Router MEO – Partilhe conteúdos de um Disco/Pen USB via FTP

22 Comentários

Ontem mostramos aqui como podem facilmente partilhar conteúdos de um Disco/Pen USB na rede local. Como referimos, esta versão do router permite também criar um servidor FTP, com a vantagem de podermos aceder à informação a partir de qualquer parte da Internet.

Hoje vamos aprender como activar o servidor FTP do router Technicolor TG784n v3 com a versão do software 10.2.1.L.

meo_014


O objectivo deste artigo consiste em ensinar a partilhar conteúdos de um dispositivo de armazenamento (ex. disco externo, Pen USB, etc), com ligação por USB, dentro e fora da rede local. Assim, será possível aceder a partir de qualquer parte do mundo ao dispositivo USB, sendo uma óptima forma de partilhar conteúdos (ex. fotos, filmes, música, documentos).

Nota: O Disco/Pen USB deve estar formatada com o sistema de ficheiros fat32.

Como configurar a Partilha de conteúdos por FTP?

Para começar devem aceder à página de administração do router, usando o endereço http://192.168.1.254, e introduzir as credenciais de acesso. Se tudo estiver OK, devem entrar na página de gestão do router.

meo_000

Em seguida seleccionem Ferramentas > Partilha de Conteúdos

meo_001

Depois, no canto superior direito, devem escolher a opção Configurar, que permitirá aceder às configurações associadas à Partilha de Conteúdos.

Aí dentro devem começar por activar o servidor FTP, e após essa selecção ficará associado o endereço público atribuído (naquele momento) ao router.

Na parte associada à Lista de discos ligados, seleccione a opção associada ao dispositivo USB que pretende partilhar. Por fim carregue em Aplicar.

meo_011

Agora a partir de qualquer PC ligado à rede, basta abrir a executar e introduzir o endereço do servidor de partilha de ficheiros. No nosso caso ficou o 192.168.1.253.

meo_008

Será apresentada uma pasta com o nome Media, que dará acesso aos conteúdos do dispositivo de armazenamento ligado à interface USB e também uma pasta com o nome Shared que está associada ao servidor FTP. É na pasta Shared que devemos então colocar os conteúdos a partilhar.

meo_012

Para aceder via FTP podem usar um cliente de FTP, como por exemplo o Filezilla, ou então simplesmente usar o endereço num browser.

Por questões de segurança será solicitada  autenticação ao utilizador (ver quais os utilizadores criados em Ferramentas > Gestão de utilizadores – Num próximo artigo ensinaremos a criar utilizadores e a definir privilégios).

meo_013

E está feito! Como viram, sem complicações e necessidade de usar software de terceiros, temos um servidor de FTP funcional e com segurança para partilharmos informações com outros utilizadores ou então para termos sempre um conjunto de informação disponível, com acesso a partir de qualquer parte do mundo. Experimentem! Se deixarem de usar o serviço não se esqueçam de desligar o servidor FTP.

Partilhar:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    Falando em routers MEO, alterar servidor DNS no Technicolor TG582n é possível?

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Estou á decadas tentando fazer isto funcionar com o windows 10 e não funciona.Mais alguem??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Fiz o tutorial tendo como base o Windows 10

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Então não sei o que se passa…tenho 4 pcs todos com o win 10pro x64, em nenhum consigo aceder á partilha do router. A partilha aparece na rede contudo quando tento aceder está imenso tempo a tentar abrir e depois aparece a janela a dizer que não consegue a esse local… já experimentei numa maquina virtual com o vista e ja consigo aceder…

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Se tiveres tiveres escolhido a rede como privada, não conseguirás ver essa partilha do router, terás que mudar para rede doméstica.

    2. Avatar de avocunha
      avocunha

      a decadas e bem há decadas

    3. Avatar de avocunha
      avocunha

      a decadas e bem há decadas

  3. Avatar de techdani
    techdani

    E para mac? É possível criar um tutorial?

  4. Avatar de David Ramos
    David Ramos

    Esse router é uma treta

  5. Avatar de Francisco Guerra
    Francisco Guerra

    Se o router deixa-se usar a impressora por usb na rede.. e ate desse para digitalizar.. isso sim era impecavel!

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Consegues usar uma impressora na rede mas digitalizar nao, pelo menos eu nao consigo.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    Já agora para o router NOS, algum tutorial?

  7. Avatar de Theboice
    Theboice

    Boas, o meu router é o mesmo mas da Vodafone, conseguirei fazer o mesmo ou ligar a empressora (epson DX 5000) em rede? Obrigado.

    1. Avatar de Silva
      Silva

      Em principio sim, eu tenho uma (HP) em rede no serviço da vodafone e funciona.
      O tutorial acima descrito tb serve para o router da vodafone

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E com que username e password se consegue fazer isso ?

  9. Avatar de Paulo Neiva
    Paulo Neiva

    Bom tutorial! Só é pena permitir o sistema de ficheiros FAT32.
    Fiz uma pesquisa há uns tempos, e parece que o firmware original do router até permite montar discos em NTFS, mas o firmware alterado das operadoras limita a FAT32. A grande desvantagem, é não poder ter ficheiros com mais de 4GB.

  10. Avatar de FJ
    FJ

    Bom tutorial. E como se desativa o serviço ftp e outros como ssh e telnet, neste router?

  11. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Boas…
    Configuro sem problemas mas depois quando acesso de fora pede o utilizador e password que entretanto configurei no router mas não consigo aceder á pasta.
    Alguma dica

  12. Avatar de Antonio
    Antonio

    Boas,
    como faço para aceder de for a da rede, do meu trabalho, por exemplo esta pen. Ja tenho o IP dinamico e uso o xpto.dynip.sapo.pt e consigo pingar o meu router meo. Mas como faço para aceder a pen via FTP.
    Quando estou em casa só consigo aceder por ftp usando o endereço do IP, no tutorial seria o 192.168.1.253, mas não consigo usar o ftp//meo@***.***.***.*. Pode ajudar sff.

  13. Avatar de David Silva
    David Silva

    Boas!
    Para quem continua com problemas experimente habilitar o protocolo SMB1:
    https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-networking/windows-10-habilitando-protocolo-smb1/84eed57a-cba5-486e-b363-d45baf4792f1
    Poder começar no passo “Habilitando o Protocolo SMB V1 via Painel de Controle” que é mais simples.
    Comigo funcionou! Espero ter ajudado.
    Cumprimentos,