Metro Sidebar – O Windows 7 com estilo do Windows 8

45 Comentários

O Windows 8 começa a ser cada vez mais tema de discussão na Internet e são muitas as imagens que vão aparecendo e que aumentam de certa forma aumentam expectativas em relação ao novo sistema operativo da Microsoft .  Depois de uma apresentação de Steven Sinofsky (Presidente da divisão Windows na Microsoft) em Junho, percebeu-se que o interface do Windows 8 apresentará muitos diferenças relativamente ao Windows 7 mas muitas semelhanças relativamente ao Windows Phone 7 (talvez seja a forma encontrada pela Microsoft para uniformizar a interface de todas as versões do Windows).

E se fosse possível começar já a transformar o Windows 7 ao estilo do Windows 8?

metro_000

Recentemente foi disponibilizado no site da itknowledge24 uma pequena aplicação com o nome Metro Sidebar, que permite dar um novo look à sidebar (barra lateral). Apesar de ainda não serem muitas as funcionalidade suportadas na barra, já dá para ter uma vaga ideia do que nos pode reservar a nova interface metro que estará presente no Windows 8.

Para experimentar o Metro Sidebar, basta fazer download aqui e depois personalizar basicamente dois parâmetros: cor da barra lateral e browser por omissão.

metro_00

Como podem ver pela imagem seguinte e pela imagem inicial, o Metro Sidebar disponibiliza na parte lateral direita uma barra com informações sobre a data/hora, utilizador, atalhos para bloquear o PC, fazer logoff, Restart e Shudown, ver a versão do Windows, capacidade do disco e espaço livre e ocupado e um atalho para o browser definido anteriormente.

metro_01

O Metro Sidebar é uma barra muito simples mas se bem conjugada com um wallpapers dá um aspecto interessante ao nosso sistema.

Para quem ainda não viu nada sobre o windows 8, aqui fica um vido de apresentação do Windows 8:

Segundo li em tempos, o Windows 8 apenas estará disponível em 2012, e algumas informações apontam que a versão final estará pronta em Outubro. Há também informações que a versão RTM poderá surgir já em Abril de 2012. Até lá, vamos aproveitando estas pequenas aplicações  para ter no nosso Desktop alguma “cor” do Windows 8.

Artigos relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista e Windows7
Download: Metro Sidebar v.1.0 [270 KB]
Homepage: itKnowledge24

Partilhar:
Tags:

Comentários

45

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mauro
    Mauro

    Consome muita memória ?

    1. Avatar de Pedro Pinto
  2. Avatar de jpng81
    jpng81

    lololololo, aquela barra lateral faz-me lembrar o conky em linux… aliás muito provavelmente consegue ter muito mais utilidade do que essa “pseudo” barra á win8.

    1. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      Concordo valia mais utilizarem o conky

    2. Avatar de Gt
      Gt

      Estava para dizer o mesmo.

  3. Avatar de zhor
    zhor

    Que horroroso!!!

    Outra vez a tentar meter uma barra lateral como aquando o Windows Vista?
    Fica feio! Mais uma vez uma coisa dispensável para nunca ser usada.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Uma das ferramentas do Vista que mais uso. Pena que o Sete não a tenha. Devia vir como opção no Oito.

      1. Avatar de brunobola
        brunobola

        Tem sim são widjets, só desta vez muito mais personalizáveis do que apenas na sidebar e podes coloca-los no desktop tb.

  4. Avatar de AT
    AT

    Enfim…mais uma barra que fornece informação / funcionalidades redundantes e inúteis que já são disponibilizadas noutros “locais”.
    Cada vez gosto mais do OSX e até mesmo algumas distros Linux. Muito mais limpo e organizado sem tantas “paneleirices”.

  5. Avatar de Fampa
    Fampa

    Por acaso é feio 😐

  6. Avatar de sonicreducer
    sonicreducer

    deveras…. o meu rainmeter fica mil vezes mais giro

  7. Avatar de Wilson Silva

    Pensei que fosse melhor. O programa em vez de fazer uma pesquisa pelo meu sistema e listar os browsers que tenho, limita-se a mostrar uma lista pré-definida de browsers: IE, Firefox e Opera. Mas eu não tenho o Opera mas sim o Google Chrome e o Maxthon. Mostra o relógio, mas o relógio já está no canto inferior direito. Mostra o meu sistema operativo mas isso é inútil. E mostra outras coisas que não preciso de consultar a toda a hora. São 10Mb de RAM desperdiçados õ_Ô

    1. Avatar de viperbruno

      Usas o Maxthon 3? Podes dizer o que achas da tradução?

      1. Avatar de Wilson Silva

        O meu software está todo em inglês. Não te posso ajudar nisso :/

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Não só é feio como come bastante memoria.

    O mesmo pode ser conseguido com o rainmeter que gasta bastante menos.

  9. Avatar de AT
    AT

    Enfim…mais uma funcionalidade completamente desnecessária que apenas apresenta funcionalidades e informações redundantes já disponibilizadas pelo S.O. Não se entende a linha de desenvolvimento do Windows…focam-se demasiado em coisas inúteis.
    Por estas e por outras é que cada vez mais prefiro o Mac OSX que, obviamente, tendo os seus defeitos é muito mais organizado e “limpo”.

  10. Avatar de Shadow723
    Shadow723

    Enfim… Cada vez mais a Microsoft preocupa-se com o Aspecto e esquece-se do Desempenho!

    1. Avatar de RicardoResende
      RicardoResende

      Tens noção que a Microsoft não tem nada haver com a barra?
      Mas se falas da MetroUI, consegue conjugar Aspecto, Desempenho e uso.

  11. Avatar de Carlos
    Carlos

    O pessoal leu o artigo?

    Desde quando é que o site ITknowledge24 tem alguma coisa a ver com a Microsoft?

    1. Avatar de zhor
      zhor

      Nunca vi uma versão do windows 8, mas pareceu-me que era um software para Windows 7 a tentar imitar o Windows 8.

  12. Avatar de Valeriu
    Valeriu

    Vocês (comentários acima) dizem-se entendidos na meteria mas pelos vosso comentários só demonstra serem uns “noobs”.

    Desde quando que essa barra tem haver alguma coisa com a Microsoft?

    Falam mal do windows 8 se nunca o terem estado sequer, enfim “fanboys”,são tipo cavalos só vêm a frente..

    1. Avatar de AT
      AT

      Olha la, e tu leste o artigo? O autor dá a entender que será uma funcionalidade do W8…

  13. Avatar de Armando Matos
    Armando Matos

    Aspeto idiota,funcionalidade/uso nulo.

  14. Avatar de Joao
    Joao

    Toda a gente diz mal mas se fosse da Apple ja era muito giro , útil e inovador.

    PS: Nao quero arranjar guerras, apenas um desabafo.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, ora nem mais. O que eu fico admirado é que toda a gente fala mal do Windows mas depois a maioria usa.

      1. Avatar de AT
        AT

        Também queres guerrinhas…?Enquanto colaborador do Pplware devias ser mais isento…Eu tb uso o Windows no trabalho…mas se de facto for este o aspecto do Windows 8 (como dás a entender pelo artigo, talvez erradamente) essa barra é completamente estúpida e redundante quer seja em Windows quer fosse em MAC.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Isento??? Isto não se trata de ser isento trata-se da realidade. Já sei que tens um Mac e daí a tua conversa de embalar meninos…enfim, há comentários desnecessários!!!

      2. Avatar de zhor
        zhor

        Continuo a preferir Windows. 😉
        Uns gadjets no desktop e tal, mas barra lateral com eram as betas do Vista, ou até uma coisa agora do Ubuntu cheia de icons, fica fatela.

        Nunca usei Mac OS X, mas acho interessante aquela barra 3D em baixo. 😉

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          Barra 3D? tipo rocketbar ou assim? acho aquilop bastante chato, ocupa espaco no ecra desnecessariamente

          1. Avatar de eu
            eu

            se usares linux tens umas umas quantas barras 3d, eu conheço 3 mas deve haver mais

            -wbar
            -cairo dock
            -docky

          2. Avatar de eu
            eu

            mais uma que lembrei me agora

            awn

            como podes ver com linux nao estas limitado

          3. Avatar de Joao
            Joao

            @Eu

            Em windows também não estás limitado, tens por onde escolher:

            – RocketDock
            – ObjectDock
            – WinStep Nexus Dock

            Existem mais mas estas são as principais.

    2. Avatar de AT
      AT

      LOL…Não queres arranjar guerras?! Então não as arranjes.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Os fanboy saltam logo em defesa da Apple. O senhor Jobs nem precisa de pagar por advogados, os fanboy fazem esse papel.

        1. Avatar de Goncalo
          Goncalo

          +1

          apple fanboys – muito dinheiro, pouca inteligencia

  15. Avatar de Leandro
    Leandro

    não é feia, é inútil. Não tem nenhum recurso que seja útil.

  16. Avatar de Samuel

    Gostei da Barra. Quando irão aparecer outras funcionalidades?

    1. Avatar de AT
      AT

      Funcionalidades?…LOL…Ok…seja!

  17. Avatar de PP
    PP

    se colocarmos a barra a iniciar automaticamente como podemos retirar isso?
    gostava de saber onde sao as definiçoes da barra

    1. Avatar de eu
      eu

      esta no painel de controlo mas se usares o ccleaner tambem tens la essa funçao

  18. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    @PP:
    Faço minhas as tuas palavras. Como é que eu tiro “aquilo” do meu, aliás belíssimo, papel de parede?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Fácil, nos ícones junto ao relógio está um que pertence ao metro sidebar. Basta carregar em botão do lado direito sobre o mesmo e depois EXIT

      1. Avatar de José Moreira
        José Moreira

        Aplicado.
        Obrigadíssimo.