Verifique problemas de Performance no Windows 7

15 Comentários

Este tempo de verão, sol e temperaturas agradáveis, é natural que apeteça andar cá por fora, ir até uma esplanada ou estar num aprazível jardim a conversar ou mesmo a trabalhar/estudar, para os que vivem agarrados aos computadores.

Nesta altura, porque passamos mais tempos longe da tomada, damos conta que a nossa máquina está a perder performances e, acima de tudo, perde autonomia de bateria. O Windows 7 tem ferramenta de análise e diagnóstico que nos podem ajudar a descobrir o que temos errado ou o que podemos melhorar para aumentar a performance da nossa máquina.

Naturalmente podemos instalar ferramentas de terceiros para verificar isso e até apontar caminhos interessantes. Ainda há dias falámos em várias dessas ferramentas de optimização, limpeza e afinação. Mas podemos também explorar muitas das ferramentas nativas que o Windows 7 oferece aos seus utilizadores. Hoje vamos falar de uma ferramenta que analisa e diagnostica problemas no nosso computador, oferecendo de seguida ajuda para resolver.

Onde está essa ferramenta?

Localizar e corrigir problemas

Primeiro vamos ao Menu Iniciar e escolhemos a opção Painel de Controlo.

Agora, como podem ver na imagem em cima, dentro do Painel de Controlo, escolhemos no grupo Sistema e Segurança, a opção Localizar e corrigir problemas.

Agora no grupo Sistema e Segurança, escolhemos a opção Procurar problemas de desempenho.

O serviço irá fazer uma análise, rápida e irá diagnosticar algum problema que encontre. Depois apresentará ao utilizador as suas conclusões.

Se entendermos que de facto é uma questão que podemos aceitar, como possível reparação, clicamos em Seguinte para o serviço avançar e tentar resolver automaticamente.

Algumas vezes pode o serviço demorar um pouco mais, dependendo da “gravidade” do que está a comprometer o desempenho do Windows. Deixe-o trabalhar.

Quando são problemas de drivers, ele apontará um caminho, muitas vezes aponta soluções já reportadas na Microsoft, noutros casos, se é uma questão de afinação de opções do próprio sistema, deixa-nos o caminho do serviço do Windows que será necessário melhorar. Caso queiramos, ele pode fazer isso por nós. Então clicamos no botão Seguinte.

Se, depois de aplicado o processo de correcção, entendermos que está resolvido, terminamos o processo, mas caso não estejamos satisfeitos, podemos continuar, continuando a explorar opções adicionais.

Temos um acompanhamento informativo, sobre o que foi detectado. Há uma base de informações que nos podem iluminar e ajudar a encontrar nos locais certos, a reparação do problema.

Escolhemos então uma opção adicional e podemos pedir ajuda a alguém, podemos procurar uma recuperação de um ponto de restauro, se tivermos um determinado momento sem o problema que nos está a acontecer no momento. Por vezes são recentes instalações de software que afectam o desempenho. Temos de considerar sempre esse factor e neste caso podemos fazer um restauro, a partir desta janelas.

Mas em caso de dúvida, procuramos e escolhemos a opção Localizar resoluções de problemas relacionados.

Poderá haver de facto uma relação. Não há problema em aceitar estas opções e ver se temos sorte. Poderá ser um pequeno ajuste… ou não.

Há imensos locais que podem ajudar a resolver, mas temos de conhecer o problema.

É uma questão de persistência e de alguma astúcia, quando o assunto são pequenos problemas não comuns. Mas há sempre muita gente com os mesmo problemas e o Windows 7 aprende com todas as experiências.

Boa sorte.

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de mane
    mane

    Off topic
    Existe algum software que carregue automáticamente uma imagem para o fundo de trabalho, a partir por exemplo de um servidor o computador de rede. Pretendia carregar automaticamente para os computadores da rede um fundo com mensagens diárias/diferentes.

    Programa para comunicação por texto, para os pc de uma vlan, o que sugerem, para o vista?

    cumps

    1. Avatar de Hawk
      Hawk

      Crie um tópico no Fórum e faça sua pergunta. Provavelmente você será atendido lá. http://forum.pplware.com/

    2. Avatar de jpng81

      muito útil realmente …. dasss

      1. Avatar de Nome (Obrigatório)
        Nome (Obrigatório)

        Mais útil que o teu post, é óbvio que no fórum será mais fácil ele ser atendido do que numa secção de comentários.

        “dass”

  2. Avatar de José Moreira

    “(…) tempos longe da tomada, dá-mos conta que (…)”
    Eu sei que tu querias escrever «damos», primeira pessoa do plural do verbo «dar». Mas, às vezes, o hífen interpõe-se onde não deve, e o acento também decide atrapalhar.
    Acontece aos melhores…

    1. Avatar de José Moreira

      Ainda há dias, queria escrever “Sebastião José de Carvalho e Melo”, e saiu-me “Marquês de Pombal”. Vê lá tu…

      1. Avatar de subway
        subway

        CORRIGE IXTO TB.

        cOm tD o respeito, mas n axas k a ideia passou. é k com estes comnets deixam de ter interess num forum de tecnologia.é k tds percebem mininamente portugues. enfim

        entrentem t corrigir o meu
        cumpz

        1. Avatar de Bruno Carvalho
          Bruno Carvalho

          Não sejas assim!!!

          Eu acho correcto que nos corrijam quando cometemos erros, e o José foi extremamente correcto com o autor do artigo. Mas existe muita gente que não sabe, ou não se esforça por escrever correcto. É uma pena que a nossa Língua seja assassinada diariamente. E achaste correcto o comentário que deixaste, só posso dizer que tenho pena que perdesses tempo a escrever aquelas barbaridades. Já agora vou corrigir o teu comentário:

          ” subway says:
          26 de Julho de 2010 at 2:07 pm

          Corrige isto também.

          Cm todo o respeito, mas não achas que a ideia passou. É que com estes comentários deixam de ter interesse num fórum de tecnologia. É que todos percebem minimamente português. Enfim entretém-te a corrigir o meu.

          Cumprimentos”

          Não custou nada afinal o meu corrector ortográfica corrigiu mais de metade dos erros.

          Atentamente,
          Bruno Carvalho

          1. Avatar de José Moreira
            José Moreira

            Obrigado, Bruno, pelas tuas palavras. Como, certamente, reparaste, não dei a menor importância ao comentário do “subway”. Ou antes, dei a importância que ele mereceu.
            Correndo, embora, o risco de fugir ao tema do artigo, a verdade é que a Portugal pouco mais resta do que a Língua, para se afirmar como País. Se não podemos, infelizmente, travar os estrangeirismos desnecessários que poluem a língua portuguesa, façamos, ao menos, um esforço para escrever correctamente o pouco que resta da língua de Camões.
            De qualquer modo, o “dono da quinta” não se pronunciou. Falou (mal!) o advodado.

          2. Avatar de Vítor M.

            Calma meus caros. Eu agradeço que me corrijam, se errar. Não gosto de cometer atropelos ao português, a minha formação académica é mais Gestão Comercial mas sempre me esforcei para escrever bem… mas nem sempre consigo. Principalmente pelo obrigação de escrever e pelo adiantar da hora, a atenção diminui, o cansaço aumenta e as gralhas aparecem.

            Obrigado a todos os que estão atentos e corrigem. É feio ter um texto com erros.

          3. Avatar de subway
            subway

            lol axas k corrigis.te bem ???

            comeste letras logo na primeira frase na 1ª palavra….

            estas a ver onde eu kero xegar

            enfim..

            diverte e corrige este tb, mas desta vez corrige bem 😛
            cumpz

          4. Avatar de subway
            subway

            Não custou nada afinal o meu corrector ortográfica corrigiu mais de metade dos erros…

            ya logo no inicio tens uma falha cumpz

            axo k nao necessito de mais de argumentos pois nao.
            cumpz

          5. Avatar de subway
            subway

            You got Pwned lol

            “pwned” – vem dos erros que ocorrem kd se escreve rapido Owned
            perdendo o “o” e digitar “p” em seu lugar

            percebeste o trocadilho lol
            😀 genial nao é lol
            AHHAHAHAH
            cumpz;)

      2. Avatar de Vítor M.

        Heheh ok ok José Moreira, corrigido, obrigado pelo reparo.

        Felizmente falho, como os demais. Mas temos de corrigir, é de mau tom vilipendiar a nossa língua. Mas acontece. Depois revejo uma vez, duas… mas com tanto cansaço, por mais que leia passa sempre.

        A sorte são os visitantes atentos. Obrigado.

  3. Avatar de Paranoiasnfm

    Grande dica! Não fazia a mínima ideia que o Seven dava para fazer tal coisa…