Textaizer Pro 4 – Faça arte com código ASCII

18 Comentários

Aplicação totalmente gratuita para produção de imagens baseadas em códigos ASCII

A semana passada fizeram-me uma questão pertinente: “ Como é que era produzidas as imagens que as vezes aparecem em alguns ficheiros, e que são constituídas essencialmente por caracteres”. Limitei-me a responder que seria um software a produzir tal “imagem de arte”. A questão imediata foi: “Então, mas qual software que faz isso?”.

Como não tinha uma resposta naquela momento, quando cheguei a casa efectuei umas pesquisas e encontrei o Textaizer Pro 4 .

textaizer_00

O Textaizer Pro 4  é uma aplicação gratuita que permite criar imagens como base em caracteres do alfabeto. Com esta aplicação é possível criar verdadeiras obras de arte e impressionar os nossos amigos.

Principais funcionalidades

  • Criar imagens mosaico
  • Permite criar bitmaps usando texto (aka arte ASCII)
  • Criar vídeo com códigos ASCII
  • Permite exportar facilmente para .HTML (a cores ou a preto e branco)
Como funciona?

O Textaizer Pro 4 é muito simples. Basta abrir uma imagem (vou pegar na Shakira que agora está solteira…), abrir com o programa e depois do lado esquerdo existem variadíssimos efeitos para aplicar a imagem.

textaizer_01

Para quem quiser ver mais exemplos, aconselhamos a passar pelo site do Textaizer que disponibiliza algumas imagens interessantes. Feita a nossa parte, está na hora de serem vocês a mostrarem as vossas competências nesta arte. Esperamos pelos resultados !

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download: Textaizer Pro 4 [2,77 MB]
Homepage: Textaizer

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Carlos Soares
    Carlos Soares

    Uma vez fiz esta experiência com outro programa, mas não era com texto, eram letras e símbolos, sem espaços. Ficava mais pormenorizado.

    Com textos nunca tinha visto…

    1. Avatar de JLS
      JLS

      Pois é, à uns anos também andei a brincar com um software desses junto com um amigo.

      Se bem me lembro, a pessoa podia utilizar textos importados por si, ou escolher os caracteres/palavras que o programa poderia utilizar para gerar a imagem. Outra opção era a quantidade de linhas e caracteres por linha (a matriz de caracteres) que o programa poderia dispor para gerar a imagem, com isto chegámos a gerar txt’s bastante pesados… Mas não havia o tamanho da letra variável como este tem.

      Há também um site bastante engraçado, que contém um algoritmo que vai escolher as palavras com mais frequência num texto que lhe dermos, e a partir daí cria uma “nuvem de palavras” que se aproxima a um resumo esquemático do texto inserido. Onde se podem definir cores, tamanhos, tipos e orientações de letra. Fica aqui o website:

      http://www.wordle.net/

      Cumprimentos

      1. Avatar de m4x
        m4x

        Sabes como gravar as cenas feitas nesse wordle em imagem de alta resolução?

        1. Avatar de JLS
          JLS

          Arranjas um pdf printer (eu tenho mac, e traz isso de origem), imprimes com alta resolução em dpi’s (por exemplo 600dpi) e depois podes abrir com um photoshop ou coisa do género que a ampliação já não vai perder qualidade (se queres uma impressão de alta qualidade, aconselho os 300dpi), se estás dentro do assunto das resoluções de impressão sabes-te desenrascar, se tiveres problemas avisa que eu explico-te.

          1. Avatar de m4x
            m4x

            OK, obrigado.
            Por acaso pensei nisso visto que a única coisa que lá aparece é imprimir, mas queria evitar instalar cenas que nunca uso, pensei que pudesse haver algum truque para gravar directamente em imagem.
            Não dá paciência, lá vou ter de instalar um.

          2. Avatar de JLS
            JLS

            Se trabalhas com imagem, vais ver que o PDF printer te vai dar jeito mais vezes, até porque se abrires o PDF com um Illustrator ou coisa do género, terás a imagem em formato vectorial.

  2. Avatar de Pedro Fidalgo
    Pedro Fidalgo

    Eheh é desta vez que vou deixar o “MSpaint art”… 😛
    Bom post Pedro, continuação de um bom trabalho!

  3. Avatar de oi?
    oi?

    OFFTOIC:

    Como é que o pplware falha isto: ?

    http://www.baixaki.com.br/tecnologia/8074-saiba-tudo-sobre-o-ngp-o-novo-sucessor-do-psp.htm

    Nova PSP … De seu nome NGP!

    (face palm!)

  4. Avatar de Tiago Costa
    Tiago Costa

    Gostava de saber se existe um parecido mas que faça isto com imagens??

    1. Avatar de Tiago Dias

      @ Tiago Costa

      O que procuras, mais especificamente? É que este programa “faz isto” com imagens, ou seja, passa imagens para texto. O que procuras?

      1. Avatar de Tiago Costa
        Tiago Costa

        Procuro um programa idêntico mas que em vez de colocar texto coloque um imagens criar um mosaico (uma imagem com n imagens a forma-la).
        Fiz-me entender?

        1. Avatar de Tiago Dias

          Numa pesquisa muito rápida encontrei isto:

          https://pplware.sitedev.pt/windows/software/mosaic-creator-30-beta/

          Não sei se é bem o que procuras. Experimenta 😉

  5. Avatar de francisco soares
    francisco soares

    Um excelente editor que usei durante muito anos.
    http://www.jave.de/

    Já há algum tempo que não frequento a usenet, mas os grupos de ascii art ainda devem postar as suas obras lá.

  6. Avatar de Aphex Twin
    Aphex Twin

    Pois é, isto nem parece do pplware. (não ter conhecimento de tais programas)
    Mas já agora, deixo aqui o nome do programa que costumo utilizar para a criação de NFO’s

    ASCII ART
    Um dos melhores que existem.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Aphex Twin,queres ver que um homem do mundo das redes tem de saber o nome no momento de uma aplicação para produzir imagens ASCII? Ai ai ai…

      Não saber não é problema…o problema é não saber procurar 🙂

  7. Avatar de Shote
    Shote

    Isto tb pode desenrascar: http://picascii.com/

    Keep up with the good work!
    Abraço