Sabia que o seu iPhone grava todos os sítios por onde anda?

93 Comentários

Quem não deve não teme… ou não treme! Mas, na verdade, há que saber com quem podemos contar como aliados. Quem não está comigo pelo menos que não esteja contra mim!

Posto isso, vamos perceber por que razão o nosso iPhone (agora também com a ajuda do Apple Watch) grava o dia, a hora e o local exacto por onde andamos todos os dias… Faz isso tão bem que até mostra no mapa!!!

pplware_ios_localizacoes_00


Isto torna-se interessante porque está situado numa secção que se chama de Privacidade. Ora aqui de privacidade tem muito pouco, até porque, mesmo não sendo fácil, alguém pode saber o que andamos a fazer em determinado dia e não temos de dar satisfações sobre isso.

Muitos utilizadores desconhecem por completo esta opção, que até não é nova, já em 2011 falávamos nela. Vamos então dar a conhecer um sítio onde mostra onde andou… com muita exactidão!

Vamos usar a verão iOS 9 beta, mas a Apple não mexe nesta ferramenta há várias versões, assim a sua, que tem actualmente, faz exactamente o mesmo e está no mesmo sítio.

 

Porque existe esta opção?

É uma boa pergunta. Mas não encontramos uma explicação que nos satisfaça quanto à questão de a Apple recolher, nos nossos dispositivos, a informação de localização dos últimos 30 dias. Essa informação está agrupada por localizações e permite ao utilizador consultar a qualquer altura os locais por onde andou e mesmo a relação entre si.

 

Como temos acesso a essa informação?

É fácil. Vamos a Definições, depois opção Privacidade:

pplware_ios_localizacoes_01

Dentro da opção Privacidade procure a opção Serviços de localização. Depois pesquise mais abaixo outra opção que diz Serviços do sistema. De facto está bem escondido…

pplware_ios_localizacoes_02

Dentro da opção Serviços do sistema está o que procuramos, chama-se Locais frequentes (agora Locais importantes). Agora veja bem o que tem aí dentro!!!

pplware_ios_localizacoes_03

É dentro desta zona de locais frequentes (locais importantes) que vão poder ver as vossas últimas localizações. Os dados estão agrupados por localizações próximas, mostrando as principais datas que estiveram nesses locais. Ao acederem a uma das entradas desse histórico podem ver num mapa as localizações e o número de presenças em cada um desses locais, bem como as suas datas.

Escolham uma delas e vejam as datas/horas e os períodos em que estiveram em cada um desses locais, ficando uma ideia precisa do que fizeram e onde passaram o vosso tempo nos últimos 30 dias.

 

Posso desactivar e limpar estes dados?

Claro que sim. Se quiserem limpar os histórico e desactivar esta recolha de dados podem fazê-lo. De imediato, o iOS deixará de recolher e mostrar essa informação.

Segundo a Apple, estes dados apenas ficam guardados no dispositivo, não chegando nunca aos servidores da empresa.

 

Eliminar o histórico

Vamos então primeiro limpar o que foi recolhido até à data. Para isso, dentro do ecrã Locais frequentes (Locais importantes), pesquisem no ecrã até ao fundo e cliquem na opção Limpar histórico.

Seleccionem essa opção e será mostrado o normal pedido de confirmação para essa acção. Confirmem-na e, de imediato, todos os dados serão eliminados e o histórico ficará vazio.

pplware_ios_localizacoes_04

 

Mas posso seleccionar apenas algumas localizações?

Não. Aqui ou é tudo ou não é nada. O iOS apenas permite que eliminem a totalidade do histórico de localizações, não podendo os utilizadores remover apenas entradas especificas.

 

Desactivar a recolha

Para desactivar a recolha destes dados vamos à janela Definições > Privacidade > Serviços de localização > Serviços do sistema > Locais frequentes (Locais importantes) e aqui dentro desligamos a recolha, deslizando o slide para o modo desactivado.

pplware_ios_localizacoes_05

 

Não posso antes exportar este dados?

Não. Aqui também não se pode fazer nada. Algo que o iOS também não tem e que poderia estar presente é a capacidade de exportar estes dados ou de os submeter por email para posterior tratamento ou análise.

 

Assim, fica à vontade de cada um esta decisão, ter ou não os Locais frequentes activos, estes que dados mostram com alguma precisão onde esteve, a que horas e em que dia.

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JBM
    JBM

    quantas vezes é que já apresentaram isto!?

  2. Avatar de Filipe Coelho
    Filipe Coelho

    Eu pergunto-me é porque é que vem ativada por defeito… Pelo menos nos Android quando se liga a primeira vez ele pergunta se quer ativar os serviços de localização…

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Também activas os serviços de localização para o sistema quando o ligas pela primeira vez…

      http://www.mactrast.com/wp-content/uploads/2013/09/Setup-iOS-7-1.png

    2. Avatar de Luís Almeida
      Luís Almeida

      no iphone quando se liga pela primeira vez tambem pergunta ;P

  3. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    O android faz o mesmo. E?

    Qual o problema? Vão aparecer pessoas, que vão ficar ofendidas porque não querem que o telemóvel registe isso. BAH

    1. Avatar de NokTham
      NokTham

      Por norma deveria de estar off, somente quando o utilizar necessite de tal funcionalidade é que deveria de ser activado.

      Colocando a paranóia de lado, isto também afecta a autonomia da bateria e performance (pode não ser muito, mas grão a grão, enche a galinha o papo) ter funcionalidades activadas quando não necessitas delas, é desperdício.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        E por defeito, vem desactivado, tu é que activas na instalação.

        Não gasta bateria, porque para esse efeito, as localizações são todas dadas pelas torres celulares…

        1. Avatar de Vítor M.

          Por defeito não vem nem activado nem desactivado, tens razão, no momento que inicializamos o iOS dizemos se queremos essa funcionalidade activa ou inactiva.

          Por norma as pessoas desconhecem para que serve essa opção, por isso dizem que sim pensando que tem a ver com a localização do iPhone em caso de o perderem, aka Encontrar iPhone.

          1. Avatar de JBM
            JBM

            um dos links acima mostra bem que as pessoas são bem informadas sobre o que é o serviço de localização quando activam

          2. Avatar de Lulz
            Lulz

            Qual é a dificuldade?

            https://support.apple.com/library/content/dam/edam/applecare/images/pt_BR/iphone/iphone5s/ios8_set_up_location.png

            E qual é o problema, se só eu é que posso aceder ao meu telemovel?

        2. Avatar de NokTham
          NokTham

          Presumi que viesse activado, pelo que li no artigo fiquei com essa ideia, daí a minha resposta, já agora, qualquer actividade requer energia. A informação recebida pelas torres celulares tem que ser processada e isso requer energia.

      2. Avatar de JBM
        JBM

        esta funcionalidade específica é usada por diversos serviços do sistema, entre eles o Siri e os Mapas para que possa apresentar ao utilizador a informação mais relevante, sendo que estes dados não saem do aparelho.
        A funcionalidade está inactiva quando o serviço de localização está inactivo, e esse serviço só é activado por autorização da pessoa!

    2. Avatar de Jose
      Jose

      No caso do Android, uma das primeiras opções que temos quando ligamos o smartphone pela primeira vez, é desligar a localização e os mapas.

      Neste caso a opção vem ligada de origem sem qualquer consentimento do utilizador.

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Resposta de quem nunca usou iOS, e vem para aqui mandar postas…

      2. Avatar de JBM
        JBM

        vem? onde? Os serviços de localização só são ligados por autorização da pessoa!

  4. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Na Apple, fica no telemóvel, e não sai de lá…

    No Google Android, fica nos servidores da Google, para eles verem, e está mais escondido nas páginas deles…

    https://maps.google.com/locationhistory/

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      “Na Apple, fica no telemóvel, e não sai de lá…”… pois não, claro que não :-p

      1. Avatar de Lulz
        Lulz

        Pois não, tens provas do contrário?

        A Apple não é uma empresa para minerar os teus dados pessoais e fazer dinheiro com isso…

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        Eu posso ligar a minha conta de google em qualquer computador e ver o meu histórico. No entanto, o histórico de localização do iOS não passa de um aparelho para o outro (acabado de verificar agora). Além disso, a Apple já confirmou que estes dados não saem mesmo dos dispositivos (medida que seria estranha caso não fosse verdade, já que podiam ser alvo de acções judiciais e ir contra a reputação que têm construído em relação à privacidade dos seus serviços, reputação esta utilizada como um ponto de venda pela própria empresa).

    2. Avatar de André
      André

      De facto os dados não saiem do telemóvel… mas a Apple tem acesso a eles e usa-os para publicidade e tratamento de dados.
      Nunca achas estranho que ao entrares no Itunes te surjam coisas que se vendem na loja onde acabaste de passar à porta? Por isso, mesmo que os dados não sejam transferidos, a Apple sabe a informação e usa-a. Porque não é por mera coincidência que te “oferecem” publicidade sobre o local onde andaste.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Isso não tem “nada” a ver com esta funcionalidade! É outra funcionalidade do sistema associada aos serviços de localização, que também pode ser desactivada, sendo que o pedido que a Apple recebe é anónimo

      2. Avatar de RaCcOn
        RaCcOn

        Espera la, se a apple nao tem acesso aos dados como e que sabe que passaste em frente aquela loja como referes?

        O que a maioria dos websites fazem, incluindo iTunes e ver a tua localizacao actual (pode ser desactivado tambem) para te mostrar alguns tipos de conteudos, mas isso a maioria dos websites hoje em dia fazem, seja no PC, iPhone, Mac ou Android e isso vai alem do servico de GPS do teu telefone sendo que sao usados os IP para tentar determinar a tua localizacao.

        Ninguem e santo e sinceramente nao me admirava nada que a Apple efetivamente tivesse acesso aos dados de alguma forma.

    3. Avatar de 1mparcial
      1mparcial

      A Apple primeiro diz que o iOS “nunca nenhuma informação que ponha em causa a privacidade os utilizadores”. (agora descrobriu-se que afinal registam).

      Agora que se sabe que registam já vieram dizer que os dados não só ficam no telefone e que nunca de lá. Quando alguém descobrir que afinal sai do telefone vão dizer “ah, mas esses dados ficam todos cifrados e ninguém tem acesso a elas”.

      Porque não admitem logo que andam a vasculhar a vida das pessoas? É mais fácil. Todos fazem. Uns admitem mas outros teimam em dizer que não. Até quando?…

      1. Avatar de JBM
        JBM

        Só porque só agora leste esta notícia não quer dizer que isto não se saiba há anos e que já não tenha sido avaliado. A Apple já há muitos anos que indica o que o sistema faz com o serviço de localização.

      2. Avatar de RaCcOn
        RaCcOn

        A diferenca e que neste caso podes aceder a esses dados sem aplicacoes de terceiros ou mesmo ter de aceder a um website para veres os dados 😉

    4. Avatar de Colosso
      Colosso

      Não fica, não. Fazes um backup no iCloud e voilá. Tens a informação no servidor deles

      1. Avatar de JBM
        JBM

        hoje parece ser o dia das invenções!

        1. Avatar de JBM
          JBM

          A Apple diz muito claramente que esta informação não é guardada nem no Backup do iTunes no computador nem no backup do iCloud

          1. Avatar de CodingGuy
            CodingGuy

            A apple pode dizer o que quiser. Nunca ninguém poderá verificar… Já antes do Snowden, não havia vigilância em massa e agora…

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Ninguém pode verificar!?
            O que não falta é pessoas a analisar para o bem e para o mal aquilo que é guardado nesses backups e a informação que vai sendo enviada pelos aparelhos para servidores. E o facto é que essa informação não é reposta nos aparelhos a partir dos backups

          3. Avatar de RaCcOn
            RaCcOn

            CodingGuy,

            Simples de saberes…ves a info que la tens, fazes um clean install e restauras…

            Depois das uma vista de olhos a ver se a info anterior esta la 😉

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Não, não fica no backup, aliás, se fizeres update, essa informação é limpa.

    5. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Sim pois pois xD

  5. Avatar de Francisco Pedroso
    Francisco Pedroso

    Deixei-me dizer-vos que a Google também faz a mesma coisa. Do tipo, criar uma história.
    Por exemplo quando fazes uma viagem de Portugal aos EUA. Ele diz-te a distância percorrida, grava a hora, metes umas fotografias se tiveres tirado, mas tudo em formato de livro

  6. Avatar de Pedro Silva
    Pedro Silva

    Com a opção desativada o serviço de localização funciona à mesma?

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Sim.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Sim.

        2. Avatar de RaCcOn
          RaCcOn

          Claro que funciona.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      funciona se o serviço de localização estiver activo

  7. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Hmmm desconhecia estes meandros. Hmmm bom saber…. Bom saber!!!

  8. Avatar de jeton90
    jeton90

    No meu XCiPHONE 6 foi das primeiras coisas a desactivar …

    E já agora VM que andas tu a fazer por Braga …

  9. Avatar de myquest
    myquest

    No iOS quando ligamos pela primeira vez também nos pergunta se queremos ligar a localização.
    E há justificação para a gravação. Se tivermos activo ele faz uma sugestões, tendo em conta o nosso dia a dia. Se às 13h de segunda a sexta estamos a trabalhar, o IOS verifica quanto onde estamos e quanto tempo demoramos lá a chegar.

    É uma questão de conveniência, agora dizer que não há razões para esta opção é que não…

    1. Avatar de ZePipo
      ZePipo

      Outro motivo é poder partilhar a localização com amigos/familia.

      Esta funcionalidade foi adicionada com esta visibilidade porque ela já existia mas enviava os dados para a Apple, como isso deu bronca a Apple construiu toda esta visibilidade em torno desta funcionalidade, deu-lhe mais uns pózinhos e disse que a informação não saía do telemóvel da pessoa.
      Quanto a mim é bastante útil, mais não seja para mostrar à mulher que não ando a prevaricar 😛

      1. Avatar de Lulz
        Lulz

        Nunca enviou os dados para a Apple.

        Apple não é como a Google…

        1. Avatar de RaCcOn
          RaCcOn

          Nao sejas assim, olha que entretanto aparece ai uma noticia de alguem a provar que a Apple tambem envia os dados disfarcados em alguma coisa…nunca se sabe.

  10. Avatar de Alexandre Martins
    Alexandre Martins

    No Android já sabia…o PPLWARE já em tempos publicou essa informação. Mas no Iphone não sabia que fazia o mesmo! Afinal são todos iguais…Google ..Apple….enfim, não deve ser só para nossa informação ou interesse!! Agora …a novidade para mim está no seguinte: no Iphone fica gravado no próprio telemóvel…qualquer pessoa que “agarre” nesse Iphone fica a saber alguma coisa que pode ou não ser interessante( já estou a imaginar casais com problemas a espiar o telemóvel do parceiro/a).. e coisas do género. Se fica na Web não sei, mas gostava de saber para comparar. Mas no Android, que eu saiba, apenas pode ser acedida a essa informação via web, entrando na Google com as credenciais…o que à partida que me parece mais correcto e mais seguro. Do lado dos respectivos servidores é que falta saber se essa informação é partilhada para outros fins!!??

    1. Avatar de Vítor M.

      Afinal são todos iguais…. mas há dúvidas? 😀

      Agora, atenção que isto é um serviço do sistema operativo (só não sei para que serve concretamente me termos práticos), o do Google é mais interessante pois permite acesso via web. Contudo… isto de privacidade, meus caros, é utópico!

      1. Avatar de JBM
        JBM

        permite apresentar uma melhor lista de locais quando se quiser usar os mapas para iniciar um percurso. No Siri também serve para algo idêntico, sabendo o hábito das pessoas pode dar melhores sugestões

    2. Avatar de JBM
      JBM

      Mais seguro!? A partir do momento que sai do dispositivo a informação pode ir parar a muitas mãos sem que a pessoa saiba. No telemóvel só quem conseguir fazer o login no aparelho.

      1. Avatar de piri_vm
        piri_vm

        Não deves ter mulher… Senão não falavas assim.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          se tens essa preocupação com a tua mulher talvez não devesses falar assim!
          digo-te mais, se achas que a protecção do telemóvel não chega nessa tua preocupação também não é a password duma conta na internet que te protege da tua mulher!

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            +1

            Mais um com bom futuro… LOL

          2. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Não é? Estás enganado. É muito mais seguro que o simples pin ou touchid. Pois elas no telemóvel enquanto não conseguirem entrar estão sempre a melgar a cabeça, no PC já podes dizer que não sabes ou na te lembras.

          3. Avatar de piri_vm
            piri_vm

            Em relação ao meu futuro, acredita que está bem encaminhado.

          4. Avatar de JBM
            JBM

            Se é assim que vês a tua relação e se essa é a tua preocupação logo à partida, então o mal já lá está antes da tecnologia. E se melga tanto a tua cabeça, tanto faz se é a password, PIN ou TouchID, não vai acreditar e aceitar que não te lembres e não partilhes a password, sendo a mesma password para aceder a tantos serviços do telemóvel.

        2. Avatar de RaCcOn
          RaCcOn

          Eu devo de ser estranho lol

          A minha tem acesso ao meu telefone se quiser as passwords (a maioria estao gravadas no browser) e afins…

          Curiosamente nunca a vi a tentar aceder a seja la o que for e se o fez, nao e isso que me faz deixar de dormir lol

          1. Avatar de Malamen
    3. Avatar de Lulz
      Lulz

      Os funcionários da Google e a Google pode ler a tua localização, e se uma autoridade requisitar, a Google é obrigada a mostrar esses dados…

      Que lindo! A minha localização na web!

      Na Apple, só se desbloqueares o telemovel com touchid, ou código.

      E não sai do telemovel.

      A Apple não é como a Google, quem quer privacidade, só na Apple.

  11. Avatar de R o B
    R o B

    Até pode perguntar, mas não informa que vai criar um histórico de localizações.

  12. Avatar de Pll
    Pll

    “we don’t want your data” tá bem oh Tim.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      esta informação está no telemóvel e só no telemóvel

    2. Avatar de Lulz
      Lulz

      Pois não.

      Por isso é que fica no telemovel que é do utilizador, e não nos servidores da Apple…

      1. Avatar de CodingGuy
        CodingGuy

        Como é que podes ter 100% a certeza?

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Primeiro, porque dizem que são assim e dizem mal da concorrência, se fazem isso, têm de cumprir com a palavra, ou serão processados.

          Segundo, porque a bófia dos Estados Unidos, já se queixou que a Apple não dá essa informação, e a Apple retribui dizendo que não tem, e tudo o que tem, não é acessível a ninguém. Recusar cooperação com a bófia é um crime grave.

          Terceiro, está na política de privacidade… se eles mentissem, o que não faltaria nos USA eram grupos de advogados a processarem a Apple por indemnizações bem chorudas…

          1. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            Mas primeiro era preciso descobrir isso e como não dão acesso ao código, tens de confiar às cegas… Não é para mim!

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Acesso ao código não é a única forma ou a melhor forma de analisar muitos dos possíveis problemas.

          3. Avatar de Kruskal
            Kruskal

            Maya, bambos e bruxos de Fafe também não fazem o meu género.

          4. Avatar de JBM
            JBM

            mesmo? hás de ler o que é que o próprio Linus Torvalds diz sobre o assunto na questão de análise de software e descoberta de bugs!
            E aproveitas e pesquisas pelas análises que são feitas ao software da Apple e ao que os aparelhos transmitem

          5. Avatar de RaCcOn
            RaCcOn

            Nao necessitas de acesso ao codigo, basta analizar o trafego de dados entre o telefone e a web 😉

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    Todo e qualquer dipositivo ligado a internet ta sujeito a serem sacadas informacoes…… por essa de estar somente no tlm nao quer dizer nada pois se alguem quiser e tiver os conhecimentos de certeza que te saca essa informacao do teu tlm…..

  14. Avatar de Monteiro
    Monteiro

    Pessoal, confiem desconfiando.
    Vejo aqui pessoas a darem certezas de que tais dados não saem do telemóvel. Mas que certezas vocês têm? A sério, digam-me? Vocês já estudaram todo o código por detrás dessa funcionalidade para afirmarem que apenas fica no telemóvel? Já invadiram os servidores na Apple para determinar que tais dados não chegam até eles?
    Não! Vocês não fizeram nada disso, não sabem. Apenas baseiam-se no que a Apple e sites por essa internet fora dizem.
    Vocês não fazem mesmo ideia.

    1. Avatar de JBM
      JBM

      a confiança advém da Apple assumir publicamente e claramente essa posição e porque isto já existe e é analisado há muito tempo. Seria o descalabro total para a Apple se se viesse a descobrir que mentiu descaradamente a todos, ainda mais quando já várias vezes alguns governos pediram esclarecimentos sobre estes assuntos sempre que introduzia novas funcionalidades!

      1. Avatar de Kruskal
        Kruskal

        A Apple assume muitas coisas, mas depois…
        http://www.forbes.com/sites/erikkain/2013/12/30/the-nsa-reportedly-has-total-access-to-your-iphone/
        Como não dá acesso ao código, só se pode acreditar por fé e eu não sou dessa religião.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Leste sequer o artigo!? Os aparelhos tinham que ser “apanhados” pela NSA para introduzir software no aparelho que lhes permitisse espiar, e não eram os únicos aparelhos alvo da NSA. Quanto às suspeitas que levantam contra a Apple, o que não tem faltado nos últimos tempos são notícias sobre agências governamentais a comprar descobertas de vulnerabilidades em todos os sistemas que mantêm só para si!

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Ou se calhar, sabe-se, tu é que não estás atento.

      http://www.wired.com/2015/07/manhattan-da-iphone-crypto-foiled-cops-74-times/

      E muito mais…

      A Apple é uma empresa rica, mas todos sabemos de onde vem o dinheiro: produtos que vende nas lojas.

      A Google é uma empresa rica, mas ninguém sabe dizer de onde vem o dinheiro, não digam que é publicidade, ninguém vai acreditar em tamanha farsa, publicidade apenas não faz a segunda ou terceira maior empresa do mundo…

    3. Avatar de Monteiro
      Monteiro

      Algum de vocês já viu o documentário/filme “Citizenfour”?

  15. Avatar de mythic
    mythic

    basicamente no IOS querem saber por aonde andamos e no ANDROID querem aceder a tudo no nosso dispositivo(contactos,cartão memoria,fotos..etc) bom mesmo era 1 smartfone que não fosse cuscuvilheiro , o meu tem o IOS 7 (iphone 4)e não tem essa opção, só tem em serviços do sistema:
    a minha volta -off
    calibragem bússola -off
    fuso horário -off
    diagnostico utilização -on
    iads por localização -off
    redes moveis -on
    redes wi-fi -on
    transito -off

    tem algo a desactivar? obrigado

    1. Avatar de LG
      LG

      Meu caro, o Google so acede aos contactos, fotos etc… porque as pessoas o querem assim… Ninguem é obrigado a utilizar conta Google. Toda a gente queixa se que o Google espia.. então porque utilizam conta Google?

      Eu utilizo conta Google pois tenho assim tudo sincronizado entre os meus dispositivos de forma segura.

      “Ah e tal mas a Google é criminosa e diz à NSA que gostas de ir a Pizzaria do Sr. Joaquim”

      :/

      1. Avatar de RaCcOn
        RaCcOn

        Se tiveres telefone com Android es obrigado a ter conta Google para obter Apps da PlayStore, da mesma forma que es obrigado a ter conta apple para instalares apps da AppStore. 😉

        1. Avatar de Malamen
          Malamen

          Não digas asneiras… a PlayStore não é a única fonte de aplicações Android.

          Não necessitas de ter conta Google para usar um telefone Android. Mas necessitas de uma conta Apple para usares um iPhone.

  16. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Se o android faz é invasão, se a Apple faz é porque é bom, é fantástica a vossa de pensar, também é fantástico em como se agarram em pensar que a Apple simplesmente nada faz com esses dados, a informação é poder, e quem tem poder, tem tudo.. é simples..

    1. Avatar de LG
      LG

      Mesmo xD

      Google faz – “Que criminosos, falta de privacidade!!!”
      Apple faz e ninguem sabe porquê – “Wow que feature inovador!!!”

      1. Avatar de JBM
        JBM

        lá porque tu não sabes ou não queres saber, não quer dizer que não se saiba para que serve a funcionalidade.

        1. Avatar de LG
          LG

          é o que diz o artigo:
          “Porque existe esta opção? É uma boa pergunta. Mas não encontramos uma explicação que nos satisfaça quanto à questão de a Apple recolher, nos nossos dispositivos, a informação de localização dos últimos 30 dias. Essa informação está agrupada por localizações e permite ao utilizador consultar a qualquer altura os locais por onde andou e mesmo a relação entre si.”

          Pronto JBM.. serve para teres ideia onde tiveste há 30 dias caso que te tenhas esquecido… grande utilidade para amnésicos. Se engoles essa da Apple parabéns. 🙂

          1. Avatar de JBM
            JBM

            o que diz o artigo não passa de sensacionalismo, que nem se dá ao trabalho de apresentar a informação dada pela Apple sobre o assunto, sendo que no sítio onde se activa/desactiva a função é até indicada uma ideia do que faz!
            Indo à Apple: Frequent Locations:
            … Serão utilizados para lhe proporcionar serviços personalizados, como por exemplo sugestões de itinerários de viagem.
            … use them to provide commute information in Notification Center or automatic routing in CarPlay

            Ao saber os locais mais frequentes pode dar melhores sugestões quando se quer criar um itinerário sem ter que escrever nada. Pode apresentar melhor informação centralizada relevante para o que a pessoa pode fazer no dia, etc

          2. Avatar de Vítor M.

            Sensacionalismo? Mas de onde nasceu essa ideia a falsa? O artigo mostra uma realidade, o restante, para sua informação, já existia muito antes da haver CarPlay. E mais, não deixa de ser informação recolhida que muitas pessoas desconhecem para o que realmente serve e com este artigo sabem agora onde está e como gerir.

            Por isso, é “parvo” considerar sensacionalismo um artigo informativo.

          3. Avatar de Vítor M.

            LG… essa gosma á Apple ainda te faz mal 😀

            Sempre ouvi dizer “quem desdenha quer comprar” 😉

          4. Avatar de JBM
            JBM

            Se leres como deve ser a sequência de comentários o sensacionalismo refere-se à citação do artigo feita pelo LG, o sensacionalismo é dizer que não se encontra uma explicação que satisfaça sem nem sequer apresentar as explicações que são realmente dadas pela empresa!
            Segundo ponto, a funcionalidade não se resume ao Carplay, o Carplay é um exemplo demonstrativo que nem sequer é o único apresentado na citação que faço da Apple.

          5. Avatar de Vítor M.

            Mas não entendes que o LG é um hater? Que desdenha tudo o que seja Apple? Para ele há um clube, a Google, o resto é paisagem 🙂 ele não percebe que tudo é tecnologia e integrado para o utilizador usufruir. 🙂

            A citação que esta funcionalidade não traz nada ao utilizador, a 99% dos utilizadores, baseia-se no facto que muita gente desconhece que isto existe e que não está associado ao Find my iPhone. Também porque sem esta opção ligada o utilizador não tem qualquer perda de qualidade de sistema. Por isso a minha afirmação.

          6. Avatar de JBM
            JBM

            Acho que o português da citação é bastante claro e não tem nada a ver com o que estás a dizer agora, nem isso explicaria a não apresentação dos factos para as pessoas poderem construir a sua própria opinião! A utilidade existe no mínimo para toda a gente que usa o Serviço de Localização com os Mapas da Apple para navegar, que será muito mais de 1% das pessoas com iPhones

  17. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    A realidade é muito simples: todas as empresas usam os nossos dados para nos venderem coisas.
    A Apple fá-lo para nos vender produtos Apple.
    A Google fá-lo para nos vender seja o que for.
    Há bons motivos para a funcionalidade em questão, só um exemplo: indicações de trânsito para onde é normal irmos de seguida. Mas não é difícil imaginar muitos outros, que para algumas pessoas serão úteis para outras não.
    No final do dia a questão é muito simples: em quem é que confiamos para nos guardar os dados ?