Tutorial C# – Referencia vs Valor… parte I

23 Comentários

Olá a todos! Desde já quero agradecer os comentários e as sugestões que deixaram no tutorial anterior e como cá estou eu novamente para mais um tutorial, este tutorial foi maior do que estava à espera. Tenho cerca de 1 hora de vídeo e sendo assim esta dividido em 2 partes.

Esta parte 1 vamos falar sobre as diferenças entre tipos de referência e valor e no segundo vídeo desta primeira parte vamos falar de colecções e genéricos.

Bom, espero que gostem dos vídeos, qualquer dúvida ou crítica não hesitem em deixar aqui o vosso comentário.

Parte 1
.

Na próxima parte deste tutorial vamos falar sobre manipulação de ficheiro, leitura e escrita, e vamos ter dois programas totalmente funcionais: um renomeador de ficheiros e um notepad.

Portanto aguardem que o próximo vai ser ainda mais interessante.

Cumprimentos a todos. E boa programação.

PS: tive uns problemas com o áudio ficou muito baixinho mas ouve-se.

Download: CSharp Vídeo 1 [21.51MB]
Download: CSharp Vídeo 2 [92.12MB]

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel
    Daniel

    Obrigado:)

    Excelente trabalho!

    Cumprimentos

  2. Avatar de aospapéis

    Aprecio sinceramente o teu esforço mas… tem mais cuidado com a ortografia, por favor. Essa “guerra” com os acentos… 🙂

    http://aospapeis.blogspot.com

  3. Avatar de Bruno Bernardino

    Muito bom, continua assim.

    Só tenho 1 reparo a fazer, mas pode ser problema só meu: O som do vídeo está MUITO BAIXO!!! Não consigo ouvir quase nada 😐

  4. Avatar de Shogun
    Shogun

    Tutorial bastante porreiro para kem ja sabe umas coisitas, só um reparo, por uma questao de boas praticas e n por embirracao, pk pretendo k seja uma critica construtiva, as classes nc devem ter fields publicos, podias usar algo que o c# permite que é o get set, para kem n sabe public a {get; set; } , outra questao e visto isto ser um tutorial, reparei que falas em apontadores, digamos que alg k comecou a programar recentemente n sabe o k é um apontador pk hj em dia o uso de apontadores e feito explicitamente em linguagens como o java ou o C# devido ao facto de terem uma virtual machine que faz toda a gestao da memoria, portanto uma breve explicacao seria util para algumas pessoas.

    Espero que recebas a minha critica como uma critica construtiva e nc destrutiva, pk sinceramente axo k e uma excelente iniciativa e n e kk pessoa k faz um tutorial. Parabéns e a ideia dos webcasts foi excelente.

  5. Avatar de Henrique Graça
    Henrique Graça

    @Shogun
    Mais uma vez muito obrigado pelos reparos.
    Eu não coloquei propriedades para ser mais simples de se interpretar o conceito mas no segundo video já os vez em acção. 🙂
    E vejo que realmente percebes disto e por isso agradeço todos os teus comentarios, se tiveres algumas sugestões ou ideias ou mesmo participar, para melhorarmos ainda mais esta rubrica, fala com o Vitor.

    @Bruno Bernardino
    Eu sei tive um problema com o micro o proximo dos ficheiros ainda vai sofrer do mesmo problema mas os outros ja não.

    Obrigado

  6. Avatar de carlos rajas

    bom post, para os que estão iniciando, ótimo, valeu…gosataria de saber,contudo,qual seria a linguagem mais accessível e de maior uso…ou deve-se de saber varias linguagens…? 😉

    ______________________________
    http://is.gd/lpKL

  7. Avatar de Henrique Graça
    Henrique Graça

    @carlos rajas
    Se for para iniciar recomendo o VB.NET é muito simples de começar a fazer programas mas se for para apostar logo em grande começava com o C#.
    Respondendo a ultima questão, sim nunca se pode saber so uma linguagem, o que eu recomendo para quem queira programar em .NET tem de saber VB.NET, C# e ASP.NET, e as diferenças de sintaxe que existem.
    Fora .NET recomendo Java.

  8. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Mais um excelente tutorial!!! Parabéns…

    Abraço

  9. Avatar de carlos rajas

    @henrique graça, muito obrigado amigo, anotei e seguirei os conselhos. 🙂

    wild horses acustico
    http://www.delaorden.blogspot.com

  10. Avatar de Shogun
    Shogun

    @carlos rajas

    Um reparo ao conselho do henrique graça, é importante saberes varias linguagens como ele diz, o meu reparo baseia-se no seguinte, se estás a aprender n keiras saber tudo de uma vez,tenta aprender como funcionam as coisas independentemente da linguagem, pk de projecto para projecto podes usar linguagens que nc viste na vida portanto o importante é saberes os 3 grandes paradigmas das linguagens de programacao que na minha opiniao sao, procedimental, funcional e orientado a objectos, quando falo em saber refiro-me a perceberes como funcionam as linguagens em cada um desses paradigmas e depois dependendo do projecto adaptareste a elas, um programador que perceba estes 3 paradigmas programa em qualquer linguagem, para comecares o VB.Net pareceme ser uma opcao como o henrique disse, eu comecei em VB 5.0 a cerca de 10 anos atras e axo k foi mt util.

    @Henrique Graça
    Penso que para já estás a ir no bom caminho, eu não sabia aquela cena do ref que explicas-te neste tutorial, a realidade é que ainda n tive necessidade de a usar em C# visto tb n programar a mt tempo em C# mas é sp util.Não me importo de participar, kd xegares a parte do entity model e linq que ainda deves ir demorar um bom tempo se kiseres posso fazer um webcast, ainda a pouco tempo tive por remote desktop a explicar a um amigo por isso n deve ser dificil reproduzir.Qualquer ajuda k precises estou sp disponivel, manda-me um mail pelo forum ou assim.

  11. Avatar de Henrique Graça
    Henrique Graça

    @Shogun
    Nessa altura vou precisar então da tua ajuda porque nunca trabalhei com isso do entity model e vejo que já estás bem a vontade.

  12. Avatar de Toni Almeida

    Txi, isto veio mesmo mesmo na altura certa, eu acabei de dar isso hoje em Programação LOOL e já vinha para casa a pensar em passar o que dei hoje nas aulas, até que vejo isto, apetecia-me mesmo sacar, mas o tráfego que tenho não da para tanto LOOL (TMN 1Gb).
    Porreiro era partilhar os ficheiros source com a gente 😛

  13. Avatar de Bruno Santos
    Bruno Santos

    Boas. Olha será que me consegues arranjar material sobre C# para trabalhar aplicações visual ou gráficamente???

  14. Avatar de Shogun
    Shogun

    @Bruno Santos
    Procura por Windows presentation foundation, muito bom mesmo, senao tens sp windows forms.

    @Toni Almeida
    Tenta reproduzir é mais produtivo.

    @Henrique Graça
    Na boa é só dizeres.Não estou 100% a vontade mas consigo fazer o basico,ha sp coisas k falham mas o google é nosso amigo.

  15. Avatar de mm
    mm

    muito bom, já trabalho à 2 anos em .net e encontrei aqui alguns pormenores que não sabia… continua o bom trabalho

  16. Avatar de mm
    mm

    reparei que usas o underscore como prefixo para a as variáveis privadas, eu também o faço para não as usar mais em lado nenhum excepto no construtor, é uma regra tua ou baseias-te em algum sitio?

  17. Avatar de José Romão
    José Romão

    @mm

    isso provavelmente sao regras de boa programação tipo ninguem sabe de onde veem mas toda agente usa k da jeito.
    tal como o facto de normalmente constantes serem sempre em CAPS e cenas do genero. são pequenas regras que quando tamos a programas nos dizem muito sobre uma variavel mas que nao sao obrigatorias.

    @bruno santos

    Procura no google por Blend 2 =)

  18. Avatar de Henrique Graça
    Henrique Graça

    @mm
    Tal como o José Romão respondeu, é uma regra (não obrigatória) mas fica sempre bem e quem pegar no teu codigo não diz mal de ti 🙂

    @Bruno Santos
    Pesquisa sobre o Blend e saca o microsoft expression Blend com isso tens controlo sobre os controlos do windows e podes tambem fazer aplicações Web em silverlight, tens de saber Xaml.

    Cumprimentos a todos

  19. Avatar de Henrique Graça
    Henrique Graça

    @Toni Almeida
    O código não coloquei porque desta vez achei que não seria necessário, mas o próximo já terá o código completo de duas aplicações prontas a funcionar.

  20. Avatar de Shogun
    Shogun

    Lembrei-me de uma kestao k poderias abordar ja que estas agora a comecar,a criacao de dll´s em c# k sao mt faceis e podem depois ser usadas em qualquer programa,ou seja,aproveitares para ajudares o ppl a contruir uma especie de framework propria tas a entender?

  21. Avatar de lfspaulo

    A dada altura foi referido no segundo vídeo que uma das coisas que se podia fazer com uma Hashtable era instaciá-la com um Dictionary. Mas não foi referido em que é que essa operação iria beneficiar a aplicação. Será que podes explicar qual a vantagem em instanciar uma Hashtable com um Dictionary?

  22. Avatar de Luciano

    Muito bom mesmo!

    Os meus parabéns, estou a adorar o tutorial.

    Continua!

  23. Avatar de Cristina
    Cristina

    Buna ziua,
    Am introdus windows 7 si nu -mi merge internetul.Imi cere sa introduc draivarul campatibil cu unitatea centrala care este LPK2-30 seria CO61111188,450W.Va rog mult,cum pot rezolva problema?
    Cu respect,
    Cristina.