Usar o Windows Live Writer com o Joomla

31 Comentários

Nos últimos tempos tenho-me dedicado a analisar a plataforma Joomla e a cada dia que passa sinto-me cada vez mais viciado na mesma. A documentação e dicas existentes pela Internet fora, ajudam em muito os principiantes que em pouco tempo conseguem desenvolver um site já com pormenores de profissional.

No entanto, à semelhança do WordPress que também uso, os editores que estes possuem nem sempre são os mais atraentes e facilitadores na escrita de artigos.

Joomla

Para tal, o Windows Live Writer (WLW) é a ferramenta perfeita. O objectivo desta poderosa ferramenta, é escrever artigos como se estivéssemos por exemplo no Word, aplicar facilmente as formatações que pretendemos, incluir imagens, tabelas, etc, e depois num único clique publicar essa informação no nosso site. Fantástico não é? WYSIWYG 🙂

Este artigo demonstra como configurar o WLM para integrar com a plataforma Joomla e assim produzir e fazer upload de artigos de forma muito simples.

Como configurar o WLW no Joomla 1.5

1 – Fazer o download do plugin Movable Type XML-RPC

2 – Entrar no modo de administração do Joomla e escolher: Extensões –> Install/Uninstall

3 – Habilitar o plugin. Para isso ir a Extensões –> Gestor de Plugins->XML-RPC – MovableType API

4 – Ir a Site –> Configuração Geral –> Sistema –> Activar Serviços Web (sim)

Instalar e configurar o WLW no PC

1 – Fazer o download do WLW aqui

2 – Depois de instalar, proceder às seguintes configurações:

1

2

3 Inserir o endereço do site criado no joomla e as credenciais de acesso à parte de administração

4

Type of blog that you are using: Movable Type API
Remote posting URL for your blog: http://<o seu site>/xmlrpc/index.php

5

Definir nome para perfil.

E está feito. Como podem ver é muito simples ! Segue uma imagem aquando da escrita deste artigo.

6

Boas “postas”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Igor Pereira
    Igor Pereira

    Boas,

    Bela dica 😉 Excelente para ensinar os clientes finais a publicar mensagens sem grandes dificuldades a formatar os textos.

    A muito tempo que sigo o trabalho desenvolvido pela equipa do pplware e estão todos de parabéns.

  2. Avatar de Rui Oliveira

    Pedro Pinto sempre sucinto ao que interessa 😉 Bom artigo e muito didáctico, vai ajudar muita gente 🙂

  3. Avatar de David Soares

    Boa dica, é muito útil. Só é pena neste momento não ter tempo para “investir” no Joomla…

  4. Avatar de Wolfy Tuga
    Wolfy Tuga

    Olá Pedro Pinto!

    Boa dica 🙂

    Só um pequeno reparo, onde tens: Fantástico não é? WYSIYWG (final do 1º parágrafo a seguir à 1ª imagem)
    Não quererás dizer: WYSIWYG (What You See Is What You Get)

    Boa continuação!

    1. Avatar de Rui Oliveira

      Corrigido, obrigado pelo reparo 😉

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        Mais um.. ou nao..

        “Windows Live Writer (WLM)”, não será “WLW”? ou entao “Windows
        Live Mensseger”?

        ..entre outras:

        Instalar e configurar o WLW no PC

        1 – Fazer o download do WLM aqui

        WLM ou WLW? 😀
        espero que seja um erro… lool

        1. Avatar de Pedro Pinto

          done. Este é o reflexo do trauma pós-ferias. Não chamemos um erro mas sim um pequeno lapso.

          Obrigado Vitor Silva, ai desculpa avlis rotiv 🙂

          1. Avatar de avlis rotiv
            avlis rotiv

            😀
            ..lapso… lapsos!! 😀

          2. Avatar de avlis rotiv
            avlis rotiv

            Continuação de um óptimo trabalho!

  5. Avatar de Felipe
    Felipe

    Parabéns pela dica primorosa 🙂

  6. Avatar de Bruno

    Vocês utilizam Joomla? Tinha certeza que era WordPress.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      No pplware a plataforma é WordPress. Eu pessoalmente tb uso Joomla

      1. Avatar de Bruno

        Obrigado, apesar do que ter servidores que suportem o movimento que vocês recebem não ser brincadeira, eu também apoio o Joomla, mesmo o WordPress ser o mais viável neste caso né (Servidores):)

  7. Avatar de Valmil
    Valmil

    Excelente Post, vai dar muito geito.
    Obrigado

  8. Avatar de Valmil
    Valmil

    Ajuda.
    Já instalei mas esta a dar este erro:
    ————————–
    A resposta ao método metaWeblog.newPost recebido do servidor do blogue era inválida:

    Invalid response document returned from XmlRpc serve
    —————————

    1. Avatar de Ivo Costa

      Frequento este site há algum tempo, e quero desde já dar os parabéns a quem o produz.

      Esta notícia chamou-me à atenção visto que uso bastante o joomla e este Windows Live Writer parece dar-me jeito..

      Configurei tudo como esta descrito no artigo, mas no entanto, e após ter tudo corrido bem, quando estou no programa e faço “Publicar” aparece a seguinte mensagem de erro: A resposta ao método metaWeblog.newPost recebido do servidor do blogue era inválida:

      Invalid response document returned from XmlRpc serve

      Se me conseguirem ajudar, agradecia 🙂

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas @Ivo, qual a versão do teu joomla?
        Tens o plugin activo no Joomla?

        1. Avatar de Ivo Costa
          Ivo Costa

          Muito obrigado pela resposta 🙂

          A versão que estou a trabalhar e na qual testei foi a mais recente, ou seja, Versão 1.5.14. e sim activei o plugin na área de administrador… :S

          mais sugestões são bem vindas..

  9. Avatar de Pedro Pinto

    @Valmil
    Activaste o plugin no joomla?

  10. Avatar de Bernardo Lopes

    Eu uso o WLW com o WordPress e acho-o bastante bom.

  11. Avatar de wolfytuga
    wolfytuga

    Olá!

    Tenho uma questão. Existe muita diferença entre usar o Windows Live Writer ou usar o Microsoft Office Word (@Menu>Publicar>Blogue)?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @wolfytuga
      O teu comentário deu para eu testar essa funcionalidade pois nunca o tinha feito. Está muito interessante. O Writer tem algumas funcionalidades extra. Experimenta.

      Pedro Pinto

  12. Avatar de Xavier Oliveira
    Xavier Oliveira

    Boa noite.

    No meu caso chego ao passo:

    “Type of blog that you are using: Movable Type API
    Remote posting URL for your blog: http:///xmlrpc/index.php

    quando clico em seguinte e dá esta mensagem de erro:

    “Erro ao tentar ligar ao seu blogue:
    Erro de Servidor do Blogue – Erro de Servidor 1
    Unknown method
    Tem de corrigir este erro antes de continuar.”

    Alguém passou pelo mesmo, há solução???

    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Habilitas-te os webservices? Envia-me o url que colocas-te neste passo: Remote posting URL for your blog: http:///xmlrpc/index.php

      Pedro Pinto

      1. Avatar de Xavier Oliveira
        Xavier Oliveira

        Boas.

        Sim habilitem na área de administrador o webservices. O URL colocado foi “http://www.tem.com.pt/xmlrpc/index.php”.

        Qualquer sugestão, manda…

        Obrigado

      2. Avatar de Xavier Oliveira
        Xavier Oliveira

        Já está resolvido, quando dizes no passo
        “3 – Habilitar o plugin. Para isso ir a Extensões –> Gestor de Plugins->XML-RPC – MovableType API”, só habilitem mesmo o “XML-RPC – MovableType API”, mas é necessária habilitar também o “XML-RPC – Joomla” e o “XML-RPC – API Blogger”:)

        Obrigado à mesma!!!

        Xavier Oliveira

    2. Avatar de Xavier Oliveira
      Xavier Oliveira

      Sou eu outra vez:)

      agora que faço publicar dá o erro:

      “Erro de Servidor 801

      Authentication failed.”

      e quando faço “ver blogue” dá no browser “faultCode 103 faultString XML error: no element found at line 1, column 0”

      Se poderem ajudar…

  13. Avatar de João Morais
    João Morais

    Como já é hábito, o autor do post brinda-nos uma vez mais com um artigo muito interessante.
    É conciso qb, didático e para mim vai ser muito útil para usar com o Joomla.
    Experimentei com o WLW e com o Word 2007 e consegui publicar os artigos sem problemas.
    Vou pôr muita gente a trabalhar com esta solução que até agora se chateavam com os editores de joomla.

    Obrigado pela dica.

    1. Avatar de Manuel Mimoso
      Manuel Mimoso

      Ai Amigo João Morais…. essa é para mim?

  14. Avatar de TiagoKito
    TiagoKito

    Alguma alternativa para Linux???

    Se bem que ainda estou a “aprender” Joomla 😛

    Cumps

    1. Avatar de Lu
      Lu

      Talvez o Zoundry, um sistema parecido com o Writer dê para instalar:
      http://www.meiobit.com/meio-bit/software/zoundry-no-linux-eu-consegui