E você, sabe qual é a diferença entre BIOS e UEFI?

71 Comentários

Quando um computador é ligado, muitos processos invisíveis acontecem. Os componentes começam a falar entre si, para funcionarem. O BIOS e a UEFI são o elemento base para que o hardware funcione de forma perfeita durante esse arranque.

O propósito destes elementos é carregar e executar as operações iniciais do sistema, usando para isso o hardware. Hoje vamos conhecer cada um deles em pormenor e quais as suas diferenças.



Em meados da década de 1990, a Intel percebeu que o modelo da interface de firmware do BIOS (Basic Input/Output System) da IBM tinha limitações inerentes.

Estas não afetaram o utilizador “normal”, no entanto dificultaram a tarefa de criar servidores de alto desempenho, o que levou a Intel a iniciar o desenvolvimento da EFI para a sua plataforma Itanium. Havia ainda a necessidade de controlar a proliferação de rootkits.

Em 2007, a Intel, juntamente com a AMD, AMI, Apple, Dell, HP, IBM, Lenovo, Microsoft e Phoenix Technologies, concordaram em usar UEFI (Unified Extensible Firmware Interface), sucessor do famoso EFI (Extensible Firmware Interface), cuja detentora é o Unified EFI Fórum.

 

BIOS

O BIOS é o padrão usado pelos PCs desde a sua criação, e remonta aos antigos computadores compatíveis com IBM e foi, durante cerca de vinte anos, o padrão nos computadores. Basicamente, o BIOS é um software especial, chamado de firmware, armazenado num chip especial e soldado na placa-mãe, chamado ROM (EEPROM atualmente).

As suas 3 principais funcionalidades são:

  1. Executar o POST (Power-On Self-Test): É verificado se os componentes instalados na placa-mãe funcionam, principalmente o processador e a(s) memória(s) RAM.
  2. Fornecer o IO (Input/Output) básico: Para que possam operar periféricos essenciais, como o teclado, monitor e portas série, possibilitando a execução de tarefas básicas.
  3. Inicializar: O BIOS tenta inicializar, a partir de dispositivos ligados (HDDs, SSDs, entre outros), o sistema operativo e garantir que este possa usar todos os componentes de hardware.

Inicialmente não era possível escrever ou apagar a ROM, ou seja, o software não podia ser programado ou atualizado. Isso mudou e o BIOS passou a poder ser atualizada com o intuito de oferecer suporte a hardware mais recente e a ser programada para executar novas tarefas, mais específicas, como:

  • Ligar/desligar portas USB, portas série ou portas IDE/SATA;
  • Under/Overclocking de CPUs/RAMs;
  • Regular os controladores da ventoinha da placa-mãe.

Desde a sua origem que o BIOS era limitada por 1 MB de memória e operava a 16-bit. Esta era uma limitação, nomeadamente quando se tratava de discos com mais de 2TB (Terabytes) porque só inicializava partições MBR (Master Boot Record). Além disso, a MBR apenas permite até 4 partições primárias.

Este problema tinha uma solução. Recorrendo ao GPT (GUID Partition Table) o problema de discos maiores que 2TB ficava resolvido, mas infelizmente o BIOS não suporta GPT. Isto significa que caso seja usado um disco de 3TB existem duas possibilidades:

  1. Usar particionamento MBR: Desta forma é permitido inicializar um sistema operativo, mas serão apresentados no sistema apenas 2TB.
  2. Usar particionamento GPT: Esta opção está fora de questão, pois o BIOS não o suporta.

Anteriormente já aqui foi falado sobre as principais diferenças entre MBR e GPT.

 

UEFI (A sucessora)

A UEFI é talvez um pouco mais para ser entendida como a pura substituta do BIOS, isto porque pode ser vista como mini sistema operativo, que fica por cima do hardware e do firmware.

Em vez de ser armazenada no firmware, como o BIOS, o código UEFI é armazenado no diretório /EFI/ na memória não-volátil. Assim, a UEFI pode estar na memória flash NAND, na placa-mãe, ou pode residir num disco rígido, ou até mesmo numa partilha na rede.

Essencialmente, ela veio resolver o problema do BIOS. Pode dizer-se que a UEFI foi a segunda versão, tendo sido a antiga EFI a primeira. Muito provavelmente, se adquiriu um computador após 2010, terá já a UEFI em vez do BIOS.

Eis algumas das características que a UEFI disponibiliza a mais em relação à BIOS:

  • Inicializar mais rapidamente;
  • Inicializa discos maiores que 2TB, usando o sistema de partição GPT;
  • Fornece ao utilizador uma interface gráfica mais avançada;
  • Suporta a utilização de rato;
  • Inicialização segura (Secure Boot), proteção contra malware e rootkits, que operam em ambiente pre-boot;
  • Fornece uma interface modular, independente da arquitetura do CPU e também para aplicações e dispositivos baseados em drivers EFI (o chamado EBC – EFI Byte- Code)

Com a UEFI nasceu um novo método de inicialização, passando a existir dois modos:

  • Modo de UEFI: Mais recente, requer uma partição separada (partição EFI) onde os bootloaders são armazenados.
  • Modo de BIOS: Mais antigo, usado pela BIOS, o gestor de inicialização é armazenado, normalmente no início do discos.

Antes da UEFI, a única maneira de instalar um sistema operativo era o modo BIOS, mas, após a sua implementação, passou a ser o novo padrão selecionado. Com isto, criou-se uma confusão, pois um sistema operativo instalado no modo BIOS não pode ser inicializado utilizando o modo UEFI e vice-versa, sem modificar a instalação ou reinstalar todo o sistema. Por este motivo, a UEFI passou a suportar o modo “Legacy Mode”.

O Legacy Mode opera como se fosse um BIOS. Serão perdidos quase todos os benefícios da UEFI, como o Secure Boot ou o Fast Boot, mas a interface gráfica do utilizador manter-se-á.

A única diferença é que a UEFI será capaz de inicializar a partir de discos MBR, sem ser necessária a partição EFI, e será capaz de inicializar instalações não-UEFI. Atualmente, a maioria das placas-mãe suportam já suportam este modo.

Para saber se o seu sistema operativo está instalado no modo UEFI ou Legacy siga os passos abaixo:

Windows: Use a ferramenta de gestão de discos para verificar se existe a “EFI System Partition” no disco onde o Windows está. Caso exista, o sistema foi instalado no modo UEFI, se não existir, foi instalado no modo Legacy.

Linux: Verifique se existe o ficheiro /sys/firmware/efi. Se existir, o sistema está instalado no modo UEFI.

O grande benefício da UEFI é ser capaz de operar lado a lado com o BIOS. A BIOS pode ser usada em dispositivos que não necessitem de grande capacidade armazenamento ou segurança, e está a desaparecer lentamente.

Qual é a vossa opinião sobre esta evolução? Quais são os recursos favoritos que mais apreciaram? E que vantagens/desvantagens acham existir? Deixem nos comentários a vossa opinião.

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PGinTheHouse
    PGinTheHouse

    Excelente trabalho Pedro Simões.

    Muito bem explicado. Parabéns

    1. Avatar de Pedro Simões

      Quem está de parabéns é o Diogo, eu apenas coloquei no ar

      1. Avatar de Francisco
        Francisco

        Gostaria de saber se é possível reverter de LEGACY para UEFI após ter feito uma formatação e ter apagado tudo das partições.

        1. Avatar de Duarte
          Duarte

          O legacy é um modo de compatibilidade que o UEFI tem para poder correr Windows que tenham o MBR
          Se a intenção é formatar o disco, nas opções da UEFI retirasse o legacy e fazes a instalação do OS ou usa como disco primário (para armazenar dados por exemplo)

  2. Avatar de efi uefi
    efi uefi

    . . . e depois veio o windows 10 e deu cabo disso tudo!

    1. Avatar de JorgeO
      JorgeO

      Porque? Windows 10 tanto arranca em UEFI como em BIOS…

      1. Avatar de efi uefi
        efi uefi

        caso nao saibam o windows 10 nao respeita as normas uefi, nao permite (facilita) a instalaçao de outris sistemas operativos em paralelo como seria de esperar.
        no windows 8 a coisa ate corria bem. . . agora multiboot com windows 10, linux e mac so com artimanhas e com as actualizaçoes soma de problemas.
        googlem . . .

        1. Avatar de lol
          lol

          Não sei do que falas uso o Clover e não tenho problemas nenhuns com actualizações e a fazer boot noutros OSs

          1. Avatar de Erick
            Erick

            Eu entendi o que ele esta falando, pois já aconteceu comigo, usava o w10 pra testes de novidades, tbm para não ser pego de surpresa, mas quando o windows 10 atualizava ele matava a inicialização do linux…

        2. Avatar de Gilmar Bertolote Junior
          Gilmar Bertolote Junior

          Trabalho em uma instituição de ensino superior e pesquisa e por aqui sempre nos solicitam Dual boot com Windows 10 e Linux (geralmente Ubuntu 16.04 LTS). Nunca tivemos problemas quanto aos bootloaders, desde que corretamente configurada a UEFI para aceitar outros sistemas operacionais que não Windows (Secure Boot: Disable/OtherOS) e se você utilizar os discos em formato GPT, corretamente particionados tudo funcionará bem.

        3. Avatar de Xis
          Xis

          Isso não é bem assim. ^
          O Windows 10 funciona perfeitamente em multi-boot, desde saibas o que estás a fazer.
          E por essa tua ordem de ideias, o Grub2 também dá cabo disto tudo porque também só funciona correctamente se souberes o que fazes.
          Já tive mais problemas com multi-boot causados pelo o grub2 do que com o windows 10.

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Nesse aspeto tenho que discordar… Lembro-me bem a uns anos de andar de trás para a frente à tentar instalar e meter Ubuntu em dual boot com Windows. Razão? GRUB.
      Enquanto não saiu o GRUB2. A compatibilidade UEFI e GRUB era nula.

      1. Avatar de efi uefi
        efi uefi

        com a excepçao do windows 8 sempre houve problemas! o windows e um sistema proprietario! toma conta de tudo incluindo modificaçoes na efi/uefi, tornando incompativel outros sistemas operativos em paralelo.
        a meu ver o grub tambem nao era grande “bisca” ja o grub2 e melhor, mesmo assim aconselho a usarem outros.

        1. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          Mas isso desde sempre. O bootloader do windows só deteta Partições windows mesmo. Não é problema, é defeito. (A MS bem que poderia trabalhar nesse aspeto como a apple com o bootcamp…)
          Atualmente, com o GRUB2 (ou outro bootloader como referiste) já resolves esse problema facilmente, listando assim todos os OS da maquina.

    3. Avatar de efi uefi
      efi uefi

      a par disto cabe tambem informar que nem os fabricantes cumprem as normas efi/uefi . . .
      vejam as diferenças por exemplo um equipamento HP e uma outra marca . . .

      se calhar vao estranhar a quantidade de informação e configuraçao efi/uefi e /ou a falta dela.

      a meu ver tentou-se facilitar as coisas . . . mas so se complicou ainda mais!

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito bom! Parabéns Diogo.

  4. Avatar de João
    João

    Excelente explicação, obrigado!

  5. Avatar de João
    João

    Diferenças:

    UEFI – Spies on You!
    BIOS – Doesn’t!

    e claro, há sempre o Libreboot 😉

    1. Avatar de Carlos Andrade
      Carlos Andrade

      enfim

      1. Avatar de rui
        rui

        “Eles andem ai” 🙂

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Lógica de hoje em dia:
      – tudo o que é evolução do antigo, Espia.
      – tudo o que for complexo de tal maneira que o user não perceba, Espia.
      – tudo o que tiver/requer ligação a internet, Espia.
      – tudo o que for Legacy ou old, não Espia.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        a verdade é, cada vez mais há controlo de informação privada.
        o resto é letra…

        espera por fins de maio de 2018 e vais ver…

      2. Avatar de Esperançado
        Esperançado

        Pois é, hoje em dia dá medo…. um artigo a explicar tudo isso seria muito bem vindo. Talvez muitos fugiriam do Windows.

        1. Avatar de Xis
          Xis

          Fugiam do Windows ou da tecnologia de forma geral? É que particularizar um problema que é transversal a todos os sistemas mostra bem a tua tendência…

    3. Avatar de Lunatic
      Lunatic

      Tinfoil hats! Will some buy my tinfoil hats? Get’em while they’re hot and steamy…

  6. Avatar de José
    José

    Bom e útil artigo. Obrigado.
    José

  7. Avatar de Jose Baptista
    Jose Baptista

    Excelente artigo. Parabéns Diogo!

  8. Avatar de Jose Neves
    Jose Neves

    Excelente artigo
    Obrigado

  9. Avatar de Alberto
    Alberto

    Bom artigo

  10. Avatar de Charles
    Charles

    Ora aqui está um excelente artigo que deu muito gosto de ler.
    Obrigado e venham mais assim!
    Fazem falta artigos neste site, que não resultem em bate boca de fan boys…
    Abraços

    1. Avatar de Diogo Gaspar
      Diogo Gaspar

      Viva,

      O vosso feedback é deveras importante. Estamos cá para vos informar da melhor forma, tanto quanto possível.

      Um abraço. 😉

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Excelente artigo e precisamos de mais relacionados com a arquitectura quer de sw quer de hw e as suas dependências e interligações. Charles muito, muito bem lembrado.
      Artigo para o bate boca dos fan boys é engracado e por vezes pode animar o debate. Mas o que vemos é bla bla e perda de tempo.

  11. Avatar de Roberto K.M.
    Roberto K.M.

    A UEFI dificulta a instalação do Linux, mas é possível. O usuário abaixo da média, que só sabe ir clicando next next next pode se complicar. Não tenho agora comigo mas a Dell tem um tutorial para instalar o Ubuntu com a UEFI. Válido também para o Mint e outros. É só ler e entender antes de fazer qualquer coisa.

  12. Avatar de Redin
    Redin

    Até poderei estar enganado mas para mim a limitação é um sistema com a UEFI implementado por um fabricante ter de exigir o disco rígido de origem que se avariar, teremos de operar em modo Legacy para usar um diferente. As imagens Gost só poderão ser usados para o mesmo disco. Se estiver errado, gostaria de saber como contornar isso.

    1. Avatar de Jak Uti
      Jak Uti

      Para contornar o “Ghost” sugiro o HDClone

      1. Avatar de Redin
        Redin

        OK, mas temo que isso não vá resolver o problema de ID que a UEFI não venha a aceitar do novo disco.

  13. Avatar de Joao
    Joao

    Artigo muito bom, obrigado.
    Quando comprei o meu portátil à 2 anos, instalei um dual boot com o linux mint. Nunca consegui por grub a funcionar com com a uefi, não sei se na altura havia algum problema entre o secure boot e o grub. Havia muito pessoal nos foruns do mint a queixar-se do mesmo problema. A solução foi instalar o linux no modo legacy, não é uma solução elegante, mas funciona, mas cada vez que mudo de sistema operativo, tenho de alternar entre a bios e uefi.

  14. Avatar de DSantos
    DSantos

    Mais um artigo interessante e esclarecedor….muito bom

  15. Avatar de Alvega
    Alvega

    Do artigo gosto, muito bom. Já da UEFi, nao gosto, mas deve ser erro meu, isto da bios já estava “entranhado”, e nao gosto de ter o serial do SO “embutido…algures.

    1. Avatar de efi uefi
      efi uefi

      +1
      tens que ver que o serial era controlavel por qualquer um . . .
      agora ja nao e assim!!!

  16. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Pplware sempre a surpreender. Artigo 5 estrelas, venham mais deste genero, pois existem muitos leigos nos mais variados assuntos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Nuno, sem dúvida. Temos milhares destes bons artigos, dou como exemplo este: http://bit.ly/2oXlVgD

      Mas há mesmo muitos….

      Cmp.

  17. Avatar de Pedro Soares
    Pedro Soares

    Apenas uma pequena correção:
    BIOS vem de Basic Input/Output System. Ou seja, Sistema Básico de Entrada e Saída. Por isso, diz-me “o” BIOS e não “a” BIOS.
    Já UEFI deverá ser “a” UEFI, corretamente escrito no artigo, pois é uma Interface.

    1. Avatar de Vítor M.

      Exactamente. Mesmo entre os profissionais de Informática, é muito comum o uso da expressão “a BIOS”, entretanto, isso é uma vista humana porque “sistema básico de entrada e saída” é um termo no masculino e, portanto, o correto é utilizar-se “o BIOS”.

      Bom reparo.

    2. Avatar de cat
      cat

      Podemos dissertar sobre várias opiniões mas, na verdade, não existe uma forma correcta e definitiva de aplicar os pronomes em estrangeirismos cujas palavras não têm género no idioma original. Quando se trata de acrónimos, então aí a “coisa” ainda fica mais confusa.

      99% das pessoas que conheço utilizam o pronome no feminino: “a BIOS”. Eu sempre usei e vou continuar a utilizar pois não há qualquer regra gramatical que me impeça de o fazer.

      Boa leitura sobre o assunto, aqui:
      https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/sobre-o-genero-dos-estrangeirismos/23292

      1. Avatar de Ismar Russano
        Ismar Russano

        Só para lembrar:

        No passado (80,90’s…) referiamos a palavra BIOS, ‘a memória (Circuito Integrado EPROM), que vinha gravado o BOOT. Razão pela qual até hoje uso a palavra no feminino…tambem!!!

  18. Avatar de A.F.C.O.
    A.F.C.O.

    Muito bom artigo, sempre me perguntei o que significaria a sigla UEFI várias vezes utilizada nos comentários na net, a pesquisa nunca me soube esclarecer muito sobre a sua utilidade prática, agora já sei. Para o próximo artigo poderiam explicar como fazer uma nova instalação do S.O. utilizando a UEFI, e quais os programas UEFI disponíveis. Ainda me persistem várias dúvidas; onde é que a UEFI fica guardada durante a instalação do S.O. (uma vez que o disco foi formatado e é criada uma nova partição); como é que a BIOS detecta a UEFI na opção legacy ou UEFI; quais as marcas UEFI recomendadas, breve pesquisa na net mostra várias. Cumps.

    1. Avatar de Esperançado
      Esperançado

      Era muito bom um artigo a com essas explicações. Ficaria mais fácil para muitos perceberem o que fazer.

  19. Avatar de Ismar Russano
    Ismar Russano

    Muito boa, a explicação da diferença entre essas duas tecnologias. Como ainda existem muitas maquinas anteriores a 2007, utilizando somente BIOS, a nova UEFI veio para para ficar. A tecnologia anda para frente…!!!

    Grande abraço.

  20. Avatar de Fernando
    Fernando

    Fantástico artigo, mesmo de parabéns.
    Por vezes facilita-nos a vida uma boa explicação sintetizada, pois sabemos as coisas intuitivamente mas saber explicar factualmente é outra louça. 🙂

  21. Avatar de AM
    AM

    Resumindo, isso é bom ou mau prá gente?

  22. Avatar de Marco Antônio
    Marco Antônio

    Excelente explicação. Já fazia tempo q estava atrás de um conteúdo deste q pudesse sanar minhas dúvidas.

  23. Avatar de Tiago
    Tiago

    O UEFI só está disponível no Linux 64bits?

  24. Avatar de PGR
    PGR

    Altamente!!
    obrigado

  25. Avatar de Roger
    Roger

    Excelente matéria e ótimo conteúdo. Parabéns!
    Eu me lembro quando os HDs de 2Teras ficaram mais acessíveis e baratos. E muita gente tinha problemas para instala-lo no Windows Vista.
    Eu consegui através de artimanhas.
    O mais engraçado é que vi muito “Noob” vender seus HDs de 2Teras e comprar 2 de 1Tera. Kkkk
    Chegou ao absurdo de alguns lugares o HD de 1Tera ser mais caro do que o HD de 2Teras.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Noobs, ou as vezes à quem prefira ter dois de 1 tera do que um de 2 teras.
      Vantagens? inúmeras 🙂

  26. Avatar de Henkel Brasil
    Henkel Brasil

    Eu ja tive muita dor de cabeça com isso no meu notebook.
    Toda vez que tenho que formatar tenho que fazer o jogunho LEGACY/BIOS/UEFI
    Até hoje não sei qual é o certo…

    O fato é que jpa fiquei por mais de 4h tentando instalar windows 10 e Linux na minha maquina…IM-PO-SSÍ-VEL
    Ou apaga o Windows, ou apaga o Linux… Aqui, a Janela venceu 🙁

    1. Avatar de Thiago Nicolau
      Thiago Nicolau

      Amigo é perfeitamente possível de maneira fácil pois eu uso windows e linux ubuntu.
      Faça assim:
      1- instale seu windows na sua partição desejada, deixe também a partição linux criada mas sem estar alocada a nenhum formato.
      2-instale o linux ubuntu usando pendrive bootavel no modo persistente.
      3- com o ubuntu ja instalado no HD na partição criada anteriormente usando o ext4 como formato de um boot pelo pendrive.
      4- com o ubuntu iniciado pelo pendrive instale uma ferramenta chamada boot repair (apt-get install boot-repair) de uma busca no google.
      5- execute o boot repair no pendrive e ele corrigirá o boot da máquina no grub2 escrevendo corretamente e automaticamente no fstab do linux instalado no HD.

      1. Avatar de Thiago Nicolau
        Thiago Nicolau

        Antes de iniciar no trabalho recomendo retirar o gpt do hd dando um clean pelo linux

  27. […] Fonte: https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/qual-diferenc%CC%A7a-bios-uefi/ […]

  28. Avatar de Joselito
    Joselito

    Artigo Show! Parabéns!

  29. Avatar de Victor Guedes
    Victor Guedes

    Eu comprei um notebook de última geração, porém ele só reconhece o boot no modo legacy, quando coloco no modo UEFI ele n reconhecia o boot (pen drive)
    Somente o HD dele
    Pra formatar tive q colocar no modo legacy, sabe algum modo de corrigir esse fato de n aparecer o boot no modo UEFI

  30. Avatar de Inácio
    Inácio

    Alguém sabe me dizer se necessariamente para instalar linux eu preciso colocar no modo legacy?

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Não, dá pra instalar em UEFI também.

  31. Avatar de José Nunes
    José Nunes

    Boa tarde o meu comentário, é para apresentar os parabéns à Palware, como os Senhores explicam de uma forma muito clara clara , se percebe muito bem, já tenho tido problemas, e são resolvidos com a vossa ajuda. muito obrigado. José Nunes

  32. Avatar de José Nunes
    José Nunes

    Uma pergunta, como posso captar imagens da Bios UEFI, sem camera fotográfica, Cumprimentos José Nunes

  33. Avatar de Lucas
    Lucas

    Artigo de 2017 e atual até hoje em dia, muito bem explicado, abraços do Brasil.

  34. Avatar de Luciano
    Luciano

    Quer dizer que BIOS como o nome já diz é o modo básico, UEFI é a evolução e EFI, BIOS só suporta MBR que só deixa haver um sistema e além disso não reconhece disco maior que 2Tera, também não deixando existir mais que 4 partições!?
    UEFI não era compatível com MBR, então fizeram o modo Legacy para que houvesse alguma usabilidade com o modo antigo básico.
    Eu queria que alguém entendido me dissesse se eu usar Legacy traz alguma desvantagem, ou se é só vantagens, ou por acaso deveria usar apenas UEFI “puro” pois haveria alguma vantagem e qual!
    De fábrica meu windows 7 havia vindo em MBR e ele é depois de 2010, acho que isso é da microsoft que justamente não queria nenhum sistema operacional por perto, mas queria saber se estando em Legacy eu estaria digamos, LIVRE, e ter qualquer sistema e qualquer vantagem que eu tenha direito livremente.
    Meu comentário já parece complexo e qualquer um diria que eu já entendo muito, mas tenho dúvidas, as dúvidas não acabam.

  35. Avatar de Leonardo Mota
    Leonardo Mota

    Então qual é o melhor de usar no Windows 10?