WordPress 2.8 “Baker”

20 Comentários

Está disponível desde o dia 10 de Junho (anteontem) a mais recente versão do WordPress. Esta versão tem como nome Baker e como numero de versão o 2.8.

É uma versão major, trazendo enormes novidades a um grande motor de blogs. As principais novidades desta versão são melhorias a nível de temas, widgets, taxonomia e velocidade geral.

Para além das novidades foram resolvidos mais de 790 bugs.

Salientamos como principais novidades as seguintes:

  • Navegador e instalador de temas.
  • Possibilidade de personalização do cabeçalho do seu tema.
  • Nova interface de gestão dos widgets e nova API dos widgets.
  • Novos modos de personalizar os widgets do dashboard.
  • Sintaxe realçada e pesquisa de funções embutida no editor de temas e plugins.
  • Páginas de gestão com vistas personalizáveis.
  • Paginas de administração mais rápidas a serem carregadas

A lista de todas as novidades podem ser consultada aqui.

Se são utilizadores habituais da versão 2.7 (ou posteriores) então não vão notar muita diferença nas primeiras utilizações.

Apenas vão notar diferenças quando começarem a olhar para além do obvio e começarem a explorar as novas opções e as novas funcionalidades.

Partilhar:
Tags:

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de N_Lite

    De facto, o WordPress sofreu imensos melhoramentos tentando cada vez mais procurar a rapidez, funcionalidade e personalização.

    http://www.nyzux.net

    1. Avatar de tagravado.com

      e não pára de melhorar!!

      1. Avatar de Amarildo

        Montei meu blog neste sábado e ainda estou explorando o mesmo. me digam se uso o blog ele e atualizado para a nova versão automático?

  2. Avatar de 3biz
    3biz

    WordPress é uma das melhores coisas que ai anda quando se fala de plataformas web. Sem qualquer duvida.

    Pena que blogar esteja saturado e desinteressante. Blogs abandonados, blogs que ninguem e uma grande cadeia que sao meramente copia uns dos outros.

    Até o proprio pplware apesar de muitos e muitos visitantes se deixa viciar numa repeticao de posts e de texto.

    Gostava de ver a plataforma do workpress a evoluir para algo mais funcional.. um genero de tikiwiki (alguem conhece?) mais “web 2.0”, pois a meu ver as pessoas fartaram-se um pouco de produzir conteudo que se perde no tempo e querem produzir coisas com mais qualidade e mais duradouras.

    Diria um genero de disponibilizar melhor do que apenas despejar para a internet.

    1. Avatar de Vítor M.

      “Até o proprio pplware apesar de muitos e muitos visitantes se deixa viciar numa repeticao de posts e de texto.”

      Meu caro logo se vê que não sabes o que é informar e o que é ter uma dedicação a um projecto credível.

      Se reparares e nem vou apontar os melhores sites que vivem da apresentação de aplicações e as suas actualizações, o texto é o mesmo porque não se justifica alterar uma linha que seja.

      Outra questão é que os textos, para muita gente, é a primeira vez que é apresentado.

      Mas eu percebo-te… quem não sabe o que está em causa e falar é grátis, pode ter uma interpretação como a tua… enfim é a crise 😉

      aaa e outra coisa que tens de melhorar, nós não repetimos posts, textos sim, posts não… é uma questão de pormenor mas faz toda a diferença.

    2. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      essa conversa já é mais repetitiva que os os textos que eles repetem. eles já explicaram o porque de não elaborarem novos textos.
      Acho que já, sempre a a falar do mesmo.

      1. Avatar de tintas
        tintas

        É verdade ainda aqui há uns tempos falei nisso e explicaram o motivo das repetições. 🙂

  3. Avatar de Nuno José

    Notei uma grande diferença na velocidade, está fenomenal.

    1. Avatar de delaorden9.com

      gostei do seu blog amigo, keep it up !

  4. Avatar de aospapeis.blogspot.com

    Se é uma versão “major”, não quero. Prefiro esperar pela “coronel”.

    1. Avatar de n3XXuS
      n3XXuS

      OMG! hahahaha muito bom 😀

    2. Avatar de Vítor M.

      Hoje o homem está inspirado… sim senhor 😉

  5. Avatar de Paulo Ribeiro

    Hepa eu noto mesmo e que o logótipo deles para se tornar no da VW basta mudar o tipo de letra do “W” (a não ser que esse não seja o oficial).

  6. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Offtopic: Já saiu Joomla 1.5.11

  7. Avatar de David Leal
    David Leal

    Actualizei a minha Plataforma Wodpress para 2.8 a partir dai sempre que coloco para ler o post todo, aparece esta mensagem: Sorry, no posts matched your criteria.

    Gostava de saber o que se passa, ainda por cima não fiz copia de segurança

    http://redefoca.myweblive.net/blog

  8. Avatar de WordPress Portable

    Se estiverem interessados em experimentar esta versão numa pen ou no disco local é muito fácil. Vejam: http://nunoantunes.com/wordpress-portable

    Para já só tem a versão em inglês mas se houver interesse posso fazer uma em português. Deixem lá os vossos comentários.

  9. Avatar de Ubuzi
    Ubuzi

    que granda treta isso do WordPress… querem isso para escrever o quê? babuzisses como as minhas? vão mas é trabalhar e aprendam a escrever mal como eu

  10. Avatar de Kodiak
    Kodiak

    Boas Vitor.
    Já agora, quais os plugin’s que usas?
    E os melhores para wordpress?
    Kodiak

  11. Avatar de delaorden9.com

    @3biz, amigo, sem querer entrar na questão referente ao Pplware (se repete ou não) você tocou num tema que deve-se fazer uma reflexão sim. Eu tenho um blog tambem na plataforma WP.com (de graça). Concordo que a febre inicial dos bloggers ja se foi. Concordo que existe um grande percentual de blogs que só fazem aglutinar informação de outros blogs, sem nada genuino. E é aí que esta o grande erro de quem bloga. São varios perfís ; tem os que buscam “audiência” e isso é fatal a curto prazo. Tem os que blogam pensando nos outros, e isso não funciona. E os que repetem as noticias de outros canais. Na realidade ninguem é exclusivo na net. Acho que cada qual é livre para escrever o que bem quiser, mas é verdade, o cenario esta com a qualidade comprometida.
    Na minha cabeça, eu blogo aquilo que realmente gosto e não tenho a mínima preocupação com a audiência, pois ela se evapora rápido. Agora memso postei sobre os grupos paramilitares que estão dominando o Rio de Janeiro. Isso para a maioria dos que aqui frequentam, possivelmente não interessa, mas postei porque fiquei revoltado com a situação e se pelo menos alguem olhar, vai refletir sobre a situação.
    Blogar o que é popular é facil mas de interesse barato. Bom e outro defeito de alguns bloggers é escrever longos textos, portanto até logo… 🙂