O que é o Deskmod – Parte II

17 Comentários

No meu primeiro artigo surgiram algumas dúvidas e problemas a instalar ao patch, então hoje, em vez de avançar e falar sobre o que podemos colocar mais no nosso desktop, vou explicar tudo sobre os temas do Windows.


O que fizemos de forma manual pode ser feito com aplicações, automatizando alguns processos, é isso que venho explicar hoje.

Quanto aos ficheiros .msstyles, executando pelo processo da patch é mais fácil, mas existem outras formas, nomeadamente recorrendo a uma ferramenta chamada StyleXP da tgtsoft.

Apesar de não ser um programa freeware e de não fdazer mais do que a nossa patch faz, é uma boa solução para quem procura comodidade a instalar e mudar os themes.

Podem fazer aqui o Download da versão trial.

Depois de instalada a versão aparece-nos algo como isto:

Vamos continuar o nosso Desktop, então, se já tiverem feito o download do VS vão ao StyleXP, menu da esquerda, escolhemos Visual Styles, depois à direita em Add a New Style e pesquisamos pelo ficheiro.

(Nota: Para adicionar os temas automaticamente basta movê-los para a pasta Disco:\WINDOWS\Resources\Themes).

Depois é só clicar em Apply Style to current Theme e já está, funciona como a patch mas com um programa, que além de aplicar themes faz as mais diversas tarefas, tarefas essas que mais tarde iremos explorar.

Da StarDock chega-nos também um grande programa para aplicar themes, mas não os .msstyles que nós conhecemos, mas .WBA. O programa chama-se WindowBlinds, disponível também em trialware podemos experimentar aqui.

Depois de instalado deparamos-nos com uma janela assim:

Este programa não corre .msstyles, por isso temos nós de fazer o download de um tema do WB, na minha opinião o problema é que o programa consome muita memória para aquilo que faz, e a maior parte dos temas são muito ao estilo “mac”.

Escolhi este que fica bem com o wallpaper:

Depois de terem feito o Download é só correr o ficheiro .WBA e ficará instalado. Agora corram o Windows blinds e seleccionem o cold, apply my changes e já está.

Agora o nosso Windows tem este aspecto:

Se repararem na imagem já devem saber o que se segue para o próximo tutorial, espero que tenham gostado e até à próxima!

Posts relacionados:

NOTA: Este artigo foi elaborado por João Campinhos e cedido ao Peopleware.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Alfaiate

    Para quem gosta de dar cores ao desktop e mudar fundos e etc isto é muito bom.
    Mas eu cá gosto de ter o original, quantos menos recursos comer melhor 🙂

    http://www.pc-tudo.com

  2. Avatar de Miguel Guerra
    Miguel Guerra

    Eu uso o style XP e, seleccionando a opção: “Use no resources”, ele não “come” nenhuma memória! Simplesmente usa o tema escolhido como de fosse um tema do windows. 😉

  3. Avatar de João C.
    João C.

    @Pedro Alfaiate
    Não se trata só de mudar fundos mas sim de tornar tudo mais funcional, e mais à frente irei falar disso. Com a Patch ou como o Miguel Guerra disse, como o mesmo que o original, é apenas uma questão de gosto.

    @Miguel Guerra
    Obrigado, de facto nunca tinha reparado nessa opção, assim já podemos estar descansados com o consumo da máquina.

  4. Avatar de Marcos Pinto Carmello
    Marcos Pinto Carmello

    Pena que o Style XP é pago. Eu uso o XPize e muida muitas coisas no XP e não consome memória só alterando alguns detalhes deixando o Sistema um pouco mais estiloso.

  5. Avatar de _BlondieGirl_

    Usar Visual Styles é o melhor que fazem. Não gasta memória nenhuma.
    Podem mudar de cursores, ícones, tudo, nada gasta mais memória por isso.

  6. Avatar de scaramanga
    scaramanga

    bem, quantos mais programas se utlizarem, mais memoria comem, essa é que é essa, nao me venham ca com tretas, que nao come, nao come, come sempre! o melhor k têm a fazer é instalam o uxtheme, k desbloqueia o sistema theme do xp e vai buscar temas à net, como ao site http://customize.org/. se kiserem mais do k isto, mudar temas, o ponteiro do rate, icons, sons, etc, acabam sempre, mas sempre a por o pc mais lento, é k nao há saida. Se nao kerem perder rendimento, programem voces…

  7. Avatar de Hab
    Hab

    Uma forma fácil de instalar temas é através do Tune Up Utilities. Seleccionamos o visual style e aplicamos. Simples e eficaz, não ocupando memória, como se fosse um tema normal do windows, o Tune Up não tem que estar aberto a gastar memória. Para quem não consegue com o patch esta é a melhor solução.
    Aplicar temas sem programas a comer memória. O Tune Up fica fechadinho ali num cantinho e quando apetecer mudar o tema é só executar o programa.

  8. Avatar de António Tavares
    António Tavares

    @João Campinhos

    Parabéns pela iniciativa, os dois post’s estão muito bons.

    “Como disse no artigo, existem várias maneiras e logo logo tratarei de explicar outras maneiras, para Vista e tudo.”
    Espero que fale sobre este sistema o mais breve possível, já não aguento a ansiedade. =P
    Sem querer levantar muito o véu sobre este assunto, será possível através dos seus tutoriais chegar a este ponto no Vista?
    http://www.hdd.pt//images//1169777518Capturar.JPG

    “Se repararem na imagem já devem saber o que se segue para o próximo tutorial, espero que tenham gostado e até à próxima!”
    Sim, estamos perante o XP, e da próxima vez irá ser abordado o Vista =P (Não me importava nada)

    Continue assim =)

    Cumprimentos,
    António Tavares

  9. Avatar de João C.
    João C.

    @António Tavares
    Em primeiro lugar obrigado.
    O WindowsBlinds tem inúmeras skins compatíveis com o vista e a maior parte dos programas que aqui ponho são compatíveis com o vista, se experimentar aceder ao site dos programas deve encontrar informação acerca disso, de qualquer forma vou ter isso em conta e tentar falar mais sobre o Vista, vou-me informar e pode ter a certeza que para o próximo artigo já vai conseguir por uma coisa da screenshot que me mandou.

    O que também me pode fazer é experimentar os programas que ponho aqui para ver se são compatíveis.

    Obrigado pelo seu apoio 😉

  10. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    oi pessoal…desde do 1º artigo sobre deskmod que fiquei interessado, entao decidi
    entrar nesse mundo…comecei por mudar o tema, os icons,etc…so que agora queria mudar a imagem de logon do XP mas não tenho conseguido…se alguem puder ajudar eu agradeço

  11. Avatar de João C.
    João C.

    @Alexsandro

    O logon do XP, apesar de se utilizar um programa para o efeito, pode dar xatisse e depois ou formatas ou não há nada a fazer.

    De qualquer forma, se estás interessado nisso o melhor é utilizares o LogonStudio: http://www.stardock.com/products/logonstudio/, é grátis, e está disponivel para XP e Vista 😉

  12. Avatar de António Tavares
    António Tavares

    @João C.

    Bom, espero não vir tarde, mas também se não vir este post eu faço-o novamente no novo tutorial.

    Antes de mais nada obrigado por me responder.

    “O que também me pode fazer é experimentar os programas que ponho aqui para ver se são compatíveis.”
    Não há problemas

    UXTheme
    Não testei o UXTheme, já que no post tinha dito:
    “Podem fazer o Download da patch aqui, só que infelizmente, ainda não funciona no Windows Vista.”

    WindowBlinds 6
    Já tinha testado o WindowBlinds 6, e tinha ficado com uma má impressão, já que os únicos VS’s que tinha encontrado tinha sido nesta página http://www.wincustomize.com/skins.aspx?libid=1&filter=osversion:vista&p=1
    Ora, dos que não se pagam, sobram poucos que atraem-me =(
    Mas dos que gosto (e não só), tem problemas.
    Por exemplo, o alt+tab não funciona lá muito bem, flip 3D deixa de funcionar, perdem-se os efeitos ao minimizar janelas, etc.
    Já agora, será que poderia indicar-me outros sites que tenham VS’s para vista?

    StyleXP
    Este, como o nome indica, não funciona.

    Resta-me dizer, que venham mais tutoriais, continue assim =)

    @pplware

    Tinha-me esquecido de dizer no post de cima, boa iniciativa. =)

  13. Avatar de João C.
    João C.

    @ António Tavares

    Andei a pesquisar e existe uma maneira de mudar o Vs

    via http://www.codegazer.com/vistaglazz/
    ou http://www.tune-up.com/products/tuneup-utilities/

    Como não tenho o Vista não experimentei nada. Assim que instalar um dos 2 pode utilizar esta página para procurar o que desejar:

    http://browse.deviantart.com/customization/skins/vistautil/visstyles/?order=9&alltime=yes

    E penso que funcione de uma maneira semelhante ao VS’s do XP.

    Quanto ao WindowsBlinds, também existem skins no DeviantArt, mais precisamente aqui:

    http://browse.deviantart.com/customization/skins/vistautil/windowblindsvista/?order=9&alltime=yes

    Espero que tenha ajudado.

  14. Avatar de António Tavares
    António Tavares

    @ João C.

    Obrigado pela ajuda!

    O vistaglazz já conhecia, umas semanas atrás tinha experimentado, mas a experiência não correu lá muito bem =(
    Havia um ficheiro que estava corrompido, o resultado é que assim que reiniciei a máquina, tinha ficado sem o explorer (ecra preto), resultado, joguei logo as mãos a cabeça.
    Só consegui resolver o problema através do dvd do vista, na parte da reparação.

    Experimentei agora o tuneup, e gostei.
    Obrigado pela ajuda =)

    PS: Para quando o novo guia?

  15. Avatar de João C.
    João C.

    @ António Tavares
    Ainda bem que resultou, o novo Guia vem em principio para a semana.

  16. Avatar de António Tavares
    António Tavares

    @João C.

    “(…) o novo Guia vem em principio para a semana.”

    Bem, terei de esperar então.
    Não se esqueça é de falar também sobre o Vista =P

    Bom fim-de-semana.

    Cumprimentos,
    António Tavares

  17. Avatar de Rogeer
    Rogeer

    pois fica muito bonotinho mas come muita ram por isso mesmo nem instalo o meu tema ainda continua a ser o mesmo da 1 vez que liguei o pc mas respeito a opinião dos outros cada qual é é como cada qual..fiqum bem