Dica – Reduza o tempo de arranque do Windows e Ubuntu

38 Comentários

Quando formatamos o nosso sistema e instalamos um sistema operativo de novo, a nossa máquina até parece que ganha “asas”. Ao longo do tempo, a medida que vamos instalando e desinstalando aplicações, é normal que o nosso sistema comece a ficar lento no arranque, fazendo desesperar o utilizador. Depois de termos apresentado o Bootchart (uma ferramenta que permite registar todos os processos de arranque da nosso máquina em Linux), hoje vamos aprender uma pequena dica para Windows e Ubuntu.

ub_000

Como sabemos, quando uma aplicação é executada esta é designada de processo. No entanto, existem processos que correm em backgroud e muitos deles servem mesmo de apoio ao sistema operativo (ex. spooler). Neste caso, a designação mais correcta para definir um processo que corre em backgroud é serviço.

Tanto no Windows como no Linux Ubuntu, existem ferramentas nativas que permitem activar/desactivar serviços que arrancam aquando do sistema operativo. Muitos deles são importantes, no entanto existem outros que podem ser simplesmente desactivos, melhorando o tempo de arranque do sistema.

Como ver e activar/desactivar serviços no arranque do Windows?

Uma forma de aceder facilmente aos serviços do Windows é através do comando msconfig. Para isso, basta aceder ao menu iniciar e escrever msconfig.

service_windows01

Já dentro do msconfig, no separador Startup podemos activar ou desactivar os serviços que pretendemos. Devem ter atenção que existem alguns serviços importante e fundamentais para o bom funcionamento do sistema operativo. Se assim pretenderem, podem deixar nos comentários quais serviços tencionam desactivar para nós darmos a nossa opinião.

service_windows

Como ver e activar/desactivar serviços no arranque do Ubuntu?

Activar/desactivar serviços no Ubuntu é também bastante simples. Para isso basta carregar no botão de desligar e escolher a opção System Settings

ub_00

De seguida escolhemos Personal no menu lateral esquerdo e em seguida a opção Startup Applications

 

 

ub_02

Aí o utilizador tem a possibilidade de adicionar e remover serviços, assim como activar / desactivar os mesmos.

ub_03

Apesar de existirem boas aplicações para controlar os serviços, a verdade é que as ferramentas nativas dos sistemas são muita das vezes suficientes. Mais uma vez referimos, que devem ter em atenção quais os serviços que vão desactivar. Se precisarem de ajuda….estamos cá!

Alguém conhece outras dicas para reduzir o tempo de boot de um sistema operativo?

Partilhar:
Tags:

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gh0s7l4ndPT
    Gh0s7l4ndPT

    Boa dica…
    Já a conhecia a uns meses e é das mais uteis em pcs lentos lol
    Regra geral costumam ter sempre coisas a mais na lista que podem ser dispensadas…

    —————–
    Um off se me for permitido:

    Sei que não faltam alternativas para mudar os fundos do login no windows. Mas o que ando a procura é algo que me permita não mudar o fundo mas mesmo o resto.

    Como a foto de login, nick, etc. Não o fundo.
    E o Google nisto é um zero á esquerda pk só me dá coisas pra trocar o jpg de fundo.

    Agradecido pela ajudar que me puder ser prestada ^^

    1. Avatar de sonicreducer
      sonicreducer

      mas a foto de login e o nick , sao mudados através do proprio windows
      Painel de control–>contas de utilizador–>mudar imagem
      é possivel que n estejam os nomes correctos visto que tenho o win em EN, mas é ai.

    2. Avatar de Ikari-PT
      Ikari-PT

      Foto de login e nick???

      Isso mudas no gestor de contas do windows…

    3. Avatar de Danilo K.

      Isso eu acho que você pode mudar através das próprias configurações de conta do Windows, no painel de controle.

    4. Avatar de Miguel Augusto
      Miguel Augusto

      windowblinds.
      mas ha muito mais ferramentas, esta simplesmente é espectáculo 😀

      1. Avatar de Gh0s7l4ndPT
        Gh0s7l4ndPT

        Vou tentar isso.

        E devo me ter explicado mal xD
        Não é mesmo a foto e o nick mas sim a posição deles no ecrã de login. Não os ditos cujos exactamente.

        Mas brg pelas respostas xD

    5. Avatar de Valente
      Valente

      Pois eu gostava de saber é onde se esconde o fundo da altura do login, que é aproveitado pelas marcas para a sua pub.. Os fundos da utilização sei eu.

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Sigo o vosso site todos os dias e tenho aprendido bastante com todos.

    Como tal deixo também aqui um pequeno contributo para complementar este artigo.

    Podem verificar neste site quais as aplicações que devem ou não desactivar.

    http://www.pcreview.co.uk/startup/

    Só um reparo, onde se referem a serviços será que não queriam dizer aplicações?

    Continuação de bom trabalho.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Miguel, é mesmo serviços.

      Ora temos Aplicações, que depois de executadas se denominam de processos. Entende-se por serviços as aplicações que estão a correr em background (ou não) no sistema….A maioria dos serviços está sempre a correr no sistema.

      Não se se me fiz entender.

      PPinto

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        Concordo com o Pedro,
        Se um programa não existe como processo é apenas um pedaço de código que esta a ocupar espaço algures…
        Depois de fazermos um exec sobre ele é criad um PCB, process control block, com info do codigo a correr, informação do Processid,stack,etc,etc,informação da prioridade do processo,etc
        Isto é um processo…
        Em relação aos serviços, normalmente são associados a programas que estão a correr(processos).
        No entanto é bom referir que embora em linux também se use o termo serviços, este é um termo pouco usado.
        Quem começou com a historia dos serviços foi a M$ queria chamar-lhe alguma coisa diferente do nome que tinham(processos), então chama-lhe serviços, este nome no linux não é tão usual e a malta mais acérrima prefere chama-los por um nome que realmente representa o que são …PROCESSOS.
        Se estiverem no Ubunto e abrirem o system manager não encontrão lá nada a dizer serviços, porque a malta do linux acha isso “tosco” encontram é processos.
        No entanto com as pessoas habituadas a windows e a migrar para linux este termo começa já a ser muito presente no linux.
        En linux também já podes fazer services xpto start.

        cmps

        1. Avatar de Guilherme de Sousa
          Guilherme de Sousa

          Em Unix em geral, o equivalente ao termo ‘serviço’ do windows não é processo, mas sim ‘daemon’ (que corre obviamente também num processo).

          cumps

  3. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Velho como a terra. 😛

  4. Avatar de Quaker
    Quaker

    Experimentei o Soluto e gostei imenso! Acho que já falaram aqui no pplware:

    http://www.soluto.com/

  5. Avatar de Alexandre Amaral

    Um grande paço para ter uma boa performance ao longo do tempo em windows é ter o tuneup utilities instalado. Qualquer das maneiras bom artigo!

  6. Avatar de elson
    elson

    boas , venho perguntar aqui se alguém já se deparou, com o desaparecimento da janela de atalhos do gestor de tarefas, gostava de saber como colocar a barra dos gestor de tarefas onde aparece as apliacações a correr, os processos,desenpenho,
    Ficheiro ,opcões. Sendo isto apenas um exemplo alguem sabe como colocar essas barras novamente?
    Obrigado pelo tempo dispendido

  7. Avatar de Nuno Marques

    E que tal o Soluto ?? Pelo menos visualizamos temporalmente, o tempo despendido por cada aplicação no araanque, e podemos também activar ou desactivar serviços.

    Tecnicamente não é o melhor mas graficamente é sem dúvida muito interessante.

    Vejam em http://www.soluto.com/

  8. Avatar de Daniel Lourenço
    Daniel Lourenço

    Olá!

    Este é o meu primeiro post no vosso site, deixem-me antes de mais, felicita-los pelas excelentes dicas que aqui colocam.

    Posto isto, apenas gostaria de informar o seguinte:
    no utilitário Ccleaner, tem no menu Ferramentas na opção Arranque, a possibilidade de activar/desactivar aplicações do arranque e possui também uma opção que permite apagar as entradas, que por vezes também dá muito jeito, acredito que seja uma opção mais valiosa que o msconfig do windows.
    Atenção volto a salientar que esta é a minha opinião.

    Continuação de bom trabalho.

  9. Avatar de PEDR0
    PEDR0

    Soluto! Graças a ele meti o meu velhinho AMD2200 a arrancar mais rapidamente que o HP3020

  10. Avatar de JGomes

    Existe uma boa dica para windows, para quem tem processadores com mais que um núcleo.

    No msconfig, ir a arranque (boot) -> opções avançadas e seleccionar a caixa do numero de processadores e escolher o valor máximo (correspondente ao numero de núcleos que a cpu tenha, sejam estes lógicos ou físicos).

  11. Avatar de Pedro Teixeira
    Pedro Teixeira

    Ainda no MSCONFIG na aba ARRANQUE (BOOT) em OPÇÔES AVANÇADAS, poderão definir o número de processadores que pretendem no BOOT da máquina.

  12. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Boa noite. Dica útil, embora já tivesse conhecimento dela.
    Aproveitava este espaço, se me permitirem, para perguntar se alguém sabe como retirar o quadro de login que aparece aquando do arranque do Windows XP. Já tive o PC a arrancar directamente para o windows sem passar pela pagina de login, mas desde a ultima vez que o formatei, aparece-me sempre o quadro para colocar o nome de utilizador e a pass. Sendo eu o unico utilizador, tem pouco interesse e “ocupa” tempo de arranque. Alguém sabe se é possível eliminar, e como fazê-lo, sem ter de voltar a instalar? Obrigado pelas eventuais respostas.
    Cumprimentos

    1. Avatar de António Mendes
      António Mendes

      Vai a Iniciar->Executar “control userpasswords2”. Tens que tirar um visto que diz algo como “Os utilizadores requerem password para poderem entrar”.

      Ao tirares o visto, vai-te pedir o login e password, escreves e ele já arranca com esse utilizador por defeito.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Obrigado, também aproveitei a dica (para XP). Havia um user a mais, ASPNET, apaguei-o e deixou de dar o login. Só devemos deixar “Administrador, convidado e o nosso User”. Não é preciso tirar o visto …
        Algo lá meteu o ASPNET!!!

  13. Avatar de Valente
    Valente

    Eu também tinha assim sem login no XP até há bem pouco tempo. A coisa foi validada por um Update do Windows. Pelo menos é a ideia que tenho.

  14. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    por que raios no pplware o ubuntu aparece sempre em inglês?

    Seja como for, penso que por “sleep 10 &&” atrás do comando no ubuntu atrasa o arranque das aplicações em 10 (ou o que quiserem) segundos.

  15. Avatar de Pedro Teixeira
    Pedro Teixeira

    José Moreira essa é fácil vais

    No menu iniciar -> Em iniciar pesquisa digite -> netplwiz
    ou
    Tecla do Windows + R -> netplwiz

    Desmarque a opção “Utilizadores devem entrar um nome e senha para usar este computador”.

    Coloque utilizador e senha, e confirmar com a sua senha.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Também experimentei a dica e concluí que o netplwiz é só para Vista e 7. Para XP é como disse antes o António Mendes.

  16. Avatar de fnk
    fnk

    José Moreira -> tem a ver com algum protocolo de rede que tens instalado, pode ser para ligações remotas como qualquer outra coisa que tenha a ver com redes, se não usas nada disso tenta desinstalar ou desactivar qualquer protocolo que não usas nas propriedades de ligação a rede (da tua placa de rede), e depois na gestão de contas de utilizador activa a mudança rápida de utilizador e outra coisa qualquer que se encontra na mesma pagina de configuração que agora não me lembro o nome.

    nota: não desactive “Cliente para redes Microsoft”,”agendador de pacotes QoS” , “protocolo ip v4” e possivelmente a firewall.

  17. Avatar de TouNaLua
    TouNaLua

    Já à muito tempo li que, para trabalhar com os serviços do windows, não é recomendável a utilização do msconfig.
    Em sua alternativa existe uma aplicação, tambem ela nativa, de nome “SERVICES.MSC”. Esta sim, faz a gestão de todos os serviços existentes no windows.

    Bem haja!

    1. Avatar de Valente
      Valente

      São demasiados serviços para o utilizador comum, que confusão. O msconfig é mais prático, uso há anos, é a primeira vez que ouço que não é recomendável.

      1. Avatar de Nao tem nada a ver
        Nao tem nada a ver

        Desactivar programas do arranque : msconfig

        Desactivar serviços : msconfig ou services.msc, mas totalmente recomendado services.msc

        Não percebeis puto de isto e induzis em erro quem ainda percebe menos…

  18. Avatar de Paulo de Oiapoque
    Paulo de Oiapoque

    nao achei nada nas configurações de sistema do meu ubuntu 11.04 em portugues…. qual versão usou?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É a versão desktop (normal) do Ubuntu 11.04

  19. Avatar de RuNaWaY
    RuNaWaY

    Eu utilizo o ccleaner para isso 🙂

  20. Avatar de SatoMew
    SatoMew

    O novo Gestor de tarefas do Windows 8 irá lidar com as tarefas de arranque também e de uma forma mais amigável que o MSCONFIG. E sim, isto é verdade 😉

  21. Avatar de Jaime Cunha
    Jaime Cunha

    Boas, o meu SO é o windows 7 ultimate e à mt que desactivei muitos programas no arranque. Mas de facto fiquei sempre na dúvida se não terei desactivado algum essencial ao sistema. O sistema aparentemente tem funcionado bem, mas aproveito esta oportunidade para receber alguma opinião no sentido de que deva retirar mais ou acrescentar outros serviços no arranque.
    De uma longa lista os que tenho activados são: “THOSHIBA POWER SAVE”, “SISTEMA OPERATIVO MICROSOFT WINDOWS” E “KASPERSKY ANTI-VIRUS”

  22. Avatar de Nome
    Nome

    sudo apt-get install rcconf bum

    (pesquisar antes de desactivar serviços)