Tutorial – Aprenda a usar o serviço no-ip (Parte I)

35 Comentários

Quer aceder ao seu computador/equipamento da sua rede interna, a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? É verdade que pode sempre usar o endereço público associado ao router, mas sabia que este muda de X em X tempo?

Como solução para este problema podemos usar o serviço no-ip.

Modem router network hub


O no-ip é um serviço que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome” do tipo pplware.ddns.net. Este serviço tem uma versão gratuita, que permite ter associados três nomes. Vamos aprender como usar.
 

Mas como funciona este serviço?

Vamos considerar que tem um Raspberry PI, ligado à rede wifi lá de casa e este tem o endereço privado 192.168.1.10, estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway, ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a Internet através do endereço público que está também associado ao router. É este endereço público que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior (de referir que é igualmente possível atribuir um endereço público directamente a um dispositivo – saber mais aqui).

Assim, com o serviço no-ip podemos “mapear” o endereço público para um nome (ex. pplware.ddns.net).

Como usar o serviço no-ip?

Para usar o serviço no-ip, basta aceder a https://www.noip.com/ e criar uma conta de acesso. Depois de ter acesso ao Dashboard do serviço.

Para poder criar uma entrada, basta indicar um nome no campo hostname e escolher o domínio. Para este tutorial escolhemos o domínio ddns.net. É também possível escolher o tipo de registo.

Tipos de registos:
  • A – Address: Associação de um nome a um endereço (mapeamento directo)
  • AAAA – Address IPv6; Associação de um nome a um endereço IPv6
  • CNAME – (Canonical NAME); um alias (nome alternativo) para um host;
  • SRV – (SeRVice); permite definir serviços disponíveis num domínio
  • TXT – Definição de informação textual sobre o domínio

noip_02

Ao criar uma entrada, o serviço associa de imediato o endereço público da nossa máquina. Esse parâmetro pode ser alterado, carregando em Modify.

noip_08

E está feito. Para testarem, podem, por exemplo, abrir a linha de comandos do Windows e escrever o comando ping pplware2.ddns.net ou então usando o serviço ping.eu. Como podem ver o nome pplware2.ddns.net está a responder de acordo com a configuração que fizemos.

noip_07

Na parte 2 deste tutorial vamos ensinar a usar a funcionalidade Device Configuration Assistant que nos permite descarregar um software para Linux, MacOS e Windows que mantém actualizado o endereço público neste serviço, isto porque, como referimos, o endereço público associado ao router pode mudar de X em X tempo.

Boas configurações! Alguma coisa estamos por aqui. Dúvidas, deixem nos comentários.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Bagarrão
    Pedro Bagarrão

    Para que este tutorial fique completo, falta explicar que este serviço “gratis” expira em 30 dias, e para que depois deste período continue ativo tem que renovar de 30 em 30 dias.

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      É mesmo 30 dias? É que de 7 em 7 recebo o e-mail para verificar 😀 Pode ser problema da conta, visto que ela é do tempo em que era gratuito a sério!
      Como isto é para o desenrasque, não há grande problema, já que posso verificar sem estar em casa, mas……

    2. Avatar de Jefferson
      Jefferson

      Verdade. É um aborrecimento, troquei para o Dynu. Está muito bom. Recomendo em vez do noip. Desculpe se o artigo é pago.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Obrigado Jefferson, vou investigar esse.
        Quanto à confirmação é de 30 em 30 dias, via e-mail

      2. Avatar de David
        David

        Jedderson qual é a diferença entre os dois serviços?

    3. Avatar de Ribas
      Ribas

      Eu tenho o serviço desde que era 100% gratuito e agora pede-me que renove de 30 em 30 dias, não de 7 em 7!

  2. Avatar de Diogo Pinto
    Diogo Pinto

    Bom dia!

    Por acaso ontem estive a fazer este tipo de configuração em casa para disponibilizar 2 webservices e na configuração do no-ip funcionou tudo bem, abri as portas no router (NOS) mas se chamar o webservice este não funciona, será que me falta algo?

    1. Avatar de Ricardo Santos
      Ricardo Santos

      Como estas a chamar o webservice?

      Configuraste o “port forwarding” no router?

      Estas a usar IIS? Penso que tens que configurar algo no IIS para permitir acesso de fora.

      1. Avatar de Diogo Pinto
        Diogo Pinto

        Coloco no browser e dá erro
        http://meunoip:10026/myws/ServerWs?WSDL

        Não tenho mais nada configurado, se meter localhost no link funciona!

        1. Avatar de Diogo Pinto
          Diogo Pinto

          Sim coloquei a porta no router para aquela máquina!

          1. Avatar de Ricardo Santos
            Ricardo Santos

            Se tentares aceder através de outro PC na mesma rede ao webservice consegues?
            Tens isso publicado no IIS?
            Tens a porta 10026 do router a apontar para o IP:Porta da maquina onde tens o webservice?

          2. Avatar de Diogo Pinto
            Diogo Pinto

            Experimentei com outro pc na rede e este consegue aceder ao webservice.
            No IIS não tenho nada configurado nem sei como se configura!
            Sim coloquei a porta a apontar para aquele pc e porta.

          3. Avatar de cesar_panter
            cesar_panter

            e abriste o porto http também?

          4. Avatar de Diogo Pinto
            Diogo Pinto

            Sim também abri o porto http

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      Olha o firewall

      1. Avatar de Diogo Pinto
        Diogo Pinto

        Desativei para não ter duvidas se seria problema da firewall e mesmo assim não funciona!

  3. Avatar de Arkan
    Arkan

    noip ta tao chato que mesmo ativo, ele da sobrecarga e pior, fica mandando email ameaçador: RENOVE AGORA!!! MAS É AGORA!! ou assim: SEU NOIP VAI EXPIRAR AGORA!!! renove!!!

    ninguem merece…

  4. Avatar de JC
    JC

    Para quem for MEO, não precisa de usar este serviço, a MEO disponibiliza um semelhante que não expira a cada 30 dias, ou seja é mais pratico, fica aqui a dica

    1. Avatar de Norberto Cavaleiro
      Norberto Cavaleiro

      Podes dizer qual é? Obrigado! Feliz Ano Novo

      1. Avatar de Antonio Cunha
        Antonio Cunha

        dynip.sapo.pt

        1. Avatar de Norberto Cavaleiro
          Norberto Cavaleiro

          Obrigado.

  5. Avatar de Paulo Vieira
    Paulo Vieira

    Eu também uso o No-ip faz algum tempo, versão gratuita. Existe sempre o problema de 30 em 30 dias confirmar os no,mes que tenho associados na conta.
    Tenho registado 2 nomes na mesma conta, um para casa e outro para a empresa, simplesmente genial.

    Para quem tem router do MEO Technicolor TG784n v3 ou da VODAFONE( dá nos 2) dá para actualizar o endereço Dns configurado pelo router, sem ter que precisar de um PC com software para o fazer, basta ir a “Ferramentas > DNS dinâmico”.

  6. Avatar de David.pt
    David.pt

    Experimentem o duckdns.org. É opensource e com um pouco de pesquisa conseguem configurar em qualquer router

    1. Avatar de bill
      bill

      Boa sugestao. O duckdns é o melhor!

    2. Avatar de Norberto Cavaleiro
      Norberto Cavaleiro

      Ok, obrigado, vou pesquisar e ver o que consigo fazer.

  7. Avatar de Marcos Correia
    Marcos Correia

    É muito bonito, mas abre mais uma “porta” para pessoas menos bem intencionadas entrarem pelo teu router – um amigo meu tinha isso e acredita que foi graças a isso que entraram no router e fizeram ransomware ao disco dele que tinha só a BD da empresa.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Como em tudo, é preciso ter cuidado. Então no mundo digital…segurança máxima 🙂

    2. Avatar de shev7
      shev7

      Há alguma maneira de evitar isso, além da firewall?

  8. Avatar de André Santos
    André Santos

    Boa noite, eu pessoalmente tenho um router asus e consigo directamente nele associar um endereço público ao meu ip público e ele actualiza sozinho. Depois de algumas configurações (redireccionamento de portas) consigo facilmente aceder ao meu raspberry pi por ssh, página web, etc mas este serviço parece ser simples para começar 🙂

  9. Avatar de Jose
    Jose

    Explicação simples mas objectiva

  10. Avatar de afmv
    afmv

    Realizei o procedimento indicado mas não consigo fazer ping.
    Tenho router da NOS e depois um router Asus a servir de DHCP pois internamente a gama de endereços é diferente da 192.168.0.X

    Tenho que fazer mais alguma coisa? Para além do indicado?

    1. Avatar de afmv
      afmv

      Alguém pode ajudar?

  11. Avatar de BRAZ MENDES
    BRAZ MENDES

    Alguém pode me ajudar com noip?

  12. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Eu nao consigo pingar no DNS, da o tempo limite e os 4 pacotes perdidos, alguem sabe oque pode ser?

  13. Avatar de FRANCISCO
    FRANCISCO

    Bom dia a todos,

    O meu No-Ip está configurado mas na hora de chamar o hostname, me pede credenciais. Faço a inserção das credenciais e nada.
    Alguem pode ajudar?