Foobar2000 1.1.12a – Um player leve e funcional

40 Comentários

Para quem apenas precisa de ouvir música com qualidade, sem olhar a grande efeitos de interface (embora aqui também os haja) então a escolha só pode cair neste player. Depois o desenvolvimento desta ferramenta faz com que o sistema se sinta leve sem picos de esforço para os processos do sistema operativo.

A versão que descarregamos vem sem aquela “tralha” que vemos noutros, isso torna o Foobar numa ferramenta limpa, pesando, como já referi, muito pouco.


Aliada a uma interface limpa o suficiente para nos permitir ter toda a informação suficiente para conseguirmos ter um player à altura dos outros concorrentes, temos também a capacidade de o tornar uma ferramenta poderosa e com muita informação disponível.

É uma ferramenta destinada aos utilizadores mais exigentes, ao mesmo tempo que consegue dar aos mais minimalistas a capacidade de terem um leitor de ficheiros de musica que apenas e só faz essa função.

Este leitor consegue ainda ser uma excelente ferramenta para colocarem na vossa pen usb. No processo de instalação podem decidir se pretendem que este seja torná-do portátil ou instalado de forma fixa na vossa máquina.

Este player suporta:

  • Formatos de áudio suportados: MP1, MP2, MP3, MP4, MPC, AAC, Ogg Vorbis, FLAC / Ogg FLAC, WavPack, WAV, AIFF, AU, SND, CDDA.
  • Suporte completo a unicode.
  • Editor de Tags Avançado. Actualização de tags online via Freedb2.
  • Opção de transcodificação dos formatos de áudio compatíveis usando um componente conversor externo (encoder).
  • Suporte a ReplayGain.
  • Personalização dos atalhos do teclado.
  • Arquitectura aberta de componentes, permitindo que colaboradores externos ampliem a funcionalidade do player. (por meio de Plugins).
  • Outros recursos: comparação ABX, descodificador AC3 e ALAC, leitura de ficheiros comprimidos (7-Zip, ZIP, RAR e GZIP), gravação de CDs de Áudio, autoplaylist, descodificador de CD de Áudio, Crossfeed DSP, base de dados com pesquisa, descodificador de módulo DUMB, host para sintetizador DXi MIDI, festalon, game emu player, OGGPreview, sidplay2, etc.

Se pretenderem uma ferramenta ainda mais potente podem usar também o foobar. Basta que na instalação indiquem que pretendem que sejam instaladas ferramentas adicionais. A lista de ferramentas é variada e vão desde conversores a gestores de ficheiros embebidos no foobar.

Esta nova versão centrou-se na correcção de bugs e problemas que foram descobertos desde a versão 1.1.11. Não existem novas funcionalidades disponiveis, mas a maturação da ferramenta e a sua melhoria foram a ideia base.

Alterações desta nova versão:

  • Melhoria da performance da leitura de ficheiros MP3 de streams HTTP
  • Diversas operações que consomem muito tempo passam a conseguir evitar que o computador hiberne
  • Detecção do proxy HTTP a partir das definições do IE
  • Ficheiros com extensão .M4R são agora reconhecidos

Podem ver aqui o changelog completo desta nova versão.

Artigos relacionados

altLicença: Freeware
altSistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista/7
altDownload: Foobar2000 1.1.12a [3.09MB]
altHomepage: Foobar2000

Partilhar:
Tags:

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    O meu preferido! Já o uso à uns anitos! 🙂

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Nunca usei. Tenho-me mantido fiel ao Winamp…

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    foobar? recusaram pôr qq tipo de esforço em arranjar um nome?

    1. Avatar de m4x
      m4x

      … não entendi…

    2. Avatar de RipWave
      RipWave

      … Nuno, usa e abusa do Foobar e vais ver que o nome é o que menos importa neste FABULOSO player .. para mim o MELHOR !!

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        não duvido, estava só a trollar :p

  4. Avatar de Álvaro Fernandes Saraiva
    Álvaro Fernandes Saraiva

    Já o uso há anos e recomendo!

  5. Avatar de Jose
    Jose

    Epah, tenho um mais simples e leve, Windows Media Player, vem com o Windows e tudo, e também dá para ouvir músicas, e além disso, ver filmes, incrivel 😮

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      +1
      simple people need simple things 🙂

    2. Avatar de POliveira
      POliveira

      @Jose

      Mais simples e leve? Se o dizes é porque nunca experimentaste o Foobar2000. Nunca vi um leitor de música tão leve quanto ele. Além disso é super flexível devido à sua modularidade.

      Até hoje, o melhor leitor de música para Windows que já conheci.

      1. Avatar de Manuel Raposo
        Manuel Raposo

        Eu tambem uso o Foobar e adoro mas… se queres leve tens o Billy XD
        http://www.sheepfriends.com/?page=billy

    3. Avatar de João
      João

      LOL, Juntaste Windows Media Player e leve na mesma frase…

    4. Avatar de m4x
      m4x

      Realmente nunca usas-te então, WMP simples e leve? É que nem a brincar… acho que é tudo mais leve e simples que o WMP.

    5. Avatar de Nuno A.
      Nuno A.

      Eu acho que o WMP é tão leve que a Microsoft nem o vai incluir no Windows 8… (só pacote à parte, para o sistema ser mais rápido)

      1. Avatar de Jose
        Jose

        Não tenho culpa se vocês usam um Pentium IV ou não fazem actualizações, no meu computador é super leve, simples sim, é simples.

        1. Avatar de POliveira
          POliveira

          @Jose

          Seja em que computador for, o Foobar2000 é, de longe, mais leve do que o Windows Media Player. É que o peso de algo não depende de quem o carrega.
          Em relação à simplicidade, pode ser um conceito mais discutível, mas pessoalmente senti-me desconfortável com a interface do WMP das vezes que o usei.

  6. Avatar de BrunoM
    BrunoM

    WINAMP the best 😀

  7. Avatar de Flin
    Flin

    Usei mts anos, mas rendi-me ao AIMP3…

    1. Avatar de ammile
      ammile

      the best…

  8. Avatar de Simão
    Simão

    Sim senhor!!
    Uso-o há uns anitos e a única coisa que não gosto nele é não existir nativamente para Mac OS X 😛
    Em Windows é só o que uso…
    Super personalizável…
    https://www.dropbox.com/s/9ki6rp32llp9pav/foobar.jpg

    1. Avatar de Ana Narciso

      Vim aqui só para comentar o teu muito bom gosto musical \m/

      1. Avatar de Simão
        Simão

        ora essa, cheers

        \,,/(*_*)\,,/

  9. Avatar de nothing to!
    nothing to!

    Este a par do aimp3 são os que eu uso e abuso

  10. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    Preferencia:

    Windows = Foobar

    Linux (ubuntu) = audacious

    Resto de uma excelente semana para todos 🙂

  11. Avatar de vdias
    vdias

    O foobar deixou de ser leve e funcional à muito tempo…

    Se querem algo de verdade leve e muito funcional, usem o Billy…

    Mais simples e practico impossível.

  12. Avatar de tztz
    tztz

    O mais leve e personalizável <3

  13. Avatar de Tiago
    Tiago

    Olá é 1ª vez que escrevo aaqui e gostaria de saber se não existe o Foobar em portátil e em Português, tb queria perguntar ao Simão onde arranjou aquela skin tão bonita gostaria de por a aparência igual obrigado.

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      Existe o foobar em portátil sim. Eu tenho um disco externo, onde andam as minhas músicas, e no qual trago uma quantidade bem grande de ferramentas portáteis, incluindo o foobar.
      Assim, tenho sempre as músicas e o player onde quiser, sem me preocupar com o que o PC tem instalado.

  14. Avatar de Tiago
    Tiago

    Olá é a 1ª vez que comento aqui e gostaria de saber se existe Foobar em versão portátil e queria saber se tem em versão Portyguesa, gostava de porguntar tb ao Simão onde encontro a skin pois eu gostei muito e queria igual ao seu com aquela personalização obrigado.

    1. Avatar de Simão
      Simão

      Quando instalas o foobar, tens opção de instalar em modo portátil (é o que uso).
      Pelo que sei só está disponível em inglês (a não ser que haja algum plugin que o permita)
      http://www.hydrogenaudio.org/forums/index.php?showtopic=21512&st=0&p=210396&#entry210396

      Em relação ao skin que viste, fui eu que o fui personalizando ao meu gosto nos tempos livres e já há algum tempo que não mexo em mais nada.
      Não sei se é possível, mas posso por aqui um link para quem quiser usar…

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    Bom o forum sim gostaria que pusses o link para eu utilizar a skin, já agora obrigado pelos esclerecimentos.

    1. Avatar de Simão
      Simão

      Aqui está ele:
      https://www.dropbox.com/s/azcbcbz8oz4wd0o/foobar2000.zip

      Tens lá dentro as instruções e dois screenshots do resultado…

      Espero que não seja muito complicado usá-lo…

      Boa sorte!

  16. Avatar de Cris.
    Cris.

    Pena nao ser multiplateforma :S.

    É recomendadissimo para Windows 😀

  17. Avatar de Fernando
    Fernando

    Já ouvi falar mt beem e realmente tenho de experimentar antes de formatar para saber qual instalar depois…

    estou entre kmplayer (mas esta a ficar mais pesado desde que ele foi dado a outros programadores) ou o potplayer que é do criador do kmplayer inicial.

  18. Avatar de João Silas

    Já nem sabia que isto ainda existia. Vou lá voltar.

  19. Avatar de Tiago
    Tiago

    Consegui simão muito obrigado de facto tem um grande som é bom só falta descobrir como organizo as músicas já que ao add as pastas as músicas ficam misturadas e depois achar um pluging para mostrar o que ouço no msn.

    1. Avatar de Simão
      Simão

      eu tenho as músicas organizadas da seguinte maneira:
      artista\
      album\
      CD1\
      CD2\
      etc…

      e é para este formato que a árvore está configurada, para listar as pastas por estrutura.
      mas podes clicar com o botão direito na árvore e escolher outro formato (por artista, álbum, etc…)

      quanto a plugins para MSN, nunca testei nada, mas dá uma vista de olhos nisto:
      http://wiki.hydrogenaudio.org/index.php?title=Foobar2000:Components_0.9/WLM_Notifier_%28foo_wlm%29

      1. Avatar de Simão
        Simão

        Bolas, não ficou como eu queria.

        era mais isto:
        artista(ou banda)\
        _album\
        __CD1\
        __CD2\
        __etc

        Uso sempre este formato para me orientar, já que tenho um biblioteca grande.
        Já agora, editar e ter as tags das músicas sempre certinhas também pode dar jeito.
        Não é só por lá pra dentro…

  20. Avatar de Vanessa M.
    Vanessa M.

    Já utilizo este player há imenso tempo, tem bastantes funcionalidades, é leve e intuitivo, acima de tudo com visual limpo e totalmente configurável pelo utilizador!

    Recomendo vivamente!