Domingo é dia de dicas do Microsoft Word

17 Comentários

Como é habitual ao Domingo, hoje trazemos mais algumas dicas sobre a potente ferramenta que é o Microsoft Word. Uma vez que esta rubrica tem vindo a tornar-se cada vez mais popular, decidimos torná-la uma rubrica de fim de semana e “aberta” a todos os leitores que pretendam contribuir.

word_000

Durante a semana recebi um e-mail de uma leitora que questionava como poderia colocar um determinado texto em colunas. A resposta é bastante simples. Para isso, basta seleccionar o texto que se pretende colocar em colunas e em seguida ir a Page Layout –> Columns e depois escolher quantas colunas pretendemos

word_aa0

No caso de se escolher por exemplo duas colunas para o texto seleccionado, o resultado será algo do tipo:

word_aa

 

Aproveitando a dica das colunas, é normal vermos em alguma rubricas (especialmente em jornais e revistas), a primeira letra do paragrafo num tamanho superior ao do texto. Tal formatação pode ser facilmente realizada indo ao separador Insert e escolhendo uma das opções disponíveis dentro da funcionalidade Drop Cap.

word_bb

Quantas páginas, palavras, caracteres, parágrafos e linhas tem o meu documento? Fácil! Basta dar um duplo clique na barra inferior, onde é apresentada a referencia para o número de palavras.

word_cc

Por hoje é tudo! Esperamos que as dicas sejam úteis e que vos ajudem a criar de forma mais simples os vossos documentos. Como referi anteriormente, esta dica está aberta a todos os que pretendam contribuir. Enviem-nos as vossas dicas para ppinto @ pplware .com para publicarmos em próximos artigos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jonas
    Jonas

    Muito bom! Já aprendi qualquer coisa

  2. Avatar de Noémio Dória
    Noémio Dória

    Nice!!

  3. Avatar de Emannxx

    Oh! Esta coisa das colunas teria dado tanto jeito à um tempo atrás… Tive que tempos a formatar o texto “à la pata” e afinal o word fazia automaticamente… Pfffff…

  4. Avatar de Nelso N
    Nelso N

    Ando que com um problema que não consigo resolver:
    Sempre que abro o Word ou Exel aparece a mensagem a informar que as macros foram desactivadas.
    Vou ver ao centro de fidegnidade e aparace lá a seguinte macro:
    Elaborate bytes AG. Não adianta nada remove-la porque a seguir está lá outra vez.
    Sabendo que isto pertence ao programa VirtualClone Drive, desinstalei-o, mas não serviu de nada. Também já desinstalei o Office e voltei a instar e não resolveu.
    Haverá maneira de por o word a que não seja possível criar macros? ou resolver este problema de vez?
    Obrigado!

    1. Avatar de Zane
      Zane

      Não tens no centro de fidedignidade, nas definições de macros, marcado como “Desactivar todas as macros com notificação” ?

      Desinstalar pode não ter servido de nada, porque provavelmente guardou a definições que tinhas.
      Depois de desinstalar o VirtualClone e o Office devias utilizar o CCleaner para fazer uma limpeza ao lixo que os programas deixaram no teu pc, entre registos e definições…

      1. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        Fiz isso tudo, e mais: embora tenha o KIS, instalei o malwarebytes de propósito que não encontrou nada.
        depois de desinstalado o VirtualClone com o Revouninstaller, fiz uma pesquisa no registo do sistema, e ainda lá anda, mas não se deixa apagar!
        Quanto a “Desactivar todas as macros co notificação”,
        também está feito. O problema é que sempre que abro o Office aparece a barra com o aviso de segurança a dizer que as macros foram dasactivadas, mas ao lado tem o botão para activar todas as macros; ora, uma clique descuidado e lá vai.
        Ainda gostaria de saber a relaçao entre drives virtuais e o office. Para mim é muito duvidoso!
        obrigado!
        No commts anterior escrevi Nelso N em vez de Nelson N

        1. Avatar de Olly

          Não sei se resolve mas tenta correr outra vez o Malwarebytes e o KIS em modo de segurança, isto porque o problema pode estar no facto de o processo iniciar com o windows e, estando a correr, estes não o removem. Em modo de segurança o processo não é iniciado sendo fácil de ser detectado e removido.
          Como disse antes, como é identificado como uma macro do Office, não sei se resolve mas não custa nada tentar.

  5. Avatar de Cristiano Alves
    Cristiano Alves

    Porque não dão exemplos do Word em Português?

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Era exactamente o que estava a pensar. Sendo este um blog tuga, e havendo já imensa informação nessas internets em inglês, eu esperava ver aqui as dicas para o Office na lingua materna da grande maioria dos leitores que as vão ler.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Ja falamos dessa questao. Em ingles, porque tenho office em EN. Mas as imagens sao multi-idioma 🙂

        1. Avatar de Cristiano Alves
          Cristiano Alves

          Certo! 🙂

        2. Avatar de kinky
          kinky

          Ah ah! Quem terá sido o chato que implicou com isso no passado? 😉
          Podem ser em inglês, mas não deixam de ser boas dicas! 😀

          1. Avatar de Pedro Pinto

            eh he eh…ainda me vão dar a volta para instalar o Office em PT

          2. Avatar de Noémio Dória
            Noémio Dória

            Sem duvida. Aliás estive a fazer isto num em turco!

        3. Avatar de Noémio Dória
          Noémio Dória

          Sem duvida

  6. Avatar de Paulo G.
    Paulo G.

    No LibreOffice (Writer) estas dicas também funcionam, como não poderia deixar de ser, mas da seguinte forma:
    Fazer Colunas -> Menu -> Inserir -> Secção e Escolher quantas colunas deseja
    Fazer “drop cap” -> Menu -> Formatar -> Parágrafo e escolher Capitulares e nas definições mostrar Capitulares.

    Antes de perder tempo a piratear programas, aprenda a utilizar as aplicações livres de modo a obter os melhores resultados.

  7. Avatar de cool-man

    Concordo plenamente com Paulo G..
    Nem toda a gente tem dinheiro para comprar o MS Office.
    Existem montes de blogs a dar dicas de MS Office, seria uma boa ideia destacarem-se e darem dicas de OpenOffice/LibreOffice.
    Deixo aqui a sugestão.