MicroUSB – Norma universal para telemóveis em 2011

58 Comentários

A adopção da norma MicroUSB para todos os telemóveis era um assunto que já vinha a ser falado há alguns meses. Algumas das grandes empresas da área da produção de telemóvel,  em conjunto com alguns operadores de comunicações, juntaram-se com objectivo de seguir a directiva proposta pela União Europeia , que visa a redução de gastos na produção de carregadores para telemóveis adoptando carregadores universais com a norma MicroUSB.

MicroUSB

O anuncio foi feito pela Comissão Europeia que refere que as autoridade responsáveis oficializaram a adopção da norma MicroUSB como interface para todos os modelos de telemóveis, sendo a partir de agora possível usar o mesmo carregador, independentemente da marca/modelo do telemóvel.

Apesar da norma microUSB fazer parte de alguns equipamentos disponíveis já existentes no  mercado, este é sem dúvida um grande passo na normalização e harmonização entre equipamentos de marcas distintas.

Antonio Tajani,vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela pasta da Indústria, refere que se sente muito satisfeito pelo esforço realizado pelos organismos europeus de normalização, cumprindo o pedido de se desenvolver “num curto período de tempo um carregador universal para telemóveis”.  Antonio Tajani refere ainda que “Agora é o momento da Indústria dos telemóveis mostrar o compromisso de vender telemóveis compatíveis com esta nova norma”.

usb_2

A adopção de uma norma única virá certamente facilitar a vida dos consumidores e reduzir os custo de desenvolvimento e resíduos na produção de carregadores.

Lista das 14 empresas que assinaram o MoU (Memorandum of Understanding): Apple, Emblaze Mobile, Huawei Technologies, LGE, Motorola, NEC, Nokia, Qualcomm, Research in Motion (RIM), Samsung, SonyEricsson, TCT Mobile (ALCATEL mobile phones), Texas Instruments and Atmel.

Nota: Uma vez que a Apple é uma das empresas que assinaram o MoU, o novo iPhone deixará de ter possivelmente a interface da Apple e passará a ter a interface MicroUSB.

A Comissão Europeia estima que os novos carregadores universais estejam disponíveis no mercado europeu nos primeiros meses de 2011.

Homepage: Radio and telecommunications terminal equipment

Partilhar:
Tags:

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de branKo.
    branKo.

    Vou vender logo meus docks!!!

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Esta norma dá muito jeito, finalmente alguem pensou bem!!!

      1. Avatar de fran
        fran

        e a evolução?

        ng evoluio cabo agora, ou pelo menos vai ser mais lenta a evolução, pk é norma usar este…

      2. Avatar de Diogo
        Diogo

        Eu acho que já toda a gente tinha pensado 😉

        Mas se cada marca fizer um cabo diferente ganham mais com isso!

  2. Avatar de The STK
    The STK

    Fiquei contente com esta notícia, combate ao desperdício e dá muito jeito… Assim usa-se cabo para dados e para carregar.
    Uma coisa que me fez confusão, foi por exemplo o meu nokia 5800 ter micro usb para dados, mas depois tem entrada própria para carregar.
    Já no N97 a nokia colocou o usb para dados e para carregar…

    1. Avatar de Emannxx

      Eu por exemplo acho que o facto de terem colocado ambas as entradas é um beneficio. Já me aconteceu, inúmeras vezes, estar com o telemóvel a carregar e ligado ao PC ao mesmo tempo. Suponho que se a entrada para a ligação ao PC for a mesma para carregar, só poderás fazer uma de cada vez, estou certo?

      E ainda há mais um ponto, como o 5800 tem uma entrada só para carregar, o carregamento é feito muito mais depressa pois o carregador é sempre mais rápido que uma ligação usb.

      É o que penso.

      1. Avatar de noosphere
        noosphere

        Boas,

        enquanto estas com o telemóvel ligado ao computador a transferir dados, ele também está a carregar 😉
        Assim tens só um cabo ligado ao telemóvel e fazes as duas coisas ao mesmo tempo.

        1. Avatar de The STK
          The STK

          Exacto, alguns permitem escolher até (aparece um pop up a perguntar)… No entanto é verdade que o USB tem amperagem mais baixa que a maioria dos carregadores de parede, po isso é que existem os carregadores de parede com entrada USB.

  3. Avatar de Emannxx

    Finalmente!

    Grande parte (senão todos) dos novos telemóveis da Nokia já usam esta interface, e a meu ver esta variedade de normas já estava a causar problemas… umas porque não funcionam bem (a ligação por cabo do Nokia 6288 e um desastre!) outras porque são raras e ainda por cima não existem cabos.. enfim…

  4. Avatar de Carlos Morais
    Carlos Morais

    Finalmente! Boa Noticia!

  5. Avatar de Tech
    Tech

    Parece que o iPhone (próx. gen) irá ter MicroUSB… Parece-me boas noticias.

    É sempre bom que num escritório haja “sempre” um carregador que dê para o nosso telemóvel.

    1. Avatar de Ppietra
      Ppietra

      É melhor esperar para ver! Segundo parece as normas prevêem a utilização de pequenos adaptadores para as portas dos telemóveis (que devem ser disponibilizados em conjunto com o telemóvel), permitindo assim o uso destes carregadores.
      Aquilo que é mais importante é que haja uma estandardização ao nível eléctrico dos telemóveis. A partir daí com o adaptador usa-se o que quiser.

  6. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    O meu antigo N97 mini e os meus actuais Samsung Monte e o Xperia X10 já são assim.

    Já tinha lido essa noticia já há algum tempo atrás…

  7. Avatar de Fernando Batista
    Fernando Batista

    Uma pergunta se levanta, os actuais carregadores MicroUSB (ex: os da HTC) serão compatíveis com estes novos telemóveis?
    Porque é que a HTC não faz parte da da lista da MoU?

    1. Avatar de a Friend®

      Sim a entrada é a mesma. O que se fez aqui foi apenas “padronizar” o formato para que seja usado por todos…

      É rídiculo casos como a Nokia, em que modelo pra modelo varia de carregador.. nem dentro da própria marca tem padrão…

      Finalmente fez-se uma coisa de jeito na comissão europeia. O tempo que perderam com o IE já tinham feito isto há mais tempo.

      1. Avatar de Emannxx

        Agora têm. Até à pouco tempo não e era de facto uma confusão dos diabos pois existiam carregadores de todos os formatos, mas agora já não.

      2. Avatar de bruno martins
        bruno martins

        ??? a nokia só usa 2 carregadores..
        uma com o pino grosso ( telemóveis antigos) e a uns anos que a nokia usa dos pinos finos..

        ou seja, todos os modelos novos de a uns 3 ou 4 anos, usa dos finos..

        qual é a variação entre modelos que falas?

        1. Avatar de a Friend®

          Eu cheguei a ter Nokias, todos a rondar os mesmos anos, com diferentes ligações… havia as grossas, as finas (para esse no carro até tinha um adaptador para converter) … depois havia aqueles connectores estilo “dock” que ate tinha as ligações tipo de plastico muito frequentes partir.. (assim como os finos actuais tb se parte fácilmente) … depois tem “recentemente” MicroUSB e nunca dá pra carregar (ex. 5800) .. e o problema maior.. era mesmo as diferentes voltagens, mesmo que a ligação fosse igual… o que não garantia que o mesmo carregador desse em 2 modelos diferentes… por causa das baterias finas vs grossas…

          1. Avatar de bruno martins
            bruno martins

            por serem vendidos na mesma altura, não quer dizer que sejam do mesmo ano de concepção..

            os finos dão com os finos todos e grossos idem..

            não mistures cabos de dados com a alimentação..
            os cabos de dados antigos eram maus mesmo, e felizmente a nokia já usa o micro usb a algum tempo..

            a nokia até foi das melhores marcas em relação a carregadores.. existem bem piores..

          2. Avatar de a Friend®

            Errado, nem todos os finos dão com os finos.

            Dão na pratica.. na teoria habilitaste a lixar o aparelho, porque há diferenças nos mA. Por isso é que quando vais há nokia tens eles separados com a lista de aparelhos que suporta e a entrada é rigorosamente a mesma… eu uma vez por erro andava a carregar um Nokia N80 com o carregador que não era dele e a bateria viciou em pouco tempo, tudo isto porque também pensava que eram todos iguais.

          3. Avatar de bruno martins
            bruno martins

            a diferença nos mA apenas fazem com que o telemovel carregue mais rápida ou lentamente (+/- mA).. se a bateria ficou viciada o carregador pode ter tido algum factor, mas não foi o principal.. agora carregar esporadicamente com outro carregador não mata o telemovel..
            btw, usando a norma micro usb é bom que muita gente se prepare para um tempo de espera pelo carregamento um pouco maior ( limitação dos mA no micro usb)

          4. Avatar de a Friend®

            Uma coisa que reparava é que aquecia bastante… e quando levei à Nokia foi precisamente isso que me alertaram se não estaria a usar outro diferente…

            Quanto ao MicroUSB, sim irá demorar mesmo mais, por isso é que a Apple no iPad tem aquele sistema que altera a amperagem (de 500mA para 1100mA) via USB em que alguns PC’s nem o conseguem carregar decentemente ou demora “eternidades” …e os teoricos da conspiração diziam até que a Apple fez de proposito para se carregar o iPad num Mac (esquecendo totalmente que ele tem um carregador AC.. lol )

          5. Avatar de bruno martins
            bruno martins

            esse caso da apple só diz que é conspiração quem não percebe que muitos dos computadores antigos não tem a potencia necessária nas portas usb.. enfim.. eu não falo mal da apple por falar, mas existem muitas coisas que não concordo com eles e por isso é que não compro os produtos deles.. mas isso é outra historia..

        2. Avatar de a Friend®

          Esqueci referir que tens Nokias recentes que é MicroUSB também.. como o E72… N900 .. etc…ou seja no espaço de poucos anos já contabilizas uma serie de entradas diferentes. Tenho noção disso porque tenho um saco que a vasta maioria são carregadores Nokia.. lol …

          1. Avatar de bruno martins
            bruno martins

            eu tenho o n8 e tanto carrego por usb como por carregador fino.. e já usei de diferentes modelos de telemóveis e não me partiu ou recusou-se a carregar..

          2. Avatar de Joninhas
            Joninhas

            tipo ele é um fanboy da apple… o deus dele ordena-lhe que ele diga aquelas coisas… nao podes ligar pa

  8. Avatar de Tony_tha_Mastha

    Apple com Micro USB? Mind Blown

    1. Avatar de The STK
      The STK

      Acho que algumas marcas, incluindo Apple, vão manter o standard deles mas colocar um adaptador para a norma micro USB

      1. Avatar de Ppietra
        Ppietra

        Exacto! Segundo li isso está previsto nestas novas normas.

  9. Avatar de a Friend®

    Cereja no cimo do bolo era mesmo as PEN’s e USB’s (normais) virarem MicroUSB também… andava com os dados pessoais num dente.. lol

    1. Avatar de bigkax
      bigkax

      Concordo, especialmente com a evolução dos Smartphones a possibilidade de conectar uma pen MicroUSB para inúmeras tarefas incluindo backups. Em acréscimo que já não podem fase-las mais pequenas com USB. http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=95804691_154.jpg&v=O

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Os portateis é que deviam de ter sido contemplados nesta norma. Uma especie de macho/femia no microusb (mas que neste caso seria o portatil a ser o “macho”), ou estarei aqui a dizer uma estupidez :S

      http://img2.mlstatic.com/jm/img?s=MLB&f=160950635_2878.jpg&v=O

      Saia do PC (como nos HPs para “sacares” o comando IRda ou os cartões de memoria SD) uma coisa do genero.

      1. Avatar de a Friend®

        Não era muito prático o portátil ter uma saida Macho.. alias…esse tipo de ligações assim já nem se usam .. se não estou em erro se alguma vez os computadores tiveram ligação “macho” foram as portas COM.

        Todas as entradas (PC/Portatil/Smartphones..etc..) seriam femeas… o Macho seria apenas os cabos, em ambas as pontas. Quer fosse cabos, Pens… esses é que sim, seriam sempre machos. Solução simples e eficaz… 😀

  10. Avatar de Neriak
    Neriak

    Lá se vão as velhas aparelhagens com docks de iPod/iPhone… lol

  11. Avatar de cris
    cris

    E dps perdias o dentinho e puff informação valiosa (ou não) ia à vida ! A favor das pen’s continuarem com este formato :D.

    Finalmente decidiram-se 😀

    1. Avatar de cris
      cris

      Cofcof comentario em resposta ao afriend, Distrações !

    2. Avatar de bigkax
      bigkax

      Não era melhor ter ambas as possibilidades, não estou a par das taxas de escritas e leitura mas USB3 deve ter vantagens, mas MicroUSB também tem as suas, já reparaste o espaço gasto desnecessário pelo usb?

      1. Avatar de a Friend®

        Exacto. um computador em vez de 2… poderia ter 4 no mesmo espaço… podiam fazer os computadores portátis mais finos… e é claro, vantagem como referiste acima, smartphones, computadores, tablets, etc… quem sabe no próximo ano o “lightpeek” não nos reserva boas surpresas… já está quase confirmado que pelo menos a Apple irá trazer já em 2011, razão por não ter adoptado o USB3.

      2. Avatar de cris
        cris

        Sim tens razão qto a desperdício de espaço tal como o afriend disse podia-se projectar portateis mais finos ,etc embora sendo a favor do microusb as pens actuais estão adaptadas à dimensão humana para depois não acontecerem perdas (grrr 2 vezes) de pen bluetooth do tamanho desta: http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.48166

  12. Avatar de Jota Ribas
    Jota Ribas

    E já agora. Tenho um Samsung Galaxy S a ficha de carregamento ou dados parece mini usb, mas não é….será que não há um pequeno adaptador que converta da mini usb para o formato do Galaxy ? (nem sei o nome da ficha se alguem souber p.favor post)

    1. Avatar de a Friend®

      O Galaxy S tem MicroUSB…e uma vasta maioria de Samsung’s já ao tempo…nesse aspecto a Samsung sempre foi bastante consistente.

  13. Avatar de SamC
    SamC

    É uma boa noticia, o nome que fiquei mais surpreso encontrar foi o da Apple. Detesto o formato deles, só me deu problemas.

    Mas mesmo assim continuo com dúvidas que este formato seja o suficiente para todas as interfaces (como saída HDMI que necessita normalmente mais pinos)

  14. Avatar de kendimen

    Ora muito bem! Quer então dizer que o carregador para o isqueiro do carro que comprei para o meu Nokia 7900 afinal vai dar muito mais jeito!! Bela notícia 🙂

  15. Avatar de lopesnext

    Acho muito corecto mas tambem temos de olhar um pouco para outras marcas, por exemplo a apple, o iphone tem um interface generico da apple, não acredito que eles vão mudar, sinceramente penso que vao mandar uma adapador ….mas pronto…

  16. Avatar de lopesnext

    Pois a muito contraditório quero comprar o novo iphone em 2011 tenho de comprar novos periféricos com Micro USB…Tendo esta óptica já não concordo…

  17. Avatar de lopesnext

    isto se não vier com o tal brilhante adaptador…he he

  18. Avatar de david
    david

    Uma questao .. micro usb ou mini usb? existem os 2 e o qe esta na imagem é mini usb penso eu ..

    tenho um LG gt505 e é mini usb .. alguem que veja isso e me responda sff 🙂

  19. Avatar de david
    david

    estao certos, troquei eu os nomes 🙂

  20. Avatar de Sergoio
    Sergoio

    O Iphone por vir a ter uma entrada micro usb não quer dizer que não continue lá a entrada para a dock. Até porque há sinais que estão lá que não existirão na entrada USB que se limita a ser alimentação + saída de dados difrencial. Não há saídas de audio nem saídas de video.
    A questão dos mA: existem aparelhos que precisam de mais corrente e aparelhos que precisam de menos. Um carregador, por exemplo, de 1200 mA dá no máximo 1200mA, mas isso não significa que os esteja sempre a debitar, só debita o que aparelho puxar. Ora se o aparelho precisar, por exemplo, de 2400 mA, o carregador não os conseguirá fornecer. Um exemplo simples disso são os discos que precisam de 2 portas USB. As portas USB estão limitadas em corrente, mas como o disco precisa de mais, essa corrente acaba por vir por 2 portas. Não conheço a fundo a padronização das entradas dos telemóveis. Conhecia mais ao menos o que aqui está. Mas este problema da corrente se não for salvaguardado manter-se-á.

  21. Avatar de Ryan
    Ryan

    Desculpem-me os Apple fans mas acho que o iPhone mais recente falha nesse aspecto. Continua a usar a velha ligacao que a Apple usa. Softwares e afins eu ate entendo que cada um queira ser diferente e ate apoio mas ha modelos que deveriam ser seguidos ha muito tempo. Por outro lado deveriam servir de modelo os carregadores e as ligacoes para MAC. Isso sim acho que deveria ser o modelo para todos os pc pela facilidade e ate seguranca. Ai dou o braco a torcer a Apple… E isto so para nao dizerem que sou anti Apple… ah tenho um MAC… mas o meu sistema favorito e Linux

    1. Avatar de a Friend®

      O problema é para já a quantidade de acessorios existentes.. caso a Apple mudasse a dock.. ficariam obsoletos… mas pronto, isso um dia terá que acontecer.. como é obvio.

      Mas o problema grave não se prende a esse facto.. é simplesmente ao facto que o MicroUSB não tem capacidade de enviar certos tipos de dados que a Dock connector consegue…

      Esse é o unico factor que penso que em vez de MicroUSB, poderiam estudar um standard completamente novo e que fosse um tudo em um… desde transmissão de dados, a outpud hdmi… etc…etc… ter várias entradas para várias funções já é algo do seculo passado.. por essa razão é que a Apple ainda insiste no Dock connector… por ser uma ligação multifacetada.

      Não foi à toa que o Galaxy Tab adoptou o Standard da Apple:
      http://www.electronista.com/articles/10/11/12/samsung.galaxy.tab.gets.us.teardown/

      As vezes as coisas parecem simples quando olhamos para elas apenas pela perspectiva básica das coisas…

  22. Avatar de Leonel
    Leonel

    o meu Samsung S5560 já trás MicroUSB, dá para dados e carregar a bateria
    há 2 anos fiz um trabalho para a escola sobre isto

  23. Avatar de zzzt
    zzzt

    A apple faz, a apple fez, a apple vai fazer,a apple tem, a apple vai ter, a apple nunca teve, a apple não quer ter..

    Mas será que em todas as notícias do pplware há sempre um fanboy que canaliza tudo que é assunto para a Apple?

    Dá-me a ideia que se a Apple começasse a produzir papel higiénico, os fanboys compravam-no para o exibir na secretária ao lado do iMac (sim porque limpar o rabinho com ele nem pensar).

    Haja paciência.

  24. Avatar de Tff
    Tff

    fantastico o meu tel é o gemeo desse no cimo do post

    1. Avatar de Jorge Désirat
      Jorge Désirat

      o meu vodafone(barato e que ngm quer) já vem com a norma 🙂

      um passo à frente xD

  25. Avatar de Jose Simoes
    Jose Simoes

    Alguém sabe de algum documento que explique isto “a sério”??? (força electro e contra-electro-motriz, resistência interna, equivalente de Thevenin ou Norton…)

    Tenho um telemóvel, que demora 1 hora a recarregar com 1 fonte e 5 ou 6 horas com outra fonte. Ligado a um PC também demore 5 ou 6 horas.

    Gostava de saber como encontrar fontes boas e outras habilidades se percebesse alguma coisa do se se passa….

  26. Avatar de dajosova
    dajosova

    MicroUSB é tido em conta desde 2007 para ser a norma universal.
    Ao longo destes 3 últimos anos várias organizações têm vindo a assinar acordos nesse sentido. Agora, quase por último a União Europeia promoveu também esse intuito por escrito.

    Desde cedo a Nokia, Motorola, HTC, etc… têm adoptado o microUSB.

    Existe no mercado modelos antigos da Nokia com ligação específica para carga e microUSB somente para dados. Os mais recentes que ainda têm o conector Nokia carregam por ambos.

    Já não era sem tempo!

  27. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Parece que o iphone continua sem cumprir estas directivas