NOWO: Como ter um servidor web dentro da sua rede de casa

14 Comentários

Com cada vez melhores e mais rápidos acessos à Internet, é normal que muitos optem por alojar nas suas redes de casa os seus servidores pessoais, com os seus sites e com toda a informação que querem partilhar com o mundo.

O router da NOWO permite que possamos configurar a nossa rede para que todo o tráfego para esses sites alojados dentro da rede seja encaminhado para o sítio certo.

NOWO

Já por diversas vezes explicámos a forma simples de ter um servidor web, recorrendo a máquinas mais antigas ou a um simples Raspberry Pi. O problema é que ficam limitados à rede local, não estando acessíveis.

Na rede NOWO este processo é simples e com uma simpels configuração no router podemos passar a ter o nosso servidor acessível a todos na Internet. Isso será feito via o encaminhamento dos portos do router para o servidor

Aceder à configuração do Port Forwarding no router da Nowo

Comecem por aceder ao router, no endereço http://192.168.0.1 e autentiquem-se. De seguida naveguem nos menus da barra de topo e acedam a Gateway -> Advanced -> Port Forwarding.

NOWO Port Forwarding

Esta zona de configuração deverá estar livre de qualquer encaminhamento, estando assim preparada para as alterações e configurações que vão fazer.

NOWO Port Forwarding

Para iniciarem o processo devem carregar no botão Add, para assim terem acesso à configuração dos encaminhamentos.

Como adicionar um novo serviço ao encaminhamento de portos

A primeira informação necessária é o endereço ip da rede onde o servidor web está alojado. Podem obter essa informação no servidor ou no próprio router.

Depois devem indicar os portos onde o serviço vai ser acedido externamente. No caso de um servidor web deverá ser o porto 80 (HTTP) ou 443 (HTTPS). Devem indicar também a mesma informação, mas para a parte interna. Tipicamente os portos são os mesmos, mas podem alterar se configuraram o servoço de forma diferente.

NOWO Port Forwarding

Nos 2 casos podem indicar um conjunto de portos, se forem sequênciais ou apenas 1, repetindo no início e no final. Por fim indiquem o protocolo (TCP, UDP ou ambos) e se querem ou não a regra ativa de imediato.

Ao carregarem no botão Add adicinam a regra que construiram e esta é de imediato carregada, ficando ou não ativa dependendo a escolha que fizeram antes.

NOWO Port Forwarding

A gestão das regras pode ser feita nessa mesma interface, ativando-as ou removendo-as com a simples selecção e aplicação, com o botão Apply.

Depois de definidos os portos e aplicados como pretendem, só têm mesmo de apontar o browser para o endereço externo do router, visível nessa página e acederaos vossos conteúdos web.

Claro que esta configuração tanto pode ser usada para um servidor Web como para outro qualquer serviço, seja FTP, SSH ou um que queiram alojar dentro da vossa rede de aceder da Internet.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Alves
    Nuno Alves

    Ponho aqui uma questão que não tem propriamente a ver com o artigo mas mais com o router em sí. Durante muito tempo fui cliente MEO e nunca me entendi com os Technicolor. Por causa disso acabei por comprar um Archer C7 da TP-Link. Entretanto mudei de residência e tive de optar pela Nowo.
    Basicamente queria por o meu Archer a gerir a minha rede local, mas não consigo configura-lo em modo Brigde (LAN -> WAN). Alguém me sabe dizer qual o método de autenticação dos routers nos servidores da Nowo?

    1. Avatar de Claymore
      Claymore

      Não precisas. Mete o teu router da Nowo em modo Bridge e deixa o teu router Archer usar o DHCP na porta Wan para obter um IP público. O Router da Nowo vai depois desactivar o QoS, o Wi-Fi, a firewall, passando o teu router Archer a gerir e controlar tudo.

      1. Avatar de Nuno Alves
        Nuno Alves

        Obrigado pela resposta.
        Já tentei essa abordagem. Pus a porta 4 em modo Bridge e não consigo obter o IP público. O q é q posso estar a fazer mal?

        1. Avatar de Claymore
          Claymore

          O teu Archer tem de ter a porta WAN com DHCP client activo. Ligas essa porta a uma das do router da Nowo e colocas o router em modo Bridges. Não lhe ligas mais nada.
          No momento em que o router da Nowo está em modo bridge, o primeiro equipamento que lhe pedir IP via DHCP, obtém o IP público como resposta.
          A partir deste momento, todo o tráfego de entrada é enviado para esse equipamento e, o router da Nowo passa a funcionar como um simples modem.

          Um teste que podes fazer é ligares directamente o teu PC ao router da Nowo em modo bridge. Se a interface de rede do teu PC estiver a pedir IP via DHCP, deverá obter o IP público como resposta.

          1. Avatar de Nuno Alves
            Nuno Alves

            Ok… porreiro, obrigado. Ainda não tive oportunidade de testar mas testo assim que puder.

            Obrigado pela ajuda.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    Mais uma questão ligeiramente off-topic…
    O meu router NOWO não é este modelo, mas um sagemcom, é possível pedir a troca? ou a NOWO evita este tipo de operações?

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Eu exigi este router na renovação de contrato e não colocaram entraves. Mas… talvez tenha sido por ser renovação de contrato.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        E relativamente à net. Tens tido quebras? No mínimos 2 a 3 vezes por semana tenho quebras de 2 e 3 hrs. Já mudaram o router 3x mas o problema mantém-se. E sei que não sou o único em zonas diferentes do país.

        1. Avatar de Claymore
          Claymore

          Eu estive a semana passada sem net, a semana toda.
          Fiz reclamação para que me reembolsem o tempo que estive sem serviço.

        2. Avatar de Gil M
          Gil M

          Eu deixei a nowo precisamente pelas quebras…
          Aquilo que eu notava é que sempre que chovia, a net falhava…

    2. Avatar de Claymore
      Claymore

      Eu optei por manter o Sagecom, visto que dá para colocar em modo Bridge e ser eu a gerir toda a minha rede.

  3. Avatar de Deep Web Códigos HD
    Deep Web Códigos HD

    Como fazer a configuração correta?

  4. Avatar de Filipe Rodrigues
    Filipe Rodrigues

    Precisei desta opção e fiquei limitado, não é possível adicionar 32400. Só aceita 4 dígitos no max.

  5. Avatar de Andre
    Andre

    Alguem me pode ajudar, tenho um modem velho,
    nao sei o que meter no external ip
    https://prnt.sc/242t7sc