a tentar entrar a sério no mundo linux e gostaria de saber o que fazer para resolver é que já tive o caixa mágica 17 colocado de 64 bits em dual boot pelo grub e só consiguo que o caixa mágica 17 funcione e não os outros pois aparece o que referi.
    Obrigado!

    Pedro G.

    Nota: Pc INSYS ,INTEL Pentium dual core ,Nvidia Gameforce 9300 ,320G disco com windows 7 ultimate sp1 instalado.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Pedro G ,

      Boa tarde , podes ter uma ISO corrupta , tenta fazer o download do Kubuntu ou mesmo do Big Linux (só tem versão de 32 bits) e verifica se te continua a surgir estes erros depois posta que vamos encontrar uma solução .

      Cumprimentos

      Serva

  12. Avatar de dariomgsilva
    dariomgsilva

    Olá gostei do aspecto. tenho win 7 no pc o que aconselham a instalar em termos de linux … é que sou completamente noob.

    1. Avatar de Serva
      Serva

      Boa tarde ,

      Instala o Big Linux , link aqui :

      http://www.biglinux.com.br/web/

      Já traz todos os codecs e plugins de flash instalados e também Java , vem com o compiz já instalado com imensos efeitos e possibilidades de decoração de janelas etc , se precisares de ajuda diz .

      Cumprimentos

      Serva

  13. Avatar de Pedro G.
    Pedro G.

    Obrigado” Serva” pela tua dica ,estou a dar em doido com isto. Vou experimentar assim que poder pois o meu trabalho deixa-me pouco tempo ,mas vou tentar.Depois dou feedback.

    Pedro G.

  14. Avatar de Serva
    Serva

    Combinado

    Serva

  15. Avatar de Pedro G.
    Pedro G.

    Experimentei de muitas formas,instalar os sistemas referidos como sugestão sem sucesso e voltei a tentar por o caixa mágica 18 sem sucesso .Tenho um pc bem mais antiguo com o windows XP sp3 e verifiquei que nele instala o caixa mágica 18 e big linux. Já retirei o window 7 e coloquei o XP ,mas o resultado foi o mesmo será grub…? percebo quase nada de consola… Porque razão só me deixa instalar o caixa mágica 17 64 bits e mais menhum. Até já retirei o disco interno e coloquei Um USB HDD de 160 G. e na mesma …
    Se não conseguir vou ter de ficar mesmo pelo w. 7 com um pena tremenda…

    Estou sem soluções…

    Obrigado.

    Pedro G.

    1. Avatar de Dat55
      Dat55

      Consegues instalar? Ja experimentas-te essa iso noutro pc?

  16. Avatar de Pedro G.
    Pedro G.

    Boa noite , já consegui resolver o problema com muita persistência . A versão do windows 7 não possuia activador e coloquei e como consequencia imediata o linux caixa mágica 18 não arrancava. Solução : instalei uma versão do windows 7 pré activada e em seguida o caixa mágica 18 gnome 64 bits, que muito aprecio e recomendo.
    Agradeco á “serva ” o interesse demonstrado em prol dos outros.
    Obrigado.

  17. Avatar de Raul M
    Raul M

    Quando fui fazer o download do caixa mágica, surgiram 3 versões diferentes, KDE, LXDE, e GNOME. Não tenho tido muito tempo para me dedicar a testar por isso lanço a questão, segundo a vossa experiência, Qual destas recomendam para um portátil Dual-Core, de forma a consumir menos bateria e a poupar recursos do PC? Além disso que seja um ambiente estável e sem bugs ou travamentos.

    1. Avatar de Dat55
      Dat55

      LXDE sem duvida

    2. Avatar de Eu
      Eu

      Dadas as tuas premissas de poupança de bateria e de recursos do PC,a versão LXDE é a mais adaptada.

  18. Avatar de Renato
    Renato

    Qual é a diferença com o Ubuntu mesmo?

  19. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Boas, estou aqui com dois problemas no CM18:
    1º – mostra-me todas as actualizações, mas qdo peço para fazer não as faz;
    2º – embora inicialmente me apareça um primeiro quadro com a barra de tarefas, ela imediatamente desaparece e dá lugar apenas a um wallpaer laranja a dizer CM18, e passo a ter apenas a possibilidade de utilizar o botão drt do rato para as janelas…
    Penso q é a gráfica ou os seus drivers, necessito de ajuda por favor. Obrigado!

  20. Avatar de Eu
    Eu

    Até hoje tenho usado o CM18 em Live Mode,nunca instalei,nem senti a necessidade de instalar;funciona tudo perfeitamente,melhor que o “pai” ubuntu,para mim só o Mint13 Mate é comparável em performance em Live mas sem o software para cartão cidadão que o CM18 tem por omissão!
    -experimentei todas as versões,em Live gostei mais da versão Gnome.

    cumprimentos

  21. Avatar de António Magalhães
    António Magalhães

    Bom dia!

    Vou passar a utilizar o Caixa Mágica, no meu dia a dia.
    Vou instalar o mesmo em desktop’s e portáteis para utilização por professores e alunos.

    Mas como vou começar,(as anteriores vs instaladas nos Pc’s além do Windows também tinham o CM 15 e 16) qual das plataformas me recommendam? LXDE, GNOME ou KDE ? Usar 32 ou 64, dependerá das máquinas, mas como alguém até colocou a hipótese de instalar a vs 64 bits no Magalhães…

    NOTA: – antes de me aventurar, ainda vou bisbilhotar as vs anteriores até porque vou ter que os meter em rede (na Minedu)…

    🙂 A. Magalhães

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Instalei a CM18 GNOME num Magalhães II na versão 64bits,no Magalhães I só dá para instalar 32bits.Optei pelo GNOME por hábito,mas o KDE está fenomenal,é o ambiente mais agradável e mais adaptável,não sei se no Magalhães se torna pesadão.É experimentar!
      -experimentei o LXDE mas achei demasiado básico.

      Acho que depende muito de gostos pessoais e das máquinas que se possui.

      1. Avatar de António Magalhães
        António Magalhães

        Excelente contributo.
        Creio ter ficado esclarecido.
        Obrigado.