Linux: PCMan File Manager

10 Comentários

Os gestores de ficheiros são programas com interface gráfica que têm como função navegar, criar, modificar e eliminar ficheiros do nosso PC. No Windows temos o Windows Explorer, no Mac OS X temos o Finder e em Linux temos vários, conforme o ambiente gráfico utilizado.

pcman-logo.jpeg

O Ubuntu traz como ambiente gráfico o GNOME, por isso o Nautilus é o gestor de ficheiros de serviço. É um bom programa mas falta-lhe uma função que acho indispensável: os separadores (tabs). Enquanto o Nautilus não ganha essa função, apresento-vos o PCMan File manager.


Para lá dos separadores, este file manager tem como principais características:

  •  Ser leve e muito rápido.
  • As poucas dependências fazem com que seja facilmente utilizável em qualquer desktop environment (KDE, Xfce) ou window manager (Openbox, Fluxbox, Blackbox).

imagem_pcman1_small.jpeg

O seu aspecto faz-me lembrar uma mistura entre o Nautilus e o Thunar (gestor de ficheiros do XFCE). Tem uma interface simples, mas ao mesmo tempo consegue ser bastante funcional.

imagem_pcman2_small.jpeg

Tenho estado a testá-lo e até agora gostei do que vi, principalmente do enorme jeito que dá ter vários separadores na mesma janela em vez de ter o ambiente de trabalho repleto de janelas individuais.

Para o instalar no Ubuntu 8.04 Hardy Heron basta ir ao Synaptic e procurar o pacote pcmanfm. Se quiserem experimentar a versão 0.5, que é a mais recente, façam o o download do pacote compilado pelo Getdeb.net.

Experimentem e digam de vossa justiça.

NOTA: Este artigo foi elaborado por Rui Brás para o Peopleware.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: GNU/Linux
Download (Ubuntu): PCMan File Manager 0.5 [335KB]
Download (Source): PCMan File Manager 0.5 [842,6KB]
Homepage: PCMan File Manager

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    ACho o Nautilus asqueroso. Para mim é o calcanhar de Aquiles do Gnome que é um gestor fabuloso.

    Por agora tenho andado com o KDE 4.1 e ando maravilhado com o Dolphin. Que sistema de ficheiros fantástico!

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Como fazer dele o file manager por defeito do gnome alguém sabe?

  3. Avatar de KaiserSoze
    KaiserSoze

    Hugo, no mínimo é o cabo dos diabos… usei 30 how-tos e nenhum funcionou 🙁

  4. Avatar de kardos

    @ Hugo

    adiciona o repositório do kubuntu:
    deb http://ppa.launchpad.net/kubuntu-members-kde4/ubuntu hardy main

    e depois basta abrir o terminal e escrever:
    sudo apt-get update && sudo apt-get install kubuntu-kde4-desktop

    Atenção, com isto vais instalar muitos programas default do KDE, assim como o usplash do kubuntu, depois tens de os desinstalar, se qiseres.

  5. Avatar de thesubsidal

    Experimentei e gostei. Para quem não sabe foi anunciado que on Intrepid Ibex o Nautilis já terá as tabs que serão um recurso maravilhoso e que muita falta faz.

  6. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Eu gosto do nautilus falta mesmo só os separadores

    @KaiserSoze
    Só uma correcção, sistema de ficheiros é ext2, fat, ntfs, etc, isto é um gestor de ficheiros

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Com o Nautilus não sei porquê, não conseguia abrir nenhuns arquivos com o peazip, agora que instalei este já consigo. 🙂

  8. Avatar de João Rocha
    João Rocha

    O Nautilus vai ter separadores. Está algures nos respositórios do projecto a alteração.

  9. Avatar de António Pedro
    António Pedro

    @Hugo:
    Existia por aí algures um script para definir o thunar como default em vez do nautilus. Provavelmente bastará pesquisares um pouco no google pelo dito script, e adaptá-lo para o executável do pcmanfm em vez do thunar 🙂