O que podemos fazer com um Windows Server 2003? Parte II

36 Comentários

Por Shiftwere para o PPLWARE.COM

Como criar um Active Directory?

Para complementar o meu post de anterior (ver aqui), decidi criar um novo artigo onde explica-se como criar um Active Directory. Para quem não sabe, um Active Directory permite guardar as informações relativamente aos utilizadores (Nome, username, password, informações sobre a conta, etc) grupos de utilizadores, informações das máquinas entre outras informações.

win_2003_00

Antes de configurar de configurar o Active Directory, procedi à configuração dos parâmetros de rede do servidor. Para dar início à criação do Active directory basta executar via linha de comandos dcpromo.

dc_00

Depois da execução do comando anterior, dá-se inicio ao processo de criação propriamente dito do Active Directory.

Para que a instalação deste serviço prossiga, teremos de clicar um NEXT.

ad_02 

Informações sobre a compatibilidade do sistema operativo.

ad_03

No próximo passo indicamos se a máquina em questão vai ser a controladora de um novo domínio ou se esta vai integrar um domínio já existe. Para este artigo vamos considerar que vamos criar um novo controlador de domino escolhendo a opção “ Domain controller for a new domain

ad_04 

Vamos agora criar o domínio na nova floresta de domínios.

Nota: No caso de termos mais do que um domínio deveríamos escolher a segunda
opção.

ad_05

Vamos agora indicar o nome completo para o dominio a criar. Para este exemplo consideramos shiftwere.local  mas poderia ser por exemplo pplware.pt

ad_06

No próximo passo indicamos o Netbios (Network Basic Input / Output System)  Name para o domínio. Este nome serve para que maquinas com sistemas operativos windows mais antigos consigam identificar o domínio.

ad_07

No passo seguinte é necessário indicar onde queremos guardar a base de dados associada ao Active Directory assim como os respectivos logs do serviço.

ad_08

Indicação de um directório para armazenar o SYSVOL (cópia dos ficheiros com informação relativa ao domínio).

ad_09 

Validação do diagnóstico relativamente ao serviço de DNS

ad_10

Activamos agora a compatibilidade a nível de permissões para sistemas anteriores ao Windows 2000.

ad_11

Assim como os sistemas Linux que têm o root, o Windows têm tem um superUser que aqui tem o nome de Administrator ou Administrador (em pt). Neste passo vamos definir uma password para esse utilizador.

ad_12

Apresentação de um sumários das configurações realizadas. Para avançar basta carregar em Next.

ad_13 

O sistema irá começar a processar as configurações definidas e instalar o Active Directory. O processo demorará alguns minutos.

ad_14

Depois de instalado o Active Directory, basta carregar em Finish para finalizar o processo de instalação do Active Directory e associação ao domínio definido.

ad_15

Hoje ficamos por aqui e esperamos o feedback do vosso lado. Num próximo tutorial iremos ensinar como adicionar uma máquina cliente ao domínio. Bom feriado! (aproveitem para instalar um W2003 de testes).

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Manuel
    Manuel

    Excelente!

    Cá espero pelo próximo enquanto testo este.

    Deverá ser igual no 2008R2 correto?

    Cumps

    1. Avatar de luis Pedro
      luis Pedro

      posso partilhar se estiveres interessado

    2. Avatar de danuel
      danuel

      Nao é bem igual 😉

  2. Avatar de serva
    serva

    Boa tarde , suponho que em Linux os passos deverão ser idênticos ?… confesso que nunca foi a minha praia , mas agora começo a pensar em criar um servidor para controlar de uma forma eficaz todos os fluxos que os os Pcs que tenho no domínio casa (10 neste momento , mais 2 tablets e 3 smartphones ) os possa controlar de uma forma eficaz , por acaso não estão a pensar fazer um tutorial para um sistema Linux ?

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Nuno Mendes
      Nuno Mendes

      Concordo contigo serva
      Neste momento estou a usar o mint como servidor, rsync apenas, mas gostaria de saber outras opções que possa ter com um servidor unix.
      Tais como servidor php, monitorizar a rede
      Manual sobre isso era excelente
      Continuação do excelente trabalho

  3. Avatar de Legion
    Legion

    Shiftwere a todo o gás!

    Só esperava ver outro tut para a semana…
    Continua a dar-lhe!

  4. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Bom tutorial, continua pois isto tem muito interesse.
    Bom trabalho.

  5. Avatar de Lando
    Lando

    Vou ficar a espera, ansioso. Bom tutorial.

  6. Avatar de Kevin Guerreiro
    Kevin Guerreiro

    De linux não percebo muito, já utilizei hà muitos anos atras, acabei por me dedicar ao windows server devido às necessidades das empresas com quem fazia assistência. Já implementei Windows Server 2003, SBS 2003, Windows Server 2008, SBS 2008 e recentemente SBS 2011. Vou tentar responder a questões e ajudar o pessoal do pplware nos servidores windows. Excelente Tutorial. vou aguardar o proximo.

    Cumps

    1. Avatar de luis Pedro
      luis Pedro

      Nunca implementei SBS, sabe a pouco essa versao

  7. Avatar de Redin
    Redin

    PP
    Tenta corrigir esta linha…
    “Para complementar o meu post de anterior (ver aqui)” porque a palavra entre parêntesis não tem o link. Acho que deve interessar a quem não seguiu este artigo desde o principio.

    Cumprimentos.

  8. Avatar de António B.
    António B.

    “Vamos agora indicar o nome completo para o dominio a criar. Para este exemplo consideramos shiftwere.local mas poderia ser por exemplo pplware.pt” Mas caso escolhessem “pplware.pt” e se esse fosse o domínio do vosso site, os utilizadores de rede ao tentarem aceder ao mesmo, o DNS iria apontar para o servidor e não para a internet, por esse mesmo motivo se costuma utilizar “nome.local” ou “nome.intranet”. Se o que eu disse foi apenas um enorme disparate corrijam-me por favor!!

    1. Avatar de Kevin Guerreiro
      Kevin Guerreiro

      Confirma-se, deve-se sempre distinguir a rede interna da rede externa. Nesse caso externo pplware.pt e interna pplware.local por exemplo.

      Cumps

  9. Avatar de clica aqui =D

    Mais um artigo excelente! Continuem! Estou sempre de olho :p

  10. Avatar de António
    António

    Distribuição Linux server: Zentyal!

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A informação a meu ver é útil para quem pretenda brincar com Windows Server, no entanto o Windwos 2003 está ultrapassado, a mesma informação em Windows 2008 seria bem mais valioso.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ricardo queres tu dar uma ajuda para windows 2008?

      1. Avatar de Kevin Guerreiro
        Kevin Guerreiro

        Posso fazer do SBS2011 se for necessário. É só dizer algo.

        Cumps.

    2. Avatar de Lub
      Lub

      Espero não estar enganado, mas penso que este tipo de configuração apresentada, é exactamente igual no Server 2008.
      Bom artigo.

    3. Avatar de Carlos C.
      Carlos C.

      O 2003 Server está amadurecido, não ultrapassado, atenção que as diferenças entre o windows server 2003 3 0 windows server 2008 são muito grandes e carecem de alguma preparação pelo menos para quem tem o 2003 em plena produção e pensa em fazer uma mudança, é preciso preparação em maquinas de teste para evitar o caos. o Windows Server 2008 é realmente bom e poderoso. Se alguém precisar de ajuda não hesitem.

  12. Avatar de Kevin Guerreiro
    Kevin Guerreiro

    Por mais incrivel que pareça, existem ainda muitas empresas com o windows server 2003, não fazem o upgrade por várias razões, o custo do upgrade, novo upgrade obriga a novas licenças, ou por não necessitarem mais do que o windows server 2003 lhes tem para oferecer a nivel de serviços. Não esquecer que os custos das licenças para windows server são elevadissimos, não existe so 1 licença, existem pelo menos 4 tipos de licenças de accesso no WIndows Server.

    Cumps

    1. Avatar de luis Pedro
      luis Pedro

      É o caso da minha empresa, temos 4 servidores win2003serv e nao estamos a pensar em actualizar porque as funcionalidades que tem disponiveis são suficientes.
      Agora quando adquirimos maquinas novas já são com o win2008R1ser e umas das funcionalidades que não existe e dá jeto é o update services

  13. Avatar de dajosova
    dajosova

    Boas,

    giro uma rede de cento e tal terminais e ainda tenho o 2003 SP1… mas tenciono mudar para o Windows Server 2008 R2 SP1.

    Da v/ experiência que cuidados devo ter, sobretudo tratando-se de uma empresa que só pára cerca de 6 horas por dia e é nessa altura que poderia desligar os servidores?

    Recomendam o upgrade direto, ou fazer a configuração num servidor extra e depois voltar a migrar tudo para o srv inicial?

    Tenho desde servidores de balanças, SQL, file server, central telefónica… e já agora, dava jeito uns ebooks ou tutoriais para controlar/monitorizar o acesso à net. Fará o 2008 isso ou é preferível recorrer a outro software. Se sim, qual recomendam?

    Obrigado e cont. de bom fds!

    P.S.: bom artigo Pedro 😉

    1. Avatar de luis Pedro
      luis Pedro

      Boas.
      Tens tudo na mesma maquina ?

      Queres controlar os acessos internos ou externos ou ambos?

      Eu se calhar preferia criar um domínio novo na floresta de domínios e depois migrar tudo para lá

    2. Avatar de luis Pedro
      luis Pedro

      Para monitorizar uso esta aplicacao da gfi no proxy

      http://www.gfi.com/internet-monitoring-software/

      Qualquer coisa manda me um email luis_pedro_sato”@”hotmail.com

  14. Avatar de Kevin Guerreiro
    Kevin Guerreiro

    @Dajosova

    Para Controlar em que aspecto ? se for monotorizar tens vários programas que fazem isso como o luis pedro disse, para controlar, depende do tipo de controlo que queres, tens o isa server.

    Abraços

  15. Avatar de Kevin Guerreiro
    Kevin Guerreiro

    Luis Pedro, para não falar que é necessário ver se as máquinas são 64bit, porque o windows 2008 trabalham a 64bit.

    Abraços

    1. Avatar de luis Pedro
      luis Pedro

      e o problema são também as aplicacoes que algumas nao funcionam em 64 bits

  16. Avatar de Seemog
    Seemog

    Na sequência destes excelentes tutoriais, não poderiam os autores fazer um sobre como implementar um servidor WSUS (para gerir os updates do windows em várias máquinas)?!
    Deixava aqui, desde já, o meu agradecimento.

  17. Avatar de josé Victor
    josé Victor

    Primeiramente parabéns pela serie de artigos.
    Continuem assim. Ainda quero ver um tutorial ensinando a criar e configurar servidores virtuais na rede local.

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    este tutorial excelente não continua??

  19. Avatar de Redin
    Redin

    Felizmente, voltaram as notificações.
    Obrigado PPlware.

    1. Avatar de Vítor M.

      Penso que está já tudo a funcionar, foram afinados os sistemas e está tudo ok até ver.

  20. Avatar de Redin
    Redin

    Vê lá porque se o motivo por teres retirado essa funcionalidade tiver a ver com o SPAM,,, falas comigo não é?
    LOL

    1. Avatar de Vítor M.

      Não tem a ver com SPAM, tem a ver com carga nos frontends e com problemas de performance na BD com slow querys criadas pelo plugin.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Acredito que sim, claro.

        Não quiz foi ter perdido a oportunidade para me afirmar naquilo em que continuo a acreditar, nada mais.
        Em todo o caso espero que tudo fique estavel desta vez porque faz uma falta tremenda de modo a seguirmos as nossa linhas de pensamento num determinado assunto.