ODROID – a primeira consola portátil Android

19 Comentários

aqui lhe tínhamos demonstrado o potencial do Android, como uma plataforma atractiva para desenvolvimento de jogos com algum nível de detalhe. Bem, parece que não somos os únicos a acreditar num mercado para o Android nesta área de entretenimento.

A flexibilidade típica de um sistema operativo móvel baseado em Linux, em conjunto com um hardware à altura pode-se tornar na combinação perfeita para uma nova geração de consolas portáteis.

Não foi por isso, que recebemos com muita surpresa o anúncio da ODROID, a primeira consola portátil baseada no Android. A empresa HardKernel por detrás deste conceito é uma empresa oriental relativamente desconhecida no mercado. Mas caso consiga comercializar em grande escala este seu novo “gadget”, poderá ser aquilo que o Android necessitava para marcar uma posição de relevo como uma plataforma de lazer.

Mas será só o software que usa que faz desta consola portátil um caso de popularidade? Claramente que não, já que as especificações ao nível de hardware são de “encher o olho”. Veja de seguida os componentes desta verdadeira máquina diabólica portátil:

  • Processador Samsung S5PC100, ARM Cortex A8 a 600 MHZ, com extensões para aceleração 3D e Java.
  • Ecrã Touchscreen de 3.5 polegadas e resolução de 320 x 480 pixeis
  • Conectividade Wifi b/g e e Bluetooth 2.x EDR com A2DP para uso de auscultadores wireless
  • Saída HDMI para reprodução e gravação de vídeo em alta definição em 720p
  • Conectores para microfone e auscultadores
  • Expansão de memória, via cartão SD ou microSD
  • Bateria de iões de lítio com capacidade de 1320 mAh (amovível da consola)
  • Conector USB 2.0
  • Acelerómetro permitindo uma experiência mais natural e facilitada
  • 512 MB DRAM e 2GB ROM (Transflash)
  • Peso 165 gramas (bateria incluída)

Destaco das anteriores características, o mesmo e veloz processador que equipa o iPhone 3GS, bem como a saída HDMI que é invulgar de ver em consolas portáteis. O peso também me parece bastante aceitável para o recheio bastante “musculado” que esta consola trás montada.

Do meu ponto de vista quanto à consola como hardware apenas aponto dois inconvenientes. O tamanho do ecrã parece-me um pouco reduzido, embora uma habituação ao mesmo e a generosidade das restantes funcionalidades possa fazer esquecer este pormenor. O outro factor menos positivo, é o de que obviamente comparando esta consola com outras do mercado ao nível estético, fazem-me crer que neste campo os autores poderiam ter conseguido um design mais elegante.

A HardKernel apesar de pretender atrair programadores para a sua plataforma de jogos no site oficial, mostra já pequenas pré-visualizações de alguns jogos que numa primeira fase estarão disponíveis logo que a consola entre em produção. Além disso, os autores desta consola móvel, pretendem também que os seus futuros donos tirem partido da consola como dispositivo móvel para acesso à Internet, com intuito de possibilitar a visualização de e-mails, envio de mensagens instantâneas, acesso ao Twitter e outras redes sociais.

As elevadas capacidades multimédia do processador ARM Cortex A8 e a saída HDMI é uma área em que também os autores do ODROID pretendem cativar todos os amantes da conectividade entre a televisão e a consola de modo a que possam tirar partido da reprodução de alta definição.

É de salientar também que a premissa deste projecto é funcionar sobre uma filosofia de “hardware aberto”. Ou seja, tanto você como uma empresa/comunidade pode ter acesso ao diagrama esquemático da consola (parte do mesmo já disponível no site) e construir uma adaptação livremente.

É um projecto tão arrojado como possivelmente prematuro, numa altura em que não existem grandes títulos de entretenimento no Market do Android. Contudo, caso a empresa consiga parceiros de peso ou programadores experientes para desenvolver jogos mais sofisticados para o sistema operativo “Open Source”, estaremos perante uma consola que poderá dar muito que falar.

Como o mercado do Android está ainda numa fase inicial em várias áreas e com grandes oportunidades para quem deseja programar para a plataforma, é esperado que no futuro outros projectos semelhantes a este possam brotar que nem cogumelos. Slashgear

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de viperbruno

    PSP 2 (aka pspGO) a caminho não será um aviso para a google a dizer “Já não existe mercado para ti, a não ser que seja um mega-low-cost”

    Na minha opinião vai ser como o nokia ngage que era mais telemóvel que consola…

    1. Avatar de sjk
      sjk

      Concordo,

      A não ser que seja mesmo mais barato ou tenha outras vantagens nunca vistas não me parece que tal coisa se torne comum…

      Se bem que a conectividade já lhe dá um bom avanço, falta mesmo o elemento “custo”.

      😉

      1. Avatar de killer
        killer

        Não vejo nada de especial na psp go, não inova em nada (ao contrario da psp quando saiu). Alem de ser feia como tudo /:

  2. Avatar de Rui Oliveira

    Parece-me que esta consola não é para entrar no mercado da PSP ou outras consolas portáteis mais comerciais.

    O que distingue esta consola é ter um hardware de tal forma completo e apontar para ser uma “consola aberta”. Ou seja para os fãs de personalização ou modding facilmente poderão ter acesso ao Hardware e modificá-lo.

    Alem de que com o Android instalado tenha a certeza que esta consola será bastante mais usável do que uma PSP, em tudo o que tem a ver com conectividade à internet! E já não falo da flexibilidade em actualizá-la para ROM’s de versões mais recentes do Android, digam o que disserem nunca irão conseguir tal liberdade numa PSP 😉

  3. Avatar de InforDeal

    Vamos ver é o seu preço. Isso a tornara competitiva ou não.

  4. Avatar de Computed Life
  5. Avatar de Ricardo Ferreira

    Se arranjarem um emulador de jogos da PSP para o Android, eu reservo já uma…

  6. Avatar de kekes

    OpenPandora anywone? Alem de ter capacidades bem mais apeteciveis, já tem uma boa base anterior, alem de usar Linux, contendo muito mais suporte.

    Penso que isso é uma tentativa de hype, usando um SO que está na boca de todo mundo e fazer uma pseudo-consola. OpenPandora, esse sim um projecto aliciante e interessante que eu espero que rume a boas marés num futuro próximo.

    http://openpandora.org/

    1. Avatar de dc
      dc

      São dois projectos interessantes, agora resta saber o preço deste ODROID.

      Mas realmente, a nível de Hardware e plataforma Android, é espetar-lhe com um cliente VoIP ou mesmo fazer um pequeno Moding de modo a que possibilite redes GSM, e temos uma Consola, PDA e Telemóvel.

      Agora é esperar que a comunidade Android dê frutos!

    2. Avatar de Rui Oliveira

      Já conheço o openpandora mas a nível de títulos sonantes de jogos não tem muitos e é usada mais como emulador de jogos do que propriamente para jogar jogos nativos.

      Se tivesse o Android aí a conversa era outra 😉

      Penso que a nivel de hardware também não é tão completa quanto o ODROID.

      Mas sim senhor é um bom projecto e bom para acompanhar o seu progresso.

      1. Avatar de kekes

        Eu nao acho o android aliciante para dizer a verdade, e esta consola… bem nunca por ela porpria irá atrair desenvolvedores, enquanto a Pandora nao está dependente de criadores para si mas apenas de uma comunidade que crie emuladores ou os adapte melhor a consola se bem que tem atraido interesses… Alem de eu adorar a emulaçao, eu pratico-a muito , se calhar e por isso que estou com grande interesse neste projeto.

  7. Avatar de Jaime
    Jaime

    Esta coisa “ODROID” é feia pa caray, não sou fã da PSP-GO mas acho as PSP3000 minimamente bunitas agora isto? quem vai querer andar com aquilo no bolso? é vergonhoso lol

    1. Avatar de Wilson Silva
      Wilson Silva

      Concordo, esta consola não tem lugar no mercado. A Sony e a Nintento têm anos de avanço.

  8. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Esta resolução não me convence…nem sei se será a resolução real porque até os velhinhos nokia 6630 tinham esta resolução.

    1. Avatar de ajbadboy
      ajbadboy

      Aliás era de 240×320 nos velhos nokias e esta resolução não é muito superior…

  9. Avatar de mmick
    mmick

    Potencial tem, o LCD é identico ao do iPhone mas para isto andar para a frente tem que haver uma grande aposta em apps e jogos pela empresa ou ninguém vai-se sentir animado a produzir.
    Para um produto destes entrar no mercado precisa: ser muito mais barato que a concorrencia + aposta forte no SW (jogos e apps).
    Se a empresa conseguisse vender este produto por uns 125eur e jogos a 5-10eur entao aí tinhamos produto! De outra forma só venderá SE houver muitos emuladores e jogos gratuitos…

    1. Avatar de mmick
      mmick

      PS: o Cortex A8 NAO É dual-core. O A9 sim já é.

      1. Avatar de Rui Oliveira

        Tens razão caro, foi um lapso meu… Corrigido!

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tudo oque mete ANDROID tem um pequeno problema com o design não? Pelo menos na primeira versão dos aparelhos… Já com o HTC Dream foi a mesma coisa.