Tutorial GIMP #5 – Efeito TV

23 Comentários

Por Filipe Ferreira para o Pplware
Seguindo o exemplo do André, de ajudar a comunidade Pplware e seguindo também os seus tutoriais vou tentar mostrar como podemos  obter do GIMP trabalhos com todo o requinte, normalmente atribuídos ao Photoshop. Sempre com as devidas diferenças, mas com um potencial para nunca deixar os créditos por mãos alheias.

Vou “retomar” estes guias, começando por equiparar os processos feitos pelo André e pelos que irei descrever no GIMP… isto para criar o tal efeito TV.

Download: Imagens

1.º Passo

Vamos começar por fazer o pattern, para isso vamos a File -> New e criamos um documento com 10X10 pixels com o fundo transparente.

2.º Passo

Aumentamos a nossa janela e vamos a View -> Zoom -> Fit Image in Window (Shift+Ctrl+E), para aumentar a nossa imagem.

Agora com a ferramenta Rectangle Select seleccionamos metade da nossa imagem, e de seguida com a ferramenta Bucket Fill vamos preencher a zona seleccionada com Preto.

3.º Passo

Seleccionamos tudo; para isso vamos a Select -> All (Ctrl+A), copiamos Edit -> Copy (Ctrl+C) e depois vamos a Edit -> Paste as -> New Pattern e damos-lhe um nome, por exemplo Linhas TV e clicamos OK.

E está o nosso pattern definido.

4.º Passo

Abrimos a imagem que queremos usar e criamos uma nova layer, para isso vamos a Layer -> New Layer (Shift+Ctrl+N), confirmamos se está definido para Transparência e clicamos OK.

5.º Passo

Agora vamos preencher a nova layer com as linhas, seleccionamos a ferramenta Bucket Fill , no Fill Type escolhemos Pattern fill e escolhemos a pattern que acabamos de fazer

e clicamos em cima da nossa imagem.

Na janela das Camadas, Canais, … vamos a Modo e escolhemos Soft light

e metemos a Opacidade em 50% +/-

E aqui está o verdadeiro esquilo das televisões. Espero que tenham gostado , pois irei tentar dar seguimento a este trabalho.

Para vós, leitores como eu, deixo um desafio: enviem-me ideias para poder orientar o trabalho para as preferências dos nosso visitantes.

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor B.
    Vitor B.

    Não vamos assistir a uma luta Gimp vs Photoshop, pois não? 😉

    1. Avatar de faustino
      faustino

      Acho que não se trata de luta entre os dois, mas sim de ajudar, quem quer criar imagens iguais às dos tutoriais existentes para o outro.

  2. Avatar de tagravado.com

    quantos mais tutoriais melhor, venham eles! 😀

    http://www.tagravado.com

  3. Avatar de Vítor M.

    Não há luta alguma, vamos sim aumentar as opções.

    o Filie Ferreira em boa hora quis ajudar a dinamizar a categoria Tutoriais GIMP… e terá certamente muitos seguidores.

    Este primeiro merece sem dúvida os meus parabéns, está completo e bastante esclarecedor. 😀

    1. Avatar de kiver
      kiver

      o GIMP é uma grande ferramenta, serei seguidor destes tutoriais.

  4. Avatar de Nastase

    Pessoalmente acho muito interessante o facto de podermos ver como se faz num e noutro programa. Depois cada qual pode escolher a ferramenta que mais lhe agrada.

    Sem dúvida mais uma excelente iniciativa do pplware 😀

    [ http://www.revolucaodigital.net ]

  5. Avatar de Shogun
    Shogun

    Bom trabalho Filipe, a minha perferencia vai msm se possivel apresentares tb um webcast a demonstrar como se faz, pelo menos falo por mim, parece-me mais facil absorver as tecnicas de uma forma visual do que lendo, embora seja sp importante a descricao das tecnicas.Claro que sou suspeito, sou fa de webcast 😛

    Em relacao a futuros trabalhos, curtia saber como criar patterns em gimp.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Shogun, qual ou quais o softwares utilizados para criar um webcast com qualidade. Preciso de fazer umas apresentações sobre fotografia de arquitectura.
      Obrigado

      1. Avatar de Shogun
        Shogun

        O que uso no windows é o camtasia que acho muito bom, em outros SO’s sinceramente n te sei dizer.

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Boas;

    So falta a parte a explicar como meter a foto na televisao:p

    Eu sou mt fresco nisto e nao estou a conseguir:(

    Abraço

  7. Avatar de Sandro Figueiredo
    Sandro Figueiredo

    @offtopic

    Queria aqui colocar uma questão,

    Qual é melhor “GIMP ou Paint.NET”?

    Qual a vossa preferencia e porque?

    Obrigado

    1. Avatar de UKN
      UKN

      Não há comparação.

      Um é direccionado a um público já profissional ou experiente, o GIMP. Eu dou uns toques amadorescos nele e acho que embora não ande perto do colosso que é o Photoshop, para um utilizador já experiente mas que não faça da edição gráfica o seu trabalho chega perfeitamente. Aliás, eu acho que se a malta que usa isto intensivamente não se tivesse iniciado no photoshop achava o Gimp muito melhor. O que não falta por aí são excelentes tutoriais para tudo e mais alguma coisa.

      Outro é direccionado para um público base ou com poucas pretensões, o Paint.Net, e agora também anda por aí outro paint qualquer coisa.
      No entanto já há muitas provas pela net fora que se consegue resultados muito bons quando bem explorado.

      Há ainda o PhotoFiltre v6.3.2, Photobie v5.2 , freewares.

    2. Avatar de António PT
      António PT

      Totalmente o Paint.NET. O GIMP podia ser melhor se estivesse mais organizado.

  8. Avatar de Daniel Ferreira
    Daniel Ferreira

    OFFTOPIC:Bom dia alguém pode ajudar em dizer se existe um programa freeware que consiga converter vários documentos word para pdf de uma só vez?

    1. Avatar de Carlos Gomes
      Carlos Gomes

      Boas

      Existe uma actualização para o office “Word” que nos permite guardar o ficheiro directamente em PDF.

      http://www.microsoft.com/portugal/pe/tips/organise-your-work/save-Word-documents-as-pdf.mspx

  9. Avatar de Francisco

    Interessante este tutorial 🙂

    É sempre bom ter este tutoriais sobre ferramentas free.

  10. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    ao PPLWARE, parabéns pelo tut.

    A comparação com outro programa, é quanto a mim uma das mais valias do tut, porque permite a quem sabe mexer num, replicar os conhecimentos no outro.

    Eu, que sou nabo em edição de imagem, seja onde for, e para quem o Paint.Net já tem opções a mais, agradeço, porque são tut’s destes e com este nível que me servem de cábulas quando preciso de fazer alguma coisa a nível de edição de imagem.

    Além disso, a comparação entre um programa Pago e muito utilizado e outro program free tem outra vantagem (não me venham com guerras Opensource, não há paciência).
    A vantagem é, alguém que tem consciência que usa o Photoshop crackado, e tem alguma “vergonha” por o fazer, com isto, fica a ver que o outro programa também faz algumas das coisas e pode ser o suficiente para pelo menos uma ou duas pessoas deixar de piratear o Photoshop

  11. Avatar de pena33
    pena33

    Já estava com saudades dos tutoriais do Gimp.
    Obrigado Filipe…

    Estou a espera de mais.

  12. Avatar de Bruno Bernardino

    Filipe, parabéns pelo excelente tutorial! Espero que continues 🙂

  13. Avatar de Vitor L
    Vitor L

    Meus amigos: Paint Shop Pro XII e mais nada.

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Achas que vale os 72€ que custa?

  14. Avatar de Tekku
    Tekku

    Isto já não dá para sacar as imagens :S

    Alguém pode por? Cuumps

  15. Avatar de Gerson
    Gerson

    Boas…podias explicar como puseste o esquilo dentro da TV sff? 😀