TuneUp Utilities 2011 – A Chave Inglesa para o Windows

40 Comentários

Por Ricardo Pereira para o PPLWARE
O Windows é fortemente influenciado pelo comportamento do utilizador, mas também pela “educação” que cada programa aplica no seu desempenho e degradação do sistema. Esta é uma realidade que necessita de medidas por parte do sistema e do utilizador para contrariar sintomas comuns no Windows, como por exemplo, a lentidão no arranque, erros despropositados na execução de aplicações mais exigentes, espaço ocupado sem razão aparente e erros fatais no próprio sistema. TuneUp Utilities é uma ferramenta que ajuda a colmatar estes problemas… é mesmo uma das melhores.

TuneUp Utilities é um software que está carregado de utilidades dedicadas à manutenção do sistema operativo, tais como:

Optimização do Sistema:
  • Desactivar Programas;
  • Desinstalar Programas;
  • Gestor de Aplicações de arranque do Windows (adicionar, remover, desactivar e aceder à sua qualificação);
  • “Turbo Mode”, que é um modo “turbo” para o nosso sistema, principalmente criado para os gamers;
  • Registo do Windows;

– Limpeza e Desfragmentação

  • Limpeza de Atalhos danificados;
  • Optimização do Início e Fim de Sessão do Windows;
  • Desfragmentação do(s) Disco(s) Rígido(s);

Libertação de Espaço em Disco:
  • Visualização do espaço livre/usado nos discos rígidos;
  • Limpeza de ficheiros temporários;
    Ficheiros desnecessários do Windows;
    Funções do Windows;
    Backups antigos.
  • Procura e remoção de ficheiros com grandes tamanhos de utilização em disco;
  • Apagar ficheiros de forma segura e eficaz.

Resolução de Problemas:
  • Resolver problemas comuns;
  • Restaurar ficheiros apagados;
  • Analisar erros nos discos rígidos;
  • Visualizar detalhadamente as informações do Windows, hardware, etc.;
  • Gestor de Processos do Windows .

Personalização do Windows:
  • Alteração da imagem de fundo do ecrã de boas-vindas do Windows;
  • Alteração de ícones do Windows;
  • Alteração do modo como os ícones aparecem no Ambiente de Trabalho (remoção do ícone de atalho, etc.);
  • Reparação de ícones e cache dos ícones;
  • Aplicação de temas no Windows.

Além destas funções, poderá contar com:

  • Click Maintenance:
    Uma ferramenta que permite a execução de vários processos de manutenção ao nosso sistema, através de um clique e através de um agendamento da sua utilização.
  • Live Optimization:
    Ferramenta que permite a aceleração de abertura de alguns programas do nosso sistema.
  • Rescue Center:
    É uma ferramenta que acompanha todas as alterações que efectuarmos no Windows e permite voltar atrás, até ao ponto anterior do que foi alterado.

Vista Geral das Ferramentas do TuneUp Utilities (2011):

Limitações do programa:

Este programa apenas disponibiliza uma utilização gratuita durante 15/30 dias. Quem desejar a sua utilização sem limites terá que adquirir uma licença.

Fica então a análise de uma das melhores aplicações para gestão e manutenção do sistema operativo. É importante para posts futuros o conhecimento desta ferramenta, tendo em conta a acção da mesma no registo e tendo em conta a segurança que está implicita na manipulação do TuneUp Utilities 2011.

Alterações na versão 2011:

Ao nível da Interface:

  • Organização das secções;
  • Alteração de design;

Ao nível de Utilidades:

  • Classificação do estado de manutenção do sistema;
  • Sugestões mais apelativas;
  • Desactivação de Programas;
  • Classificação dos programas do arranque do Sistema;
  • Turbo Mode mais eficaz.

De momento, são estas as que se destacam.

Licença: Trialware (30 dias)
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: TuneUp Utilities 2011 [19.6MB]
Homepage: TuneUp

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Mourão

    Na parte:
    Libertação de Espaço em Disco:

    * Visualização do espaço livre/usado nos discos rígidos;
    * Limpeza de ficheiros temporários;
    Ficheiros desnecessários do Windows;
    Funções do Windows;
    Backups antigos.
    * Procura e remoção de ficheiros com grandes tamanhos de utilização em disco;
    * Apagar ficheiros de forma segura e eficaz.

    Costumo utilizar o velho CC Cleaner, qual é a diferença entre os 2 neste ponto apenas?

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Sinceramente, eu também uso o CCleaner (que não é velho, mas sim, o melhor nesse tipo de ferramentas), mas, o TuneUp Utilities permite a remoção completa de Restauros do Sistema que o Windows criou e por vezes nem o sabemos e está-nos a consumir imenso espaço em disco, permite também a desactivação do Modo de Hibernação do Windows (cerca de 1,6GB) e permite visualizar o espaço livre/usado em cada disco.

      Recomendo essa parte do TuneUp Utilites por estar muito bom nesse tipo de funções.

      Espero ter sido esclarecedor.

      1. Avatar de Emannxx

        E não só.. o Tuneup só remove coisas que são 100% seguras de serem removidas.

        Já o Ccleaner remove coisas que não deve e, por exemplo, quando limpei o sistema da ultima vez, inutilizou-me o Nokia Ovi Suite.

      2. Avatar de Daf2011
        Daf2011

        Bela explicação Ricardo…o CCleaner( VELHO!!!)é muito bom, mas o TuneUp Utilites 2011; como diz o título do post, vai muito para além do CC…logo cada macaco no seu galho.

  2. Avatar de jpng81
    jpng81

    em windows nao ter antivirus ou algo deste tipo ate parece mal. 😀 mudem mas e de sistema operativo.

    1. Avatar de pfbatista
      pfbatista

      trooooolllll

    2. Avatar de Ricardo Pereira

      Para “jpng81”:

      Já dizia o ditado: “A ignorância é a mãe de todas as doenças”. 😉

    3. Avatar de dajosova
      dajosova

      mais um comentário daqueles… 😀

  3. Avatar de orlando
    orlando

    ele ainda está com aquela monitoraçao o tempo todo igual da versao 2010 ? não consegui desligar de maneira nenhuma e é um pouco chato quando não queremos mexer com manutenção no dia a dia do pc .. a versao 2009 só era ativada quando iniciava o programa e fazendo isso a cada 15 dias é suficiente .. ( na minha opniao ) e não um monitoramento full time

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Se te referes à Manutenção que está predefinida pelo Software, na primeira secção está disponível a opção “Change maintenance settings” onde poderás desactivar a manutenção automática ou escolher quando a efectuar.

      Eu uso a manutenção manual, todas as semanas.
      Também não gosto de Software “chato”.

  4. Avatar de psycopunk
    psycopunk

    Dentro de programas deste tipo, para mim este é o melhor.
    já uso à vários anos.

  5. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Diferenças para o 2010 além das óbvias (interface gráfica)?

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Boa questão, irei colocar já no post, pois, foi algo que me passou ao lado.

      As diferenças são:

      Nível de Interface:
      -> Organização das secções;
      -> Mudança de design;

      Nível de Utilidades:
      -> Classificação do estado de manutenção do sistema;
      -> Sugestões mais apelativas;
      -> Desactivação Programas;
      -> Classificação dos programas do arranque do Sistema;
      -> Turbo Mode mais eficaz.

      De momento, são estas as que se destacam.

  6. Avatar de Cristiano Alves
    Cristiano Alves

    Nao sei porque (e quando procurei na net vi que nao aconteceu apenas comigo), depois de instalar o Tuner Up, o meu pc deixou de fncionar em condiçoes, desligava-se, a grafica deixou de funcionar, bloqueava e crachava a ver filmes em HD e do youtube, nao desligava o Windows… nem com formatação ficou bom, teve que ir para arranjar na garantia (motherboard e disco que estavam estragados).
    NUNCA MAIS INSTALO ESTE PROGRAMA….

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Duas possíveis causas:

      -> Mau uso;
      -> Computador/Sistema já com problemas.

      Caro amigo, pense um pouco…Este software é pago, ou seja, quem adquire as licenças pagando pelo software, de certeza que não terá problemas com o computador, e se tiver, terá que apresentar provas de como foi prejudicado e solucionará-se o problema.

      Pagaste pelo software??? Se não pagaste, apenas tens que te calar, porque se calhar o problema não está no software.

      P.s.: Uso no meu computador e computadores de escolas desde a versão 2007 e problemas?? Muitos!!! Antes de o instalar 😉 😉 😉

      1. Avatar de Cristiano Alves
        Cristiano Alves

        O computador era nova como é que foi mau uso ou software ja com problemas… nao tenho o habito de comprar coisas sem antes testar… e foi o que aconteceu, testei de uma fonte segura, e os resultados foram os descritos. É claro que pode nao acontecer com todos mas eu vi na internet que nao fui o unico, e a mesma versao que eu instalei mais gente instalou e nao teve problemas, logo faz-me querer ver que dependia do hardware, porque nao é qualquer coisa que danifica uma BIOS…

        PS:
        Nao o tratei mal logo agradeço que va mandar calar os seus entes proximos…

  7. Avatar de EmanuelP
    EmanuelP

    Eu usava o TuneUp Utilities 2010. Descobri o Glary Utilities e agora não quero outra coisa 😛
    Faz quase as mesmas coisas (a nível de “limpeza”) e é freeware.

    Para quem quiser http://www.glaryutilities.com/

    Cumps 😉

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      O Glaryutilities é uma imitação do TuneUp Utilities, até nos nomes das utilidades e que tem vindo a tentar passar-lhe por cima. Se o consegue, é apenas a nível de utilizadores por ser freeware.

      Quando a nível de utilidades, não está muito longe do TuneUp, mas mesmo assim, o TuneUp continua no topo. (pena a limitação de que falei)

  8. Avatar de Diogo Nunes
    Diogo Nunes

    Esta aplicação é fenomenal. Tem de tudo. Eu utilizava o advanced system care, que me premitia optimizar o PC mas não possuía tantos recursos como este.

    Obrigado mais uma vez PW 🙂

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Obrigado eu (nós) pela colaboração e reconhecimento do trabalho realizado!

  9. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Isto é que era uma “boa” de aparecer no GiveAwayOfTheDay 😉

  10. Avatar de Just a Watcher
    Just a Watcher

    Sinceramente já gostei mais da aplicação.

    Lá pela versão 2008 /2009, a aplicação apenas fazia o que quiséssemos.
    Julgo que não existia a monitorização e limpeza automática, apenas o modo manual.

    Na versão 2010, era possível desactivar esse modo automático de manutenção, desactivando o servido equivalente, mas esta versão apenas adiciona 1 servido ao windows, onde, ao desactivar, desactiva-se também qualquer função do programa. Depois para se abrir a aplicação, é necessário activar o serviço de novo e assim, o modo automático está em funcionamento.

    Julgo eu, que desactivando as chaves de arranque do windows deste programa, que esta funcionalidade (não útil para mim) é desactivada também.

    Já agora, deixo uma sugestão, mais completa que o “Gestor de Aplicações de arranque do Windows” mencionado no tópico, sendo esta, a aplicação “Autoruns for Windows”, ou também, o “Gestor de Aplicações de arranque do Windows” do “Auslogics BoostSpeed” on “Windows XP/Vista/7 Manager”, que apresentam todo e qualquer “coisa” que arranque com o windows (é muito bom para desactivar os menus de contexto que são instalados com algumas aplicações”.

    Cumprimentos

  11. Avatar de The STK
    The STK

    Usei o TuneUp Utilities durante alguns anos, sempre de borla com as ofertas da versão anterior..
    Depois deixei de gostar do programa, começou a ter coisas a mais, um pouco confuso.
    Passei para o CCleaner+Glary Utiities+Puran Defrag (tudo free) e não preciso de mais nada 🙂

  12. Avatar de Fonseca
    Fonseca

    Já uso Tune Up desde 2008.

    E aconselho a obterem a versão completa.

    Isto é uma maravilha.

    programas a ter no Pc:
    Tune up
    Ccleaner
    Defragler
    malwarebytes

    Ficas com um pc que é um mimo

    1. Avatar de Ricardo Pereira

      Nem mais! Mas o defragler não será necessário, visto que o TuneUp Utilities também possui um simples mas bom Desfragmentador.

      Para mim, penso que te falta aí o essencial…Comodo Internet Security

  13. Avatar de V@mpyro
    V@mpyro

    Tb uso o TuneUp 2010 + Kis 2011 + Emisoft Anti-Malware.
    Até agora, tudo em ordem. O EAM é um óptimo complemento ao Kis.
    Recomendo os 3 a trabalhar em conjunto.
    Claro que as opiniões divergem mas com estes softs, nunca tive problemas.

  14. Avatar de Emannxx

    Já uso este programa desde a versão 2006 (com uma interface super berrante) e até hoje não quero outra coisa.

    Ainda anteontem, após fazer umas actualizações ao meu software do curso (Reinstalação do Adobe Master Collection CS5 e actualização do Corel Draw 15 para o 15.2) removeu-me 8 (oito) gigas de ficheiros temporários e restauros do sistema.

    Enfim.. uma maravilha, já para não falar com o Desactivador de Programas desta nova versão é genial para quem quer acelerar o inicio do sistema… pessoalmente, noto uma diferença descomunal.

  15. Avatar de Valeriu
    Valeriu

    Usei o TuneUp desde a versão 2006 até a 2009, não queria outra coisa. Com a versão 2010 e 2011 sempre que fazia optimizações deixava-me o PC mais lento, devim ter deixado como estava e não implementar cenas como o Turbo, etc..

  16. Avatar de canelas
    canelas

    Estou a ter um problema no pc: o werfault.exe não deixa o tuneup abrir e queria desligar ou limitar este processo no windows 7 ultimate 64 bits. Alguem sabe cm faze-lo?

  17. Avatar de mane
    mane

    Eu uso o Ubuntu, substituiu tudo isso

  18. Avatar de avlisrotiv
    avlisrotiv

    Aqui já “roda” à muito! É pena ser pago, mas…
    Só gostava de saber é porque raio estão sempre a modificar a GUI…
    Contudo, bom trabalho! 😉

    1. Avatar de Fonseca
      Fonseca

      Tens sempre a versão crackada

  19. Avatar de JuaaO
    JuaaO

    só mudaram a aparencia do programa pra dizer que mudou e ficou melhor pra alguem comprar ¬¬’ mesmo cosia do 2010!

  20. Avatar de Balzakiano
    Balzakiano

    Pena que ainda não traduziram para PORTUGUES. Só o 2010 está traduzido, o geito é aguardar um pouco até sair a versão 2011 PT.

  21. Avatar de Nuno

    Este é, na minha modesta opinião, o melhor software de gestão do PC/Windows…
    CCleaner é bom em conjunto com muitos outros softwares, mas o TuneUp, é o CCleaner e todos os outros juntos: muito completo.

    Btw, nunca mais usei, mas por “esquecimento” e alguma desorganização na minha própria máquina.
    Mas pretendo utilizar novamente.

  22. Avatar de krakenowl
    krakenowl

    Bem eu no meu uso o bom e ‘velho’
    Advenced System Care (o que gostaria de saber se o tune up é melhor ou não)

    Kaspersky Pure 2011 a Bombar e chega =)

    Já experimentei o programa e fiquei bastante satisfeito por isso gostaria de saber a vossa opinião acerca de qual dos dois é melhor e mais completo.

    Se não escreveram nada sobre o ASC façam um post pois é concorrente à perfeição do Tune!
    Abraços

  23. Avatar de matos

    creio Que e uma pagina boa