phpMyAdmin 3.4.2 – Gestão simplificada do MySQL

13 Comentários

Quem não conhece o phpMyAdmin?

O phpMyAdmin é uma ferramenta gratuita, escrita em PHP, e que permite de forma muito simples fazer a administração das nossas bases de dados através de um simples browser.

Através de um interface bastante intuitivo e organizado, o phpMyAdmin permite a qualquer utilizador fazer um gestão simplificada do MySQL e das respectivas bases de dados.

php_000

Exemplo da janela que permite a definir os privilégios de um utilizador

php_06

Além das características referidas anteriormente, o phpMyAdmin disponibiliza:

  • Suporte para a maioria das funcionalidades do MySQL
  • Permite procurar e apagar base de dados, tabelas, views, campos e índices
  • Criar, copiar, apagar e renomear base de dados, tabelas, campos e respectiva informação
  • Permite executar SQL-statements
  • Gestão de utilizadores e privilégios
  • Gestão de procedimentos e triggers
  • Importação de dados a partir de ficheiros .CSV ou  SQL
  • Exportação para vários formatos: CSV, SQL, XML, PDF, ISO/IEC 26300 – OpenDocument Text and Spreadsheet, Word, Excel, LATEX, entre outros
  • Administração de múltiplos servidores

Como colocar em funcionamento o phpMyAdmin

O phpMyAdmin é muito simples de colocar em funcionamento. Basicamente não necessitamos de instalar, sendo apenas necessário copiar para a directoria de sites do nosso servidor Web.

Vamos a um exemplo. Eu tenho o XAMPP instalado na minha máquina e encontra-se em D:\xampp. Para ter o phpMyAdmin a funcionar, apenas copiei a o mesmo para dentro do directório referido (D:\xampp)

php_02

Em seguida, e depois de arrancarmos os serviços associados ao Apache e MySQL, abrimos o browser e escrevemos: http://localhost/phpmyadmin/.  Aí deve inserir as credenciais de acesso ao MySQL.

php_03Já dentro do phpMyAdmin, são muitas as opções que o utilizador tem à sua disposição. Acesso as Base de dados, execução de código SQL, verificar o estado do serviço (BytesIn/BytesOut e outras estatísticas sobre o tráfego), Variáveis, Mapas de Caracteres, Engines, Privilégios, Replication, Processos, possibilidade de exportar e importar dados, e um mecanismo de sincronização com outros servidores.

php_04

Janela para exportar base de dados:

php_05

O phpMyAdmin é um “must have” que instalo sempre tenho de usar mysql em alguma máquina. A flexibilidade e “visão” simplificada que nos dá sobre as nossas bases de dados, facilita em muito certos trabalhos.

Experimentem, há um DEMO aqui.

Artigos relacionados

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac OS X / Linux
Download: phpMyAdmin-3.4.2 [várias versões]
Homepage: Phpmyadmin

Partilhar:
Tags:

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Mesquita
    Rui Mesquita

    Uso já à algum tempo e é uma ferramenta muito boa, especialmente para aqueles que têm alguma dificuldade a programar 😉

  2. Avatar de jedi
    jedi

    É, realmente é uma boa ferramenta, muito fácil de trabalhar, do melhor para quem quer iniciar trabalhar mysql e php. 😉

  3. Avatar de Sérgio.
    Sérgio.

    Sei que não e tópico certo mas necessito de ajuda.
    tenho dois Iphone..

    1 … esta bom e desbloqueado não esta e na rede, como faço para por? Queria activar para tmn.

    2…. Para ser activado o Iphone tenhe que por um cartão correcto que eles dão..

    os iphone não piratiados xD … PLS help me

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Ès Ucraniano?

    2. Avatar de Jorge Silva
      Jorge Silva

      Tens que te explicar um bocado melhor se queres que alguém te ajude… Não se percebe nada do teu post.

  4. Avatar de João Dias
    João Dias

    “Vamos a um exemplo. Eu tenho o XAMPP instalado na minha máquina e encontra-se em D:\xampp. Para ter o phpMyAdmin a funcionar, apenas copiei a o mesmo para dentro do directório referido (D:\xampp)”

    Não sei até que ponto isto não irá causar problemas no actual phpmyadmin. O XAMPP já tem o phpmyadmin instalado por defeito e se estivermos a substituir um pelo outro, isto não irá causar conflitos?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas João,

      Não, isto é um interface Web. Se quiserem podem sempre ter as duas versões, basta que para isso coloquem o novo phpmyadmin numa pasta com outro nome. Depois é só apontar para essa pasta via browser (ex. http://localhost/novophpadmin

  5. Avatar de Sérgio.
    Sérgio.

    Com a pressa não escrevi nada de jeito.

    Quero uma maneira de desbloquear o Iphone e pólo na rede.
    Alguém da uma dica?

  6. Avatar de Gustavo Santos
    Gustavo Santos

    Vai a: http://www.apple.com/pt/support/
    Ou liga 707 200 826, que devem conseguir esclarecer-te.

    1. Avatar de Sérgio.
      Sérgio.

      POIS, mas estes Iphones são emprestados xD .. para não dizer mais nada

  7. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    Ola, eu tenho um certo problema pois quando troco o meu phpadmin pelo novo ao iniciar ele nao me aceita a pass root!! Alguem sabe como ultrapassar o problema? obrigado

  8. Avatar de Nuno Mendes
    Nuno Mendes

    Podem me dizer como posso efectuar um backup ao meu phpmyadmin sem utilizar a opção exportar?
    Existe hipótese de efectuar um backup copiando apenas o directório?

    Obrigado

  9. Avatar de Matheus Silva
    Matheus Silva

    oi, alguem pode resolver o meu problema?
    instalei o phpmyadmin3.4.2 no meu pc e quando eu vou acessar a pasta dele pelo navegador não aparece a tela pra fazer login (só aparece a pasta dele com os arquivos dentro