Windows 7 – Alterar comportamento da Barra de tarefas

31 Comentários

Antes de mais devo dizer que estou bastante satisfeito com o windows 7… tem-se portado bem.

Uma das coisas com que me tenho deparado é que de vez em quando encontro janelas que abri há 15 dias atrás… porque é que isto acontece? Bem, o Windows 7 possui um mecanismo que agrupa as janelas na barra de estado, tipo a nossa gaveta de secretária que serve para arrumar tudo e mais alguma coisa.

Como raramente desligo o computador (hiberno que é bem mais rápido a fechar e depois a abrir), de vez em quando lá encontro uma janelas “fora de validade”  perdidas nos “escombros” da barra de status. Com nunca usei o Windows Vista, esta característica foi uma novidade para mim.

Como voltar então a ter a nossa barra à moda do Windows XP?

Este é uma configuração muito simples. Para tal, basta irem até a barra de estado, botão do lado direito do rato e escolher propriedades.

Em seguida, deve definir em Botão da barra de tarefas (taskbar buttons): Nunca combinar (Never combine).

sshot-1

Já agora, no mesmo menu podem definir a posição da vossa barra de estado através da opção Localização da barra de tarefas no ecrã (Taskbar location on screen) e escolher Fundo (Bottom), Esquerda (Left), Direita (Right) ou Topo (Top).

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Morbus

    Boa dica, boa dica. 😀

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. Avatar de ElComandante

    Eu sinceramente prefiro como vem default. É um dois em um espectacular: permite-nos ter muito mais atalhos na barra de tarefas, e mesmo tendo carradas de janelas abertas, nunca se torna confuso.

    1. Avatar de Magno Campos

      Concordo plenamente… testei como diz o post…. K CONFUSÃOOOO looool

      eu keria era saber como limpar a lista k vai acumulando quando se carrega com o butao do lado direito em cima dos icones

      1. Avatar de Conimbrigae
        Conimbrigae

        Nem sabia dessa de clicar com o botão direito em cima dos ícones… obrigado.

      2. Avatar de joao
        joao

        so conheço uma maneira de o fazer… eliminando 1 a 1 clicand no botao direito do rato em cima dos ficheiros lol

  3. Avatar de Conimbrigae
    Conimbrigae

    @Magno Campos… descobri como se faz o que vc perguntou. Clica com o botão direito na barra de tarefas, propriedades, vai à guia «start menu», depois retire o visto do «restore and display recently opened items in the Start menu and the taskbar».

  4. Avatar de Pedro

    Por defeito é bem melhor 🙂

    __

    http://www.tvuniverso.com | Tudo sobre TV e Séries

  5. Avatar de Ivo Mota
    Ivo Mota

    Porque quer tudo ficar no passado :p

    Acho excelente a nova maneira de interacção com a barra de tarefas. Estranha em primeiro, mas depois habituando-se percebe-se que e uma forma rápida de aceder a todas janelas…

    Xp ja era…agora e era 7…e as pessoas tem que se adaptar…para frente e que é o caminho…

    não é nenhuma crítica, é uma opinião e uma dica

    1. Avatar de cust
      cust

      só lembrando, ninguem tem que se acostumar a nada, existem muitos sistemas operacionais melhores que windows, eu mesmo estarei migrando em definitivo para o linux quando essa bomba for lançada

      1. Avatar de Ivo Mota
        Ivo Mota

        Concordo também,ate porque eu sou um defensor de linux, e tambem uso linux ja algum tempo em dual boot com windows.Uso os dois dependendo do que quero fazer.

        E agora o proximo portatil que comprar é um mac porque quero experimentar leopard e as maquinas da apple, e tirar partido do que dizem ser muito bom, para multimedia e fotografia…

        como disse temos de nos habituar a tudo de novo que vem e não ficar agarrados a uma só, ha que se tirar partido da inovação, seja qual for o sistema operativo.

  6. Avatar de José Moreira
    José Moreira

    Pedro Pinto, só uma pequena correcção: HÁ 15 dias, e não “à 15 dias”.
    Quanto ao resto… sempre na linha a que o Pplware nos habituou.

    1. Avatar de Ricardo Correia
      Ricardo Correia

      Acho que estás enganado!

      O verbo HÁ (de Haver), só se aplica para em questões de posse ou existência de algo. Ex: Há dois pc’s em cima da secretária.

      A forma como o Pedro Pinto escreveu está completamente correcta.

      1. Avatar de Zé do Boné
        Zé do Boné

        O leitor José Moreira está certo.

        A forma certa é “há 15 dias”; utiliza-se o verbo haver quando se refere a um período de tempo decorrido, como: “há um ano”, ou “há muito, muito tempo”;

        Há = Ser decorrido, passar-se. (v. impess.)

      2. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Naquele contexto significa “faz 15 dias”, logo escreve-se “há 15 dias”.

  7. Avatar de mjmft
    mjmft

    Boa Noite

    Já agora alguém me diz se há forma de por o menu Iniciar – Start como o velhinho Menu Classic que começou a aparecer, salvo erro, com o w95?

    1. Avatar de Raicuparta
      Raicuparta

      Até agora não há maneira de fazer isso, só mesmo esperando por uma aplicação externa que o faça…

      1. Avatar de mjmft
        mjmft

        Como eu não tenho o WIN7 instalado, e caso estejas interessado, aqui vai um site que explica tudo bem explicadinho.
        Um abraço

        http://www.unawave.de/windows-7/win7-classic-menu.html?lang=en

  8. Avatar de Raicuparta
    Raicuparta

    Eu gosto do Win7 e estou a usá-lo agora mesmo, mas não gosto nada da nova barra de tarefas… mal o instalei mudei para a clássica (como mostra no tutorial), a nova não faz muito sentido, só me faz dar mais cliques e demorar mais tempo…
    Só queria saber como desligar o raio das miniaturas das janelas quando passamos a seta por cima… é muito irritante que mesmo que as janelas não estejam agrupadas, quando passo por cima de uma aparece a miniatura de todas as janelas do mesmo programa, e na verdade nunca achei as próprias miniaturas úteis.

  9. Avatar de mehrlicht
    mehrlicht

    Chamam a isto dica?

  10. Avatar de edumicro

    Raramente desligas o PC? Isso é que deve ser gastar electricidade… 😛

    1. Avatar de edumicro

      Esquece o comentário anterior, só agora vi que hibernas o PC. 😛

  11. Avatar de Jorge Lima

    Realmente esta nova versão do Windows está muito, mas muito boa.
    Na minha opinião a combinação de experiência e estabilidade do XP com a dinâmica e design do Vista deu frutos!

  12. Avatar de João Lourenço
    João Lourenço

    olá, sim a dica é de facto boa, mas.
    não dá para por pastas lá?,
    tipo mac, uma vez que a barra já faz algo que o mac faz, n ha alguma maneira para a barra aceitar pastas e elas abrirem ao clicar?

    1. Avatar de mjmft
      mjmft

      Duas coisas:

      – Ainda não instalei o Win 7

      – Do Mac, e perdoem-me os seus fieis utilizadores, só conheço a maçã…

  13. Avatar de zp
    zp

    Quero é tirar os previews quando se faz mouse over num ficheiro ou pasta na barra de tarefas!!

  14. Avatar de Jonathan Vilela
    Jonathan Vilela

    Será que alguém me sabe dizer como configurar a barra para que esta fique por de traz das outras janelas quando estas estão maximizadas?.
    É que detesto não poder trabalhar como o ecrã por inteiro (manias que posso fazer).

  15. Avatar de Rennan
    Rennan

    eu quero saber como faz pra mudar a cor da barra de ferramentas e também, como faz para aparecer as janelas pequenas quando vc passa nos ícones que estão abertos, por exemplo quando vc tem várias abas abertas no IE e vc passa por cima aparece a imagem dos sites abertos nas abas. quero saber como faz isso, obg ..

  16. Avatar de José Lambelho
    José Lambelho

    Agradeço esta excelente dica. Muito obrigado.

  17. Avatar de Inês Fernandes
    Inês Fernandes

    Agradeço DEMAIS a dica de nunca combinar na barra de tarefas. Eu utilizo muito essa barra nos meus trabalhos de tradução e crio organizações bem específicas a cada momento. Eu estava ficando louca com a “obrigação” de mantê-las agrupadas! Esta brasileira aqui do Rio de Janeiro agradece mais uma vez sua excelente dica!!! Abraços!

  18. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    uma pergunta, quando passamos o rato aquilo da-nos uma imagem do programa que o rato esta sobre e esta aberto, aquilo deixou de me aparecer, que faço???

  19. Avatar de Sisio

    hi pexoal…tenho um hp probook 4520s corei3, reinstalei o windows7 so k nao mostra o efeito vertical qdo pouso o cursor numa janela. tem o mesmo problema que do Filipe Silva. que faxo ? heeeeeeeeelp