Windows 7 – Corrigir índice do disco rígido

49 Comentários

Reparei que a minha máquina tinha um índice de experiência muito baixo, em relação ao que eu tinha com o Windows Vista instalado na máquina. Não entendo! Só depois de andar a pesquisar é que dei conta da “gralha” da versão beta do Windows 7. Mas há solução!


O Windows 7 é idêntico em muitos aspectos ao Windows Vista. Muitas das funções do Vista foram estendidas ao Windows 7 apenas com um lifting facial e pouco mais. Estavam a funcionar correctamente, logo é legítimo que se mantenham.

É o caso, por exemplo, do Windows Experience Index ou Índice de Experiência do Windows. Esta ferramenta informa e classifica o hardware para o utilizador ter noção do equilíbrio dos componentes face aos requisitos do Sistema Operativo.

No Windows 7 esta função ganhou um pouco mais de autoridade ao ligar ou desligar funções no Windows, isto derivado à tal classificação do Windows Experience Index (WEI).

Por exemplo o efeito AERO Glass do Windows 7 só fica activo se o Índice for 2.0 ou superior (há quem aponte para 3.0 mas na minha máquina o 2.0 já activou todos os efeitos AERO logo não se confirma o índice de 3.0).

Este impedimento, muitas vezes nem é causado por falta de requisitos gráficos, como mo meu caso, era o disco que “obrigava” um índice de 2.0 quando o restante é bem mais alto.

O WEI penalizou drasticamente os valores do disco rígido, quando os utilizadores migraram do Vista para o Windows 7. O problema está numa função que “atrasa” o disco na sua função normal e isso é visto pelo WEI como uma falta de performance. Vamos então desligar a função de caching da drive para reparara o rácio do disco.

1. Botão direito sobre  o Computer e seleccione a opção Properties do menu de contexto que se abriu.

2. Seleccione na janela que se abriu, do lado esquerdo em cima a opção Device manager.

3. Localize o seu disco principal e com o botão direito em cima deste escolha a opção Properties.

4. Agora vá para o separador Policies e desmarque a opção Enable Write Caching on the device e clique no botão OK.

5. Corra novamente o Windows Experience Index.

Este procedimento deverá corrigir o problema de avaliação do disco no Windows Experience Index.

É provável que esta função, nas futuras builds, venha desligada ainda por cima nem é uma função consensual em termos de segurança e performance. Não sei mesmo porque nesta versão vem activada!

Partilhar:
Tags:

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Denzil Ferreira

    Penso que deva ser um problema com essa versão de disco, porque aqui essa opção aparece activada desde início (tenho 2 Seagate e 1 Western Digital)

  2. Avatar de Vítor M.

    Denzil Ferreira pode ser, mas eu ainda não vi em nenhum a opção desligada. Acho que por algum motivo, de segurança talvez, a opção vem sempre ligada.

    Seja como for, é simples resolver este problema. Mal alterei o estado do caching voltei a pedir nova análise o índice e voltei a ter 4.0, como tinha no Vista.

  3. Avatar de Rafael Kassner

    Comigo o 7 veio com esta opção desativada.

    Talvez seja pelo fato de que eu instalei a partir do Windows Vista.

    Até mais.

  4. Avatar de Andrius
    Andrius

    os valores dos indices sao semelhantes ao do Vista ou algum elemento aumentou / diminui?

  5. Avatar de LinusFriend
    LinusFriend

    Vejo que os amigos da micro$oft continuam a bombar … será amor?
    Só eu não tenho dinheiro para comprar so’s … 😉

  6. Avatar de JPedro
    JPedro

    @Andrius
    Os valores aumentaram, ja tenho agora valores de 7,9 contra o antigo 5,9 do vista.
    Não sei se este valor sera o máximo…

  7. Avatar de Ferreira
    Ferreira

    Bem me parecia que aquilo não estava bom…

  8. Avatar de Andrius
    Andrius

    aumentaram o sistema de avaliacao?! pareceme bem… 0 a 6 parece me algo limitativo.. =)

  9. Avatar de Vítor M.

    LinusFriend não tens dinheiro para comprar um SO? Quanto achas que custa o Windows Vista Home Premium?

    Dou-te uma ajuda:
    Vamos utilizar estes valores do KuantoKusta
    http://www.kuantokusta.pt/Software-Sistemas-Operativos-Microsoft-Windows-Vista-Home-Premium-32-bit-EN-OEM.php

    Vê os preços mas eu já vi mais baratos 😉

    Mas repara se são ou não preços comportáveis.

  10. Avatar de Bruno Cruz
    Bruno Cruz

    Boas a todos
    Vitor M. gostaria de saber de uma forma sucinta o que tem achado do windows 7.
    Cheguei a testar a 1ª versao disponibilizada na net, pareceu me muito bom, mas algo ainda por pulir (como é logico). Ainda nao tive dispinibilidade para testar a ultima versao mas pelos posts aqui expostos parece estar mais solido. Queria saber tambem as incompatibilidades com algumas drivers. Ja vi em foruns a queixarem se desse problema.
    Abraços e muito obrigado pelo excelente trabalho demonstrado!

  11. Avatar de Jaime
    Jaime

    Até à data nenhum problema com as drives.
    Com esta última versão a opção também já vinha activada.
    Um problema só com o IE que bloqueou e que após envio de relatório não se
    repetiu.

  12. Avatar de mmick
    mmick

    A minha cache (Laptop, HDD Toshiba 320Gb 5400rpm 8Mb buffer, SATA) também já vinha ligada e fiquei com 2.0 (o que nao me afecta em nada porque o disco é rapidíssimo).

    Mais tarde vou testar sem a cache mas:

    – o Windows Index é que fica mais alto ou a performance REAL também é superior???

    PS: aconselho a toda a gente com o Windows Vista 32-bit a mudar para o Windows 7. É um salto em todas as frentes, 99% dos drivers VISTA funcionam no Windows 7 assim como os programas. Estabilidade: FANTÁSTICA!

  13. Avatar de Vítor M.

    Bruno Cruz eu fiz o seguinte:

    A minha máquina de trabalho (pplware) é um VAIO. Quando o comprei em Junho de 2007 trazia o Windows XP mas já me permitiam fazer o upgrade para o Vista home premium. E assim foi.

    Na questão de drivers a Sony foi tratando de disponibilizar, se bem que cerca de 80 a 90% dos que vinham para o XP funcionavam perfeitamente.

    Depois veio o SP1 do Vista, instalei e a máquina não se ressentiu, melhorou em vários aspectos mas em termos de “peso” não houve qualquer problema.

    Havia no entanto um menor rendimento da bateria. O Windows Vista consumia a bateria do VAIO em pouco mais de 70 minutos.

    Nunca lhe dei descanso, nem um só dia, era a carga diária do instala, remove, restaura e muito trabalho gráfico, edição multimédia, etc. etc. etc.. Só o formatei 3 vezes até à chegada do Windows 7.

    Quando saiu a primeira build do Windows 7, eu formatei a máquina e instalei a versão disponível do Windows 7. Não estava ainda muito estável, andei uma semana e pouco com aquilo e como me fazia falta a máquina para trabalhar (o servidor estava numa sala fria 😉 ) decidi voltar a meter o Windows Vista. Tenho de referir que entretanto ofereceram-me uma versão do Windows Vista Ultimate e na última vez que o formatei instalei essa versão. Voltei a instalar o Ultimate.

    Durante a utilização do Windows 7 build 6801, alguns drivers não foram instalados. Tinha problemas pois não tinham sido reconhecidos drivers de vários componentes e nem os do Vista estavam a funciona.

    Na Beta 1 tudo foi diferente. Muitos componentes foram logo instalados e o Windows 7 aceitou drivers do Vista. Ainda lá tenho o raio do leitor de cartões que não instala o driver e os botões dos extras que tb não funcionam. Mas tudo resto está impecável, consome menos energia, anda pelos 85 minutos de duração a bateria e está mais rápido a copiar, melhor e mais leve aspecto, mais expedito nas acções (copiar, colar, mover, abrir, fechar, etc.) e mais interessante, com ferramentas melhoradas, com um leque de opções maior.

    Ainda tem bugs e de vez em quando ao desligar obriga-se a recorrer ao botão do Power (mas acho que removi esse problema ao retirar o caching para o disco). Enfim, é uma questão de instalares e experimentares. Na VMWare não tiras partido de todo o potencial.

    A versão que estou agora (recentemente) a experimentar, a 64bits, está bem também rápida e há uma ou outra acção que noto melhorias, principalmente nas ferramentas gráficas, mas ainda é cedo para dar o veredicto final.

    Em breve teremos uma nova build, há quem diga que será a 7016… não faço ideia, sei que há melhorias nos ecrãs tacteeis, na nova build.

  14. Avatar de t@ndre

    Humm para um leigo em Vista,

    existe algum post aqui que explique mais detalhadamente o que é o WEI?

    ———————
    http://www.sounatural.com

  15. Avatar de a2502485
    a2502485

    uso o vista, oficial… este beta w7 é muito apelativo… mas não arrisco… Andei assim pelo vista… era so crashar … crt alt del… enfimm..

    Vou aguardar pela uma versão mais final…

  16. Avatar de aver
    aver

    Tenho o Windows 7 instalado numa máquina virtual (VMware Wokstation).

    O Windows Experience Index é 1. Logo não tenho Aero Glass e, como consequência, não tenho “miniaturas” das aplicações abertas na barra de tarefas (não que isso me rale grande coisa)

    Alguém tem Aero com o 7 numa máquina virtual ?
    http://www.blogsdna.com/1972/how-to-enable-aero-glass-effect-in-windows-7.htm

  17. Avatar de aver
    aver

    LOL. Afinal o Aero também pode ser “hackado” mexendo no registo do Windows 7, quando está a correr numa máquina virtual.

    http://www.blogsdna.com/1996/registry-hack-to-enable-aero-in-windows-7.htm

  18. Avatar de Kripton
    Kripton

    Alguém responde à questão do mmick ?

    Parece muito pertinente.

  19. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Estou a utilizar o Windows 7 e não tive esse problema…

    Abraço,

    ——-

    http://www.best-cine.com/

  20. Avatar de JPMS
    JPMS

    No meu já está activado por defeito…

  21. Avatar de mmick
    mmick

    Alguém sabe se DESLIGANDO A CACHE (aumentando o Windows Index) a performance aumenta?

    Se o VAIO do Vitor M dura 85 minutos o meu dura á volta de 300 minutos 😀 (no Power Saver com ecra a 40%, Wifi ligado). Com tudo no mínimo (Wifi ligado) uns 330-360min no Windows 7 (mais 30-45min que com o Vista).

    Se interessar saber: Core 2 Duo 1.8Ghz bus 800MHz, 12″ 1280×800 non-LED, 2Gb RAM 667Mhz, gráfica Intel X3100, HDD Toshiba 320Gb 5400rpm SATA.

    Honestamente acho que a versao final do Windows 7 num portátil com ecra 12″ LED tem potencial para 7-8h em utilizaçao normal 😀

  22. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    “Honestamente acho que a versao final do Windows 7 num portátil com ecra 12″ LED”

    LCD? 🙂

    Quanto à questão de desligar o “chaching” dos dados, acho que a descrição dada pelo windows é óbvia.
    Para um disco permanente, deve ligar-se a cache seleccionando “optimizar para desempenho” e, onde aplicável, “activar a escrita em cache no disco” e “activar desempenho avançado”.

    Assim garante-se a máxima performance efectiva do disco, e por consequência, a classificação do WEI sofre actualização.

  23. Avatar de Rogeer
    Rogeer

    uso o windows 7 estou a gostar quanto a esta opção aqui colocada não consigo desativar aconteceu com mais alguem? como posso resolver obrigado..

  24. Avatar de Alex
    Alex

    tópicos do windows sempre dão uq falar….

    U.U

    meu índice aumentou…

  25. Avatar de Roger
    Roger

    consigo ter melhores valores com o vista 4.2 e no seven 4.0 aparece uma caixa de texto que diz …
    Windows could not change the write-cathing setting for the device
    you devise might not support this or changing the seting.

  26. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    Roger: é uma versão Beta =)

  27. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    Pessoal na minha versão win7 já está tudo ativado e como é beta não considero isso ilegal. Eu baixei a versão do orbit30 que vem sem marca d’agua, não precisa de serial e ja vem ativado (acho que os amigos de Portugal escrevem activado né?) agora esta dica do Vitor é nota mil mesmo. Muito boa mesmo. Agora pra mim isso seria só um detalhe porque o que me importa é o REAL desempenho da minha máquina e não confio muito na “nota” que o SO vai me dar….Parabéns a todos !

    _____________________
    vou dividir contigo
    http://delaorden.wordpress.com/2009/01/20/vou-dividir-contigoyour-uninstaller/

  28. Avatar de Luis Pereira
    Luis Pereira

    Eu digo que estou bastante surpreendido com o trabalho da M$ desta vez…comprei um portatil com Vista em julho mas cedo me fartei dele e do seu consumo de memoria, junto com alguns problemas que tinha…formatei e XP no bicho…desde entao que assim tem sido…com a chegada daqui do seven para testar e os comentarios que tenho visto decidi instalar a versao teste para ver com os meus proprios olhos…e digo de minha opiniao que a beta ta muito melhor que o Vista…eu deixei de usar o xp desde que instalei (tenho dual boot)…ha alguns crashes de programas como e normal mas tem funcionado muito bem…faço tudo o que fazia no xp aqui, ate PES 2009 com a mesma ou melhor fluidez jogo…resta dizer que se a M$ melhorar isto ate a versao final acredito que vem ai um novo XP…

    Queria so perguntar ao victor se as builds actualizam sozinhas ou nao…(so curiosidade)

  29. Avatar de Andre

    Sou só eu que não aparece a classificaçao do indice de experiencia?? Já o corri umas 3 vezes e nunca aparece nada….

  30. Avatar de Nuno Peralta

    Esta opção estava activada no meu Windows Vista.

    Vocês podiam era fazer um apanhado das opções que devemos ter desactivadas, pois podem danificar o disco ou outros hardwares. 🙂

    Obrigado pelo vosso trabalho!

  31. Avatar de mmick
    mmick

    @Filipe Lourenço:

    nap, LED mesmo lol Retro-iluminado por LED: mais contraste, mais luz, menos consumo. Normalmente um ecra retroiluminado por LED gasta entre 40-50% dum normal.

  32. Avatar de Rafael Kassner

    @JPedro

    Acredito que os índices superem a casa de 8,0. Com o Core 2 Quad Q6600 obtive 7,1, sendo que ainda é 65nm e é considerado um dos piores Quad. Acredito que com um Core i7 possa romper-se esse 7,9 com tranquilidade.

  33. Avatar de Rafael Kassner

    @Andre

    No meu notebook tive o problema dele gerar um erro no sistema ao tentar atualizar o índice, no meu caso parece ser culpa da placa de vídeo onboard.

    @mmick

    Pelo que consegui testar ativando ela, durante a copia de ficheiros muito grandes existe uma perda de desempenho, porém quando você trabalha com muitos arquivos pequenos, ou muita leitura de disco (uTorrent com cache de software desligado) a performance nele aumenta.

    @all

    Fiz uma análise relativa sobre o que consegui perceber no Windows 7 até agora. Está em português brasileiro, mas os gajos aqui conseguirão entender sem problemas.

    http://www.kassner.com.br/2009/01/20/o-promissor-windows-7/

    Eu digo, PPLWare fazendo sucesso até no Brasil ;D

  34. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    @rafael kessner, beleza de artigo e blog…….concordo que a cada dia um novo pepino aparece para resover na área de TI, mas quem gosta mesmo não enjôa…….keep it up ! 😉

    _______________________________
    conhecem este músico extraordinário ?
    http://delaorden.wordpress.com/2009/01/21/ouca-esta-musicayann-tiersen-comptine-dun-autre-ete/

  35. Avatar de mmick
    mmick

    gostei de ver galera do brasil aqui 😀 thankx

  36. Avatar de lima
    lima

    Bom, pelos conhecimentos que tenho desactivar essa opção só ira afectar negativamente o desempenho real do disco. Isso faz com que o SO não use a cache memory do disco, ou seja aquilo que chamamos “buffer” quando compramos o disco e que quanto maior melhor… as operações mais frequentes do disco passaram a ser efectuadas mais lentamente sem a cache ligada.
    Por isso trata-se com certeza de um pequeno bug do windows 7.

  37. Avatar de Kripton
    Kripton

    @ lima

    Aquilo que dizes faz todo o sentido, até alguém demonstrar o contrário.

  38. Avatar de Rui Gonçalves

    Tirar a opção de cache de escrita também aumenta a performance do vista?
    Após várias desfragmentações ao meu disco este ainda está lentíssimo. Parece que cada vez que o faço a performance é pior.
    Estou seriamente a pensar experimentar o Win7….
    Mas atenção … sempre que instalam um SO novo é tudo muito lindo porque todos os ficheiros estão alinhados e é tudo muito rápido o pior vem depois quando instalam programas com muitos ficheiros pequenos ou drivers manhosos…
    O meu vista demorava 20 segundos a arrancar agora demora 10 minutos…
    _____________________________________________________________
    Engenhu Gadgets – http://www.engenhu.com

  39. Avatar de a2502485
    a2502485

    quando abro no win7 deixo de ter acesso ao disco que tem o vista instalado será normal ?

  40. Avatar de Nelson Araujo
    Nelson Araujo

    Olá a todos,

    se me permitem, antes de mais gostava de dar os meus parabens a toda a equipa da pplware pelo excelente trabalho que têm estado a fazer até aqui.

    É verdade que é a minha 1° vez que deixo um comentário, tenho que o admitir, mas sou um leitor assíduo deste site.

    Também tenho o Windows 7 (versão Beta 7000), instalado no meu laptop, e gosto bastante da no que toca à aparência visual. Quanto à utilização dele, consegui ganhar um aumento de durabilidade da minha bateria em quase 3/4H.
    Até já experimentei gravar um dvd e acho que foi mais rápido que o Vista.
    Mesmo ao nível de navegação na Internet consigo ter melhores preformence que o Vista, que a nível de downloads ou uploads….

    No que toca aos erros….. esses eu tenho 2 problemas.
    1° Com a minha placa gráfica ATI HD2600, que o Windows 7 diz que não suporta as drives da ultima atualização.
    2° é com o meu BitDifender Total Security que não posso fazer actualizações, nem activar a firewall.

    Logo decidi remové-lo e instalar outro antivírus e usar a firewall por defeito do windows. Assim funciona muito bem.

    Agora a questão é…. Alguém sabe de uma atualição especial para a placa gráfica ATI HD2600?????

    Big hug para todos de Lausanne

  41. Avatar de Tiago Derevko
    Tiago Derevko

    Caramba… O índice do meu HD passou de 2,0 para 5,4 com essa “brincadeira”. Valeu.

  42. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Alguem sabe como resolver o bug na build 7057 relativo a classificacao do processador?

    Windows 7 (6.1.7000)
    Processador: 2,4
    Grafica (jogos): 2,3

    Windows 7 (6.1.7057)
    Processador: 2,2
    Grafica (jogos): 2,4

  43. Avatar de Junior Diberarto
    Junior Diberarto

    estou com problemas na transparência do seven
    meu amigo usa e nao em nenhum problema
    mas no meu sim eu tento muda a cor da barra do iniciar aplicar a transparencia e nada acontece….segundo meu amigo e a resolução de tela. isso é possivel?

  44. Avatar de José Wey Martz
    José Wey Martz

    Muito bem! Falô! O lance no meu notebook foi melhorado a partir de sua publicação,obrigado.Aqui estava baixa a nota (1) em relação a grafics onde aumentei a memória de sonbra na bios de 64Mb para 256Mb ficou na casa dos 3.0 Beleza! o hd está 4.5 etc.Sei que o papo ai na Europa rola em melhor nivel no que diz respeito a hardware até os músicos descrevem com maestria os
    equipamentos que utilizam é a internet funcionando é que salva não é? um abraço! até mais!SV SP Br

  45. Avatar de Samir
    Samir

    Poxa, fiz aki o esquema mas o índice de avaliação do HD continua em 5,9… Engraçado q meu HD é de 500 GB SATA II 16MB de buffer 7200 RPM Barracuda da Seagate, a nota deveria ser no mínimo uns 6 a 6 e meio…

  46. Avatar de Reinan Santos
    Reinan Santos

    no meu note HD samsung 160GB 5400RPM nota=> 5,5
    no meu pc HD Samsung 320GB 7200RPM nota=> 5,9
    creio eu q não é o buffer ou tamanho do HD q influencia na velocidade do HD e sim o RPM…..