Nokia – Os dispositivos mais extravagantes de sempre

77 Comentários

Existem equipamentos que nos fazem sonhar. Não pelas suas capacidades funcionais mas por terem particularidades únicas. São peças de colecção que todos queríamos ter nas nossas casas e que faziamos questão de mostrar aos nossos amigos. São peças que elevam o nosso estatuto e que nos tornam alvo de cobiça. Convenhamos que na maioria dos casos para além das particularidades estéticas excepcionais, são também excelentes equipamentos e que cumprem as suas funções de forma superior.

Não fazem ideia do que estamos a falar? Então vejam o que temos abaixo para vos mostrar… Sonhem e imaginem o que seria ter um “brinquedo” só para vocês.


Numa escala de 1 a 10, onde 1 representa o telemóvel mais acessível e 10 o mais dispendioso, estes são os dispositivos Nokia que rebentam a escala. Conheçam os telemóveis Nokia que fizeram história pelo seu glamour, luxo e exuberância.

É uma lista de apenas 5 telefones, mas pertencem a um exclusivo clube de equipamentos que estarão para sempre ligados à história da Nokia e dos telemóveis, quer pela sua exclusividade quer pela sua inovação. Apresentemos então a lista destes equipamentos.

Nokia 8800 Sirocco Gold Edition

Produzido em ouro de 24 quilates e com um preço que rondava os 2 mil euros, o Nokia 8800 Sirocco Gold Edition é recordado requintados de sempre. As características técnicas e funcionalidades do dispositivo eram as mesmas do Nokia como um dos dispositivos Nokia mais 8800 standard, à excepção da caixa de edição especial que acompanhava o dispositivo e da base de carregamento, também revestida a ouro.

Nokia E71 Diamond

Exclusivo e requintado, o Nokia E71 Diamond é descrito como uma obra-prima. Repleto de diamantes, este dispositivo conferiu um toque de distinção àqueles que não dispensam o brilho mesmo em contexto empresarial.

Nokia N95 Diamond

Com apenas 25 exemplares produzidos em todo o mundo, o Nokia N95 Diamond apresentava-se como a personificação da exclusividade e sofisticação. Os que o adquiriram são agora orgulhosos detentores de um dispositivo móvel em ouro sólido de 18 quilates, coberto com 658 diamantes.

Nokia 8800 Arte, com diamantes rosa

Dirigido ao target feminino, este dispositivo Nokia em ouro branco de 18 quilates é coberto com mais de 680 diamantes cor-de-rosa e brancos, somando um total de 21.5 quilates. O design esteve a cargo de Peter Aloisson.

Nokia 8800 Supreme

Quem se dispôs a gastar alguns milhares de euros pôde torna-se o orgulhoso dono de um Nokia 8800 Supreme, projectado e desenhado por Stuart Hughes. Composto por cerca de 1225 pequenas pedras preciosas colocadas uma a uma, em conjunto com diamantes cor-de-rosa de 12.5 quilates, o Nokia 8800 Supreme dispunha de um revestimento em platina com contraste sólido e de 8 parafusos em platina.

Homepage: Nokia

Partilhar:
Tags:

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JPereke

    Só mesmo para senhoras. LOL

  2. Avatar de CLaudiu
    CLaudiu

    muito feios mesmo! mas gostava de ter um só para o vender LOL

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      a quem?? lool

      1. Avatar de m4x
        m4x

        Deves pensar que há poucas pessoas a comprar extravagancias destas….

  3. Avatar de tMACTX
    tMACTX

    Penso que não existe nenhum destes em Portugal…

    1. Avatar de zylor
      zylor

      Já tive um scirroco 8800 gold edition nas mãos!
      E foi cá em Portugal! 🙂

      1. Avatar de Silva Pacita
        Silva Pacita

        Fugias pá!! 😀

    2. Avatar de Ana Maria
      Ana Maria

      Tenho um Sirocco Gold em casa mas assim como tem de bonito tem de porcaria…… a bateria nao vale nada…Valeu mm por parte da Nokia um pedido de desculpas por ,e um handicap deste telemovel que se dizia o topo de gama da Nokia

  4. Avatar de Bento Martins
    Bento Martins

    Dos mais caros, e na minha opinião, dos mais feios..

  5. Avatar de Luís
    Luís

    Hoje mandei vir o Nokia 5800 por apenas 139 euros na TMN.
    Uma grande Maquina a um preço acessível.

    1. Avatar de Bruno Fernandes
      Bruno Fernandes

      Apenas? 139€ é um balúrdio por um aparelho que faz chamadas e manda mensagens. Não que o que compraste faça só isso, mas ainda assim é para isso que ele serve principalmente. Não dou mais de 60€ por um telemóvel.

      1. Avatar de Mariz
        Mariz

        Por esse preço compra-se aparelhos com Android !

        1. Avatar de Luís
          Luís

          Pois. Mas diz-me lá por esse preço onde encontras um Android com aquelas características e qualidades que o 5800 tem?

          1. Avatar de José
            José

            TMN Sapo A5 150€ (altamente recomendado)

            ou então Vodafone 945 120€

          2. Avatar de elcavi
            elcavi

            nem sabes onde te vais meter, o meu com android 2.2 foi bem mais barato e é melhor em tudo, e é para ficares a saber esses telemóveis têm bues problemas esquisitos nunca vi um nokia ser tão mau como esse, aconselho-te vivamente a procurar melhor

          3. Avatar de CMPB
            CMPB

            Esse nem é o pior … Pior é o nokia 5200

            Puro aborto …

            Nokia não recomenda-se!

          4. Avatar de PTDennis
            PTDennis

            Tens o Boston se fores da Optimus

          5. Avatar de Luis
            Luis

            Sapo A5 ruido nas Chamadas os outros Androids pelo que parece tambem tem.
            Se tiver algum problema com o Nokia basta ir a uma loja Nokia que lá resolvem o problema já nesses Androids baratinhos ficam sem ele durante dias ou ate meses.
            E comparem lá as caracteristicas do 5800 com esses androids baratinhos.

          6. Avatar de the_doop_man
            the_doop_man

            Tive um 5800 durante 1 ano, o tlm nao tem grandes defeitos n sejam piquinhas, o problema do TLM e o utilizador pk a maior parte dos probelmas foram sendo resolvidos ao longo to tempo com actualizaçoes de firmware bem mais façeis de fazer do que qualquer Android(falo pk tenho 1 agora) no entando o tlm podia ser muito melhor do que aquilo que é o S.O dele e muito limitado e esta completamente ultrapassado alias a razao que me levou a trocar de tlm. Mas para quem quer um bom tlm barato com gps e afins e uma boa escolha, façam mas e a actualizaçao de firmware pk as operadoras nao as fazem. E para responder a um jovem mais a baixo nos posts, so fica sem tlm meses quem quer todo o equipamento em portugal tem de ser reparado em 30 dias se nao tens direito ao dinheiro de volta.

    2. Avatar de David
      David

      Se achas que fizeste um bom negócio é porque nunca tiveste nenhum… foi o meu último Nokia…
      Se não fores muito exigente e não navegares muito na net no tlm, até não é mau negócio…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Eu tenho um Nokia 5800XM e estou bastante satisfeito com ele.

        Navego bem na net, utilizando o Opera Mobile. O nativo não é mau e também há a alternativa do Skyfire (descontinuado).

        Aliás nem preciso de aplicações para Facebook, GMail, Google translate e outros serviços web.

        Disfruto de boa qualidade de som nos auriculares in-ear que vieram com o meu.

        Não há muitas aplicações para ele como há para iOs e Android, mas o que é certo é que não me fazem tanta falta. Tenho uns joguitos, o Windows Live Messenger, Adobe Reader e mais umas quantas menos úteis.

        Tenho mapas do ovi e do Google, até com vista de satélite e vista de rua neste último.

        A câmara também é muito boa, se a soubermos utilizar como deve ser.

      2. Avatar de Androida-mos
        Androida-mos

        La bonito e bem construido é. Tambem tive um… Mas nao deixa saudades!

    3. Avatar de Rui Pereira
      Rui Pereira

      já tive um, muito bom, não podes é guardar as aplicações na memoria do tele se nao fica bue lento, infelismente avariou, empeneilhe a placa, actualmente tenho um lg gt450 com android e nao o troco por nada, é brutal. abraço

    4. Avatar de rodasp
      rodasp

      Comprei o meu à menos de um mês e até funciona bem.
      A bateria dura 3 dias.. basicamente algumas msg, net, jogos e musica/radio. Verdade que a firmware da vodafone tem alguns problemas, aconselho-te a ires à Nokia (se és de Lisboa, vai à Duque de Loulé) e pedir para actualizarem para o software original (debrand, ficas sem o lixo da TMN e com a firmware mais recente) não pagas nada, apenas leva a factura.
      Foi o que eu fiz e está muito melhor.

      Se precisares de ajuda diz…

    5. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      se queres um telefone a sério, E71 na crista da onda all the time, mas claro é um TM profissional se gostas mais de flores no ecran, toques no ecran, e sei la mais o que, ai ja não te posso aconselhar.

      cmps

  6. Avatar de XBUZZY
    XBUZZY

    Feios..

    isto agora também mais parece um fórum “nokia”

    apenas uma opinião

    1. Avatar de TelmoB
      TelmoB

      Calma pessoal.
      Se eles metem muita coisa sobre iPhone é porque são da Apple, se metem muita coisa sobre Android é porque são da Google, agora fizeram uns 3 artigo sobre Nokia/symbian já é um forum Nokia..
      Vamos ver as coisas da melhor forma, todas as pessoas que aqui colocam artigos tentam dar um pouco de tudo, para todos termos “espaço” nas suas publicações.

      Sei que foi a tua opinião, mas eu dei a minha 😉

      P.S não estou a defender ninguém e muito menos a desrespeitar a tua opinião.

      1. Avatar de elcavi
        elcavi

        Possa o pessoal só se queixa, um site como este só nos ajuda a escolher pelo melhor para cada um, e trás nos notícias importantes mas a variedade é essencial pah, não tem que agradar só a uns

      2. Avatar de Vítor M.

        hehehe… é bem verdade 🙂

        Daqui a uns dias, quando publicar mais dois ou três artigos que tenho para o Symbian, aparecerá um iluminado a dizer que sou um Nokia funboy 😀

        É a cultura…

        Mas, não há qualquer problemas, vamos continuar a fazer os melhores posts, a trazer a mais variada informação tecnológica e a falar com especial incidência no Windows Phone 7 (será já o próximo alvo), no iOS da Apple (com aplicações, truques e informações sobre as próximas actualização), no Android da Google (com grandes truques, aplicações e serviços associados), Symbian (onde falaremos da sucessão do Symbian ^3) e ainda teremos uma atenção ao sistema operativo da RIM (temos em mãos o novo Bold 9700 que será alvo de uma análise e iremos deixar algum software, truques e dicas sobre este sistema operativo canadiano).

        Assim, espera-se um ano 2011 poderoso em termos de smartphones e nós estaremos em cima do acontecimento. 😀

        1. Avatar de PTDennis
          PTDennis

          Tudo dito!

    2. Avatar de Silva Pacita
      Silva Pacita

      Sendo assim, aí à tempos parecia um fórum “android” seguindo a tua lógica 😉 É por isso que eu gosto deste fórum, pois consegue ter muita diversidade de noticias relacionadas com tecnologia, nunca esquecendo as marcas menos usadas ou “mais antigas”, sempre com muita utilidade e qualidade.

    3. Avatar de Tiago Dias

      @ XBUZZY

      Há as opiniões, e depois há só o dizer mal por dizer.. e neste caso o que fizeste foi a 2ª hipótese 😉

      Temos Nokia, Android, iPhone, Bada, ZTE, etc, etc, etc… E isto só plataformas móveis…

      Se pensares bem, o que disseste não faz qualquer sentido..

      Cumps 😉

      1. Avatar de XBUZZY
        XBUZZY

        epah nao digo que nao falam de outros SO’s

        so acho que deveriam ser mais intercalados..

        quando falam de 1 fazem varios post so daquilo..

        ah e sim é uma opiniao minha boa ou ma nao deixa de o ser

        1. Avatar de Tiago Dias

          Convido-te a rever os posts dos últimos dias para verificares se isso é verdade.

          Não foi uma opinião que aqui deixaste, foi uma afirmação, que por sinal é falsa. Foram dadas notícias da Nokia, uma análise, aplicações, etc. Foi dada atenção nos últimos tempos a uma plataforma que estava, talvez, em minoria, mas isso não significa que alguma das outras plataformas tenha sido deixada de lado. Basta veres 😉

          Cumprimentos

          1. Avatar de XBUZZY
            XBUZZY

            nao sabia que uma opiniao tem que ser obrigatoriamente uma interrogação..

            Mas “são opiniões”

            cumprimentos

  7. Avatar de Mariz
    Mariz

    Existem muitos aparelhos banhados a ouro, PSP/PS3/PS2/Iphones/Ipads/Smartphones.

    Muitas coisas !

    Já agora partilho da mesma opinião em que estes telemóveis são feios!

    1. Avatar de cris.
      cris.

      Tens total razão ! Mas pronto qdo sai um brinquedo novo existe fila no colombo quer dizer que o povo não está assim tão mal !

  8. Avatar de Alexandre Santos
    Alexandre Santos

    tenho um 5800 e é sem duvida muito bom, boa compra

    1. Avatar de Luís
      Luís

      @Alexandre Santos
      No teu telefone és capas de ver filmes Divx?
      Ou algo do tipo ter o filme e as legendas ao lado.

      1. Avatar de João Ramiro

        sim é possivel, eu via com o Divx Mobile Player 0.89 num Omnia HD (utiliza o mesmo sistema oerativo)

        1. Avatar de Download
          Download

          O Nokia 5800 foi o pior falhanço ( assim como todos os nokias com o Symbian touch ) da nokia. Ele tem um ecra resistivo, um processador de caca, um chip audio que nao vale absolutamente nada, uma camera horrivel ( e tudo por causa do plastico da capa que cobre o telefone ) para 3.2 megapixeis e lentes carlzeiss…. as fotos so depois de passadas pelo photoshop e que ficam aceitaveis… mas qual e o utilizador comum que utiliza o photoshop para tratar imagem? ( poucos, muito poucos ).

          Resumindo, o nokia 5800 e a pior opçao do mercado… Alias qualquer nokia neste momento e a pior opçao do mercado…

          Amigos, comprar, ou IOS ou Android….

          IOS e caro… mas e bom 🙂

          Android pode ser caro ou barato …. Mas e bom 🙂 🙂

          Mas podem ter a certeza que o mais barato android ( sapo A5) da uma rectada ao nokia 5800… nem se compara….

          Esquecam a nokia por enquanto…
          A nokia so vai voltar ao rubro com o MEEGO… Ai sim, com sorte, poderemos ter outra vez a nokia em grande… ou nao… lol….

          1. Avatar de Luís Dias
            Luís Dias

            Sapo A5 da ratada no 5800?
            Só podes estar doido.
            A única coisa que o sapo A5 tem de bom é só o seu sistema operativo (Android)
            De resto em hardware é uma porcaria.
            Por isso é que ele ao principio veio logo com problemas de fabrico.

            Onde vez tu um Nokia com problemas desses?

            Não vez.

            Sapo A5 tem video chamada?
            Sapo A5 dura para 400 horas de bateria como dura o 5800?
            Sapo A5 ligas a TV?
            Sapo A5 tem algum sistema de som como o 5800.
            Sapo A5 tem a qualidade de gravação de video que o 5800 tem?
            Sapo A5 tem flash?

            Nokia 5800 da absolutamente uma ratada no Sapo A5.

    1. Avatar de murder_rabbit
      murder_rabbit

      big and huge FAILLLLLLLLLL………………….

      1. Avatar de BrunoM
        BrunoM

        olha que dois coitadinhos sem vida social… por acaso o artigo não tem a fonte?

        e onde é que está o problema em copiar, como referiu?

        Eu não sou obrigado a ler todos os sítios do mundo, se houver um único que reúna as informações mais , interessantes, o que for, melhor.

        p.s.:devem passar a comentar nos jornais online que estes repetem as noticias.

        1. Avatar de Freitas
          Freitas

          Comentário removido por desrespeito às regras do site.

      2. Avatar de Pedro Simões

        Estás a referir-te à Agencia Financeira?
        Não digas isso deles, pelo menos não aqui. Vais para os artigos deles e escreves isso lá…

    2. Avatar de Jaime
      Jaime

      AHAHAHAHA!!! Podiam ao menos fazer referência, mas nem isso…

      1. Avatar de Pedro Simões

        E fazia a qual artigo mesmo??
        Ao que o Jaime apresenta ou a este:
        http://blogs.nokia.com/nseries/2011/01/17/worlds-most-expensive-nokia-phones/ ???

        É que este é de dia 17/01 e o da Agencia Financeira é dia dia 22/01

        1. Avatar de Vítor M.

          Hmmm ui deste-lhe um local em ingles? 🙂

          Não percas tempo com inutilidades, vamos terminar a agenda do dia de amanhã…

          1. Avatar de Vítor M.

            Jaime, não percebi nada da tua mensagem… tens que idade jovem?

            Explica-te claramente…

    3. Avatar de Pedro Simões

      A sério??? E tu deixaste esse comentário nesse mesmo artigo a referenciar este:
      http://blogs.nokia.com/nseries/2011/01/17/worlds-most-expensive-nokia-phones/

      Temos mesmo de ter mais cuidado. Nós e a Agência financeira…

      Vou já ligar para eles…

    4. Avatar de Pedro Simões

      E nós ainda nos demos ao luxo de arranjar imagens diferentes e de escrever umas linhas a contextualizar o artigo.

      Mas isso ninguém repara, claro… (sem sarcasmo)

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        Pedro, tanto um (pplware) como o outro (agenciafinanceira) estão a plagiar a notícia. Não porque estão a copiar a noticia, mas porque estão a copiar o texto.
        Obviamente isto é um blog informal e ficamos todos contentes pelo excelente trabalho que o Pplware faz a congregar todas estas notícias. É uma questão de ética. Creio que uma simples citação da fonte do texto (não da notícia) seria suficiente. Poder-se-ia discutir qual é a verdadeira fonte do texto.
        Mas esta discussão é tão igual à publicação de imagens. Ninguém liga a isso.
        A equipa do Pplware tem feito um trabalho fantástico. Às vezes comete umas gralhas, mas todos as cometemos. O importante é aprendermos com elas

        1. Avatar de Vítor M.

          Não é verdade e explico-te o porquê:

          A agencia que representa em Portugal a Nokia, enviou há dias um este press release à comunicação social. Nós como tínhamos a agenda preenchida adiamos a colocação deste artigo.

          Este, como tantos que recebemos e se quiseres para ver como funciona, posso enviar-te uns quantos que recebemos hoje.

          Só quem está dentro desta área sabe como funciona. 😉

          Não cometemos gralhas nem plagiamos seja o que for. Temos trabalho de imprensa e todos os outros são nossos originais.

          É assim que se cresce e se ganha a confiança de todos, usando apenas material fidedigno.

          Acho que fui claro a explicar… apenas para informar quem desconhece estes processos. Esta também é uma forma de ensinar processos a muita gente e este comentário tem um cariz académico.

          Assim, é muito provável que se encontram em vários canais informativos os mesmos press releases. Nós primamos pela diferença e o trabalho gráfico é sempre alterado.

          1. Avatar de Sergio
            Sergio

            sim entendo isso. é como as noticias das agencias de noticiosas. Mas não têm que meter a fonte? Porque, por exemplo as noticias da agencia lusa ou das outras internacionais aparacem sempre no fim a referência à fonte.
            Neste casos não tendes de fazer o mesmo? E não estou a referir-me à citação da homepage, mas à citação da fonte do texto. Tal como deveria ser feito nas fotos. Mas aí são raras as pessoas que fazem.
            Atenção Victor que quero apenas fazer disto uma critica construtiva. Não vos estou a apontar o dedo. Até posso estar enganado, mas creio que não totalmente

          2. Avatar de Vítor M.

            Sérgio de facto não tens que a colocar, pois são trabalhos que as agências produzem para serem divulgados, são eles quem solicitam a divulgação… será para produzir “publicidade” mas com utilidades percebes?

            Se reparares, todos os canais noticiosos produzem notícias com essa informação que lhes chega à redacção… mas essa é a função dos press releases…

            Quando é retirado da Agência Lusa, aí sim haverá necessidade de se colocar a fonte, mas isso são agencias noticiosas, não são agencias de meios.

    5. Avatar de elcavi
      elcavi

      aqui aos menos tem as imagens, mas supostamente tem referência da origem da notícia, ou não, convém por sempre

  9. Avatar de LOL
    LOL

    Haja euros…
    Com eles até podes mandar fazer um 3310 em ouro.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sabes que este é um mercado próspero…. muitas figuras públicas não querem um telefone igual ao de milhões… mesmo em Portugal tens encomendas às centenas destas peças de luxo.

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        É como um joia.

        Na alta relojoaria existem também os relógios joia, que não se destinguem pelo mecanismo mas pelo seu aspecto luxuoso.

        Portanto aqui é apenas tornar um objecto do quotidiano em algo mais. A tecnologia que está por trás é pouco importante, porque não é esse o propósito

      2. Avatar de murder_rabbit
        murder_rabbit

        Como me disseram uma vez numa conferencia “portugal anda a gastar dinheiro que não tem e ainda por cima paga juros” em fim aja muita dinheiro se ganhar o euromilhoes para a semana compro o Vertu Ferrari edition http://www.vertu.com/in-en/#in-en_ascent/ascent-ferrari-gt hehehe

        1. Avatar de Vítor M.
  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    Victor,

    Entendido. Pelo menos foi construtivo para mim 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Sempre às ordens. É preferível haver uma troca de informação do que ter um comportamento como o freitas ou o jaime que têm dificuldades em assimilar determinados valores e perdem-se em devaneios…

      Explicando, devem ter percebido como funciona este mecanismo. 🙂

      1. Avatar de Freitas

        Procurei por um dos telemóveis no famoso motor de busca google para ver se via o preço e foi assim que encontrei o outro site, vi que o conteúdo era igual (a descrição dos telemóveis) o que querem que pense? Se fossem vocês à primeira vista como era? Explicadas as coisas com respeito chegamos todos a um acordo.

        1. Avatar de Vítor M.

          Exactamente… respeito. Basta perguntar que não me importo de explicar. Perguntem antes de acusar.

  11. Avatar de João Ramiro

    podem consultar o site http://stuarthughes.com/ e verem as “maravilhas” proibidas que aqui se encontram…

  12. Avatar de andre
    andre

    bom bom era o meu 3310

  13. Avatar de TheSmartOne
    TheSmartOne

    Adorava ter um destes para vender numa loja daquelas que agora há por todo o lado e que compram ouro, e de seguida ir comprar uns smartphones para fazer colecção… =)

  14. Avatar de Almadense
    Almadense

    Para mim estes telefones são basicamente feios, mas há duas coisas que importa dizer:
    -Há malta com MUITO dinheiro, e não é por acaso que no El Corte Inglés há sempre um ou dois modelos deste tipo e que não ficam lá muito tempo.
    -A Nokia, apesar de poder não “estar na moda”, como os Android e iOS, manda no mercado e isso os 3 utilizadores de Android e os 7 utilizadores de iPhone que frequentam este site não podem negar, por muito mal que tentem dizer dos Nokia, e em particular do sistema Symbian.

    (aguardo as tradicionais ofensas dos accionistas da Apple e companhia 🙂

    1. Avatar de Almadense
      Almadense

      só um pequeno post scriptum para a malta de dentro do Pplware:

      Obrigado por terem passado a publicar posts sobre Nokia, Symbian, e outros assuntos que realmente interessam a 99% dos vossos leitores.
      Claro que pelo número de comentários dos artigos se nota o interesse do público, e este com mais de 70 comentários é exemplo disso.

      Obrigado.

    2. Avatar de Vítor M.

      😀 tens razão, ainda é o sistema operativo mais utilizado e o mais “conhecido” do seu público alvo.

      Há dois dias atrás, uma colega, recebeu de prenda de aniversário um “smartphone”, oferecido pelo marido. Como “domino” esses ambientes, a jovem veio mostrar o seu novo telemóvel e perguntou se era um equipamento “ainda” actual, tendo em conta que nem ela nem o marido são grandes “entendidos” nestas coisas…. mas o “mal” estava feito! A compra já tinha sido feita e ela era uma feliz detentora de um Nokia 5800 Express Music.

      Moral da história: isto de androids e de apple ios ainda é para uma parte pequena do imenso mercado dos telemóveis e smartphones.

      Assim, só posso concordar com as tuas palavras.

      PS: dispensava-se a provocação 😉