Windows 7 Action Center

17 Comentários

A Microsoft decidiu desde o Windows XP SP2 centralizar os vários avisos e recomendações de segurança dos principais programas que monitorizam o Windows. Esse centro nevrálgico de informação de segurança tem evoluído ao longo das versões que foram saindo.


No Windows XP o destaque ía obviamente para a Firewall e para o antivírus, duas ferramentas importantes no desempenho do sistema operativo.

Mais tarde, no Windows Vista, a Microsoft já acrescentou outros factores que monitorizavam e alertavam o utilizador para a segurança do seu sistema operativo. Introduzia a verificação de software de protecção contra software malicioso.

No Windows 7 a ideia é dominar os vários factores de insegurança e precaver qualquer acção que prejudique o bom funcionamento do Windows. Assim, foi criado o “Action Center”. Este centro de acção incorpora alertas de 10 recursos e funcionalidades existentes do Windows: Security Center; Problem, Reports, and Solutions; Windows Defender; Windows Update; Diagnostics; Network Access Protection; Backup and Restore; Recovery; e User Account Control (UAC).

Action Center Notifications
O Action Center notifica os utilizadores sobre qualquer acção que exija a acção dos mesmos.

Esta informação dada pelo centro de acção é bastante completa e facilmente o utilizador ficará a saber qual o problema que está a causar a instabilidade. Claro que a máquina em comportamentos de risco ou falta de equilíbrio e atenção por parte do utilizador, poderá produzir bastantes avisos, fazendo com que os utilizadores se aborreçam de tantos alertas. O centro permite optimizar o nível de informação produzida por esta funcionalidade.

O Action Center sustenta-se em duas categorias:

  • Segurança
  • Manutenção

Action Center – Segurança
Nesta secção, os utilizadores serão informados de todas as necessidades de segurança, problemas ocorridos e soluções para colmatar os tais problemas de segurança.

Basicamente o serviço é idêntico ao que tínhamos no Windows Vista, praticamente as mesmas opções somente o aspecto está diferente.

Action Center – Manutenção
Nesta secção, os utilizadores vão encontrar informação relacionada com a manutenção do sistema. Por exemplo: os backups de sistema, as actualizações do Windows e soluções para problemas ligados aos vários intervenientes no normal desempenho do sistema operativo. Aqui poderemos receber, por exemplo, indicações de que já se encontra disponível a solução para aquele problema que não nos permitia abrir determinado ficheiro.

Troubleshoot Options
Solucionar problemas do seu Windows nunca foi tão simples como no Windows 7. A funcionalidade “troubleshooting wizard” ou guia de solução de problemas, detecta qualquer problema com o computador e tenta reparar esse problema. O guia é bastante pormenorizado e informativo, oferece grande detalhe guiando-o passo-a-passo na resolução do problema.

Existem várias tarefas onde os utilizadores podem procurar as soluções para os problemas:

Vão encontrar sugestões de resolução de problemas bastante interessantes.

Troubleshooting Report
Esta ferramenta fornece relatórios importantes para compreender e tentar reparar os problemas. Esta informação assenta em detalhes sobre a tarefa, o problema, a descrição actual da correcção (corrigida ou não corrigida).

A imagem a seguir mostra um relatório que fornece informação relacionada com as performances. É umas das opções da funcionalidade Troubleshooting report :

Este sistema operativo está mais expedito na resolução de problemas. Todos sabemos que grande parte dos conflitos existentes no Windows, derivam de aplicações e/ou hardware com incompatibilidades que originam posteriormente bloqueios entre outros danos do Windows.

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Ferramenta muito útil sobre a segurança da nossa máquina…

    Abraço,

    ———

    http://www.best-cine.com/

  2. Avatar de Justo como Selvagem
    Justo como Selvagem

    Será que a mesma irá vingar ?
    É uma pena o Windows 7 ter o UAC, pq ele enche o saco !

  3. Avatar de Helguera
    Helguera

    Post bastante completo Vitor M. 😉

    Muito Obrigado,

  4. Avatar de Simões
    Simões

    Boa tarde.
    Um pouco offtopic mas quero comunicar uma coisa a todos aqueles que acham que não tem máquina para o Windows 7.
    Eu estou a correr o Seven em máquina virtual, um Centrino pentium M 1.7 Ghz com 1GB de RAM. Estou a usar 600MB para o Windows 7. O mínimo é 512.
    Este portátil já tem 5 anos e aguenta o Windows 7 em máquina viritual. Posso afirmar que está fluido. Com as obvias limitações da máquina virtual (VmWare).

    Apesar de ser muito fan de linux, acho mesmo que o Seven vai vingar. Finalmente a Microsoft fez um sucessor do Windows XP.

    Um bom fim de semana a todos.
    @Vítor M.
    Continua sempre com o excelente trabalho que é o Pplware.

  5. Avatar de Jaime
    Jaime

    É por demais meritório o trabalho apresentado e desenvolvido por toda a equipa deste site e desejo que tenham muita saúde para o continuarem.
    Tenho como outros experimentado o seven. Tanto a 64 como actualmente a 32
    bits. No primeiro passei a vida a enviar “feedbacks” e neste de 32 ainda não
    tive qualquer dificuldade, nem com o SO em si nem com os softwares que já
    usava no XP. Uma excepção para os drivers de impressoras mais antigas e
    não necessàriamente muito.
    Conclusões o 64 tem as mesmas dificuldades que todos os 64 e o 32 é um XP
    mais bonito e mais eficiente que o Vista. Para além disto só o facto da Microsoft querer acabar com o XP para fazer mais negócio com este Seven.
    Se me deixarem continuar nunca irei abandonar o XP ou eventualmente um
    Linux. Saudações para todos e um bom Fim de Semana !

  6. Avatar de Scrabby
    Scrabby

    Simões,
    Eu estou com o Windows 7 instalado de raiz no meu portátil, este já vai para 4 anos ou mais, com centrino 1.6, 512 mb de ram e um 6200 256mb.
    Corre fluentemente, serve perfeitamente para um portátil como o meu, navegar e usar edição de texto por exemplo, chega e sobra, claro que se puxar muito por ele lá se começa a engasgar, mas nunca pensei que só com 512 se safasse tão bem, visto que também estou a utilizar o aero.
    Nunca cheguei a passar por vista(apenas nos pc’s dos outros, nos quais tive de resolver os problemas desse bicho de 7 cabeças), sempre me mantive fiel ao XP, mas o 7 pareceu tornar a adaptação mais que fácil, drivers só tive de pegar nas antigas da placa de rede/wireless e o resto o 7 fez sozinho, quanto a configurações (colocar a nossa maneira) foi no primeiro dia que pareceu estranho, agora parece que sempre tive este sistema operativo, além disso esta nova barra de tarefas faz uma pessoa acomodar-se.
    Cumprimentos

  7. Avatar de Morbus

    O Windows 7 parece muito porreiro. Espero que a UE obrigue mesmo a Microsoft a tirar o Internet Explorer e o Windows Media Player das distribuições por cá. Sem eles, desconfio que o 7 vá ser mesmo excelente.

    Sim, porque, ao fim e ao cabo, o IE e o WMP são os únicos dois programas com concorrência que vêm com o Windows. O WordPad também pode ser considerado como concorrência ao AbiWord ou assim, mas dá para desinstalar facilmente, ao contrário do IE e do WMP.

  8. Avatar de bogas
    bogas

    embora concorde com o morbus, ainda á açgo hoje em dia que me faz uma confusao. muito grande….

    eu nao gosto do wmp nem do ie, nem de algumas outras coisas, mas como e que podem impedir a ms de os por lá e que nao me faz muito sentido…

    se a audi construir um carro nimguem os vai obrigar a instalar um volante da fiat, nem muito menos a vender o carro sem volante….

    o exemplo nao e perfeito, mas a esta hora nao da para mais.

    enfim, nada como fazeram, costumizarem voces proprios a vossa instalacao, existem diversos programas para esse efeito, e nao é assim nada de muito complicado.

  9. Avatar de Ruixituh
    Ruixituh

    O IE e o WMP são difíceis de desinstalar? Não me parece…

  10. Avatar de aver
    aver

    Quem começou com o Windows 7 Alfa e os patchs para o tornar mais funcional lembra-se de Rafael Rivera

    Acaba de alertar a Microsoft para uma falha grave de segurança do Windows 7. Com um script pode-se desactivar completamente o UAC do 7.

  11. Avatar de UAC
    UAC

    Qual é a melhor forma de retirar o UAC e os seus avisos irritantes na barra de tarefas quando o desactivamos?

  12. Avatar de Alex Ribeiro

    @Ruixituh

    Bom, a remoção não é coisa simples que qualquer um o faço e os resultados são variáveis, as vezes você nem percebe que foi feito e outras o SO parece perder a estabilidade. Definitivamente não é algo que eu classificaria como fácil.

  13. Avatar de Blizard

    Cada vez mais a segurança é o mais importante…

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  14. Avatar de António
    António

    @Simões
    Não posso estar mais de acordo contigo, mas eu vou ser mais extremo, estou a testar o MW 7 num desktop previamente formatado onde a caracteristicas são de um celeron 1000@1200 com 640Mb de RAM e até agora tudo fixe. Mas atenção uma das alterações que fiz e que normalmente faço nos sistemas operativos da microsoft é nas propriedades de desempenho meter para o melhor desempenho, onde se perdem alguns gráficos mas de resto não tenho tido problemas com drivers inclusive som 5.1 nem nada. Até agora estou a gostar!

  15. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Excelente Post!

    Esperemos que a Microsoft faça um suporte em condições, existe sempre uma tendência para quando começam a preparar outro projecto a qualidade de suporte comece a diminuir.

    cumps.

  16. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Ola
    Alguém me podia indicar quais as especifícações da máquina virtual Windows7?
    obrigado.

  17. Avatar de Gmag Tavares
    Gmag Tavares

    Tenho um computador com Windows 7 Profissional 64 Bits. Não consigo instalar lá nada correctamente. A Pen Banda Larga da Zon não acede á Net. Os jogos não correm correctamente, por ex. o NFS Shift. Será que é úm problema de incompatibilidade de 64 Bits ? Tem resolução este problema ? Será que é melhor por o Windows 7 a correr a 32 Bits ? Como se faz isto, se é que é possível.