PHP é à quinta-feira – PHP+MySQL nunca foi tão fácil…

36 Comentários

Por R. Santos para o Pplware

MySQL Driver é uma framework, open-source, orientada a objectos criada por por mim destinada a que seja fácil e rápida a integração do MySQL na sua aplicação web.


Irá diminuir drasticamente o tempo de desenvolvimento do seu website, irá tornar o código mais fácil de perceber (para quem não tem grandes conhecimentos de SQL), bem como será muito fácil de depurar os erros gerados.

Com esta framework poderá facilmente:

  1. Construir queries de: Selecção, Inserção, Actualização, Eliminação;
  2. Escapar strings para que possam ser inseridas de forma segura num query/em condições LIKE;
  3. Analisar/Optimizar tabelas;
  4. Libertar resultados da memória;
  5. Depurar erros de MySQL;

E muito mais…
Incluí documentação com exemplos para fácil compreensão da sua utilização.


Screenshots:

Documentação:

Debug inactivo, mostra somente uma bonita mensagem de erro aos visitantes e regista num ficheiro os detalhes do erro.

Debug activo, mostra a quem quiser ver os detalhes do erro.

Como de costume, qualquer dúvida e/ou sugestão podem postar nos comentários, no Fórum Pplware ou enviar-me um email para r.santos[at]live[dot]co[dot]uk.

Obrigado e boa programação!

Download: Classe

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo2
    Ricardo2

    Onde esta o link pra baixa/ver??

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Também gostava de ver…

      1. Avatar de r.santos
        r.santos

        Eu meti no .rar (pasta classe/) que enviei ao Vítor.
        Deve-se ter esquecido de colocar.

  2. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Olá.. preciso de uma ajuda..

    Preciso fazer uma paginação de fotos….
    essas fotos vão estão em diretórios,
    preciso que o programa varre o diretório e coloque na tabela todas as fotos em miniaturas de 60×60, e ao clicar na foto ele abra grande pra a visualização.

    Também nesse programa preciso que cada célula da tabela tenha um checkbox, para poder selecionar a foto..

    Alguém poderia me ajudar ??

    1. Avatar de RSousa
      RSousa

      Boas,

      Assim muito rápidamente, não percebi se tens isso a funcionar com alguma base de dados ou não, mas pareceu-me que não.

      Após uma pesquisa rápida no google, surgiram estes dois tutoriais, que penso que se enquadram no que pretendes:
      http://www.phptoys.com/e107_plugins/content/content.php?content.54

      e

      http://www.developertutorials.com/tutorials/php/creating-image-gallery-php-050620/page1.html

      Não os pude ver com muita atenção, mas reparei no varrimento por pastas, e a criação das tabelas (que parece-me ser o que te dará mais dificuldade).
      As alterações que precisas, serão adicionar a checkbox ao pé da imagem, e talvez criar as miniaturas das fotos e colocares numa pasta especifica (geralmente “thumb”).

  3. Avatar de JGomes

    pergunto-me se usam MYSQLi?

  4. Avatar de Tiago
    Tiago

    para quem quer dar os primeiros passos em SQL o que aconselham??

    1. Avatar de Ivo Pereira
      Ivo Pereira

      aconselho te isto:
      http://www.sqlcourse.com/

      tirei um curso na EPGE e foi por aqui que demos SQL.

  5. Avatar de Nuno
    Nuno

    Onde diz “Irá aumentar drasticamente o tempo” não deveria ser antes reduzir?

  6. Avatar de r.santos
    r.santos

    Não, irá aumentar porque não precisará de se preocupar tanto com a integração do MySQL, deixando muito mais tempo para outras coisas tipo: sistema de registo, validações, design do website, etc.

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      R. Santos, queres mesmo dizer “Irá diminuir drasticamente o tempo de desenvolvimento do seu website” ou então “Irá aumentar drasticamente a velocidade de desenvolvimento do seu website”, porque caso contrário, será mau demorar mais tempo a desenvolver um website 😉

      Relativamente à framework, ainda não vi, mas parece que ainda nem apareceu ao público e a minha já tem concorrência 😀

  7. Avatar de r.santos
    r.santos

    Baralhei-me então 😆
    Tens razão Bruno.

    Quanto à framework, estou à espera que o Vítor meta aqui, pois enviei em conjunto com o .docx um .rar com a classe e a documentação.

    1. Avatar de vhcr
      vhcr

      e esse.docx gostava de ver

  8. Avatar de VitorGGA

    É, esse post do PHP hoje saiu com Fatal Error uhuhuhuh

  9. Avatar de r.santos
    r.santos

    Só não erra quem nada faz…

  10. Avatar de Miguel

    Gostava de dar uma olhadela. Parece muito útil.

  11. Avatar de Bónus

    Parece interessante. Mas gostava de ver como funciona, para ter controle total sobre as operações que desejo fazer, pois cada caso é um caso.

  12. Avatar de Mário

    @R. Santos
    Bem, antes de mais ( e sem ainda nada ver) dou-te os parabens pela iniciativa. Fico á espera de poder ver entao a framework e testar (o que dependerá do vitor, segundo dizes)
    Continua o trabalho…

  13. Avatar de Mário

    @R.Santos

    Já agora uma pequena questão.
    Haverá algum software ou forma de normalizar bases de dados relacionais em MySQL ? Tipo: do mesmo modo que o fazemos com o access ou parecido?

    é que access é…digamos…foleiro…Mas bases de dados relacionais com MySQL seria estupendo…

    1. Avatar de Tiago Nunes
      Tiago Nunes

      O que queres dizer com “normalizar bases de dados relacionais em MySQL”?

      Em relação a RDBMS, o MySQL faz *tudo* e ainda mais do que o Access e é muito mais eficiente e poderoso.

      E o MySQL é um gestor de bases de dados relacionais, bem melhor que o access por sinal, por isso se não sabias que suporta relações entre tabelas, ficas a saber.

      Agora só tens que ler mais um bocadinho sobre isso. 😉
      Uma boa forma de explorares as potencialidades e aprenderes um bocadinho é usando um frontend para o MySQL, como o phpMyAdmin http://www.phpmyadmin.net/home_page/index.php

      1. Avatar de Mário

        o que quero dizer é: como posso relacionar tabelas de uma base de dados mySQL tal como faço em acess? Eu sei que o MySQL é muito mais poderoso e nem se pode comparar a uma aplicaçao local como o access. O que dizia é que no access podemos relacionar as tabelas de forma a criar uma estrutura sem redundância e insconsistencia dos dados em que as tabelas estão relacionadas entre si.Isto consegue-se atraves de uma técnica efectuada no papel chamada de normalizaçao. Dps interpretamos o resultado e efectuamos a relaçao no computador. .Posso fazer a relaçao em MySQL sem ser por árduas linhas de código? Por exemplo através de algum software?

        1. Avatar de D. Santos
          D. Santos

          Experimenta este programa.

          http://www.navicat.com/en/index.html

          É bastante intuitivo.

          link para download: http://www.navicat.com/download/download.html

          1. Avatar de Mário

            procurei procurei procurei e o navicat encontrei..obrigado D.Santos. Assim que puz aqui o post fiz-me ao trabalho e fui googlar. Encontrei o navicat. Estupendo por sinal. Mas obrigado por o recomendares também. Assim fico ainda mais com a certeza de ser o programa ideal para fazer as relaçoes nas tabelas.

        2. Avatar de JoniD
          JoniD

          A sintaxe das constraints não é assim tão complicada de aprender, mas se preferires, eis um software que recomendo: [url=http://www.devart.com/dbforge/mysql/studio/download.html]dbForge Studio for MySQL[/url]. Existe a versão profissional e express (gratuita) que é bem mais limitada mas penso que satisfaz essas necessidades.

      2. Avatar de Mário

        @ tiago nunes:
        desculpa..nem sequer tinha lido o teu comentário até ao fim… eu por acaso uso o phpMyAdmin…há mto pco tempo. Mas nao sei relacionar..nem sabia que dava para relacinar atraves dos campos das tabelas. Em vez de um frontend gostava de saber se existe uma aplicaçao instalável que possa fazer isso.

  14. Avatar de sampaio
    sampaio

    alguém me sabe explicar qual a diferença entre MySql e Sql??

    1. Avatar de JGomes

      SQL – Structured Query Language, é a linguagem que permite operar com os dados de uma base de dados

      http://pt.wikipedia.org/wiki/SQL

      MySQL é um sistema de gestão de base de dados que usa o SQL como interface.

      Este sistema é open source e o seu uso gratuito, sendo bastante popular e provando ser robusto mesmo em sites “de produção”. O pplware funciona com mysql (suponho eu visto wordpress funcionar nativamente com mysql, podem ter mudado entretanto, e se for o caso sei la por que :P).

      A maioria dos foruns que ves por ai como PhPbb e SMF funciona com mysql. A wikipedia, sendo MediaWiki funciona com mysql.

      A linguagem PHP suporta nativamente MYSQL, de tal maneira que este vai ser futuramente uma extensão do php.

      1. Avatar de sampaio
        sampaio

        ta obrigado JGomes

  15. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Queria aproveitar para deixar aqui um software: http://www.mygenerationsoftware.com/portal/default.aspx

    Basicamente o que isto faz: criamos a nossa base de dados em mysql por exemplo e depois este programa através de templates tirados da net ou feitos por nós gera código para todas as tabelas. Ou seja, dependente do template, deixamo-nos de nos preocupar com os INSERTS, UPDATES por aí…

    Se poderem façam um tutorial sobre este programa ou outro similar. Tenho a certeza que ajudará muita boa gente

    Este programa com um bom template, poupa 50% do trabalho na criação de software.

    Cumps

  16. Avatar de Ice
    Ice

    Classe bem conseguida. Gostei.

    Só alterava os velhinhos “var” por “public” e colocava as definições da BD no construct (obviamente usaria depois constantes, de forma a não apresentar os dados visíveis sempre que chamava a classe) ou então substituia os acessos “private” por “public”.

    E já agora definia também se as funções eram public, private ou protected.

    Mas está muito bom no geral, isto que estou a falar são apenas preferências pessoais 🙂

  17. Avatar de Arthur

    Horrível o código… tu precisa ler sobre DSL (de programação)!!

    1. Avatar de Ice
      Ice

      Sinceramente….. Há pessoas que nem merecem resposta.

  18. Avatar de r.santos
    r.santos

    Quero ver tu fazeres melhor oh zé.. Criticar sabes, agora programar..

  19. Avatar de Ricardo2
    Ricardo2

    Tem funçao para contar linhas da tabela?

  20. Avatar de Luís Sousa
    Luís Sousa

    Boas!

    Gostaria se possível que me explicassem como funciona o join php e mysql. Ou seja poder usar 2 ou mais tabelas e obter resultados.
    Eu tenho uma query que resultava vários resultados, e a partir desses resultar obter outros resultados.

    Obrigado 😉

    1. Avatar de Bruno Bernardino

      Utilizar o join do MySQL ou “fazê-lo” com o PHP depende do que queres e precisas.

      Pede ajuda no Fórum, é o local mais indicado e terás gente mais atenta e dedicada para te ajudar (como eu, hehe) 🙂