Sandboxie – Programas instalados num espaço reservado

36 Comentários

O sandboxie é uma pérola, de extrema utilidade, que já aqui tinha guardado há algum tempo e que hoje decidi trazer até ao pplware.

Quando acabamos de formatar e instalar de novo o nosso sistema, este tem por norma uma performance fantástica. À medida que vamos instalando aplicações, o nosso sistema Windows torna-se mais lento, vulnerável e também mais susceptível a erros. Para salvaguardar deste tipo de situações, apresentamos o fantástico Sandboxie.

FrontPageAnimation

O objectivo principal da aplicação Sandboxie é o apresentado na imagem anterior ou seja, o sandboxie permite instalar e correr as aplicações a partir de um espaço em disco isolado/reservado para as mesmas. Esta aplicação torna-se ideal para quando queremos instalar/experimentar novas aplicações e que acabamos por posteriormente desinstalar. Com o Sandboxie é salvaguardado que todas as chaves de registo, ficheiros de instalação e respectivos ficheiros da aplicação, desaparecem com a respectiva remoção da aplicação do sandboxie.

Para correr uma determinada aplicação “sandboxed”, basta escolher a aplicação e com o botão do lado direito do rato escolher a opção “Run Sandboxed

sandboxie_01

O Sandboxie é também uma mais valia quando usamos o nosso browser para navegar na Internet. Executando por exemplo o firefox através do Sandboxie, prevenimos o nosso sistema de possível ameaças, trojans, vírus, já que é criado um “ambiente seguro” em torno do Firefox e todo o histórico de navegação (ex. passwords, cookies) pode ser facilmente eliminado.

sandboxie_00

Em Resumo

O Sandboxie é uma aplicação bastante interessante que permite “isolar” uma aplicação no nosso sistema, sendo que todos os dados associados à mesma ficam mantidos na respectiva SandBox. É extremamente útil quando pretendemos testar determinadas aplicações, já que posteriormente permite realizar uma limpeza a 100%, sem deixar qualquer rasto. Experimentem.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows
Download:SandboxieInstall350 [1,72MB]
Homepage: sandboxie

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Benfica1904
    Benfica1904

    Muito bom, vai-me ser útil.

  2. Avatar de António Mendes
    António Mendes

    Sem querer incentivar a pirataria, vai ser bom para testar programas com cracks ou até mesmo quando seja necessário instalar aquele trial para aquela “coisinha”.

  3. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Ora ai está mais uma boa sugestão.
    Obrigado!!!

  4. Avatar de FnF
    FnF

    Apenas um reparo, o programa não é freeware!

    LIFETIME LICENSE FOR USE AT HOME: € 29 Euros + IVA
    ONE YEAR LICENSE FOR USE AT HOME: € 13 Euros + IVA

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu também vi isso, mas a verdade é que não vi em lado nenhum a opção para fazer o registo na versão que saquei. Vi em outros sites de referência, e indicam que é também freeware essa versão.

    2. Avatar de FNP.PT
      FNP.PT

      Saquei normalmente sem qual registo trial! E funciona bem e com utilidade…

    3. Avatar de Dalmo
      Dalmo

      Eu uso esse programa há anos, a única coisa que acontece quando expira o prazo de trial é uma tela onde precisamos esperar alguns segundos antes de poder utilizá-lo.

      É um programa essencial a todos.

      Para mais detalhes, foi aqui que achei o programa: http://www.guiadohardware.net/dicas/sandboxie.html

    4. Avatar de Renanrmx
      Renanrmx

      Ele é freeware mais com restriçôes c ñ for registrado, neste programa ele limita a quantidade de programas abertos na sandbox e o registrado é ilimitado.

  5. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    “Há medida que vamos instalando aplicações…”
    Provavelmente querias dizer “À medida…”

  6. Avatar de *Ostia!
    *Ostia!

    BUY NOW

    One time payment of

    € 29 Euros
    (plus VAT where applicable)

    Scroll down to read
    the terms of this license.

  7. Avatar de Um
    Um

    Tenho utilizado isto sobretudo para correr programas portable, assim não há risco de contaminação :D, porque alguns portable são de origem bem duvidosa…

    Uma coisa que tentei foi utilizar o Sandboxie em conjunto com um RamDisk mas não notei qualquer melhoria no desempenho de um PhotoShop CS3 portable.

  8. Avatar de Pits

    É recorrente ver artigos escritos em que fazem alusão a que para fazer função X é necessário clickar no botão direito do rato… Ora se por ventura o utilizador que lê o artigo tiver o rato configurado de maneira diferente de quem escreveu o artigo o que acontece?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh…explodir não deve explodir 🙂

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Pode explodir… O botão direito pode estar ligado a uma bomba xD e KABUMMMMMM xD

        Quem sabe mudar essas configuração de certeza que se recorda de tal situação 🙂 não vejo nenhum pecado cometido pelo autor do post 🙂

        1. Avatar de DoContra
          DoContra

          Bem… nunca se sabe! Já que existem ratos de chocolate, é possível que hajam também de C4!!! 😛

      2. Avatar de Sharp Random

        Sempre vale a visita.
        Com humor vale dobrado.

        Mais sucesso em 2011 !

    2. Avatar de DoContra
      DoContra

      Provavelmente assume-se que o utilizador Y se lembra de ter configurado o rato de maneira diferente e (como diria um agente da autoridade) “procederá em conformidade”. 😉

    3. Avatar de jYkA
      jYkA

      Mas quem é que se dá ao trabalho de configurar o rato de maneira diferente????? 😛

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        Um canhoto, por exemplo! Dá mais jeito usar o botão direito do rato como principal. Mas obviamente que o que está em causa é “se o rato foi configurado de forma diferente, então o «botão direito» estará algures”. E é nesse «algures» que se deverá “clickar” para se obter o efeito desejado do… botão direito do rato! Penso eu de que… 😉

        1. Avatar de a Friend®

          Por acaso sou e todos os que conheço usam a configuração standard… isso foi uma invenção da Microsoft sem sentido…”trocar para canhotos” ehehe… já testei e torna-se tão estranho..até porque o ponteiro do rato aponta para a esquerda…se eles quisessem fazer uma config pra conhotos, pelo menos fariam com que o ponteiro do mouse mudasse para a direita também..de forma a tornar-se “indicador” (como o dedo indicador que clica..) 😀

    4. Avatar de Óscar Martins
      Óscar Martins

      Lol quem escreve os artigos deve escrever vários para prevenir estas duvidas!!! Pits quando escreves um artigo fazes o mesmo certo??

  9. Avatar de Pedro Diogo
    Pedro Diogo

    O Chrome da Google usa isto há já algum tempo. 🙂

    1. Avatar de Ganhoto
      Ganhoto

      eu por acaso já conhecia isto antes do Chrome sequer ser inventado..
      Embora isto até à uns tempos tenha estado sem suporte para 64bits..
      O chrome só faz isto nos websites..
      O sandboxie faz em todos os programas..

    2. Avatar de m00nbl00d
      m00nbl00d

      Não, não faz. O que o Chrome faz é o mesmo que o IE8/IE9 faz no Windows Vista e 7. É o sistema operativo, e não o navegador que permite tal. Isso deve-se a algo que a Microsoft introduziu com o Windows Vista e agora Windows 7, a que se dá o nome de Níveis de Integridade.

      O que provoca o efeito caixa de areia no Chrome é o nível de integridade baixo. Tal como acontece com o IE8/IE9. A diferença, é que no caso do IE, o nível de integridade baixo é aplicado pelo UAC.

      Este efeito de caixa de areia não tem nada a ver com o que o Sandboxie permite. O Sandboxie isola tudo. O nível de integridade baixo, apenas permite a escrita para certas partes do sistema operativo, e não podem entrar em contacto com partes com nível de integridade superior ao baixo. Contudo, as infecções ainda podem ocorrer… não fazem é lá grandes estragos. Com o Sandboxie basta limpar a caixa e está tudo limpo.

      Abraço

  10. Avatar de sawada

    Espectacular!!
    Estava mesmo a precisar de um programa assim para testar aplicações, OBRIGADÃO 😉

  11. Avatar de Tigas
    Tigas

    Obrigado ao pplware por me apresentar este programa.
    Uso e recomendo. 😉

  12. Avatar de Numa
    Numa

    já o uso à bastante tempo, utilidades variam desde usar um modo privado de navegação nos browsers, usar programas que podem ser abertos só uma vez por S.O. varias vezes, protecção contra spyware e alguns virus, etc

  13. Avatar de Captomente
    Captomente

    sandboxie + keygens = win !

  14. Avatar de noturnomt
    noturnomt

    Tive dando uma olhada no sandboxie e fiquei curioso ou seja se eu instalar um aplicativo na caixa de areia onde se encontra se quizer desintalar ele depois ou ele fechou ele se desintala automaticamente essa é minha duvida.

    1. Avatar de Dalmo
      Dalmo

      Basta clicar com o botão direito do mouse no ícone, e escolher a opção Terminar Programas.

      Você pode criar várias caixas de areia diferentes, mas só pode executar uma de cada vez, na versão trial.

      Também é possível encerrar ou desinstalar só um ou outro programa.

      Existe a opção definitiva de excluir conteúdo ou a própria caixa de areia.

      No link que coloquei antes há uma explicação mais detalhada.

      1. Avatar de Dalmo
        Dalmo

        Os programas instalados numa caixa de areia ficam lá, se você apenas fechar o sandboxie.

        1. Avatar de noturnomt
          noturnomt

          Beleza esclareceu minha duvida obrigado.

  15. Avatar de Agatho
    Agatho

    Faz o mesmo que a sandboxie do Comodo Firewall?

    1. Avatar de m00nbl00d
      m00nbl00d

      Muitíssimo superior. 😉