Está disponível para download o Libreoffice 3.5

59 Comentários

O Libreoffice é um software de produtividade Open Source que advém do código fonte do OpenOffice. Embora recentemente a Oracle tenha decidido doar o OpenOffice à Apache Foundation, este fork parece continuar a ser o favorito da comunidade já que é suportado pelas principais distribuições de Linux.

O Libreoffice 3.5 tem a particularidade de trazer um conjunto de novas funcionalidades e correcções que a tornam este software cada vez mais estável para uso pessoal e empresarial.

libre_00

Tal como referido, o Libreoffice 3.5 traz muitas novidades e das quais se destacam:

Um novo e mais rápido “analisador” de gramática

O analisador de gramática está disponível para vários idiomas e é possível a correcção por palavras, por parágrafos (util para quando temos texto em vários idiomas)

libre_02

Melhor interface para criação de cabeçalhos, rodapés e quebras de página

Depois da inserção de um cabeçalho, o utilizador pode agora proceder de imediato à formatação do mesmo.

libre_01

Barra multi linha incluída no Calc

Caso a formula a usar no Calc seja extensa, o utilizador pode agora expandir a área destinada as formulas.

libre_04

Além das funcionalidades referidas, destacam-se ainda a

  • importação de filtros para documentos do Visio
  • Disponibilização de funcionalidade para actualização automática
  • Melhorias ao nível das fontes
  • Melhores performances
Como instalar o Libreoffice 3.5 no Ubuntu?

Para instalar o Libreoffice 3.5 no Ubuntu, basta abrir o terminal e seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Download da última versão do Libreofice

wget http://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/3.5.0/deb/x86/LibO_3.5.0_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz

Passo 2 – Descompactar

tar xvzf  LibO_3.5.0_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz

Passo 3 – Aceder à pasta DEBS

cd LibO_3.5.0rc3_Linux_x86_install-deb_en-US/DEBS

Passo 4 – Instalação do Libreoffice 3.5

sudo dpkg -i *.deb

Passo 5 – Integração com o sistema (dentro da pasta DEBS aceder ao directório desktop-integration) e depois instalar o pacote libreoffice3.5-debian-menus_3.5-13_all.deb

cd desktop-integration
sudo dpkg -i *.deb

Depois de tudo instalado, basta ir a Dash e procurar por Libreoffice e escolher a aplicação que pretende executar.

libre_06

O Libreoffice tem crescido muito e, em tempo de crise, pode ser uma excelente alternativa às soluções pagas. Para quem quiser começar a usar o LibreOffice, basta acompanhar os nossos tutoriais, aqui

Licença: Open Source
Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux
Download: Escolha aqui o seu sistemas operativo
Homepage: LibreOffice

Partilhar:
Tags:

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Soulless
    Soulless

    Vai vir a calhar já que em breve vou ter de usar Linux 🙂

    Por acaso não existe nenhum comparativo entre o LibreOffice e o OpenOffice?

    Obrigado

    1. Avatar de Duarte Mechas
      Duarte Mechas

      Não é “vai vir” é virão, fale como deve de ser rapaz

      1. Avatar de Vítor M.

        heheheh… bucha bem metida 😉

      2. Avatar de DoContra
        DoContra

        Neste caso, como o termo é usado no singular, o correcto será “virá a calhar”. O “virão” só lá para Junho… 😉

      3. Avatar de Ruaben
        Ruaben

        coitado do homem, tá um frio desgraçado, ele está cheio de frio com as mãos a tremer, talvez nem raciocina direito, e vocês a bombardear-lo! I’m just kidding, não levem isto a mal 😛

        acerca da pergunta dele, desconheço o que é isso, mas sei que libre é mais compativel com msoffice que o open e tem menos bugs(acho que é isso), por exemplo é muito complicado remover link mesmo que mudes a cor e tirar sublinhado. Já utilizei ambos e prefiro o libre

        1. Avatar de guilherme santos
          guilherme santos

          Já agora…”Talvez nem raciocine direito e vocês a bombardeá-lo!”

          Of course I’m also just kidding, Ruaben…

          1. Avatar de Ruaben
            Ruaben

            eu estou constipado, preciso de mais pausas para, respirar 😀

      4. Avatar de Amarildo Lucas
        Amarildo Lucas

        As vezes é necessário ter humildade a corrigir as pessoas… P:

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Não precisas de mudar para Linux para usares o LibreOffice, podes usá-lo no RuimDows. Em Linux deixas é de utilizar um programa muito famoso… antivírus.

  2. Avatar de Duarte Mechas
    Duarte Mechas

    E instala sobre a versão anterior?

    1. Avatar de Pedro Almeida
      Pedro Almeida

      Eu tive de remover a versão anterior e só depois instalar a versão 3.5
      sudo apt-get remove libreoffice-core

      1. Avatar de Jose Tavares
        Jose Tavares

        Obrigado Pedro, era mesmo disto que estava à procura pois estava-me a dar erro por ter a versão anterior instalada e tendo em conta que sou um newbie em linux este tipo de coisas simples ainda me deixam um pouco à nora. Obrigado

  3. Avatar de António Ferreira
    António Ferreira

    Sabem dizer-me se vale a pena desinstalar o Open Office e instalar o LibreOffice? A compatibilidade com ficheiros do MS Office é garantida? obrigado

    1. Avatar de Sérgio Marques
      Sérgio Marques

      @António Ferreira

      Vale mesmo a pena. Consulta a página oficial e verás as diferenças adicionadas na versão 3.3, 3.4 e 3.5

      Na maioria dos documentos a compatibilidade é assegurada, no entanto há sempre documentos em que tal não acontece, mas isto também já acontecia com o OpenOffice.

      1. Avatar de DoContra
        DoContra

        A compatibilidade só é limitada pelas “fonts”. Ou seja, há que ter em atenção que há poucas “fonts” “True Type” para Linux. E é muito chato descobrir que um longo e “super formatado” texto Word (criado em Windows) fica todo “torto” quando aberto em Open ou Libre Office! O mesmo se aplica às apresentações PowerPoint. E o inverso também se verifica (documentos criados em Open/Libre Office ficarem todos “tortos” em Windows).

    2. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      O OpenOffice por enquanto está parado no tempo, por isso vale a pena mudares para o LibreOffice. Está mais rápido e leve, por exemplo.

  4. Avatar de vitor hugo
    vitor hugo

    Boas, no passo 4 apareceu este erro (mas continuou ):

    Setting up libreoffice3.5-dict-en:i386 (3.5.0-13) …
    javaldx: Could not find a Java Runtime Environment!
    SUCCESS: unopkg returns successful!

    No passo 5:

    dpkg: error processing libreoffice3.5-debian-menus_3.5-13_all.deb (–install):
    conflicting packages – not installing libreoffice-debian-menus
    Errors were encountered while processing:
    libreoffice3.5-debian-menus_3.5-13_all.deb

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também me aconteceu o mesmo, mas depois instalou 🙂

      1. Avatar de Edgar CR
        Edgar CR

        Eu tive o mesmo problema. O que fiz foi remover a versão que estava instalada e só depois instalar a versão 3.5.

        Já agora, como instalar o language pack pt-pt?

        Obrigado,

        1. Avatar de Bruno Coelho
          Bruno Coelho

          sudo apt-get install myspell-pt-pt

          1. Avatar de Sérgio Marques
            Sérgio Marques

            Assim só instala o myspell e não a interface em português

        2. Avatar de Jorge Neto
          Jorge Neto

          O pacote de língua portuguesa (corretor ortográfico) pode ser instalado a partir de http://maracujah.net/software/dict

  5. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Só tenho pena que não adoptem um interface mais recente, tipo o do Office. Seria mais apelativo ao uso. Digo eu.

    1. Avatar de carlos fernandes
      carlos fernandes

      concordo, acho que já vi na net uns modelos diferentes

        1. Avatar de Ricardo Santos
          Ricardo Santos

          Existe ainda uns mock-ups um bocado à imagem do ribbon (como no office). Quanto a mim o UI tanto do openOffice como do LibreOffice já estão completamente fora de moda e pararam no tempo. Traria muitos mais utilizadores se o UI fosse mais apelativo. Tem sido debatido essa situação no próprio forum do libreoffice, mas até ver não há consenso e quanto a mim penso que irá demorar, infelizmente, a introdução de um novo aspecto gráfico.

  6. Avatar de serva
    serva

    Concordo esta UI está de facto ultrapassada e acaba por fazer as pessoas pensarem que se trata de uma má ferramenta , quando de facto não o é de todo , a compatibilidade com o Office da Microsoft é total e é reversa do Libre pata o Microsoft Office ,na versão anterior já não existia o problema que afectava a parametrização dos docs , esta ainda não experimentei , já percebi que o melhor é desinstalar primeiro a versão antiga e instalar depois a nova .

    Cumprimentos

    Serva

  7. Avatar de cool-man
    cool-man

    Não concordo.
    Espero bem que mantenham o interface actual.
    Odeio o Interface do MS Office

    1. Avatar de Qim
      Qim

      Por acaso concordo!
      A unica vantagem que traria adoptar a interface actual do office seria a de tornar, eventualmente, a migração de utilizadores mais simples.

      Não estou nada convencido que a interface actual do office seja superior à antiga. Parece-me apenas diferente e em algumas circunstancias até mais “lenta” de ser usada, versus a anterior.

  8. Avatar de Ze
    Ze

    Eu até percebo as vantagens do linux mas porque raio é preciso linha de comando para instalar o que quer que seja? Porque não colocam scrips de instalação automatica? Eu até exprimentei linux mas como tinha de andar sempre a meter uma porrada de comandos para fazer alguma coisa desisti! Nem o raio de um pen banda larga da pra meter porque as operadoras não suportam. Como é que um sistema destes pode proliferar no mercado nestas condições?

    1. Avatar de Alucard

      Não precisas de linha de comandos para instalar o que quer que seja em Linux actualmente. Uma forma muito fácil é instalares a partir de ficheiros .deb ou .rpm, dependendo da tua distribuição. São o equivalente a um “setup.exe” do Windows. Agora a linha de comandos tem as suas vantagens, e neste caso em específico o LibreOffice é fornecido num ficheiro comprimido cheio de debs ou rpms. Se quiseres instalar com cliques tens de clicar nos cerca de 50 ficheiros o que não é muito agradável. Com um simples comando automatizas isso, faço “sudo dpkg -i *.deb” e instalo tudo. Para que não te assustes, deixa-me só dizer que geralmente a maioria das aplicações tem um pacote deb ou rpm único que as instala só com um clique. O caso do LibreOffice é uma excepção.
      Quanto a pens de banda larga, até à data todas tem funcionado comigo sem ter que instalar qualquer driver. O mesmo não posso dizer do Windows.

    2. Avatar de naoliveira
      naoliveira

      Ze,

      se o teu problema é usares a linha de comando, aconselho-te a instalar a distribuição PCLinuxOS e linha de comando nem vê-la (a não ser que queiras ;)).

  9. Avatar de serva
    serva

    @Ze ,

    Boa tarde , hoje só instalas por linha de comandos se quiseres , para mim é mais seguro porque estas a ler tudo o que está a acontecer durante a instalação , mas não és obrigado a instalar como disse por linha de comandos , basta googlares e encontrares o PPA da aplicação e inserires nas fontes de terceiros fazeres reload e já tens a tua disposição o pacote para instalares por via gráfica , link aqui :

    https://launchpad.net/~libreoffice/+archive/ppa

    Depois de acederes ao Link , procuras os detalhes técnicos e clicas nessa aba , que vai-te abrir o PPA que terás de adicionar as fontes de terceiros , escolhe a tua distribuição e depois é só copiares as duas linhas uma de cada vez e adicionares , após esta operação o sistema notifica-te que existem actualizações , fácil não é ? .. a malta Geek como o Pedro Pinto é que gosta de complicar eu tento ajudar ( estou a brincar ) , alguma dúvida dispõe .

    Para a malta que tem o KDE , saiu o novo look para o firefox o Oxygen 3.7 , está de facto muito elegante e muito bem conseguido , este tema é visível mesmo quando usas os favoritos ou mesmo quando estás a escrever e necessitas de fazer uma correcção ortográfica , recomendo vivamente .

    Link aqui :

    http://kde-look.org/content/show.php/Oxygen+KDE+%28Firefox+Theme%29?content=117962

    Cumprimentos

    Serva

  10. Avatar de serva
    serva

    Como sempre esqueço-me sempre de algo , quando me refiro que a UI está ultrapassada , não quero dizer que se tenha de copiar pela Microsoft , digo é que esta UI já te anos e quer queiram quer não de versão para versão existem pequenos face lifts , mas de facto tem evoluído muito no que ao nr de funções e fiabilidade , o que eu pedia era uma UI um pouco mais apelativa , sabem que os olhos também comem , agora estou mal habituado com o KDE e sinceramente penso que se pode ter o melhor dos 2 mundos aspecto e produtividade .

    Cumprimentos

    Serva

  11. Avatar de serva
    serva

    Eh pá , isto hoje está mau , a culpa é do Pedro Pinto que me está a perturbar o meu raciocino , uma vantagem de se instalar através do PPA é que todas as línguas disponíveis são descarregadas , bastando depois optar pela nossa língua materna e eliminarmos as línguas que não nos interessam ou manter nos dicionários para corrigir textos noutras línguas .

    Agora penso que já não faço mais nenhum post , já disse tudo , ou por outra já instalei como é evidente ainda não testei .

    Abraços

    Serva

  12. Avatar de serva
    serva

    Devo de dizer que a UI apesar de manter o essencial , mas tem algumas diferenças , grão a grão e sim é uma excelente evolução tal como Pedro Pinto explica no seu artigo , mais uma aplicação Open Source que está cada vez melhor e com mais funcionalidades .

    Abraço

    Serva

  13. Avatar de serva
    serva

    @Ze ,

    Boa tarde ainda podes fazer de outra forma se e agradar mais vais a este Link :

    http://www.unixmen.com/libreoffice-3-5-has-been-released-install-ubuntu-fedora-debian-linuxmint-ppa/

    Abres a consola e limitas-te a seguir os passos , não te esqueças é de mudar na última fase do UK para PT .

    Cumprimentos

    Serva

  14. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde ,

    Acabei de perceber que o PPA ainda não foi actualizado e mantem-se na versão 3.4.5 , a culpa aqui é outra vez do Pedro dá as noticias mais rápido que as actualizações dos PPAs , mas não te preocupes @Ze , porque se fizeres pelo método que te expliquei logo irás ter o PPA actualizado .

    Cumprimentos

    Serva

  15. Avatar de Pedro

    ja tenho tudo instalinho… mas como se instala o dicionário?

    abraço e obrigado

  16. Avatar de serva
    serva

    @Pedro ,

    No Libreoofice , vais a ferramentas , idiomas , mais idiomas on line

    vais parar a este Link

    http://extensions.libreoffice.org/extension-center?getCategories=Dictionary

    Cumprimentos

    Serva

  17. Avatar de Bill Gates
    Bill Gates

    LIBREOFFICE OU OPENOFFICE É UMA LIXO COMPARADO AOS RECURSOS TECNOLOGICOS E MARAVILHOSOS QUE O MICROSOFT OFFICE 2010 OFERECE . NÃO TEM PRA NINGUEM O MICROSOFT OFFICE 2010 !!!!
    o microsoft office 2010 poem no chinelo o broffice/libreoffice em tudo beleza , qualidade , recursos , tudo
    coitado do linux
    preciso a google vim com o google e fazer sucesso em pouco tempo e o linux quantos anos que não existe , +20 anos e nada .a oogle investe em market e outros meios

    1. Avatar de paulo g.
      paulo g.

      Isso deve ser por não saberes usar o M$Office convenientemente, pelo menos é o que eu vejo das pessoas que dizem isso…

    2. Avatar de FOAD
      FOAD

      A versão que roubaste da net não vinha com corretor ortográfico? Se fizeres download do LibreOffice podes dar a sensação de ser mais inteligente.

  18. Avatar de Artur
    Artur

    Bom dia

    Estou a tentar instalar o Libreoffice 3.5 e após abrir o ficheiro “libreoffice3.5-debian-menus_3.5-13_all.deb” com o Ubuntu software center, no final da instalação dá-me o seguinte erro: “Quebra o conflito do pacote existente ‘libreoffice-debian-menus’: libreoffice-debian-menus ( )”.
    Será que alguém me pode ajudar, nesta minha incursão ao linux.
    obrigado.

  19. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Tenham em atenção que os pacotes do Pedro Pinto são de 32 bits. Eu 64 bits à muito tempo. Tem a ver com a máquina virtual?

  20. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Instalação para 64 bits:
    wget http://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/3.5.0/deb/x86_64/LibO_3.5.0_Linux_x86-64_install-deb_en-US.tar.gz
    tar xvzf LibO_3.5.0_Linux_x86-64_install-deb_en-US.tar.gz
    cd LibO_3.5.0rc3_Linux_x86-64_langpack-deb_pt
    cd DEBS
    sudo dpkg -i *.deb
    cd desktop-integration
    sudo dpkg -i *.deb

    wget http://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/3.5.0/deb/x86_64/LibO_3.5.0_Linux_x86-64_langpack-deb_pt.tar.gz
    tar xvzf LibO_3.5.0_Linux_x86-64_langpack-deb_pt.tar.gz
    cd LibO_3.5.0rc3_Linux_x86-64_langpack-deb_pt
    cd DEBS
    sudo dpkg -i *.deb

    wget http://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/3.5.0/deb/x86_64/LibO_3.5.0_Linux_x86-64_helppack-deb_pt.tar.gz
    tar xvzf LibO_3.5.0_Linux_x86-64_helppack-deb_pt.tar.gz
    cd LibO_3.5.0rc3_Linux_x86-64_langpack-deb_pt
    sudo dpkg -i *.deb

    Dicionário:
    Versão pré-Acordo Ortográfico: http://maracujah.net/files/software/oo3x-pt-PT-preao-12.2.12.0.oxt
    Versão Acordo Ortográfico: http://maracujah.net/files/software/oo3x-pt-PT-12.2.12.0.oxt

  21. Avatar de serva
    serva

    @Bill Gates ,

    Bom dia não somos ceguinhos nem precisamos que escrevas em letras maiúsculas as tuas opiniões .

    Certamente que és um utilizador avançado do Office da Microsoft , pelo menos no que respeita aos erros ortográficos , que necessitas de melhorar , mas olha essa função também o Libre office tem , já agora , alguma vez experimentas-te ???????…… qual foi a função que não conseguiste executar ????…. pode-se saber ?? …. fico ansioso que nos comuniques .

    Cumprimentos

    Serva

  22. Avatar de serva
    serva

    Bom dia

    @Artur , tens aqui os pacotes Deb para os 64 bits e os dicionários em Português .

    http://www.libreoffice.org/download/

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Artur
      Artur

      @Serva, eu já fiz esse download, o problema é que ao instalar e mesmo depois de efectuar o comando “purge” para limpar toda a instalação anterior, dá-me sempre aquele conflito postado anteriormente, e não me permite a instalação.

      1. Avatar de paulo g.
        paulo g.

        Usa o Gestor de Pacotes Synaptic e procura pelos pacotes de LibreOffice que ficaram, pelo menos foi assim que me desenrasquei quando já tinha o LibreOffice 32 instalado e ele não queria sair pela linha de comandos…

  23. Avatar de Bruno Jacob
    Bruno Jacob

    Tá a demorar a actualização via PPA, não me apetecia nada fazer o update manual…

  24. Avatar de serva
    serva

    Espera apelo PPA , é mais fácil de não dar conflitos como te estás certamente a aperceber , eu no meu instalei na boa , mas as vezes fico espantado porque eu próprio já me vi confrontado com situações em que num pc funcionou tudo bem e no outro deu problemas , @Artur vou investigar e já volto a dar-te a minha opinião , é que hoje mudei de ISP e vou ficar sem net agora .

    Cumprimentos

    Serva

  25. Avatar de Nelson David
    Nelson David

    É possível actualizar para a versão 3.5 ou temos que desinstalar e voltar a instalar?

    Uso o Windows seven.

    Obrigado.

  26. Avatar de serva
    serva

    No Windows podes fazer a instalação directo sem desinstalares .

    Cumprimentos

    Serva

  27. Avatar de Arnaldo
    Arnaldo

    Vale a pena de dizer que esta versão 3.5 do LibreOffice, pelo menos em ambiente Windows, é muito mais lenta e pesada do que a versão 3.2 do OpenOffice. Nota-se sobretudo em computadores menos potentes, netbooks, etc. Se esse é o vosso caso, NÃO TROQUEM.