Tutorial em vídeo: Aprendam a configurar uma rede informática

33 Comentários

O Pplware comemora hoje o seu décimo aniversário. Foram dez anos de muita informação tecnológica, onde assistimos às mais diversas evoluções e mudanças nesta área. Hoje, como é habitual a cada ano, preparamos um artigo diferente para marcar este dia.

Este ano a nossa escolha recaiu sobre a área das redes informáticas. Veja o que preparamos para si.

gns3_00


Os leitores são a alma deste projecto que se chama Pplware.com! A pedido de muitos que nos seguem, hoje preparamos um pequeno tutorial em vídeo onde mostramos a configuração de um cenário de rede, recorrendo ao GNS3.  O cenário é constituído por um router, um switch, VPCS e até uma máquina virtual.

Vejam como tudo funciona e esperamos que gostem. Partilhem connosco eventuais questões ou dúvidas…quem sabe se esta não será a vossa próxima área de acção.

Cenário montado no GNS3

Gostaram? O Pplware tem ideias em dar continuidade a artigos deste tipo e nesse sentido gostaríamos de ouvir as vossas sugestões.

O GNS3 é um simulador de redes  bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, telefones, firewalls, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux
Download: Escolha aqui o seu sistema operativo
Homepage: GNS3

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    O blog esta mais pesado, o modo simplista do antigo layout era muito melhor!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Miguel, Temos o feedback e dados que revelam o contrário 🙂

      1. Avatar de Luis Costa
        Luis Costa

        O Miguel está a usar o IE 6 no Windows XP por isso justifica a diferença 😀

        1. Avatar de Pedro Pinto

          eh eh eh, o artigo é que é “forte” 🙂

          1. Avatar de Pedro A.
            Pedro A.

            21 segundos para carregar este mini artigo, numa ligação fibra de 100Mbps… É um tempo considerado muito lento pelos especialistas, mas mesmo assim talvez esteja ligeiramente mais rápido do que o modelo anterior.
            Olhando para o source da página saltam logo à vista 9 ficheiros .css e 5 .JS, sem contar com os do google, facebook, anuncios etc. Se conseguirem juntar tudo num ou 2 ficheiros fica bem melhor.

          2. Avatar de Redin
            Redin

            Estão a falar exactamente do quê. Velocidade na abertura deste artigo no browser? Estou no cacilheiro e o artigo abriu rápido com o meu telefone chinês e com o Chrome. ?????????

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nao se pode criticar no bom sentido?

        2.2MB que demoram um bocadito ja para nao falar em browser caching, browser caching, etc que não estão a aproveitar…

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Claro que críticas construtivas devem ser sempre escutadas com atenção. Só estou a dizer que este site está mais rápido que o anterior.

          1. Avatar de Miguel C.
            Miguel C.

            Não sei quanto ao feedback, mas o Miguel (que nao sou eu) tem alguma senão muita razão quanto a tempo de load do site.

            E fica mal o staff manifestar a opinião qur manifestou. Ficaria bem melhor agradecer o feedback e investigar, ate porque se analisarmos o site mobile e desktop no google pagespeed insights temos a prova de que muita coisa que podia ser feita nao é e isso tem impacto no load da página.

            Prova:
            https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?url=http%3A%2F%2Fpplware.sapo.pt%2F&tab=desktop

  2. Avatar de DrKein
    DrKein

    O layout está engraçado excepto a disposição dos artigos… A forma como estavam antes os artigos era muito melhor.

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Concordo, e tb acho que o tipo de letra escolhido é mais difícil de ler, embora o tamanho seja bem melhor.

  3. Avatar de Mota
    Mota

    Eu até agora prefiro este layout. 🙂

    Preferia os comments com o discus masssssss tudo bem 😀

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu so vi publicidade, e perguntam se gostaram? Que de passa
    ?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Apanhaste só a parte “normal” do pub. Vê o resto

      1. Avatar de Redin
        Redin

        A única coisa que tenho a apontar de falha neste blog é o facto de não permitir a edição dos comentários para evitar erros de escrita que se verificam após a publicação. Daria muito jeito. De resto, sempre muito bom. Aliás, deixem-me dar-vos os parabéns por terem mais uma vez ganho o concurso de blogs. Mas ainda havia dúvidas?

        1. Avatar de Vítor M.

          Não permite mas com o sistema que está a ser implementado vai passar a permitir, deixando o histórico de edição, apenas será um serviço que protege sempre a privacidade do leitor e por isso será um serviço que não recorre a entidades externas ao pplware.

  5. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Tutoriais em video são sempre bem vindos, desde que bem feitos e que não estejam no sapo videos.
    Não vi este em concreto porque redes não é a minha praia.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Sim, videos no sapo, sucks!

  6. Avatar de João Vitor Fernísh
    João Vitor Fernísh

    Amei a escolha das músicas, um bom Trance é sempre bem recebido.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Hoje teve de ser, afinal é festa! 🙂

      1. Avatar de António Esteves
        António Esteves

        Os gostos são mesmo incompreensíveis. Não vale a pena discuti-los. Por mim, detestei a música, tive de tirar o som para conseguir ver o vídeo.

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Os gostos podem ser compreensíveis desde que haja um debate e disposição para tal, mas isso era conversa que dava pano para mangas 🙂

          O importante também é que consiga ver o vídeo!

          Cumps 🙂

        2. Avatar de Pedro Pinto

          António, tens solução. Tira o som 🙂

  7. Avatar de João
    João

    Gostei do video e do layout, parabéns.

  8. Avatar de killwill
    killwill

    Aqui o site ficou mais rápido e mais clean,gostei muito !

  9. Avatar de Luís Geraldes
    Luís Geraldes

    Boas, uma sugestão, mudem o player dos videos porque esse, nem em fullscreen dá para meter num iPad, além de ser horrível esses anúncios de meia hora que não dão para passar (se bem que essa parte até percebo).
    Crítica construtiva, atenção.

  10. Avatar de Raul
    Raul

    Por aqui o site está muito, mas muito mais rápidooooo! Abre num ápice, bastam 2 segundos em Firefox, MSI GE62 2QF Apache Pro , Processador intel core i7, Windows 8.1 x64 com 2 m-sata ssd evo 840 samsung em super raid2 e internet 50 mb. 🙂

  11. Avatar de Nádir Almeida
    Nádir Almeida

    PPLWARE sempre TOP .. dias atrás estava a trabalhar num cenário idêntico 😀

    #RedesInformaticas

  12. Avatar de luis martins
    luis martins

    Muito bom
    Obrigado

  13. Avatar de redefoca
    redefoca

    Não entendi muito bem. Este software só serve para simular? Podiam fazer artigos em video de redes em concreto. Gostei do video só tenho pena que não tenham usado o fundo do ubuntu. É sempre o windows.

    O site está mais moderno mas penso que o forte e a carateristica do pplware, ou seja, a imagem de marca foi roubada. Na minha opinião podiam ter feito melhorias, como o tamanho de letra e mantido o outro layout. No entanto, é bonito.

  14. Avatar de Deus
    Deus

    A musica nao me deixou ver o video ate ao fim, recomendo uma pessoa a falar

  15. Avatar de Max
    Max

    Artigos como esse vindo de uma fonte responsável e com propriedade de conhecimento no assunto, sempre serão bem vindos. Obrigado, Pplware. Vocês são TOP!

  16. Avatar de Humberto Branco
    Humberto Branco

    Gostei, estamos sempre a aprender, obrigado e parabéns PPLWARE. 🙂