Verificação Ortográfica no Opera

7 Comentários

Para todos os fãs deste excelente browser dedico este tutorial.
O Opera suporta o GNU Aspell no Windows, Linux, e UNIX. Para utilizar a verificação ortográfica no Opera, é necessário instalar quer o GNU Aspell e pelo menos um dicionário Aspell.


Para o Mac OS X, o Opera usa verificação ortográfica do sistema. Não é necessário usar software terceiro.

Vamos até à página do GNU Aspell para efectuarmos o download a última versão do software. Os dicionário Aspell podem ser encontrados no mesmo local, ver aqui.

Passo-a-passo

1 – Instalar o GNU Aspell

2 – Instalar um ou vários dicionários Aspell à nossa escolha.
3 – Reiniciar o Opera.

No inicio, o Opera vai reconhecer automaticamente o GNU Aspell e o(s) dicionário(s) instalados, mas sem qualquer dicionário instalado o GNU Aspell não vai funcionar com verificação ortográfica.

Tutorial traduzido e adaptado a partir de Opera SpellCheck

Autor: Pplware
Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Já tinha visto no outro dia e deu quase para voltar para o Opera mas mesmo assim continuo no firefox.

  2. Avatar de Anibal Ferreira
    Anibal Ferreira

    Muito bom, menos uma falha que eu supunha que o Opera tinha em relação ao FF isto pode ser um incentivo se alguma vez deixar o FF

  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Já conhecia. O único senão é a detecção dos erros como o Firefox ou o Word. Tipo sublinhado! Mas mesmo assim não deixo de o usar… É mesmo o melhor!
    Abraços.

  4. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Uma coisa é possível ter vários dicionários instalados e escolher qual utilizar? É que como eu escrevo em Português e Inglês dava-me jeito ter ambos os dicionários e poder mudar entre eles quando me apetece-se!

  5. Avatar de Zethus

    É muito simples, fazes o download do dicionário, instalas, na altura da verificação da ortografia selecionas o idioma que pretendes… Simples.

  6. Avatar de Cesar Oliveira

    Olá, boa tarde,

    Antes usar o Opera do que o IEca mas o melhor é o firefox

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net/blog/