Retirar Windows 8 Media Center Pack e voltar ao Windows 8 Pro

46 Comentários

Por Nuno Silva do blog IT-online para o Pplware

Por esta altura, muitos utilizadores do Windows 8 terão aproveitado a campanha da Microsoft, e solicitado a chave de produto gratuita que permite instalar o Windows Media Center, convertendo desta forma o Windows 8 Pro no Windows 8 Pro Pack.

Tratando-se de um upgrade de versão, remover o Media Center a partir da opção “Turn Windows Features on or off”, não vai necessariamente fazer o downgrade para o Windows 8 Pro, considerando que durante o upgrade foi usada uma chave de produto diferente.

Quando se fala em downgrade de versões, pensamos logo em reinstalação do Sistema Operativo, programas e App’s e ainda reposição dos nossos ficheiros, considerando que é necessário usar a chave de produto correspondente à versão que iremos utilizar. Este processo por vezes torna-se um pouco moroso, dependendo sempre da quantidade de dados que temos que repor e software e App’s que teremos que reinstalar.

Nos próximos passos, vamos explicar como podemos fazer o downgrade do Windows 8 Pro Pack para o Windows 8 Pro, sem a perda de dados do utilizador, definições e ainda aplicações.


Nota: Este downgrade funciona se possuirmos uma chave de produto válida do Windows 8 Pro. Caso tenha instalado o Windows 8 a partir da compra do Windows 8 Pro Pack, não é possível efetuar os passos descritos neste Guia.

Para além da chave de produto, será necessário o DVD ou ISO do Windows 8 Pro 32 ou 64 bits, dependendo da versão instalada.

Para iniciar o processo de downgrade, vamos aceder ao Registry do Windows usando a combinação de teclas WIN+R, seguido de regedit.

(Perante a alteração de chaves do registry, aconselho que seja feito um backup previamente, meramente por precaução. Para isso com o registry aberto, clicamos em File e em seguida Export, bastando depois indicar o nome e localização onde queremos guardar o .reg)

Com o Registry aberto, vamos navegar até à chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion.

Como podemos ver na imagem, o EditionID e o ProductName atuais indicam os valores referentes ao Windows 8 Pro with Media Center.

Com um duplo clique em EditionID e ProductName, vamos alterar os valores de acordo com o seguinte:

EditionID = Professional | ProductName = Windows 8 Pro

A alteração deverá ficar com ilustrado na imagem a baixo.

Após esta alteração, vamos reiniciar o Windows 8 e iniciar sessão.

Em seguida, vamos inserir o DVD do Windows 8 (ou em alternativa montamos uma imagem .ISO) e executamos o Setup.exe.

Com a janela do Windows 8 Setup aberta, vamos inserir a nossa chave de produto do Windows 8 Pro tal como solicitado e clicamos em Next.

No passo seguinte, vamos selecionar a opção Keep Windows settings, personal files, and apps, seguido de Next.

No ecrã seguinte, vamos rever as opções de acordo com as configurações feitas previamente. Se estiver tudo correto clicamos em Install.

A partir daqui vamos aguardar que o processo de upgrade continue. Será necessário efetuar as configurações habituais, tal como faríamos se estivéssemos a fazer um upgrade do Windows 7 para o Windows 8.

No final de todo o processo, teremos de novo o Windows 8 Pro instalado e configurado com a vantagem de mantermos as definições do Windows, ficheiros pessoais e aplicações intactas.

A todos, desejamos uma ótima experiência de utilização.

Partilhar:
Tags:

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de m4nr
    m4nr

    Havia um chave de produto gratuita? O_o

    1. Avatar de Nuno Silva

      Ate 31 de Janeiro de 2013, a patir do site windows.microsoft
      Com, pode ser solicitada a chave de produto que permite desbloquear o Media Center e assim fazer um upgrade de versao, passando o Windows 8 Pro a Windows 8 with Media Center (Windows 8 Pro Pack)

      1. Avatar de m4nr
        m4nr

        Obrigado.
        Já lhes pedi a chave!

      2. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        Já me fartei de procurar e não encontro; quantas versões existem do W8?
        No site da MS só vejo o PRO e RT, e se bem entendi, este pc não pode lever o RT.
        Quais as diferenças?
        obrigado e continuação de boas festas p’ra todos!

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Existem 5 versões do Windows 8, embora as mais populares e conhecidas sejam o RT e o Pro.
          Consulte o nome dessas versões e as respetivas diferenças em: http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows/compare

        2. Avatar de Oscar Marques
          Oscar Marques

          podes pedir aqui
          http://windows.microsoft.com/pt-pt/windows-8/feature-packs

          alguns tipos pensam que as chaves acabam se indicarem o link

          BOM ANO

      3. Avatar de Ricardo Silva
        Ricardo Silva

        Tenho o meu windows 8 registado desta forma até ao dia 31.
        Estava agora a tentar comprar a licença por $40, mas dá-me erro, diz que a compra online não está disponivel para a minha região.
        Existe alguma forma de contornar esta situação?

  2. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não estou a perceber qual é a necessidade de fazer downgrade? Há features que se perdem?

    1. Avatar de fast
      fast

      tipo, teve um pc aqui na empresa que foi instalado windows 8.1 e não era original, dai pra não precisar formatar eu fiz o downgrade coloquei a chave original do 8 e atualizei =d

  3. Avatar de Patrick Costa
    Patrick Costa

    Existe alguma vantagem em fazer este downgrade?

  4. Avatar de Redin

    Questão:
    Qual é o interesse em passar por todo este “Imbróglio” para retirar a funcionalidade do MediaCenter? Como vocês mesmo dizem, pode-se usar “Turn Windows Features on or off”. Será apenas por uma questão de não gostar de ter nas propriedades o nome …Pro Pack? Ou haverá alguma alteração de fundo que a existencia do MC provoque?

  5. Avatar de Nuno Silva

    As razoes para o downgrade poderao ser muitas, depende do utilizador. Pode ser porque apenas quis experimentar a funcionalidade “add features to Windows 8” e agora quer reverter o upgrade ou simplesmente porque algumas app’s passaram a ter comportamemtos estranhos como a app Camera que apresenta um erro de incompatibilidade com a versao do Windows 8 instalada. O que eu pretendi explicar neste guia e o facto de n ser necessario instalar tudo de novo para efectuar o downgrade. Desta forma e possivel manter apps, definiçoes do Windows e ficheiros do utilizador intactos. No meu ponto de vista, e sempre bom existirem formas alternativas de resolver determinadas questoes

    1. Avatar de Rui
      Rui

      mais fácil, arranjar a key, esperar que as incompatibilidades sejam actualizadas e fazer upgrade depois disso 🙂

    2. Avatar de Rui
      Rui

      resta esperar que se possa utilizar a key depois de esses bugs serem corrigidos, caso não o sejam antes de 31 de janeiro

    3. Avatar de Abílio
      Abílio

      Não tenho nenhum erro na app câmera. Quais são os outros bugs conhecidos? Por aqui nada…

  6. Avatar de marquinhos
    marquinhos

    Estou a rir alto aqui com meu Windows 7, sem bugs !!

    1. Avatar de Tiago Pires
      Tiago Pires

      Eu tenho Windows 8 Pro + Media Center, e ainda não tive problemas de compatibilidade.
      Recomendo o Windows 8.

    2. Avatar de Abílio
      Abílio

      Estou a rir alto aqui com meu Windows 8 pro + WMC, sem bugs !

    3. Avatar de José
      José

      O meu W8 não tem bugs e foi comprado directamente na Microsoft. Se calhar o seu é uma vulgar cópia pirata activada com crack e pronto. Sendo assim o seu choro tem razão de ser.

  7. Avatar de Nuno Silva

    Por aqui usasse o Windows 8 à bastante tempo (mais concretamente desde a developer preview) e também não tenho bugs a reportar.
    Continuo a dizer que razões para downgrade podem existir milhares, tudo depende dos utilizadores/razões.

    Aqui o que se pretende demonstrar (algo que faço sempre quando escrevo artigos técnicos)é que devemos ter sempre uma 2ª carta na manga e que nos permita “fugir” aos defaults.

    Aqui não está em causa se o pessoal está feliz lá no alto com o Windows 7 ou extremamente chateado com bugs no Windows 8. O que me leva a escrever estes artigos é simplesmente a partilha com as comunidades, seja aqui no meu blog, seja no Pplware ou num outro qualquer local.

    Aproveito e desejo a toda a equipa Pplware e demais visitantes, um excelente 2013 repleto de novidades tecnológicas, sucessos pessoais e profissionais!

    Cumps,

    NS

    1. Avatar de MigueL L.
      MigueL L.

      Mas e o Nuno escreveu um artigo para ficarmos a saber mais de como resolver certas situações qual é o motivo de tanto Post?!

      Obrigado Nuno pelo post.

    2. Avatar de Dicionario
      Dicionario

      “usasse” ou “usa-se” ?

  8. Avatar de zé nando
    zé nando

    Bom post, mas sou mais apologista de agarrar no DVD ou na pen e formatar tudo de raiz sem essas mariquisses

  9. Avatar de pedro
    pedro

    Boas
    E para desactivar a interface metro o que ha?

    1. Avatar de MigueL L.
      MigueL L.

      …O Windows 7…

      1. Avatar de pedro
        pedro

        Eu considero o Windows 8 melhor que o 7, o inciar e suspendar mais rapido entre mt mais coisas

        Mas a interface Metro é que é nojenta, nunca a o uso a nao ser para abrir uma aplicaçao, quanto quero procurar uma aplicaçao demoro mt tempo por causa da inexistencia de pastas, e entao programas com mt atalhos no iniciar sao uma chatice.por exemplo o orcad tem uns 20 atalhos o office uns 15, e torna mt dificil a procura de uma programa, e nem smp me lembro do nome do que procuro para fazer a procura

  10. Avatar de Luiz Anísio
    Luiz Anísio

    Muito obrigado pela dica. No meu caso comprei duas atualizações para windows 8 pro e solicitei, em dias diferentes, duas chaves do media center antes do dia 31/01. A instalação do windows foi tranquila e a ativação do recurso do media center também. Para a minha surpresa, alguns dias depois o windows acusou o uso da chave em dois computadores e não ativou. Só depois eu percebi que nas duas solicitações do media center a Microsoft mandou a mesma chave. Só o downgrade para resolver o problema até eles me responderem se vão mandar outra chave. Valeu pela dica!

  11. Avatar de Redin

    Eu também pedi uma chave, posteriormente foi-me enviada e não tenciono utilizá-la.
    Pelas experiências que tenho vindo a ter com antigas versões que corriam nos sistemas anteriores, verifico que está muito aquém das expectativas criadas ao mesmo tempo que acho muito lento a responder e muita incompatibilidade com vários tipos de ficheiros de video e mesmo até ao ponto de não conseguir colocar legendas sem ter que recorrer a programas de terceiros.
    Valha-me ao menos a “santíssima trindade” chamada XBMC.
    Para quem quiser, eu posso oferecer a chave do WMC que me enviaram sem contudo fazer uma apelo ao pretendente da mesma que equacione primeiro em experimentar o XBMC. Vai ficar maravilhado, com toda a certeza.

    1. Avatar de Arthur
      Arthur

      Olá Redin, gostaria muito de receber essa chave tendo em vista que você a ofereceu em seu comentário. Por favor, ficaria muito grato se você me enviasse essa chave.

      1. Avatar de Redin

        Como queres que te contacte? Deixas aqui o teu email?

        1. Avatar de José
          José

          Deixo aqui o meu E-mail… Tenho o Pro mas falta-me uma chave para o Media Center

  12. Avatar de Wallace
    Wallace

    Obrigado, estava a procurar isto.

  13. Avatar de Gregory Martins
    Gregory Martins

    eu tenho o Windows 8 pro com media center e quero voltar para o w8 pro mais o meu dvd do Windows8 pro só abre se eu reiniciar o pc! e eu queria saber se mesmo sendo assim da tbm ou ñ. Desde já eu agredeço!!!

  14. Avatar de PJ
    PJ

    Worked perfectly, thanks

  15. Avatar de matheus
    matheus

    pessoal não tem mais como pedir a chave de acesso para recursos do windows .Sera que alguém poderia me dar ??
    obrigado

  16. Avatar de Antonio Amazonas
    Antonio Amazonas

    Caro amigo, a minha dúvida é a seguinte:
    como faço para desinstalar aplicativos nativos do windows 8( exemplo, quero remover o “reader” o leitor de pdf do windows 8 e quero deixar instalar e definir como aplicativo padrão o acrobar reader como leitor de PDF, e não consegui fazer isso. tem como desabilita-lo pelo registo do windows?

    1. Avatar de fast
      fast

      muda o nome do executável do teu leitor, se for “adobe”, poe “adobe1” tive o mesmo problema.

  17. Avatar de IPenguDesigner
    IPenguDesigner

    eh preciso re-instalar dnv?

  18. Avatar de Ulisses
    Ulisses

    Cara, valeu pela dica mesmo….tava com esse problema justamente, porque testei o Media Pack mas agora com o windows 8.1 não posso instalar, mesmo tendo a chave original pro windows 8.0 Pro. Grande dica, obrigado.

  19. Avatar de Andressa
    Andressa

    Estou com um problema. Atualizei o Win 8 Pro para Media Center e agora ele não está ativando. Como não quero mais, gostaria de voltar pro Pro. É possível? Se eu fizer esse tutorial, preciso comprar um dvd original do win 8? Mesmo o sistema operacional tendo vindo no pc e sendo original? Poderei utilizar o serial que veio no pc? Onde posso baixar o ISO do Win 8 Pro? Preciso de ajuda, urgente. Desde já agradeço.

    1. Avatar de fast
      fast

      oi andressa, tudo certo? não precisa ser original não..
      pode usar o serial sim se for a mesma versão do seu sistema
      a iso do win 8 pro, tu pode achar no piratebay
      qualquer coisa… petfast28@gmail.com

  20. Avatar de Eric
    Eric

    Olá, quero saber se funciona da mesma forma pro Single Language, fiz uma besteira aqui e acabei adicionando o media center, mas perdi a ativação do windows que já veio de fábrica

  21. Avatar de Eric
    Eric

    Olá, quero saber se funciona da mesma forma com o Single Language.
    Fiz uma besteira aqui e acabei adicionando o media center, mas acabei perdendo a ativação do windows de fábrica, um dos problemas é que não consigo achar nenhuma versão pra download do single language. Pode me ajudar, o computador tem duas semanas e eu já fiz isso, preciso de ajuda urgente.

  22. Avatar de Victor Gomes

    Gostaria de agradecer pelo tutorial, consegui retornar a versão e ativar o windows. Muito obrigado!

  23. Avatar de Daniel Sousa
    Daniel Sousa

    Prezado,
    tentei executar o downgrade mas nao deu certo. Duas coisas ocorreram. ele nao deu opcao de manter os app e os programas. A unica opcao era Nothing….. Ao final de tudo..”Tudo” refeito a instalacao, reinciado dezenas de vezes…O computador informou que nao seria possivel o retorno pra windows 8 e que voltaria para o Windows 8 Media Center….
    O que devo fazer agora?

    1. Avatar de Victor Hugo
      Victor Hugo

      Estou com o mesmo problema. A product key da Media Center está inválida e encravou no meu Windows 8.1 e não sai… Não permite desinstalar, nem permite aquisição de uma válida porque desabilita a opção…