XBian – XBMC e Debian no Raspberry Pi

27 Comentários

Xbian é uma distribuição Linux baseada em Debian para o Raspberry pi com algumas particularidades interessantes, tendo a meu ver muito potencial para se tornar a distribuição mais utilizada para todas as aplicações deste aparelho.



O XBian tem várias características, das quais se destacam:

  • XBMC
  • SSH
  • Samba
  • Ocupa quase 2GB no cartão SD
  • Suporte para AFP (Apple Filing Protocol)
  • Suporte para NFS (Network File System)
  • Suporte para AirPlay
  • Suporte para CEC (Consumer Electronics Control)
  • Suporte para Lirc (Linux infra-red controller)

Como instalar?

Windows:

  • Executar o utilitário “win32diskimager”
  • Carregar na pasta azul e seleccionar o ficheiro “Xbian.0.6.2.img”
  • Seleccionar o cartão SD
  • Carregar no botão “Write” e “YES”

Linux:

  • Executar o seguinte comando na consola:
sudo dd if=./Xbian.0.6.2.img of=/dev/???

onde “???” corresponde ao dispositivo do cartão SD, no meu caso particular sdb.

 

Como comandar?

Existem várias formas de comandar o XBMC, como foi indicado em cima esta distribuição dispõe de suporte à tecnologia CEC, que permite o controlar os dispositivos ligados por HDMI com o comando da televisão.

Outra alternativa a este método é controlar através de um telemóvel com sistema operativo Android, com a ajuda do XBMC Remote.

Para configurar esta segunda opção, é necessário:

  1. Fazer ssh ao raspberry pi
  2. executar o seguite comando:
    nano ~/.xbmc/userdata/guisettings.xml
  3. Alterar as seguintes variáveis de configuração para os valores indicados:
    1. esallinterfaces – true
    2. esenabled – true
    3. webserver – true
    4. webserverport – 80
    5. webserverusername – xbmc
    6. webserverpassword – xbmc123!
  4. Gravar e sair do nano com a sequência de comandos:
    1. Crtl+X
    2. Y
    3. Enter
  5. Reiniciar o raspberry pi executando o comando:
    reboot

No Andorid:

  1. Instalar o XBMC Remote
  2. Pressionar o botão “Settings”
  3. Seguidamente o botão “Close”
  4. Carregar no botão “Menu” do dispositivo Android
  5. Pressionar a opção “Add Host”
  6. Preencher os seguintes campos com os valores:
    1. “Name” – Xbian
    2. “Host or ip address” – Xbian
    3. “HTTP API Port” – 80
    4. Username – xbmc
    5. Password – xbmc123!
  7. Carregar no botão “OK”
  8. Carregar no botão “Back” do dispositivo Android

Se tudo correu bem, agora deverá aparecer a opção “Use as Remote Control” que depois de seleccionada consegue-se comandar o XBMC através das teclas virtuais no ecrã do dispositivo Android.

Nota: Esta distribuição está optimizada com um overclock com a frequências arm_freq=840 e core_freq=375

Homepage: Xbian.org
Download: Xbian 0.6.2 [478.5 MB]

Partilhar:
Tags:

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cristiano Rocha
    Cristiano Rocha

    Bom guia mas para quem apenas quer usar o seu RPi como media center (como eu ) com o XBMC aconselho o darkELEC, o fork do OpenELEC optimizado para o RPi.

    http://darkimmortal.com/2012/08/darkelec-release-2/

  2. Avatar de Ricardo Ribeiro
    Ricardo Ribeiro

    No meu Raspberry Pi tenho o Raspbmc (na altura em que escrevo tem o site em baixo) que é baseada no Raspbian que por agora está a funcionar perfeitamente, mas caso algo surja irei testar esta alternativa.

  3. Avatar de KnoKer
    KnoKer

    Muito boa imagem, é a que estou a usar de momento, XBMC muito fluido 100% funcional, e ainda permite usar a command line para se instalar programas como o transmission-daemon, samba server 🙂

    IMPORTANTE: a imagem trás overclock o que não é mencionado!

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Obrigado pela dica, esqueci-me por completo.
      Já foi colocado no artigo.

      1. Avatar de Luis Cabeças
        Luis Cabeças

        Ola a todos,
        Ja instalei esta imagem, mas não tenho grande experiencia em Linux.
        A minha questão é a seguinte: Em relação ao overclock, tenho de fazer mais alguma coisa apos a instalação?
        O probelma do meu é que basta fazer qualquer tipo de operação, o CPU fica logo a 95%.

  4. Avatar de Pedro Lamas

    O problema que tenho encontrado mais é a ver filmes MKV com som em formato DTS: o RPi não tem capacidade de processamento suficiente para descodificar o DTS e então arrasta-se completamente…

    A única alternativa viável parece ser usar um amplificador externo ou TV com suporte DTS de forma a fazer DTS Passthrough de forma a que esse processamento seja feito de forma externa ao RPi!

    1. Avatar de Luís Brás
      Luís Brás

      Também já tinha constatado. Ainda vou testar a solução aqui proposta e o darkELEC.

    2. Avatar de Cristiano Rocha
      Cristiano Rocha

      Penso que num dos comentários no site que referi acima alguém fala sobre essa questão. Não tenho a certeza era se o som funcionava ou não através do RPi.

      Ou então foi noutro site qualquer :).mas já li algo sobre a questão do DTS e do RPi.

  5. Avatar de Tiago Pires

    É sempre bom haver diversidade mas esta “distribuição” não traz nada de novo em relação ao Raspbmc e OpenELEC.

    @Pedro Lamas
    No meu RPI vi um filme 3D 1080p com um bitrate à volta de 15Mbps sem qualquer tipo de restrição. A meu ver o teu problema pode ser do cartão SD ou da alimentação.

    Tenho feito alguns testes ao OpenELEC se quiseres dar uma olhadela, http://tpires.pt

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Eu escolhi esta “distribuição” por ser baseada no debian, por já ter o XBMC instalado e o ssh activo. Confesso quando testei o raspbmc tive alguns problemas, mas com este ficou logo operacional.

      1. Avatar de KnoKer
        KnoKer

        Também testei o raspbmc, as nível de XBMC pareceu-me igual, talvez um pouquinho mais pesado, mas o problema para mim foi não conseguir aceder á consola….
        Burrice minha ou não há mesmo acesso nessa distro?

        1. Avatar de Francisco Aragão

          Quer o raspbmc e o Xbian têm acesso à consola, mas apenas via SSH

        2. Avatar de Sam
          Sam

          Boas,
          Sim o raspbmc tem acesso a consola. Basta fazeres exit e depois carregas em esc que aparece a opção para colocares o login e password para acederes a consola.
          Tenho utilizado já à alguns meses e tem evoluído muito. Tens também a opção de ires instalando os NB.

      2. Avatar de Tiago Pires

        Embora apenas seja possível instalar num cartão SD via ambiente Linux, continuo a preferir o OpenELEC.

        Há que reconhecer no entanto que o Raspbmc ganhou muito performance tendo como base o Raspbian, devido a fazer uso do hardfp.

        1. Avatar de Francisco Aragão

          No artigo tens a explicação de como instalar em ambiente windows, que não só serve para esta distribuição, mas para todas as que tenham o formato .img .

          1. Avatar de Tiago Pires

            Peço desculpa pelo mal entendido, mas estava a referir-me a uma versão personalizada do OpenELEC e não a standard.

  6. Avatar de carlos
    carlos

    apesar de esta ser a distribuição com XBMC mais rápida que testei continuo a preferir OpenELEC

  7. Avatar de Jorge Moreira
    Jorge Moreira

    Boas. tenho o raspbmc instalado e a reproduzir filmes atrave´s da rede (partilha windows) o filme fica com uns cortes e soluça um pouco.
    Acontece a mais alguem? penso que que deve ser do cartão que é lento (é um scandisk 2gb normalissimo).

    1. Avatar de Cristiano Rocha
      Cristiano Rocha

      Pelo que eu li, a classe do cartão SD não tem muita influência no funcionamento do RPi. Alguns utilizadores no forum do RPi apresentaram uma solução que funcionou em alguns users com o teu problema. A solução era ires aos Settings do XBMC e alterares a refresh rate para 24Hz (ou 25Hz já não sei qual era mas penso que podes usar qualquer uma abaixo de 60Hz)

  8. Avatar de Jorge Moreira
    Jorge Moreira

    Na verdade tenho aquilo em 60HZ…vou testar e logo digo alguma coisa.

  9. Avatar de Filipe Pereira

    Alguém testou se esta distro detecta partições hfs? e se consegue descodificar dts (devido ao overclock)? e já agora se não aquece muito com o overclock… estou um pouco de pé atrás. 😛

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Pelo que eu testei não aqueceu muito, mas também não “puxei” muito por ele.

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    Pessoal, peço desculpa se estou enganada, mas ja nao foi referido a alguns meses que iria ser feita uma comparação (estilo tabela) de todos os mini-pc’s apresentados aqui no pplware. Não quero ser chato ou algo do género mas gostaria de saber se irá ser feito (ou não) ou já o foi e eu não reparei xD…

  11. Avatar de paulo
    paulo

    Dos 3 distros mais populares Xbian, Raspbmc e OpenElec prefiro o OE por varias razoes:
    – Mais estável
    – MCE remote funciona out-of-the-box
    – Mais rapido com OC (arm 840 / core 375)

    Cumpts

  12. Avatar de fernando
    fernando

    Boas a todos gostava era saber como instalado uma pen wireless???
    preciso muito de saber como
    obrigada

    1. Avatar de Francisco Aragão

      Boa tarde, deverá em primeiro lugar saber qual a marca e modelo da mesma, caso seja uma SMC USB deverá fazer os seguintes comandos por ssh:

      sudo apt-get install zd1211-firmware
      (para outras pens wireless é necessário saber a marca e modelo para saber qual o firmware a utilizar)

      E para ter um GUI via consola:

      sudo apt-get install wicd wicd-curses

  13. Avatar de fernando
    fernando

    gostava de saber como faco isso dentro do xmbc
    obrigada